Ubuntu, SUSE e Fedora vão chegar à loja de apps do Windows
A decisão da Microsoft de trazer para o Windows 10 o Linux e a Bash foi arriscada. Mostrou que a empresa está com uma abertura maior e que quer que o seu sistema operativo tenha acesso a todas as ferramentas possíveis.
Depois de ter já o Ubuntu integrado, é agora hora de trazer outras distribuições e de as disponibilizar de forma centralizada, diretamente na loja de aplicações do Windows.
Foi durante o segundo dia da BUILD 2017 que a Microsoft anunciou mais uma novidade para o Windows 10. Esta tem um valor especial pois mostra o empenho da Microsoft em alargar a sua base de sistemas.
Novas distribuições Linux no Windows 10
Depois de terem apresentado o Ubuntu no Windows 10, é agora hora de alargarem a oferta e trazerem também o SUSE e o Fedora para o seu sistema. Claro que a linha a seguir é a mesma, podendo estes subsistemas serem instalados no Windows 10.
Com estas novas versões, a oferta dada aos utilizadores é maior e dá uma liberdade de escolha para quem usa estes sistemas e as suas aplicações. Tudo correrá de forma paralela ao Windows 10, em máquinas virtuais e com acesso a todos os comandos e aplicações do Linux.
A chegada à loja de aplicações do Windows
Para além destas novidades para o Windows 10, estes subsistemas vão passar a ser disponibilizados na loja de aplicações do Windows, tornando-se mais simples de serem instaladas.
Para além disso, ao estarem na loja passam a estar acessíveis ao Windows 10 S, o que será uma vantagem para a vertente académica deste sistema operativo.
Estas novas distribuições alargam assim a oferta Linux no Windows 10 e abrem a porta para que ainda mais programadores abracem este sistema como a sua base de trabalho para a criação de aplicações, seja em que sistema for.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Não me convence.
Nem a mim… Uso linux pela sua estabilidade, solidez, rapidez e personalização, neste cenario a base é windows com máquinas virtuais por cima… Nada de especial e sinceramente não é por isto que vai atrair os amantes linux.
não atrai os amantes mais atrai que querer experimentar. Mesmo quando a MS faz algo positivo, achasse sempre que é pouco ou não interessa.
Algo positivo? Por acaso lembra-se do Steve Ballmer chamar o linux de cancro? É por estas e por outras!
Conhece o UEFI? sabe que inicalmente nem se lembraram do linux, de conseguir uma maneira de o instalar em dualboot?
Chama-se Monopólio!
A mim idem, prefiro fazer o inverso, ou seja, host linux e guest win… Mas percebo a estratégia. Não tenho a certeza que seja negativa para o mundo linux, antes pelo contrário.
Além disso os utilizadores perdem uma vantagem, ao utilizar só as distros Linux ficam fora dos ataques direcionados ao Windows. Ao usar esse subsistema da Microsoft, estão no mesmo barco dos utilizadores do Windows.
Se pensarmos quanto ao aspecto de robustez e segurança no linux, é um golpe de mestre! Se houver uma integração efetiva, acabará por si a proteger o Windows tambem.
A pergunta a ser feita é “Quem ganha?” De qualquer forma, uso 2 notes, um com cada sistema… se der certo, passarei a usar um só…
Excelente serve sempre para correr umas coisitas rápido. Uso bastante esta função.
O que vale é que a opinião de 1 user de Linux vale tanto como a opinião de 1 user de Linux…
Isto até é capaz de me convencer de voltar a experimentar o Janelas, mas se der o berro… penso que será a última vez que dou uma oportunidade à Micro.
A Microsoft tá desesperada. Não lhes vai servir de nada. A relevância da Microsoft vai continuar a diminuir.
Verdade, esta desesperada e procura outros caminhos. Sou linux e sempre serei – viva o pclinuxos Br!
A relevância da MS anda a diminuir? Ahah
Creio que o comentário alude ao fato de que sistemas em desktop e notebooks vendem menos, pois boa parte dos consumidores faz tudo em celulares e tablets, sendo que o principal S.O. utilizado é o Android, (quase) nada a ver com a Microsoft.
Esse teu comentário é para rir? É que ainda não parei desde que o li… Tens jeito para comediante.
Achas mesmo?
LOL
Sim, pois estão…
Uns fazem acontecer e o mundo girar…
Tu comentas e criticas…
dentro da monotonia habitual.
E a versão beta ainda?
Se é para mostrar as vantagens do Linux sobre o Windows… mas ainda assim nada como correr Linux nativamente no computador. Há muito que deixei de esperar pelo Windows (ora para iniciar, ora para desligar, ora para desfragmentar o disco, ora para correr o scan do antivirus, ora porque está a indexar o disco…))
Devemos ter controlo sobre o computador e o Windows há muito que não deixa ter.
E viva os haters
Porquê? Ter opinião bem formada sobre algo é ser hater? Meu caro eu conheço as entranhas do Windows e do Linux e uso ambos e defendo a coexistência de ambos, mas obviamente tenho preferências. O mesmo em relação ao iOS e ao Android.
Ora aí está!
Um forma de desqualificar um comentarista é classificá-lo como hater, mas pode ser uma forma de escapar de responder críticas, o simples fato de ser crítico não torna um comentário hater. Há que se notar o conteúdo da crítica/mensagem.
Aí está o teu comentário. Nada da mensagem acima indica que seja um hater, mas tu classifica-o como tal de forma infundada e burra.
Excelente comentário!
Acho uma boa iniciativa da Microsoft, se bem que prefiro fazer o inverso
em Virtual Machine ou Containers
Agora o pessoal do Linux também vai poder jogar jogos e comprar música no iTunes!
Uma curiosidade.
Se isto está na loja, quer dizer que depois de instalar isto no WIndows 10 S, consigo ter o Firefox versão linux instalada?
Parece-me que há aqui muita malta com pouca visão. Isto é uma grande jogada por parte da Microsoft.
Nem toda a gente liga muito a sistemas operativos, como a maioria dos programadores. Muitas pessoas simplesmente não querem ter o trabalho de manter “full-time” um sistema Linux. Muitas pessoas simplesmente estão habituadas a Windows, ou têm necessidades específicas que as obriga a utilizar Windows.
Dessa forma, quando precisarem de usar um sistema Linux, não precisam de utilizar VirtualBox ou VMWare, podem utilizar algo que já vem com o sistema operativo Windows.
E onde está o trabalho que dá manter um sistema Linux? Não é mais que o trabalho de manter um sistema Windows ou qualquer outro sistema operativo
Yup!
Depois do flop (do ponto de vista, principalmente de muitos programadores (web developers)…) que foi os macbooks pro, e um aumento considerável de migração para linux a microsoft tem que fazer qualquer coisas para ter alguma relevância neste segmento. E pelo que se tem visto, a microsoft caminha para “dar” o windows e ter tudo por subscrição, tipo office 365…
Uma bash que não faz nada por exemplo algo básico como instalar um programa “apt-get install gimp”, corre a linha de código mas não instala nada.
O que lixa a Microsoft eh que o Linux nao tem dono… e assim nao o pode comprar.
Pode não haver uma empresa central que detêm tudo, mas sempre é possível comprar algumas empresas com relevância nesse mundo, tipo RedHat e Canonical (que desenvolve o Ubuntu).
Gente, isso é uma forma da Microsoft manter o monopólio sobre os desktops, licença de Windows, em instituições e corporações, que é o que da lucro. A virtualização permite o cenário onde o Linux seja testado como servidor sem que o Admin tenha que montar infraestrutura. Esse pensamento se deve ao fato de que os Admin que preferem Linux, estão sempre analisando a possibilidade de desktop Linux, mas sempre esbarrando nas exigências dos usuários.