Zorin OS passa o milhão de downloads e pode agradecer à Microsoft
O Zorin OS pode orgulhar-se do seu sucesso. A distribuição Linux celebrou oficialmente o seu primeiro milhão de downloads em pouco mais de um mês. Este feito deve-se, sem qualquer dúvida, ao recente fim do suporte ao Windows 10. Este número não deve ficar por aqui e vai de certeza crescer.
Zorin OS passa milhão de downloads e está de parabéns
Demorou pouco mais de um mês desde o seu lançamento e desde o fim oficial do suporte para o Windows 10 para que o Zorin OS passasse a marca simbólica do milhão de downloads. A criadora da distribuição Linux baseada no Ubuntu, que aproveitou o dia 14 de outubro de 2025, data do fim do Windows 10, para lançar a nova versão do seu sistema operativo, o Zorin OS 18, acaba de se felicitar oficialmente pelo lançamento.
Embora este sucesso seja tão meteórico quanto inesperado para o Zorin OS, poderá ter um efeito de bola de neve nos próximos meses. O primeiro é que, mesmo que alguns utilizadores do Windows 10 tenham alargado as suas subscrições para continuar a receber atualizações de segurança gratuitas durante mais um ano, terão de considerar uma solução alternativa muito em breve.
Porque a partir de 13 de outubro de 2026, qualquer PC demasiado antigo para fazer a uma migração para o Windows 11, perderá permanentemente as suas atualizações de segurança. Depois dessa data, o PC ainda funcionará, mas ficará completamente vulnerável. O segundo ponto vem da obsessão da Microsoft com a IA no Windows 11, que começa a cansar muitos utilizadores.
Zorin OS 18 has amassed 1 million downloads in just over a month since its release, breaking all previous records 🎉
We’re also excited to announce that the Zorin OS 17 → 18 upgrade is now available for testing! Experience Zorin OS 18 without reinstalling and keep your setup. pic.twitter.com/32HDcYPaFT
— Zorin OS (@ZorinOS) November 18, 2025
Linux pode agradecer à Microsoft e Windows 11
Por isso, este é o momento perfeito para as distribuições Linux, incluindo as mais populares como o Ubuntu e o Linux Mint, reagirem. Devem tentar convencer os desiludidos com o Windows a migrarem para o sistema. O Linux apresenta inúmeras vantagens, muitas vezes ignoradas, que agora devem ser destacadas. Os jogadores concordarão. Hoje, mais de 90% dos jogos Windows podem ser usado no Linux graças à interface Proton.
Em poucos anos, a comunidade de código aberto fez progressos enormes na simplificação da utilização de um sistema operativo. Embora o Linux já tenha sido conhecido por exigir o uso constante de linhas de comando, as coisas mudaram para melhor. É o caso, por exemplo, da instalação do Linux num PC. O processo totalmente automatizado é tão simples, ou até mais simples, do que instalar o Windows 11 num PC.
O mesmo acontece com o aparecimento das lojas de aplicações, onde agora é possível descarregar e instalar aplicações facilmente, com um único clique. Infelizmente, a experiência do utilizador ainda é, por vezes, complicada, principalmente porque algumas aplicações oferecidas na "Loja de Aplicações" do Linux funcionam mal ou não funcionam de todo.




















É umas das distros que mais gostei.
Linux rocks
É verdade que há programas disponíveis em Windows que não existe versão para Linux (por vezes nem mesmo para Mac), mas não compreendi este comentário:
“Infelizmente, a experiência do utilizador ainda é, por vezes, complicada, principalmente porque algumas aplicações oferecidas na “Loja de Aplicações” do Linux funcionam mal ou não funcionam de todo.”
Programas nativos Linux que não funcionam no Linux!?
Acredito que fui referido as lojas das de algumas distribuições Linux que não funcionam para oferecer a instalação de aplicativos linux, eu mesmo já tive a experiencia de por muitas vezes os apps oferecidos simplesmente não instalarem por falha na loja ou algum erro de execução.
Zorin, mais ou menos ao nível do Windows é a versão paga , mas mesmo assim, não vale a pena!
Para mim identifiquei-me com KDE Kubuntu ou KDE Neon.
Linux Mint Cinnamon aqui em casa à quase 2 anos 🙂
Tenho pesquisado sobre essa distro e parece-me fixe. Estou a pensar colocar em dualboot para experimentar, mas consegues dar uma utilização profissional ou só serve para andar pela internet?
existe uma boa compatibilidade com o msoffice?
Compatibilidade nativa com o MS Office não tens.
Podes sempre usar um “emulador”, por exemplo o Wine. Dessa forma, apesar de eu nunca ter usado, tenho lido bons feedback’s.
Podes sempre, antes do dual boot, testar numa máquina virtual. Para isso podes usar, por exemplo, o ViartualBox.
Uso tanto em casa como no trabalho. Não sei que uso profissional referes-te. Design? Programação? Apenas escrever documentos?
usa onlyoffice substitui o office em grande parte
A gramática é que não está em casa HÁ quase 2 anos.
Mesmo que digam que é inferior, o que eu não acho. Mil vezes melhor que o Windows 11
É logo inferior na gramática. Tanto o android como o Windows há muito tempo que não deixam escrever no seu sistema à quase dois anos, corrigem logo para há quase dois anos. A MS apenas está à frente, está a criar um sistema dinâmico, ativo, e inteligente, quem não quer vai para o Linux….e compra um telemóvel de teclas grandes, de preferência sem rede…
Alguma vez usaste o w11? Parece que não! Já usaste o teams no teu Linux? Eu já e tive uma experiência muito má….
Eu por acaso uso w11 no portatil do trabalho. Nota-se uma maior fluidez, mas esgoto os 16 GB de RAm e ainda coloca 8 GB de RAM no disco M2. É rápido, fluido, mas consome RAM que se farta.
Sempre que arrancas com programas de RPA, com diversos Loops, ele começa logo a subir no consumo de RAM de modo significativo. No entanto, ao nivel de fluidez, devo dizer que é muito fluido e rápido. Quem não souber acompanhar, o estado da RAM nem sabe o estado em que se encontra.
Por acaso uso teams no meu Linux, e digo-te que o próprio Teams é muito mau. 1000x o Slack
Muito mau para ti que estás em Linux. Basta dizer que o teams é de longe a plataforma empresarial e universitária mais usada no mundo….
Mais uma vez assumes que é só mau para quem tem Linux. Muitos dos meus colegas no windows e no mac também não gostam e acham a experiência má. Os que ainda tem o slack é vê-los contentes e a evitar ao máximo o teams, os que só tem teams é vê-los queixarem-se. Ninguém o quer, mas como veio oferecido no Office temos de levar com ele.
O windows tambem é o mais usado e nao é o melhor!
A instalação de distros Linux tornou-se tão fácil que já não há desculpas para não experimentar… vejam esta por exemplo https://youtu.be/DpHu1bRgmVE
Está a dizer que o Windows fica completamente vulnerável? Como assim? Tem antivírus e o antivírus vai continuar a receber actualizações ou não sabe o que fala o que é estranho ou está a tentar assustar as pessoas como a Microsoft faz para migrarem para o 11 se isto é um site de tecnologia devia saber o que diz
Pois é…, um perigo, uma vergonha, meter medo assim às pessoas pode levar muitas pessoas a migrarem para o W11 e como sabem a nossa seita não permite isso, cuidado com os comentários aqui feitos, podem levar à disserção do Linux para o Windows.
Tenho testado o zorin com integração no domínio windows, e não tem sido fácil.
Umas vezes faz login, outras detecta o nome completo do utilizador, mas dá senha errada mesmo estando correta.
Já tinha experenciado este problema o ano passado quando testei com ubunto, pelos vistos continua.
Tens de instalar diversos pacotes e editar os ficheiros correctos so assim fica a funcionar.
Não é adicionar ao domínio e fica a funcionar, isso só em Windows.
Das melhores distros que já testei!
a porcaria do win 10 deixou de detectar a minha rede wifi no novo router…. com o linux mint sem qualquer problema. F%%%ck windows