PplWare Mobile

Wine 1.2 Stable – Aplicações Windows a correr em Linux!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. JM says:

    Porque raio alguém iria querer o notepad no Ubuntu?!

  2. silva says:

    Achei o ubuntu muito bom, estável, leve, sem frescuras. Só que a gente acaba preso ao windows devido aos programas e, principalmente, jogos.

    • ZiLOG says:

      O problema é mesmo esse.
      O Linux como é um sistema operativo open source, livre e grátis e tem uma comunidade infinita, a trabalhar para o melhorar e dar apoio a todos os amantes do software livre, e muitos programadores fazem software grátis para linux, devia de ter todo o tipo de software e com muito mais qualidade e quantidade do que no windows, mas pela minha pouca experiência não acontece isso.
      Quando procuramos programas de conversão de video ou audio é que sentimos na pela a falta que o windows nos faz, pois basta ir ao google ou aqui ao peoppleware e encontramos muitos programas dessa categorias, grátis e com muito boa qualidade. Agora se procurarmos programas desse género para linux, contam-se pelos dedos de uma mão, aqueles que se aproveitam.
      Já tive o linux muitas vezes instalado e tive sempre que o desinstalar derivado à falta de programas que possam substituir o que faço em windows. Desta vez tenho o linux (Mint) instalado e estou numa busca intensiva para procurar software alternativo ao que uso em windows. Já converti grande parte dos documentos do microsoft office para openoffice, agora ando a testar outro tipo de software para ver o melhor em cada categoria…mas não tem sido facil…

      • NT says:

        Boas,

        Pois muita gente olha para o Linux como um substituto/alternativa barato/a do Windows, mas não é! Para ser substituto seria mais do Unix e não do windows. Agora tens é a possibilidade de escolher entre o sistema que queres (e que podes pagar ou és mais um que andas com uma perna de pau e pala no olho?).
        Mas ambos são bons, acho é que não se pode comparar um F1 com um camião, cada um tem a sua função e nenhum consegue substituir o outro.
        O wine permite correr algum software que por mania o “fabricante” só faz para Windows. E achas que tens software Win a correr em Mac com o quê? Steam para mac foi baseado em?

        Apenas aponto uma “falha” no Linux que é a quase inexistência de jogos (falo de jogos recentes que vais à loja e compras e não de “remakes” e 2 ou 3 jogos porreiros), quanto ao restante software tens quase tudo coberto por opensource embora seja necessário um período de “adaptação”.
        Por exemplo o que falas aí de conversão de vídeo, tens comandos linux que nem sequer é necessário ter ambiente gráfico para converter um video e é super rápido! (já testei e olha que funciona!), agora lá está, tens que escolher se queres uma coisa rápida mesmo num computador mais antigo, porém é coisa “feia” e dá trabalho a “decorar” comandos que nunca mais acabam tens o linux, no entanto se quiseres uma coisa toda “pipi” com gráficos e que demora mais tempo (ou muito mais tempo, depende da versão),tens o windows!
        E muita gente fala do photoshop ou do premier mas se querem usar esse tipo de software comprem um Mac e depois digam qualquer coisa!

        • ZiLOG says:

          Eu acho o Linux muito mais bonito do que qualquer versão Windows.

          Mas é como eu digo e tu dizes, dá trabalho andar à procura de software que faça a mesma coisa. Bem procurado e configurado dá para fazer tudo e nesta instalação já encontrei software Linux que das outras vezes não sabia da sua existência.

          O problema é que não fazem exactamente a mesma coisa ou se fazem dá mais trabalho a fazer o mesmo, e nós queremos sempre ter a vida simplificada.

          De cada vez que sais de carro, se estiveres sempre a colocar e a retirar as rodas, no fim de uns tempos desistes de sair e vais a pé. E ainda tens a vantagem de poderes ir a sítios que o carro não pode ir.

          No Microsoft Office podes meter umas sombras todas catitas na imagens que usas nos documentos do Word. No OpenOffice metes umas sombras quadradas tipo software anos 80. É muito difícil para os programadores do OOfice meteres umas sombrazitas porreiras? Não é uma imitação do Word é que estamos em 2010 e já se usa outro tipo de efeitos, é só por isso. Claro que posso abrir a imagem no Gimp e fazer eu a sombra à minha maneira e gravar em PNG e inserir no OOfice, mas uma coisa que demoro cerca de 1 segundo a fazer, se calhar nas melhores hipóteses demoro mais de 1 minuto.

          Mas desta vez vou ser mais persistente, não vou desistir assim tão fácil.

          E jogos não jogo. Não é por isso que não uso Linux.

        • lmx says:

          NT:
          “Agora tens é a possibilidade de escolher entre o sistema que queres (e que podes pagar ou és mais um que andas com uma perna de pau e pala no olho?).”
          sinceramente esse teu comentário necessita ai uma hora de reflexão principalmente a parte do pirata…
          e
          “Mas ambos são bons, acho é que não se pode comparar um F1 com um camião, cada um tem a sua função e nenhum consegue substituir o outro.” mais uma vez não percebi qual o formula 1 e o camião, é que nesse aspecto linux seria um F1 com armazenamento de camião e o windows seria apenas…o camião.

          Geral:
          Quando se vem para linux não se deve vir para usar programas windows, para isso o melhor é continuar em windows, não percebo o dilema.
          No linux usam-se outros programs e muitos deles também existem para windows, mas…
          uso desde 2005 e cada vez melhor, não sinto necessidade do windows a não ser quando faço projectos em sqlserver,etc e ai tenho que ter uma maquina windows, mas tb podia ter um vm, mas vou arranjar uma maquina com windows e fica em rede e acedo remotamente, tirando isso o windows para quê?
          So se for para dizer que tenho windows, mas isso para mim seria um retrocesso e não um avanço.
          vejo televisão, ouço radio tenho scanner e impressora melhor que windows,…
          não sou expert em linux.

          cmps

          • ZiLOG says:

            Também penso assim. Se é para usar Linux é para se usar programas nativos de Linux e não programas Windows em cima do Wine.

      • João A. says:

        Boas

        Também eu já fiz uma série de tentativas para me converter ao Ubuntu mas acabo sempre por voltar ao Windows porque há sempre algum software ou hardware que não funcionam.
        Desta vez, no Ubuntu 10.04, é a pen da Kanguru (Huawei E160E)que não funciona! O sistema detecta o hardware mas, depois de configurada, nunca consigo ligação à net.
        Já conferi todos os parâmetros, já liguei para a Optimus e… nada.
        Aproveitava para perguntar a algum colega se já esteve na mesma situação e qual a solução.

        • lmx says:

          sim, claro que ja estive na altura comprei uma pen ZTE que não funcionava em linux, devolvia depois de ter testado varis hipotses, e comprei uma Huawei compativel da Vodafone e …pronto problema resolvido é que nem me chateei, em relação a impressora andava a ver uma Lexmark, mas não via o ok nas paginas de suporte, problema resolvido, comprei uma hp 4280 salvo erro e estou mais que satisfeito funca melhor no pinguim do que em windows, em relação a placas de tv etc a masma coisa.
          As coisas as vezes são simples mas as pessoas ou complicam ou não querem saber compram as cegas e depois….
          vejam o suporte primeiro dos equipamentos que compram.
          Em relação ao equipamento em concreto não sei, mas faz uma pesquisa por network manager ubuntu suport qualquer coisa do genero e vé se existem casos de falhas e se é comum para essa placa.
          cmps

        • killer says:

          Estou com um problema no ubuntu como tu, mas um pouco diferente…

          Sendo que só consigo fazer coisas comuns que uma ligação á internet permite quando estou ligado á banda larga da tmn….

          No caso de estar conectado pelo cabo em que a net é netcabo, a unica coisa que coisa fazer é ir á pagina da google e go gmail. Qualquer outra página nao funciona, ou fazer instalações também não.

          É um pouco estranho, alguém me consegue ajudar??

        • Ruben says:

          Eu também tenho o mesmo problema. Tenho um modem usb HUawei da kanguru e já fiz os possíveis e impossíveis para me ligar à net com ele. no meu caso não posso comprar outro porque é do e-escola mas ainda continuo a procurar soluções para me livrar finalmente do windows.

      • Miguel Sequeira says:

        Já experimentaste o AviDemux? é só uma das hipóteses… Mas até agora não houve nada que ele não tenha conseguido fazer pró meu lado… E extremamente leve e fácil de usar

        • ZiLOG says:

          Estou a experimentar:

          Arista Transcoder
          AviDemux
          DivX Converter
          DumpHD
          DVD Encoder
          EKD
          Gnac
          HandBrake
          Mobile Media Converter
          Sinthgunt

          Para converter formatos de video e audio, de e para DivX e para MP3.

          Uns são muito lentos, outros ficam com muita má qualidade (precisa ser melhor configurados, claro)…ainda estou a testar.

  3. João Dias says:

    Fiz ainda há poucos minutos um tutorial a explicar como instalar o Photoshop CS2 no Ubuntu, usando o Wine.

    http://ubuntulinuxfordummies.wordpress.com/2010/08/03/how-to-install-adobe-photoshop-cs2-on-ubuntu-wine/

    Passem por lá, e metam o link no início da página (ao pé do do Office 2007), se der.

  4. Olly says:

    O wine é uma boa ferramenta mas, infelizmente, ainda não posso migrar a 100% para o Ubuntu (por mais que queira).
    Se não é o gravador digital que não é reconhecido é o CS5 (nomeadamente o InDesign, Photoshop e amigos) que é quase obrigatório que tenha instalado por motivos profissionais… por muita pena minha não me consigo livrar do Win7.

    • lmx says:

      boas..
      lamento a sua situação, mas…quando se quer uma coisa e não se pode mesmo…
      o que é o gravador digital?

      cmps

      • NT says:

        É um gravador ora…
        Depois de meditares, (hehehe) é quase o que todos os MP3 fazem hoje em dia, tipo reproduzem e gravam audio. Um gravador digital é “desenhado” para gravar audio tipo os jornalistas usam bastante. No “antigamente” tinham uns gravadores com cassetes pequenas agora está tudo digital, grande parte gravam em mp3 mas tem alguns com outros formatos.

        Got it? :p

        • lmx says:

          boas não era preciso explicares bastava teres apontado não é?
          bom …não percebo porque não reconhece isso, deve ter uma mem flash igual a muitas pens usb, não percebo.
          a não ser que queiras funcionalidades acrescidas no desktop e ai vais ter que encontrar se houver um programa para isso.
          O linux faz milagres epa mas tão grandes ainda não.
          ha e tens que o conectar ao computador(hehehehe) lol.

          cmps

          • lmx says:

            1)
            veja se aparece em /dev

            2)
            normalmente deveria aparecer “montado”(salve seja) numa pasta em /Media

            3)
            faça um lsusb | more (na consola)
            e vá percorrendo cada linha até encontrar a linha com a entrada do digital recorder

            cmps

          • Olly says:

            Obrigado pelas dicas mas o problema, depois, é que os ficheiros estão num formato proprietário (Sony).

  5. Fernando says:

    É impossível migrar 100% para o Ubuntu, mas é possível usar o Linux 75% do tempo – como eu faço.

    Quanto ao post, fiquei desapontando com o wíne 1.2: não consegui instalar sequer o NFS Most Wanted

    Quanto ao comentário sobre beleza que dizia que o Linux é mais bonito que o Windows, trata-se de uma opinião estritamente pessoal,

    De acordo ao tema aplicado qualquer um dos SOs pode ficar mais bonito.

    • lmx says:

      qualquer um pode ficar mais bonito que o que?
      mas temos que concordar que em linux podemos ter um ambiente mais bonito que windows, pois o windows nem de perto chega aos calcanhares do linux e outro a nivel de costumização.
      O poder do pinguim é ENORME.

      cmps

    • ZiLOG says:

      Pessoalmente gosto mais do ambiente do Gnome e do KDE do que qualquer umas das versões Windows.

      Principalmente porque podemos personalizar todo o ambiente de trabalho.

      É só a minha opinião pessoal.

    • ZiLOG says:

      Assim também é chato:

      ZiLOG says:
      Your comment is awaiting moderation.

      Todos os meus comentários a aguardarem moderação…

      • lmx says:

        boas…
        deixa estar que não és o unico, carrego um “trace” as costas em qualquer post meu, possivelmente porque sou directo.
        Welcome to the thing.

        cmps

  6. Miguel Sequeira says:

    Boas,

    Uma pequena achega…
    O wine não é novo, existe tipo… desde sempre !(pelo menos desde os 90’s)…

    A questão é que nem todo o software windows corre no Wine, mas para quem tem curiosidade… a maior parte corre melhor no wine do que no windows :), pelo menos na minha experiência.

    O Linux em si é excelente para quem quer ter o mais estável e melhor integrado sistema operativo, sem se ter de preocupar em instalar anti-virus ou remoção de mal-ware, incoerencias de registo e essas tretas que só fazem perder tempo. Devido a $$$ muito software apenas é libertado para windows, e muitas das vezes fazem no de maneira a não correr no wine… o que é uma pena.

    Agora para quem gostava de mudar/experimentar deixo já esclarecido:

    Quem usa:

    – Photoshop, existe um software (tb para windows) chamado GIMP, grátis e faz praticamente tudo o que é de mais necessário com o photoshop… é só questão de dar uns cliques até habituar. Eu agora não troco o gimp por nada!

    – AutoCAD, ArchiCAD e ferramentas deste tipo…infelizmente para isto têm mesmo que andar no MAC OS (archicad) e Windows… infelizmente…

    Cheers

    • lmx says:

      boas ..o autocad existe versão para linux,assim como Matlabs e companhias…

      cmps

      • lmx says:

        poe exemplo…MatLab corre muito melhor em linux do que em Windows, mas também pudera montes de aplicativos profissionais para desenvolvimento que ai andam foram desenvolvidos com base em linux no caso o brutal octave.

        cmps

      • Xavier Orkall says:

        Existe versão AutoCAd para Linux? Não sabia. Onde viste isso?

        • lmx says:

          por ai….hehehe
          mas não é a versão actual claro, pois a Autodesk deixou a plataforma linux.
          Infelizmente para eles, pois á pla disso montes de malta começou a usar soft livre, e existe para ai as toneladas software para substituir o autocad pago e gratis.

          cmps

          • Xavier Orkall says:

            E essas toneladas de software, que substituem o AutoCad, servem para abrir os ficheiros do autocad? Existe alguma perda de qualidade? E Render tb fazem? Conseguimos fazer as medições correctamente? Isso é que os Arquitectos precisam de saber. No meu caso só ligo o windows por causa do AutoCad (80% do meu tempo em frente a um PC). Todo oresto do meu trabalho posso fazê-lo, sem problemas, em Linux.

    • Olly says:

      Não leves a mal mas o Gimp não faz o que eu preciso… ou seja: não trabalha em CMYK, apenas RGB (pelo menos que eu tenha conhecimento, posso estar errado). Ora se tenho que entregar um trabalho numa gráfica o primeiro requisito é que o ficheiro esteja em CMYK. 🙁

  7. João Cardoso says:

    quem é que quer o notepad em linux?!?é no mínimo ridículo

  8. phixie says:

    Em casa só uso Linux e poucas saudades tenho do windows. No local de trabalho tem que ser windows mesmo por questões de compatibilidade com hardware, o fabricante ainda teve suporte para Linux mas parece que desistiu… 🙁
    Em casa só me desaponta não conseguir encontrar, como ja aqui foi referido, ferramentas de conversam de vídeo que me satisfaçam… se alguém me informar de alguma que me converta um avi com legendas em srt para mpg fico agradecido…
    O facto de não poder ligar o telemovel ao pc através do software da Samsung (Kies) também não me deixa muito contente e, para terminar, a minha companheira vai precisar de usar o SPSS pelo menos durante 6 meses pelo que vou ter que instalar o windows em dual boot se o wine não resolver…

  9. lmx says:

    boas,
    desculpa a intrumissão, mas o que é o SPSS?

    cmps

    • phixie says:

      É um software de estatística, usado também em psicologia e assim. (tanto quanto sei, não conheço bem o programa).
      “Analytical Software at SPSS.com. Specializing in data mining, customer relationship management, business intelligence and data analysis.”

      • lmx says:

        boas..
        pois…essa não é de facto a minha “praia”, e não te consigo aconselhar um programa grátis para o efeito, mas mesmo que o fizesse duvido que a pessoa em causa o fosse usar, a titulo de comparação(se possível) a minha quando tem que me ajudar no office(não gosto de texto e relatórios e estatísticas, mas sim mais de …acção) fica passada, pois eu uso OpenOffice e ela acha que isto não presta.Curioso que no entanto adapta-se melhor ao OpenOffice do que ao novo ofice e descobre funcionalidades no OpenOffice que depois vai experimentar no MSOfice.
        De uma forma geral até formata melhor as paginas no meu do que no MsOffice, mas é o estigma…

        cmps

  10. Canja says:

    boas, queria saber uma coisinha.

    este programa para linux da para correr programas como se fosse um windows certo?

    mas so deixa correr um programa de cada vez ou mais o que um?

    desculpem a minha ignorância.

    cump’s

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.