Ubuntu “AIO” 14.04 – 4 variantes do Ubuntu numa só ISO
O Ubuntu é uma das distribuições GNU/Linux mais conhecidas do mundo e na qual se baseiam outras variadíssimas distribuições. Ao longo dos últimos anos a Canonical têm dado uma nova vida ao GNU/Linux, aproximando-o do utilizador doméstico e garantindo a melhor experiencia de utilização.
Hoje apresentamos-lhe o projecto Ubuntu “AIO” 14.04 que reúne numa só iso as variantes mais populares do Ubuntu 14.04.
Além do próprio Ubuntu 14.04, são quatro as variantes do Ubuntu que estão presentes neste projecto: Ubuntu Gnome 14.04, Xubuntu 14.04, Lubuntu 14.04 e o Kubuntu 14.04. Desta forma o utilizador não precisa de descarregar iso a iso, podendo ter todas num único DVD (e com a vantagem de serem live distros).
The plan is to bring Ubuntu and some of the official derivatives (Kubuntu, Ubuntu Gnome, Xubuntu and Lubuntu) on one iso file that can be burnt on one DVD or USB flash drive. Every one of them can be used as Live system, with no need of installation on hard drive, or can be eventually installed on computer for full Ubuntu or any other system experience
Ubuntu Gnome 14.04
O Ubuntu Gnome Remix 12.10 foi criado por um grupo de entusiastas do mundo GNU/Linux que, descontentes com a integração do Unity no Ubuntu , decidiram disponibilizar um Ubuntu com Gnome 3, ao qual deram o nome de Ubuntu GNOME.
Homepage:Ubuntu Gnome 14.04
Xubuntu 14.04
O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu, que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity.
Esta distribuição foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.
Homepage:Xubuntu 14.04
Kubuntu 14.04
O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que usa o popular KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity que vem por omissão no Ubuntu.
Homepage:Kubuntu 14.04
Lubuntu 14.04
O Lubuntu é a distribuição perfeita para computadores com baixo poder computacional.
Esta distribuição vem com o ambiente gráfico de trabalho LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment que é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os requisitos para gestão de qualquer PC.
Homepage:Lubuntu 14.04
Como viram, há distribuições GNU/Linux para todos os gostos e necessidades. Uma vez que derivam do Ubuntu, têm a vantagem de ter também actualizações constantes...e agora o suporte durante 5 anos.
Usam alguma destas distribuições? Se sim, quais os motivos por ter sido a escolhida?
Este artigo tem mais de um ano
Mas quando é que sai esse projecto AiO?
boas Luís,
já existe vê aqui e carrega no link http://www.itworld.com/software/422468/ubuntu-aio-download-ubuntu-1404-and-all-spins-one-iso-file
abç
Obrigado, pela ajuda.
Uso ubuntu com unity, não tenho qualquer problema com este desktop, alias depois de habituado não se quer outra coisa.
Convém explicar no título ou na primeira referência que AIO significa All-in-one (Tudo em um). Assumir que os leitores conhecem todas as siglas é um erro comum em jornalismo 😉
+1
Tinha posto um comentário a perguntar quando estará disponível esse pacote,quando sai?
sorry não estava à vista na primeira vez que entrei no site 😛
uso lubuntu 14.04 lts, num computador que tinha xp e está a 100%.
Lubuntu, num Magalhães 1. Já agora ouvi falar num Kernel-notebook, especifico para este portátil em ARCH, também existe para o Lubuntu, é fácil de substituir?
Nice try NSA ! Eheh
Com estas ultimas andanças, não me parece que vá instalar um OS proveniente de origem pouco fiável.
não sei se alguém consegue confirmar mas aqui http://www.edivaldobrito.com.br/ubuntu-aio-dvd-coloca-todos-os-sabores-ubuntu-14-04-em-um-mesmo-disco/
diz que a versões 32 bits é só o xubuntu e o lubuntu, é assim mm?
É possível seleccionar os linux que queremos e criar uma imagem? Como está ai em cima.
Cumps
Podes fazê-lo, por ex., com um dos programas ‘multiboot’ que existem para Windows (MutiBoot, Unetbootin, Rufus Portable, YUMI, etc). Uso quase sempre o YUMI (atualmente, creio, está na versão YUMI-2.0.0.5.exe).
(i) Usa uma pen com alguns Gigas. Se a pen é usada, se calhar será melhor fazer, antes, um ‘Low Level Format’ (com, por ex., o HDD Low Level Format Tool).
(ii) Ao executar o YUMI, ele copia para a pen as iso dos S.O. (dos que constam da sua extensa lista) numa sequência de passos, sendo o 1º, a selecção do S.O., a 2ª, a formatação (em FAT32) da pen, isto na primeira instalação (atenção ao texto das janelas que vão abrindo; às vezes, parece que aquilo bloqueou, mas é porque não lemos…).
O YUMI até permite guardar algum do espaço da pen para gravar dados de sessões de Live CDs…
(iii) Para os PCs velhotes, sem opção de arranque a partir das pen’s, há que gravar a iso do Plop Boot Manager num CD e pôr o PC a arrancar da drive de CDs. Não há quase perda de tempo neste arranque (via CD), pois, de imediato, surge a opção de arranque da pen…
Mas. claro, há programas em Linux que fazem o mesmo, inclusive, já de ‘origem’, no Linux Mint 16 …e 17 🙂
Mas não sou dos ‘puristas’ que só concebem quase tudo no «quem não está connosco, está contra nós!»,
…além de que creio que não faltará muito para a Microsoft abandonar os S.O.’s TOP e virar-se mais para o Software, o qual também faz (algum) muito bem, por ex. o Office;
…os vários Linux …e os chineses, estão a esforçar-se cada vez mais para que isso aconteça 😀 🙂
Para sacar com várias plataformas:
http://ubuntuaio.wordpress.com/downloads/
Neste artigo. mostra-se algo, que depois não está disponível! Parece-me com pouco sentido (o artigo)!
O conceito está fantástico!
Mas isto é tipo, mostrar um doce a uma criança, e depois não deixar ela comer!
Cumps!
Deixei o link oficial no post acima, como também outro utilizador acima.
Agora se me dizeres que não colocaram links no artigo para fazer download do DVD então ai também concordo.