Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR
No inicio de Março, escrevemos aqui um artigo sobre as possíveis e polémicas mudanças no Ubuntu, entre as quais estava a a adopção do MIR (uma nova geração do servidor gráfico).
Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell, do projecto Kubuntu, referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição (ver aqui); Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR.
Tal como anunciado aqui, o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o substituto do X-Window e X.org e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do Wayland - projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical).
Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o Unity 8 (também conhecido como Unity Next), que apenas estará disponível no Ubuntu 14.10 segundo o roadmap divulgado por Olli Ries – Director dos subprojectos Mir e Unity na Canonical – ver aqui.
Para o Ubuntu 13.10, que virá com o Unity 7, os planos definem que o Mir estará presente por omissão no sistema, correndo em modo de compatibilidade através do XMir.
Segundo as informações divulgadas no mesmo artigo, o XMir apenas será suportado, aquando do lançamento do Ubuntu 13.10, por drivers open source (Intel, Nouveau e Radeon) . Os drivers proprietários (Nvidia e ATI) não terão ainda suporte nessa altura, estando previsto que tal venha a acontecer apenas quando o Ubuntu 14.04 for lançado.
Aqui fica uma pequena demonstração do Unity 7, GNOME 3, KDE, Xfce e LXDE a correr sobre o XMir:
Qual a vossa opinião sobre estas alterações no projecto Ubuntu?
Homepage: Mir Plans In 13.10
Este artigo tem mais de um ano
Nunca consegui por a funcionar correctamente o ubuntu no portátil HP Pavilion dv6-6195sp AMD Radeon HD 6770M será que isto vai resolver o problema ?
A ventoinha do processador está sempre a trabalhar, mesmo desactivando a placa gráfica na Bios o problema persiste.
Tenta actualizar a Bios…
Já tenho a ultima actualização disponível mas sem resultado.
Data de lançamento: 2011-10-31
Nada a ver. O problema que tu tens é com as drivers gráficas open-source da AMD que vêm instaladas por default. Correm a gráfica a uma velocidade constante e com a ventoinha sempre a trabalhar para manter o GPU arrefecido. Experimenta instalar as gráficas proprietárias a ver se melhora.
Também já experimentei essa opção, mas o resultado foi o mesmo.
Obrigado.
boas…
A AMD lançou um mega patch para corrigir situações, entre as quais essas das graficas mas apenas a pertir das ATI R600..
Mas penso que so esteja disponivel para o kernel 3.11, ou superior…
Existe a Opção PowerPlay, mas não é dinamica e não resolve todos os casos…pelo que o patch deve ser muito bom para quem ten hardware que seja sopurtado claro…
cmps
adorei 😀
“””Using Mir as a X compatible system compositor in 14.04 which can host any “” <–??????""
Desktop Environment that is running on X today, ""what????"" will allow all dependent
Ubuntu derivatives to run on top of this stack in 13.10 and 14.04 without
any changes needed on their side [1]. """
Checkmate, e não é ironico, era o que fazia falta no linux.
bem a liçenca e close surce but, quem se importa? espero pelo mir a anos se == a windows ou mac (hay o mac usa xorg. + 1 inovação appel)
o linux vai ser o melhor so, mas sera pago?
o wayland … old and ….está melhor mas….
gtk da google. depois de limpo, 100%.
que haja soft games…..
O que faz falta é um bom português
What?
Na língua em que escreveres, tenta fazê-lo bem. Ou então, escolhe uma terceira língua.
Pronto, pronto, já vamos a correr comprar o que te falta, mas entretanto não toques em nada nem no computador…
o que eu desejava era que o ubuntu fosse mais eficiente energeticamente, no meu portatil com o jupiter chega a 65º, e com o windows dificilmente chega aos 55
“…O Mir deverá chegar já em finais Julho aos utilizadores que têm o Ubuntu 13.10 já instalado..”
O 13.10 nao sai só em deste ano?
Em Outubro deste ano..
Sim, mas é para as versões Alpha e beta. Por falar em alpha, saiu ontem a Alpha 1 🙂
Alguém conhece a música? Lembra algo de game da nintendo…
Eu infelizmente ou não só me posso dar ao luxo de usar versões lts. Aqui no trabalho é tudo linux, acho que em Windows deve ser o autoclismo do WC dos homens, pois quando aquilo não deita a água temos que saír e voltar a entrar na casa de banho! eheheheh!
Relativamente á componente gráfica que abordam aqui, se for mais rápido, eficiente, sem problemas de bloqueio e consumir menos recursos… maravilha, venha ele.
Vamos ser prráticos PPLWare! Isto serve para quê e quais as diferenças?
O kubuntu está a ser desenvolvido por outra empresa, além da comunidade claro, por isso não me espanta que não traga o mir…
O novo google maps (webGL) não funciona com os drivers opensource da Nvidia e da ATI, pelo que por aí temos problemas.
Mais um da serie “se a canonical não faz ninguem faz”.
Aproposito o artigo não esta bem escrito, quando falam do wayland dão a entender que foi uma briga entre os seus desmevolvedores e a canonical, sendo que foi a empresa Sul Áfricana que bancou o projeto por anos até que resolveu abandonar já o os desenvolvedores simplesmente não fizeram nada em 1 ano inteiro de trabalho
Houveram alguns desentendimentos: http://pastebin.com/KjRm3be1
Muita gente não concorda, por causa que a atitude é “anti-opensource” e que deviam ter ido com o Wayland, porque agora vai custar mais para depois conseguirem que as gráficas dêem apoio, blablah. Eles que continuem, fazem eles bem. A Canonical é uma empresa, precisa de inovar para conseguir competir com SOs mainstream. A ver se o Linux deixa de ser usado só por “geeks”, pois é um SO com grande potencialidade, não só para informáticos, e é free.
“o que eu desejava era que o ubuntu fosse mais eficiente energeticamente, no meu portatil com o jupiter chega a 65º, e com o windows dificilmente chega aos 55”
Isso em parte é pelo xorg. X Windows pq só o facto de mover o rato pelo display exige montes de trabalho ao cpu pq X tem mais de 20 anos ….. e estava obsoleto.
O mir só, é nada mais que: passar de ver tv a preto e branco para um lcd 3D e este noticia muda o rumo do Linux……. E para bem melhor.
“”Pronto, pronto, já vamos a correr comprar o que te falta, mas entretanto não toques em nada nem no computador””
http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/daily-live/current/
parece o windows vista….
Alguem sabe me dizer que software esta sendo usado no video pra medir o desempenho?
Aquilo não é um “benchmark” é o htop que mede a ocupação de recursos CPU/RAM,etc e os processos que estão a correr.
Mt obrigado!