Já é conhecido o novo ecrã de Login no Ubuntu 17.10
No dia 19 de outubro de 2017, a nova versão do sistema operativo Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) chega ao mercado com novidades e funcionalidades.
A mudança que mais tem dado que falar é o regresso do GNOME Desktop ao Ubuntu. Inevitavelmente, com esta mudança, muitos outros aspetos irão sofrer alterações. Para além da mudança dos botões de controlo de janela para o lado direito e da nova dock que será incluída na próxima versão, também o Ecrã de Login da próxima versão do sistema operativo será alterado.
Nas builds atualmente disponíveis da próxima versão do Ubuntu 17.10, o ecrã de Login e o Ecrã de Bloqueio possuem uma aparência diferente, passando a ter semelhanças com outras distribuições que usam o GNOME Desktop.
Esta é a aparência do Ecrã de Login que vem como opção padrão em todas as distribuições que utilizam o GNOME Desktop. De facto, esta imagem não tem muito a ver com a combinação de cores que caracterizam a distribuição de Linux comandada pela Canonical.
Por isso, os engenheiros que trabalham diariamente na distribuição decidiram dedicar algumas horas do seu trabalho a retocar o design do Ecrã de Login e que permite aos utilizadores acederem ao sistema operativo.
Como é possível reparar, o background foi alterado para uma cor a fugir para o roxo e os botões possuem agora a cor laranja que combina com as cores que caracterizam o sistema operativo.
De qualquer das formas, os utilizadores terão a liberdade para alterar a imagem de background como já anteriormente era possível. Bastará aceder às Definições do Sistema, mais precisamente na secção com o nome “Aparência” e escolher uma imagem como Background para o sistema operativo.
De facto, esta não é uma mudança que acrescenta alguma coisa ao sistema operativo ou que altera o modo de funcionamento do sistema operativo para os utilizadores. Ainda assim, é bom, de vez em quando, ter alguma informação que nos alimente durante o tempo de espera até termos acesso à próxima versão do Ubuntu. Deste modo, vamos tendo uma noção do que a Canonical poderá estar a preparar para o próximo mês de outubro.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Ta todo pipi igual ao windows 10
Igual windows?? Talvez a dock que é apresentada na imagem que é uma extensao e que nao tem nada a ver com a do windows??
Aqui os cromos sabem o que escrevi ou tenho de fazer um desenho. Ta bonito como o windows 10 ta bem assim ou tenho de dizer que ta horroroso
tens que dizer em que é que esta igual ao windows 10 que te parece bonito.
este DE (gnome) já existe á alguns anos mesmo antes do windows 10
Igual ao Windows 10? Duvido muito mesmo
1º o print foi muito infeliz, pois não transmite o layout padrão do Ubuntu 17.10. Poderás conferi-lo neste link http://www.omgubuntu.co.uk/wp-content/uploads/2017/09/ubuntu-dock-ambiance-theme.jpg
2º Quanto à interface de login, lamento mas esta é original do Gnome 3
e o login pelo smartphone nada ainda ?
O Unity foi um tiro no pé… confuso como tudo e consome recursos desnecessários. Aliás, o meu portátil de 2009 corre sem espinhas o Windows 10 e já o Ubuntu com Unity queixava-se.
Pessoalmente gosto mais do look&feel do XFCE e do Gnome 2, mas isso são preferências.
O Gnome 2 está morto e enterrado. Deves estar a referir-te ao MATE.
Estar morto não significa que não goste dele…
Não estou a referir ao Mate.
Enfim, sendo isto linux eu posso alterar aquilo que quiser e neste caso não são precisos horas basta ir ao config da coisa e pimba.
/usr/share/gnome-shell/theme
Desmancha prazeres… 🙂
Boas,
Não sendo eu um utilizador que por defeito altere muito o ambiente gráfico (não costumo alterar nada além da imagem de fundo e talvez o aspecto dos bordos das janelas), isso de alterar coisas no Linux recorrendo aos ficheiros de configuração é verdade mas trás um senão, a cada atualização, dependendo do que se altera, ou fica com um sistema instável ou mesmo sem arrancar, ou tem de de alguma forma ter scripts que a cada actualização tentem repor as configurações que deseja. Se isso as vezes é simples, outras vezes é horrível. Basta pensar em versões diferentes de bibliotecas, ou mesmo o problema das dependências cíclicas. Há distribuições de Linux que dão resposta a isso, mas no pplware ninguém que saber disso, só querem escrever sobre tretas de imagem mais bonita, menus mais janotas, e coisas dessas… aliás, atrevo-me a dizer que o mundo Linux é tudo menos imagem… mas como vivemos no mundo das imagens, o que conta é se o menu é mais bonito, se o ícone é mais redondo, e tretas assim. Aliás, a marca da maçã vende muito isso nos seus produtos, ambientes bonitos, ícones redondos, sistemas para totós, e depois chamam a isso inovação (só se for no visual claro).
Mas pronto, como a notícia é sobre o “fantástico” ecrã de login do ubuntu, bem tá relativamente parecido ao gnome por defeito…
Boa tarde
Sempre gostei do Gnome, por ser bastante estável e funcional, a par do KDE no Linux Mint.
O Unity nunca conseguiu me convencer.
Abraço
Agora sim o Ubuntu voltou! Pena serem tão teimosos, perderam milhões de utilizadores, o Linux Mint bem agradece. Esse ambiente de trabalho é igual ao meu Manjaro. Tem de inovar muito mais rápido.