Quantcast
PplWare Mobile

Uma verdadeira vitória! Linux com ambiente gráfico já corre nos novos Mac com SoC M1

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Nuno Filipe Pinto says:

    Falta o Windows e macs portáteis com 32GB ou + de RAM. o atual M1 com limitação da RAM a 16GB é suficiente mas nao para toda a gente, eu pessoalmente preciso Macbook que corre bigSur (e sucessores) + W10 (e sucessores) e no minimo tenha 32 GB RAM.

    • Nuno T. says:

      Já há Windows 10 a correr em Macs com o M1, por virtualização!

      • Carlos says:

        Fácil e simples.
        Tenho a Tecnical Preview” do Parallels e uma versão “insider” do Windows 10 ARM.
        A utilização do Windows integrada com funcionalidades do MAC funciona muito bem e permite eliminar o espaço não utilizado do windows que em SSD’s de 256 é muito bom.
        O lado mau é que o Parallers custa uns euros e o Windows ARM não é bem o mesmo que um Windows para X64/86

    • iDroid says:

      Concordo, há muito software Windows pesado que precisa de 32GB de RAM (ou mais).

    • Hugo C says:

      Ola Nuno, Curiosidade somente, para que necessitas de ambos os sistemas operativos na mesma maquina e com tantos requisitos de RAM? Edicao de Video, Musica?
      Obrigado

      • iDroid says:

        Sei que foi ao Nuno que perguntaste mas, se não for intrusão, falo por mim. Eu utilizo o 3ds Max + v-ray 5 em windows, e 32 GB são mesmo o mínimo para modelação e renderização de cenas pequenas a médias. Para cenas muito grandes os 32GB começam a ficar curtos…

        • Hugo C says:

          iDroid, foi somente curiosidade claro, estamos aqui a partilhar conhecimento e informacao. Porque uso Mac & W. No entanto na minha opiniao em bootcamp nao e o mesmo que trabalhar numa maquina independente. Dai a minha questao, claro fazer renderizacao consome imenso (tudo mesmo). Obrigado pela tua partilha 🙂

      • Nuno Pinto says:

        Olá neste momento em teletrabalho utilizo o meu iMac late 2015 com 32gb de RAM e bootcamp, a minha entidade patronal não me forneceu nenhum laptop Windows. O macOS é para a minha utilização pessoal desde que passei de arch Linux para Mac. A nível profissional eu uso o w10 para através do Global Protect me conectar remotamente ao desktop que se encontra no edifício do trabalho. O desktop do trabalho (que tem apenas 8gb ram) a meu ver condiciona bastante o trabalho remoto. Eu tenho que ter a correr muito frequentemente a BusinessObjects da SAP e ao mesmo tempo Excel, word outloook e outras apps que correm nos browsers. Umas apps só correm em chrome, outras correm em chrome ou no Firefox mas preferem o amigo dos fabricantes de RAM chamado Chrome. Além disso ainda existem as apps que só correm no InternetExplorer (sim leram bem).

        Antes do Natal passado comprei um Huawei Matebook 14 (não é o D14) e tentei trabalhar com ele e mesmo tendo 16 GB RAM e um i7 borrava-se todo face ao iMac (que tem um i5), achei o matebook muito bom mas para mim não serviu e devolvi-o. Face ao exposto acredito piamente que para mim um portátil Mac com 32gb ram será o adequado.

        Cumprimentos

      • Francisco Durães says:

        Utilizo igualmente diversos softwares de modelação e renderização e 32GB estão longe de ser curtos.
        O iDroid tem razão no que diz. Um computador depende da utilização pessoal de cada um.
        Cumprimentos

  2. Rui Patinho says:

    16gb ram no m1 correspondem a 32gb no Windows. O m1 tem unified ram directamente partilhada com o processador o que a torna muito mais eficiente.

    • Paulo Martins says:

      Mas que LOL, se um programa requer 16gb de memória não vai magicamente só ocupar 8gb por muitas optimizações que faças, senão tiveres memória suficiente vais ter que usar o SSD que por muito rápido que seja irá sempre ser bem mais lento quando comparado com RAM.

      • Nuno T. says:

        O que ele diz é realmente extremamente exagerado, não se podendo dizer de maneira nenhuma que 16gb ram no m1 correspondem a 32gb no Windows.
        Contudo é na verdade possível para um programa haver uma diferença de 8 para 16GB… tudo depende da forma como é programado, o tipo de gestão de memória usado, e o que faz.

      • TESTE says:

        A RAM é usada como memmoria temporaria pelo CPU, se o CPU se “despachar” e falar mais rapido com ela, vai usar menos. Faltaste a cadeira de Microprocessadores do segundo ano.

        • Nuno T. says:

          A necessidade de memória RAM para correr um processo é independente da velocidade do CPU.

        • Toni da Adega says:

          Isso quer dizer que uma VM com o chip M1 ocupa metade da RAM?
          Quando carregamos um programa em memoria estas vao ocupar metade da RAM em memoria?
          Quando carregamos imagens e videos em memoria estas vao ocupar metade da RAM em memoria?

          Já agora consegues explicar como é que os dispositivos possuem CPU mais rápidos, RAM mais rápida e cada vez mais memoria? Se tudo funciona mais eficiente entao o futuro seria reduzir a memoria e nao aumentar.

          • José Fonseca Amadeu says:

            Não se pode fazer um paralelismo de 1:2 como estão aqui a fazer, no entanto a diferença é garantidamente grande, será maior numas aplicações que em outras e não terás uma conversão directa.
            Mesma coisa que comparar clock de CPU de arquitecturas diferentes, tem de ser comparado aplicação a aplicação.

        • Carlos says:

          Isto é informação totalmente falsa.

  3. Joaquim says:

    Óbvio. Se é Para usar Mac não é para andar a instalar Linux e windws para o estragar.lol
    Lá se vai a teoria de que o Mac é o melhor para programadores.. Porque se pode ter todos os sistemas nele.loll Apple da para rir. Por virtualização tambem tenho Mac e Linux no Windows. É Mac e Windows no Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.