PplWare Mobile

Windows 8 vs Ubuntu 13.04… quem vence no gaming?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Pedro Pinho says:

    Penso que se houvesse drivers para nvidia linux tão boas como para windows esses valores eram superiores. Mas é a minha opinião..

    Um aparte, é mesmo necessário ter tanta publicidade nos vídeos?

    • migas says:

      Concordo contigo, tanta publicidade…10s já eram demais!

    • MrHide says:

      Sendo o universo de jogos para Ubuntu tão pequeno (comparativamente) parece não haver interesse em desenvolver drivers, talvez a Valve mude as coisas.
      Mesmo assim até que não está mal.

      • Pedro Pinho says:

        Para mim continua a ser o meu sistema preferido e só uso o win 8 no desktop para poder jogar o CS:GO e WoW, que infelizmente ainda não teve a portabilidade para linux

      • Jose says:

        Falar sem saber, a AMD tem dado imenso suporte ao Linux, a NVidia que é preguiçosa e ranhosa.

        • Pedro Pinho says:

          Por isso mesmo só falei da nvidia, que só se tem mexido mais agora devido aos puxões de orelhas por parte da steam

        • Nuno José says:

          É exactamente o oposto, os drivers da nvidia em linux são bem melhores que da AMD.

        • Marcelo Barros says:

          A AMD? Vemos isso com as placas ATI.
          Já a Nvidia tinha lançado drivers para as placas híbridas Nvidia + intela ATI nem sei se chegou a lançar.

          • lmx says:

            boas…ja existe suporte para a AMd, mas nos drivers mais recentes e kernel 3.12+..

            Ou seja utilizando as ultimas versões podemos ter grafica amd e intel, utilizando uma das duas…serão criados perfis de energia…por exemplo…em bateria trabalha a intel, ligado a corrente trabalha a amd…penso que na nvidea é identico…

            Existe um suporte para amd não tão bom como para intel, mas muito aceitavel, problema…so existe salvo erro algum suporte para APU’s salvo erro a partir do kernel 3.4…mas devido aos muitos desenvolvimentos nos kernel’s 3.10+ é aconselhavel utilizar um kernel igual ou superior ao 3.10+, para usar APU’s…

            A AMD vai melhorar muito o audio também…mas só sairá no kernel 3.13 :S

            Actualmente não se pode dizer que o suporte AMD ou NVidea é melhor…a não ser no facto de os drivers NVidea, devido ao facto de terem tido muito mais desenvolvimento no passado para opengl, parecerem que são mais performantes(isto também porque ja existe suporte multithread nos drivers nvidea…não existia), em opengl…a ati oferecia mais performance em directx.

            Nas novas versões de drivers, ja são sopurtados dinamic power managment, este outros…algumas destas coisas existem na NVidea há anos, mas também ja chegaram pela mão da AMd, problema…apenas nas versões mais recentes do kernel/drivers proprietarios/opensource(algumas coisas).

            O driver AMd é em parte mais facil de instalar, e por cada instalaçõa de um novo kernel automaticamente será gerado o novo driver para esse kernel…ao contrario da NVidea…

            Existem coisas a favor e contra, eu porque estou habituado a NVidea, tenho nvidea, e amd(laptop), se puder continuo a ter nvidea, mas se tiver versões de drivers/Kernel recentes, talvez até preferisse amd…

            O Cliente escolhe 😉

            cmps

          • Cláudio Esperança says:

            Excelente comentário lmx… é bom saber que as coisas estão a melhorar. Pessoalmente tanto o portátil, como a workstation lá no trabalho, como os múltiplos servidores com que trabalho sempre funcionaram sem problemas com o Linux (sistema base), acabo por não ter a noção se as coisas funcionam igualmente bem noutras configurações/sistemas. À coisa de 1 ano e depois de ter deixado de trabalhar com cuda, voltei às drivers da nouveau e com a minha gráfica do portátil só tenho bem a dizer. A reprodução de vídeo a 1080p com e sem hdmi funciona sem problemas no vlc…

          • lmx says:

            boas Claudio…

            O linux tem avançado muito,o suporte a intel é muito bom mesmo, quer a nivel de graficas quer a nivel d eprocessadores, a ultima versão era bom e a proxima veroa de processadores, parece ser ainda melhor…

            Existe actualmente uma concorrencia muito grande a nivel de graficas…é ver um a lanção melhorias que uns dias depois lança o outro e a seguir outros xD …parece um sprint para ver quem chega primeiro…

            A AMd partiu atrás e com a mudança para os APU’s houve muito suporte que ficou meio comprometido(houve mudanças estructurais nos procs AMd)…parece que a coisa melhorou muito do kernel 3.4 para cá(a amd também despediu trabalhadores na area opensource no passado recente)…mais ainda no 3.12/3.13.
            E para estas versões haverá muito boa gestão de energia, e suporte a audio3d um luxo…a AMd até adquiriu uma empresa de audio, e vai integrar muita coisa no proprio proc/grafica/haudio,etc…os soc’s da AMd ja incluem tudo…usb,audio,processador/grafica,etc…

            A nvidea também melhorou muito a sua performance, e a nivel de gestão de alimentação está melhor…mas podia-se ir mais além…mas eles não divulgam muita info sobre a arquitectura…mais cedo ou mais tarde vão ter que o fazer…

            Também li algo sobre o libertar de informação, mas acho que era para outras coisas como computação na grafica,mas não tenho a certeza…

            parece que iremos ter no futuro um suporte muito bom para graficas processadores e gestão de energia…a ver vamos no que dá lol

            cmps

        • Carlos says:

          Boas meu caro aborto da naturesa… Fica sabendo que em 2009 ouve um contrato feito com as duas empresas que envolvia o desenvolvimento de um novo tipo de softwere para a compatibilização do linux com o hardwere, e a amd deu esta resposta ” nós não vamos investir em algo que não nos dá lucro ” a nvidea disse ” já estavamos a tentar imbotir essa compatibilização sem qualquer custo para a empresa e para o sistema operativo. ”
          Alem disso se não foce a nvidea com a geforce experien talvez nunca se podesse jogar um jogo como crysys no sistema operativo!

          Obrigado e já agora a AMD é de processadores e não de gráficas! a ATI é de graficas!

      • Hell_Shoot says:

        Por alguma razão a Valve está a trabalhar directamente com os fabricantes de hardware para o lançamento do SteamOS. Drivers feitos com o intuito de obter o melhor desempenho possível são uma mais valia para o Linux. Também não me espanto se sair o Half-Life 3 SteamOS “only”.

    • hammer says:

      quando tu não pagas um produto, tu és o produto. Já devias estar habituado.

    • Hell_Shoot says:

      Por alguma razão a Valve está a trabalhar directamente com os fabricantes de hardware para o lançamento do SteamOS.

    • Tiago Andre says:

      A primeira coisa que pensei qd vi o hardware foi isso, os drivers nvidea para linux nao valem um cu, e mesmo assim tiveram resultados similares é fantastico

  2. António says:

    Primeiro:
    Não percebo porque é que quando se fala em linux, é associado ao Ubuntu. Tenho a certeza que em outras distribuições como o Fedora ou OpenSuse os resultados seriam melhores.

    Segundo:
    Se os jogos forem programados em OpenGL, os resultados são muito semelhantes em ambas as plataformas. O problema são os que são programados em DirectX que não existe nativamente para outros sistemas operativos para além de Windows.

    O OpenGL, apesar de mais antigo que o DirectX, estagnou no tempo e apenas recentemente lhe voltou na ser dada importância. No entanto ainda está longe de oferecer as mesmas capacidades que o DirectX oferece. Pode ser que nos próximos anos o cenário mude mas por enquanto o Windows continua a ser rei nos jogos de PC.

    • lmx says:

      boas…

      A nivel de caracteristicas o opengl 4.0 tem as mesmas que o directx mais recente…com a diferença que é mais rapido, fluido…

      “Why do we still use Direct3D?

      If OpenGL is faster, why is DirectX still the predominant API? It isn’t because of image quality or features: OpenGL 4.0 has all of shaders and tessellators and widgets that DX has. It isn’t because of hardware support: All Nvidia and AMD graphics cards support the latest version of OpenGL along with DirectX.”

      artigo:

      http://www.extremetech.com/gaming/133824-valve-opengl-is-faster-than-directx-even-on-windows

      Continua-se a usar muito Directx, porque muitas pessoas ficaram presas a directx e a formas menos inteligente de trabalhar…o OpenGL dá mais trabalho e requer mais conhecimento, mas é muito superior.

      no entanto existem muitos titulos para opengl e cada vez mais…no futuro serão pelo menos todos os da valve, e outras empresas que parecem estar a acordar para a realidade…

      A ideia com que fico é que o directx será aquilo que o opengl foi no passado, ou seja menos utilizado…

      cmps

      • lmx says:

        “Updated @ 2:40: The story originally stated that the OpenGL spec is usually ahead of DirectX — but that hasn’t been true for a few years now.”

      • Carlos says:

        Na guerra entre o DirectX e o OpenGL o DirectX ganha porque…

        Faz o mesmo, a diferença de performance é no máximo marginal e na prática não existe (e a Microsoft e a AMD têm uma carta na manga: estão portar a arquitetura dos drivers da Xbox One para o Windows, isso, segundo a AMD, vai quase decuplicar a performance), é muito mais fácil de usar e tem uma quantidade enorme de documentação, completa, bem organizada e fácil de aceder. E um sistema gráfico que use DirectX basta mudar umas coisitas poucas e funciona na Xbox 360, no Windows (praticamente todas as versões desde o XP para cá). Estas vantagens do DirectX, goste-se ou não, são assim mesmo. São a realidade.

        E como a esmagadora maioria dos jogos usa DirectX (basicamente todos os jogos para Windows usam DirectX), há uma quantidade enorme de gente de sabe todos os truques do DirectX.

        O OpenGL até pode ser melhor do ponto de vista técnico, e mesmo isso é discutível, mas não é suficientemente melhor para compensar as outras vantagens do DirectX.

        • Nosferatu Arucard says:

          O DirectX tem a vantagem de ter funcionalidades integradas que o OpenGL sozinho nao possui e que exige o uso de bibliotecas adicionais.
          E somente em alguns drivers open-source (como os baseados no Gallium3D/Mesa) para Linux e´ que por fim suportam nativamente o Direct3D!
          Na pratica somente uns programas raros e o Wine (modificado) e´ que usam esta interface D3D nativamente, que doutra forma recorrem ˋa um wrapper D3D para OGL.
          Apesar disso quer o DX ou o OGL sao API high-level que nao explorar integralmente os recursos de hardware.
          A AMD aproveitou a experiencia na concepçao da X1 e PS4 para lançar uma API low-level: Mantle.
          Embora alguns jogos que serao lançados no final deste ano utilizem o Mantle em vez do DX11, esta API so´ funcionara´ em GPU compativeis com o Next Core Graphics presentes tanto na APU da X1 e PS4 como na APU A10 e HD 7000 series e similares.
          No entanto a AMD mostrou interesse em lançar uma versao nativa para Linux do Mantle API, embora na pratica so´ servira´ para criar wrappers do Wine para correr estes jogos, e igualmente como um plug-in do Dolphin Emulator, visto que a emulaçao de uma GPU eficiente exige o acesso directo ao hardware da maquina que corre o emulador. (O que Mantle API permite)

    • Nuno José says:

      Essa de que o Ubuntu é lento deixem-se disso, até em servidores já vai ganhando testes. Sim o unity ainda tem muita coisa a melhorar mas já está num nível bastante alto. Basta seguir os testes da phorenix.

      • lmx says:

        boas…

        quase sempre ganhou…contra red hats e tudo o mais 😉

        Dizerem que o ubuntu é lento em servidores, é um mito.

        Achas que a google para sitar uma das muitas empresas que usa ubuntu, ou amazom ec2, usariam ubuntu se não fosse de topo??
        É um sistema facil de gerir, estavel , e rápido, de borla, com uma empresa por trás , que tem evoluido muito e procurado soluções para os problemas, e com updates de segurança por diversos anos(lts)…

        O Sistema de Gestão simplificado mas completo(landscape), é muito bom e os preços para utilizar este serviço são muito mais baratos que na concorrência(para quem os utilizar) 😉

        Eu gosto de Debian, porque existem coisas no ubuntu que estão a mudar em relação a Debian, e não é aceitavel para mim, por outro lado debian é o SO mais usado a nivel de servidores linux no mundo, salvo erro com uma fatia superior a 60-70% do mercado linux.

        Mas isso não faz do ubuntu um SO mau, ele é muito bom e tem ganho a sua parte de mercado, a maior parte conquistada a Suse, mas a Red Hat também ja perdeu uns “kilitos” para o ubuntu…e existem os clientes novos como a frança, alemanha,china, etc.

        cmps

      • António says:

        Eu não disse que o Ubuntu era lento em servidores, em servidores tem outros problemas. A lentidão está no sistema gráfico que acaba por se reflectir nos jogos que é o trata este post do pplware.
        O que eu queria dizer é que Linux não é só Ubuntu.

        OFFTOPIC:
        Quanto à história da amazon usar ubuntu nos servidores isso não é verdade. Disponibiliza máquinas virtuais ubuntu para clientes mas não usa ubuntu.
        A amazon usa Red Hat e Oracle Linux OS nos seus servidores.

        • Nuno José says:

          Ei também não disse que disseste :), foi só para ajudar a desmitificar o UBUNTU lento, e se sim no ínicio do Unity era, o é cada vez menos.

        • lmx says:

          boas…

          A Red Hat bem queria lol…mas a quantidade de milhares de maquinas a correr Red Hat era um balurdio…

          Especulou-se muito no inicio…o que é que a amazon iria usar…e falou-se muito em centos como base, mas a empresa nunca disse publicamente o que usa…o que se sabe é que eles tal como os outros players não são parvos…

          actualmente não se sabe o SO que usam como base, mas Red Hat garanto-te que não é…talvez até paguem um x a Red Hat se usarem centos…devido ao centos no fundo ter software proprietario…mas nada mais que isso.

          em relação a Oracle…eles devem ter(tal como umas maquinas com red hat, tal como umas maquinas com suse, que mais não seja para testar opções), mas será insignificante, até mesmo como maquina virtual, sendo que quem lidera a alista de SO’s virtualizados é precisamente o Ubuntu…com uma distância consideravel em relação aos outros…todos os outros juntos são uma pequena fatia do uso de ubuntu…dá para ter uma ideia…

          A unica coisa que se sabe é que a tecnologia de virtualização é Xen.

          Se tens algum local onde de uma forma fidigna nos diga qual o SO base para virtualização gostava de ver…é porque na pratica a empresa não fala nada sobre isso…

          sobre as estatisticas de utilização de maquinas virtuais na EC2:
          http://thecloudmarket.com/stats#/by_platform_definition

          as opções são muitas, eles teem todo o tipo de vm’s mas falar em red hat ou cent os ou suse, ou outra coisa como SO base é dificil, porque eles não divulgam…a não ser alguém que la trabalhe que passe alguma info para fora…

          cmps

        • int3 says:

          ubuntu é lento em svs por causa do sistema grafico? … Os servidores nao tem graficos nem devem ter. Se instalares na VM o ubuntu server 12.04 reparas que apenas tens ecra preto e linhas brancas….

  3. Ricardo says:

    “(onde até há relativamente pouco tempo foi descoberto que a Samsung, e não só faz batota no resultados)”

    Fiquei na leitura por aqui…

  4. yaveh says:

    O problema é que foi testado com opengl. É normal dar resultados parecidos. Um pc melhor no windows possivelmente por causa das drives.

    O que não podemos esquecer é o directX onde as empresas conseguem coisas muito melhores.

    Mas felizmente muitas empresas como por exemplo a apple estão a forçar que o Khronos Group melhore e avance o opengl para que os devs consigam produzir jogos com a mesma qualidadade que conseguem no directX.

    • lmx says:

      boas…as caracteristicas são as mesmas, se não até mais vanaçadas no opengl…normalmente mais avançadas no opengl…

      Os jogos não existiam tão avançados…porque simplesmente ninguém os fazia em opengl…

      Imagina o caso das pessoas que ficaram presas a VisualBasic…porque é que usam essa coisa obsoleta?A resposta é obvia, porque foi o que aprenderam e agora para sair de lá teem que aprender uma nova linguagem desde o zero, e na maioria das vezes com muitos conceitos diferentes…

      isto não tem nada a ver com falta de caracteristicas no opengl, muito pelo contrario…o excesso de features e o tamanho do projecto leva a que seja mais complicado utilizar a sua API, mas muita coisa teem mudado…e ser mais dificil usar a API também é relativo…mete lá um GURU de OpenGl a usar a API de DirectX…vai correr mal…garanto!!

      cmps

    • m4x says:

      DirectX não é mais avançado que OpenGL, bem pode ser durante um tempo quando sai uma versão nova, mas isso o mesmo vai para o OpenGL quando são eles a lançar novas versões primeiro.
      O pessoal ás vezes pensa em jogos pum directX automaticamente, no entanto tens o exemplo das consolas em que a sony sempre usou opengl. Só não vez muito opengl no PC porque a maioria dos gamers usam windows e isso fez com que fosse fácil à microsoft “impingir” a sua API aos developers.

      • Rascas says:

        Ya. Ha malta que não tem noção das coisas… Os jogos da Sony (Playstation 3 e futuramente a 4) são programados em que? DirectX, API proprietária da concorrência?

        E os jogos para telemóvel? Apple e Android?

        • Nosferatu Arucard says:

          Os jogos da PS3 e PS4 sao programadas numa linguagem proprietaria que lhes confere acesso quase directo ao hardware.
          Embora suporte uma versao muito modificada do OpenGL na PS3 e do NVAPI, na pratica usam o libGCM, e na PS4 utilizam uma API parecida com o Mantle que acabou de sair na forma beta para Windows e talvez futuramente para Linux.

      • kekes says:

        Vês ai está um exemplo de um grande problema, a PS3. A PS3 é um dos exemplo dos problemas que os programadores têm com a optimização, com hardware superior a xbox não consegue fazer mais nem melhor, fica-se pelo identico e mesmo assim em alguns jogos texturas muito piores.

  5. LM says:

    RAM a 1333mhz vs 1600mhz teria alguma diferença relevante?

    • Ricardo says:

      Provavelmente não, a não ser que se tenha todos os outros sistemas de topo e a RAM se torne um bottleneck (provavelmente só com overclock). Para correr um jogo pesado estaria mais preocupado com velocidade de cpu e capacidade da gráfica (ou drivers neste caso) do que com a RAM

    • Jose says:

      Claro, memoria a 1600Mhz é mais rápida.

  6. Mário Pereira says:

    13.04, apos instalarmos fazemos fallback e colocamos com gnome classico e fica 5*

  7. Daniel Gianni says:

    Fica um quanto comprometido o teste pois haveria de ser utilizado as respectivas versões 64 bits tanto do ubuntu como do windows 8.

  8. Marco Sousa says:

    Enquanto não houver drivers em condições o Windows será sempre o vencedor,mas como disse o MrHide,a Valve terá o seu peso na mudança que se espera..

    Fora do assunto,já enjoa ler comentários das virgens ofendidas sempre que se escreve qualquer assunto sobre Samsung/Apple/Android.

    Cumprimentos.

  9. Marcos José says:

    Ubuntu 32 bits e windows 64 bits, gera uma diferença significativa no que tange a memória.
    Ubuntu precisaria ser 64 pra um teste mais fiável.

  10. Carlos Cordeiro says:

    Fiquei a pensar no mesmo, porque não utilizaram a versão 64 bits?

  11. vinicius augusto says:

    Acho que o teste deveria ser feito com ambos em 64x ….. imagino que de alguma diferença…

  12. Tavares says:

    Sobre o artigo – bastante elucidativo no que toca de processamento de grafismo (no que toca numa OS), apesar de 1 fps em média, ubuntu não está longe de windows 8, o que é mau para o windows, visto que um é livre o outro paga-se e bem.

    Na realidade este artigo ainda pouco ou nada interessa, tirando os indie games existentes na plataforma da Steam, grande parte dos jogos mais jogados não corre em OS livres o que ainda estamos longe de isso acontecer.

  13. m4x says:

    mmmmh, linux 32 bit vs windows 64 bit com 8 gb de ram….. e porque versoes diferentes de drivers? Isso se calhar é o menos pk mm com a versao igual não dever ser exactamente iguais mas pronto.

  14. Shynkendo says:

    @António, + 1 estou completamente de acordo, Linux não é só ubuntu…

  15. Até num artigo que nada tem a ver com Smartphones tinham que por os nomes de “iOS e Android” no barulho, por amor da santa. Já enjoa.

    O teste foi feito no Ubuntu porque “supostamente” é a Distribuição que devia rodar melhor a Steam e seus jogos, mas claro que existem distribuições que iriam ter melhores resultados, até mesmo melhor que o Windows… Nem era preciso tanto, bastava fazer o mesmo com Xfce ou OpenBox…

    20% dos jogos da Steam já rodam em Gnu/Linux… Daqui a uns 2/3 anos 40%/60%… 4 anos todos os jogos vão ter Wind. Gnu/Linux. Mac no lançamento do mesmo 😉 ( mais coisa menos coisa )

  16. David Ferreira says:

    e partilha eu tenho uma opinião suspeitas aqui vai.
    tenho um i3 e 6gb e uma hd 7650m
    no Windows 7 corria o cod 4 ao máximo e no Windows 8 nem no mínimo consigo estar sem lag. escusado será dizer k deixei o Windows 7 instalo e o 8 noutra partição

  17. Cláudio Esperança says:

    De facto, como referiram (e bem), o facto de se terem utilizado duas arquiteturas diferentes pode ter condicionado os resultados (com mais registos o Ubuntu poderia ter sido mais rápido). Por outro lado, as versões das drivers também deveriam ser semelhantes para garantir a igualdade de circunstâncias.

    De qualquer modo, mesmo ignorando as diferenças, é interessante verificar que o desempenho das drivers (proprietárias) no Linux se têm vindo a aproximar cada vez mais dos resultados obtidos no Windows.

    Li à uns dias um artigo que referia que a Nvidia está a tentar reconciliar-se com a comunidade de programadores Linux fornecendo documentação para melhorar as drivers opensource neste ambiente. Pensa-se que na base desta aproximação poderá estar o facto de esta estar a perder o mercado das consolas de nova geração, e a necessidade de expandir o mercado para outras áreas não exploradas. É que a aproximação com o Linux poderá permitir melhorar as drivers proprietárias o que também poderá melhor o suporte para o tegra em dispositivos móveis.

    De qualquer modo, acredito que se mantiver a tendência de aumento de desempenho, a médio prazo o Linux poderá obter resultados ainda mais positivos.

    Por outro lado o WebGL (que utiliza o OpenGL como base e que a própria Microsoft já se está a ver obrigada a suportar no seu browser), poderá melhorar o desempenho dos jogos com base nesta tecnologia.

    O futuro mostra-se risonho para o opensource…

  18. Alexsandro says:

    Interessante, mas como já foi referido o facto de não serem da mesma arquitectura e com diferentes drivers pode ter influenciado o resultado final… Não tenho duvidas que em desktop linux está a ficar cada vez melhor mas no que toca a portateis ainda fica um pouco a desejar, tanto pela tecnologia optimus das placas graficas, como para o consumo da bateria e entre outras coisas. Quando os fabricantes começarem a ver o linux como algo a ter em conta isso tudo pode mudar… até o utilizador comum terá que andar atrás do prejuizo organizando o OS todo a unha porque nada vem instalado de raiz :s

    • Cláudio Esperança says:

      Por acaso não sei como é que está o suporte aos equipamentos com gráficas. Sei que isto era algo que estava a ser melhorado mas não conheço a situação atual.

      Ontem instalei pela primeira vez linux num portátil com uefi e, de facto, a Microsoft em conjunto com os fabricantes conseguiu dificultar imenso o processo de instalação do Linux neste tipo de equipamentos. Já à muitos anos que eu não era obrigado a ler tutoriais para instalar uma distribuição Linux… para o utilizar não técnico ficou muito mais difícil a instalação do Linux.

      A nota positiva vai para o suporte de hardware. Um equipamento recente com tudo a funcionar em pleno é algo que à uns anos parecia impossível…

      • kekes says:

        Isso se tens sorte de teres um hardware massificado, eu tenho um grave problema com o Linux que tenho de rezar para que funcione as drives do wireless, mesmo a fazer a instalação manual sempre da mesma maneira por vezes fica a funcionar mas doutras milagrosamente nem por isso e acontece a muita gente o mesmo e ninguem sabe porque.

        • lmx says:

          pois mas isso até acontece com algumas maquinas windows…vai por essa net fora e vê as queixas que a malta tem, especialmente com portáteis…

          e estás a pagar o SO…isso existe em todo o lado…

          cmps

  19. Nuno José says:

    Este processador nesse kernel ainda não está muito bem expremido, seria curioso experimentar isto no 13.10 com o Kernel já melhorado para este i7

  20. Fernando Santos says:

    Ver os vídeos no youtube é que era! Aguentar com 20 segundos de publicidade, não está com nada…

  21. Rudi says:

    Eu gostava que tentassem fazer testes com o Xubuntu ou com o Kubuntu, visto que o Unity ainda é algo pesado, também um teste entre as 2 concorrentes de hardware de GPU e CPU seria engraçado de comparar e ver até que ponto o kernel e drivers estão a tirar o melhor proveito ou não das capacidades do hardware.

  22. PNeves says:

    Epah eu acho que o jorge jesus não devia continuar no benfica. Mas é só a minha opinião.

  23. trc says:

    Só uma pergunta, é erro ou usaram mesmo ubuntu 32bits? a ser verdade é um completo disparate e invalida o teste!

  24. kekes says:

    Este teste está mal feito em dois pontos, a arquitetura dos SO’s, e a versão das drives, pois devia ser igual ou semelhante, uma diferença de meio ano entre elas faz muita diferença.

  25. Pedro Paixão says:

    Este comparativo é uma estupidez. Como se pode comparar SO 64bits com um 32bits quando se está a usar 8GB de RAM????

  26. Carlos says:

    A resposta é fácil.

    Dos jogos de topo, e para ser simpático vou excluir os exclusivos da XB360 e da PS3, lançados nos últimos 2 anos quantos têm versões para Linux?

    Nenhum. Zero.

    Tirando a Valve, e mesmo a Valve lança sempre os jogos primeiro para Windows, quando sequer depois os lança para Linux, o que não é sempre, quantos outros estúdios de jogos lançaram ou planejam lançar versões para Linux?

    Nenhum. Zero.

    Suporte de GPUs? Frames por segundo? O que é que isso interessa se os jogos não existem?

    O OS/2 Warp também era muito melhor que o Windows 3.11 e até corria todas as aplicações para o Windows 3.11, e no entanto…

    • lmx says:

      o Os/2 que a M$ copiou não vingou á seria(apesar de correr ainda em muitos locais no mundo), porque …era pago…era bom e custava os olhos da cara…

      O sistema M$ custava meia dúzia de tostões comparativamente, mas não valia grande coisa…mas as pessoas conseguiam compra-lo por isso vingou…

      Já existem alguns estúdios a portar jogos, mas vai demorar algum tempo até que que se note 😉

      cmps

  27. Ivo Oliveira says:

    Uma questão. Se utilizar dualboot com Windows 8 e Ubuntu, os valores vão ser os mesmos que no video, supondo que tinha exactamente o mesmo hardware? Isto por exemplo entrando no Ubuntu para jogar um jogo ou entrando no Windows 8.

    Existe alguma vantagem em usar dualboot? Isto porque adoro o ambiente de trabalho Ubuntu e no geral Linux. Mas certas aplicações para a faculdade como o Office e aplicações especificas que não existem para Linux, já necessito de windows 8.

    • Cláudio Esperança says:

      Olá Ivo.

      A vantagem do dual boot é a de teres a possibilidade de no arranque do PC escolheres qual o sistema operativo que pretendes executar. Como desvantagem tens o consumo de espaço em disco que é necessário para o funcionamento de cada um dos sistemas.

      Na minha faculdade deixou-se à algum tempo de impor sistemas/aplicações. Se os alunos conseguirem encontrar outras soluções onde sejam mais produtivos ou que se sintam mais confortáveis, os próprios docentes estimulam essas escolhas.

      Pessoalmente e como substituto do Office, utilizei o OpenOffice/Libreoffice para todos os documentos que foram produzidos. Posso garantir que é uma solução que te permite automatizar uma série de processos e facilita imenso a elaboração de documentos. Tem uma curva de aprendizagem (semelhante à que se teve quando se aprendeu a utilizar o office), e o facto de ser melhor ou pior depende única e exclusivamente do gosto do utilizador.

      Relativamente a aplicações mais específicas, a solução ideal são as máquinas virtuais, mesmo porque possivelmente só serão utilizadas num único semestre. Não só é mais seguro, como não compromete a estabilidade do sistema operativo base.

  28. Nuno José says:

    Mitos:

    Depois de ler vários comentários, gostava que o pplware fizesse um teste de comparação dentro das suas possibilidades com gráficas intel, nvidia e AMD. A nvidia é de longe a que tem melhores drivers em linux os das intel também são bons mas as gráficas intel não têm a qualidade da nvidia e os AMD estão longe. Fica o desafio, mesmo teste com várias máquinas.

  29. Marco Silva says:

    Não percebo porque existe tantos comentários negativos em relação ás drivers da NVIDIA….haviam de experimentar as da AMD! Para terem uma ideia neste benchmark em particular um GTX 660 bate um HD7950…

    Este teste por si não dizem nada em relação a capacidade de gaming dos dois sistemas operativos, tentem jogar com um setup SLI/crossfire em linux e depois digam qualquer coisa. Simplesmente não há suporte e infelizmente não me parece que seja tão cedo.

  30. Luís Santos says:

    Só conversa! Ainda não repararam que o Windows é um sistema de 64 bits e o Ubuntu de 32 bits? Seguramente será aqui que está a diferença mínima de desempenho. Que tal efectuar-se identico teste mas com duas arquitecturas similares?
    Penso que é como colocar dis automóveis idênticos excepto que um leva Gasolina de 91 octanas (España) e o segundo com 98 octanas premium. sabe-se bem qual será o resultado de antemão.

  31. Oscar Mauricio says:

    Quem teve a ideia de pegar um pc com 8GB de RAM e usar dois sistemas, um em 32 bits e outro em 64 bits e tentar compara-los?
    E a mesma coisa de colocar em kernel em realtime no linux e tentar comparar o desempenho, a diferenca sera gigantesca

  32. joão says:

    Uai, o Ubuntu ficou com 715 e o Windows 8 com 729, o Ubuntu perdeu, então é pior, não tem nada de fantástico para games.

  33. SURPRISEMOTHERFUCK says:

    na verdade o linux ubuntu conseguiu um numero de fps maior que owindows 8 em muitos jogos… e vc pode emular joos baixados para windows no linux com muitos programas e sem contar q o linux ubuntu e tao leve que pode ser rodado até de um pen drive!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.