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Autocarros Gigantes são objectivo para a China

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Alex Setneuf says:

    Uma ideia bastante inovadora, e parece ser bastante fiável, vamos la a ver se vai para a frente.

    • Fábio Rocha says:

      fiável se formos a pensar que só andam carros na estrada.
      se pensar-mos em camiões, principalmente camiões de transporte especial, a coisa talvez seja mais difícil.

      De qualquer forma é uma grande ideia.

    • João says:

      Isto seria perfeito se não implicasse alterações nos restantes veículos na mesma via, se a terra fosse plana e as estradas sem imperfeições…

      Carris tão largos e altos implicarão um extenso estudo de materiais e resistência. Querem algo com milímetros a segurar toneladas com oscilações verticais e horizontais? Claro…

      A solução seria mesmo deixar de comprar coisas feitas na china e preferir as do nosso país ou quanto mais na UE e assim evitar alguma escravatura e a necessidade e dinheiro para criar tais infra estruturas.

    • Mim says:

      E se o meu carro estiver por baixo do autocarro e eu quiser virar na proxima à direita e o autocarro for em frente?!

  2. BigLord says:

    É engraçada… eu até apoiaria isto, se não fosse caro como tudo.

    • Blackbit says:

      É de certeza mais barato que o metro subterrâneo.
      A meu ver o problema dessa solução é haver dois meios de transportes a partilhar a mesma faixa/infraestrutura, e nós sabemos o quanto imprevisível pode ser o condutor de um automóvel. Essa imprevisibilidade (avaria, acidente, etc…) poderia levar ao bloqueio do autocarro-gigante com todos os problemas dai resultantes.
      Levar essa ideia para Portugal acho meio complicado, não temos assim tantas ruas/avenidas que possam suportar esses autocarros-gigantes, seria precisa estudar bem o conceito antes de o transpor para as nossas cidades.

  3. D says:

    A ideia é bastante original e pode ser aplicada num país com uma economia e dimensão como a China. Em Portugal não temos dimensão para tal coisa. Para resolver os nossos problemas de mobilidade, sobretudo em Lisboa, basta alargar a rede de Metropolitano, favorecer as faixas BUS para os autocarros e colocar parques de estacionamento de grandes dimensões na periferia. Com uma rede de transportes rápida e com local para que sejam estacionados os automóveis na entrada da cidade acredito que se consiga ter uma solução para o caos do trânsito lisboeta.

    • Bruno Gomes says:

      “Em Portugal não temos dimensão para tal coisa.” <- E desde quando isso nos impediu de compra-las …. :s

      @D tens razão, e concordo com a tua opinião sobre Lisboa. É alargar o metro, mais faixas dedicadas a autocarros e grandes parques de estacionamento fora da cidade.

      • mario mendes says:

        Nem para tapar buracos a Camara de lisboa serve, quantos mais para estas ideias.
        A camara só têm habilidade para uma coisa sacar dinheiro atraves da emel ou da policia municipal mais nada.

      • Vítor M. says:

        Sim realmente é verdade. Eu aponto sobretudo os estádios do Euro…. faz-me lembrar quando fui a Sevilha há uns anos atrás e dei uma volta pelo parque da expo… tantos milhões de euros gastos e tudo abandonado.

        Existem soluções que fazem falta, alargar a rede de transportes públicos, colocar melhores acesso às cidades, melhores serviços de transportes urbanos e sub-urbanos. É caro mas é uma necessidade.

        Em 1993, estive em Munique… fiquei parvo com a qualidade de transportes que já nesse tempo eles tinham.

        Estes anos volvidos e Portugal tem uma rede de metro (pobre) na área metropolitana de Lisboa e uma amostra de rede de metro em meia dúzia de locais no Porto.

        Mas tem estádios.

        Uma rede hospitalar velha, decadente… quem conhece os hospitais distritais sabe que aquilo é degradante. Fecharam-se maternidades para reduzir aos custos.

        Mas temos estádios.

        Bom, há determinado leque de obras que são obrigatórias para o desenvolvimento de um país. No caso em destaque, na China, aquilo é uma obra essencial, dado o grau de poluição, caos no transito e falta de qualidade de vida.

        O facto de ser ou não uma obra megalómana… isso hoje em dia é secundário. Há uns meses vi no Discovery Channel uma obra (um túnel) que atravessava a capital de Taiwan (salvo erro), com quilómetros e quilómetros de túnel.

        Depois existem todos os exemplos como o canal da Mancha e tal… não há obras impossíveis. Há sim obras estúpidas, OTA, etc….

  4. Abel Figueiredo says:

    E a segurança de um sistema destes?

    Um veículo desse tamanho precisa de muito espaço para poder travar com segurança em caso de emergência.

    Deve também ter um centro de massa extremamente elevado. Não poderá cair se alguém lhe bater nas lâminas que o ligam ao chão?

  5. C.Oliveira says:

    Os autocarros não andam sobre carris.
    Se for movido a eletricidade, é mais um “elétrico”.

  6. Leonardo says:

    É uma grande ideia, não vai existir praticamente transito!

  7. Carlos Almeida says:

    grande ideia mas tem falhas
    por exemplo:
    aquilo anda sobre carris e pelo video parece quase fechado de lado , e se num cruzamento esse “autocarro” for virar a esquerda e os carros que estao por baixo quiserem virar para a direita

    • Daniel Correia says:

      Parece-me pelo vídeo que nesse caso, e no caso das curvas (para evitar acidentes suponho), que os carros são mandados parar por semáforos e apenas o “elétrico” avança.

  8. Maquiti says:

    Muito fixe

  9. op says:

    gosto mais do TGV ou AGV nome actual acho.

  10. nacmendes says:

    E se alguém se despista contra uma parte lateral deste bicho? 🙂

  11. Pedro A. says:

    Óh Marisa, podias ter legendado o video… Que mau feitio, deves ter muitos amigos assim 😉

  12. Mario says:

    Parece uma ideia interessante mas não muito fiável, basta um condutor mais distraído que vah a passar por baixo e da uma guinada e bate naquilo, ou vah a mudar de faixa no momento em que aquilo vai a passar..

  13. JDurao says:

    Imagem isso em cima da IC19 e da A5… Nada má ideia…

    • Pedro A. says:

      Para o IC19 não precisas, já tens o comboio a passar ao lado, mas muita gente continua a teimar em levar o carro para Lisboa pelo comodismo.

      • ARQ-E-TEC says:

        Um comboio que ás horas de ponta entrar é uma sorte e que passa de 15 em 15 minutos, já para não falar na insegurança. Mas pondo nestes termos também não vejo como é que o autocarro funcionaria melhor :X só mesmo para dar mais desafogo à linha ferroviária que já tem demasiada gente a usar.

        • Courela says:

          Frequento a linha de Sintra e nunca tive grandes problemas, nem com horários, nem com demasiada gente.

          É óvio que nas horas de ponta não se pode esperar ter 4 lugares só para si. Entre os comboios e o metro a única diferença que vejo será a segurança. E a linha está a ser aumentada, o que melhorará bastante a circulação. Se me disserem que faltam parques de estacionamento perto das estações aí concordo.

      • afonso says:

        Pois eu prefiro ir de carro a ser assaltado por um bando de pretos.

  14. JDurao says:

    Imaginem isso em cima da IC19 e da A5… Nada má ideia…

  15. Frigo says:

    isto é do melhor é para terroristas. É o renascimento do carro bomba em todo o seu ‘esplendor”

  16. Faiska says:

    Acho que este sistema poderia ser melhorado, se o autocarro em vez de se manter a uma altura constante, pudesse levantar ou baixar, consoante a altura dos veículos que passassem por baixo dentro de um certo limite de segurança (camioes, pontes…)

  17. Bovidino says:

    Vídeo em chines, legendado em chines é muito esclarecedor.
    Todavia, a idéia me parece semelhante a um metrô de superfície utilizando uma estrutura mais barata e com sérios inconvenientes.

    • Marisa Pinto says:

      @Bovidino

      Pois, é o que há. Também tive pena de não estar legendado, decerto que as informações seriam mais esclarecedoras, mas assim que houver algum legendado, colocarei aqui.

      Cumprimentos

  18. Tiago says:

    a mim parece me uma ideia muito mazinha tendo em conta o tipo de conduçao praticada por esses meninos.. passarem por baixo desses autocarros?!… sim… iria ser mais a despesa q outra coisa…

    para nao falar que teriam que fazer obras em todas as estradas para q os sapatos desse autocarro la passassem…

  19. Paulinha de Arrifana says:

    Esta parece ser uma ideia interessante, a pensar na economia e adaptada às necessidades da China. Seria esta uma ideia pertinente para o nosso país? Ou haveriam outras mais adequadas?

    Claro que sim, aliás com a população que temos acho que um desse tamanho não bastava, era um em cima de outro e ainda mais um, assim do genero com 3 andares…

  20. Fernado says:

    Não acho que esta ideia vá ter sucesso. Mas é uma boa ideia.

  21. sez says:

    Não esquecer que na china não há população com problemas motores, os acessos parecem ser difíceis a quem tem dificuldades motoras.

  22. autocarro says:

    Autocarro a andar em cima de carris? Só se for na china… Tantas pessoas a morrer de fome e a serem escravos no trabalho, e gastam o dinheiro público nestas megalomanias. Assim de repente faz-me lembrar um certo país à beira mar plantado. Ah e sim, acho a ideia estapafúrdia .

  23. kekes says:

    E um carro com helice para passar por cima do transito? Digam-me lá que já não pensaram nisso milhares de vezes nos congestionamentos 😛 Isso os chinocas não inventam 😀

  24. ruim says:

    deve ser lixado fazer inversão de marcha

  25. JFK says:

    LOL… devem estar a gozar comigo… e como fazem as curvas?
    Um bicho destes a curvar vai cortar a faixa, não pode estar nada por baixo dele.

    Tenham dó…

  26. Eles que não parem de ter filhos não! says:

    Esses chineses que não parem de se multiplicar como os coelhos que não tarda têm de fazer autocarros que andem por cima desses autocarros.

  27. av says:

    Esta é a grande solução para os presidentes de câmara municipal continuarem a fazer despesa, perdão, obra.

    – Vão ter agora de retirar as ROTUNDAS!

    É obra.

  28. Rui says:

    Se um camião na passar debaixo do autocarro logo vai ter que ocupar a faixa da esquerda que é quase sempre a mais rápida. As paragens tinha que estam em sintonia com as saidas da estrada, etc etc

    Praticamente tinhamos que começar do zero e inventar a roda outra vez.

  29. Silva says:

    E Quando eu quiser mudar de direcção? Vou ter uma parede feita por um autocarro à minha frente LOL

  30. pedro says:

    caro caro é o metro isto deve ficar muito mais barato que andar a fazer buracos no chão, acho a ideia genial

  31. Carlos Correia says:

    acho que um sistema do género mas tipo metro de Chicago era muito melhor
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Chicago-Loop-SEcorner.jpg
    sem transito a estorvar, e sem buracos por baixo de arranha ceus a evitar fundações, tubagens etc.

    • Carlos Correia says:

      alias, se for tipo o Maglev (suspenso por magnetismo) nem barulho faz, e lá está, umas barras em metal para a estrutura sai muito mais barato que os outros métodos.

  32. natacha says:

    Marrise acho que Viseu city esta fora deste tipo de construcoes uma vez que so tem rotundas. Beijinho bom Anne Marrise e boas ferias

  33. xoíta says:

    Isto é que é um atraso…

    Então o que é dos carros voadores do séc. XXI?

  34. Pedro says:

    Querem fazer fazer isso e depois as outras viaturas e veiculos?

  35. iPlagiator says:

    acho uma ideia muita boa

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