Ubuntu 20.04 instalado? Aprenda a configurar a rede via interface gráfica
Em 2018 criamos um conjunto de tutoriais sobre o CentOS 7 onde ensinamos a configurar o sistema e também a configurar alguns serviços de rede. O desafio desta vez é fazer um trabalho idêntico só que com o sistema operativo Ubuntu.
Depois de termos ensinado aqui a instalar o sistema, vamos aprender como configurar a rede para acesso à internet.
O sistema da Canonical é uma das distribuições Linux mais populares do mundo e está agora mais requintado. A última versão, o Ubuntu 20.04 é LTS (” long-term support”), ou seja, tem 5 anos de atualizações no que diz respeito a segurança, correções críticas e atualizações de software selecionadas pela Canonical.
Para a configuração da rede do sistema temos duas formas: ou via interface gráfica ou via cli (linha de comandos). Hoje vamos ensinar como configurarem via interface gráfica.
Configurar rede via interface gráfica no Ubuntu
Para configurarem a rede devem começar por ir ao ícone de rede localizado no canto superior direito. Em seguida devem escolher Wired Connected
Aí dentro escolham a opção Wired Settings
O próximo passo é aceder às opções da interface (neste caso da interface por cabo). Após carregarem, irá abrir uma nova interface com as informações sobre a configuração
Para procederem a uma configuração manual IPv4 devem selecionar o separador IPv4. Aí dentro basta que indiquem qual o endereço IP estático que pretendem configurar assim com a máscara, gateway e servidor de DNS. Caso, na vossa rede, tenham um servidor de DHCP (que faz atribuição automática de endereço), podem manter a opção Automatic (DHCP)
Depois de realizada a configuração basta carregar em Apply que a mesma terá efeito de imediato.
Como viram configurar um endereço manual no Ubuntu é uma tarefa extremamente simples. Num próximo tutorial vamos mostrar como podem configurar os parâmetros de rede via terminal. Esperamos que este tutorial vos seja útil e caso tenham alguma dúvida ou questão deixem nos comentários.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Tenho que vos escrever um artigo sobre instalação e configuração do i3wm no Ubuntu 20.04!
Olha, boa ideia 😉 quando quiseres.
Método mais simples: encaixar o cabo
Porque é que a @Marisa Pinto nunca faz artigos técnicos?
https://pplware.sapo.pt/author/marisa-pinto/
Porque ela nem o nome dos sistemas operativos sabe, portanto esperas que ela saiba seja o que for de tecnologia?
Ainda no artigo que escreveu que é a pergunta semanal, Qual o Sistema Operativo que mais usam em contexto de trabalho?, ela tem muitos erros nos nomes dos sistemas operativos, o que não é uma falha, é falta de conhecimento básico.
Não tem nenhum com erros. Provavelmente tu é que não sabes o nome deles 😉
Penso que todos nós estamos a assistir à ascensão das mulheres no local de trabalho na maioria das vezes por razões que nada tem a ver com mérito. Vivemos tempos do politicamente correto. Não quero com isto dizer que não existem mulheres que mereçam os lugares que ocupam, mas no meu dia a dia o que vejo é literalmente o oposto. Isto vai-se pagar caro um dia, mas é para o lado que eu durmo melhor.
P.S.: Não sei quem é a @Marisa Pinto nem duvido das suas competências.
Faz, andas distraído 🙂
Fala-se de alhos e aparecem bugalhos, num post de administração de redes, vêm lavar roupa suja.
Há gente tão pequena que invejam até a sua própria sombra.
Live and let live!
Enfim, e ainda fazem figuras… 🙂
Prezados
Tenho o Ubuntu 20.10 instalado com Maquina Virtual do VirtualBox e já fiz de tudo, mas não consigo fazer a rede funcionar. A saída do comando lshw -C network mostra logo na primeira linha:
*- network DESABILITADO.
Mas o resto esta normal.
Como habilito a placa de rede.
Alguem pode me ajudar?