Tutorial Ubuntu Phone: O que são e como usar os Scopes?
O BQ Aquaris e4.5 com Ubuntu já está à venda na Europa por 169,90€ e a curiosidade em torno deste “diferente” sistema móvel é muita. Esqueçam as comparações com o Android, iOS ou mesmo com o Windows Phone pois o Ubuntu para smartphones assenta numa nova filosofia de navegação, onde tudo é controlado através dos nossos dedos, sem recorrer a botões.
Com o objectivo de mostrar algumas funcionalidades inovadoras deste novo sistema da Canonical, o Pplware vai publicar nos próximos dias um conjunto de pequenos tutoriais. Hoje vamos aprender o que são scopes.
O Ubuntu oferece ao utilizador uma forma revolucionária de interagir com o seu smartphone graças a uma novo conceito: os Scopes. Na prática os Scopes são ecrãs individuais (estilo home screens) de início rápido que lhe permitem aceder a tudo aquilo que necessita: música, vídeos, redes sociais, etc. sem ter de ir aplicação por aplicação.
Alguns Scopes
NearBy
Quando sair de casa, o NearBy localiza para si o melhor restaurante, um concerto para essa noite ou ainda o autocarro que pode apanhar.
Notícias
O Scope News oferece-lhe as últimas notícias escolhidas numa ampla lista de meios. Crie o seu próprio jornal digital ao seu gosto.
Música
Ouça música do seu smartphone ou em streaming na Soundcloud e na Grooveshark, faça downloads na 7digital ou compre as suas entradas na Songkick. Tudo sem sair do seu Scope Music.
Hoje
Volte ao início em qualquer momento para ver as suas interações mais importantes num só ecrã, personalize-o e decida o que é importante para si e o que não.
Como gerir os scopes?
O Ubuntu Touch oferece também uma funcionalidade que permite facilmente gerir os scopes disponíveis. Para isso basta fazer “swipe” de baixo para cima e em seguida escolher quais os scopes que passam a estar visíveis no nosso sistema.
Esta é uma pequena dica para quem tenha já tem umUbuntu Phone (neste momento apenas o BQ Aquaris e4.5 está disponível). Se souberem de outras dicas partilhem connosco que nós fazemos um tutorial.
Este artigo tem mais de um ano
GNU/Linux puro.
Chega de android todo kitado à martelada e um iOS semi aberto que devia de ter funcionalidades triviais e não tem.
PS: Sou um utilizador do OS X e iOS por isso fanboys esqueçam. É preciso saber comparar os sistemas e este ubuntu para mim é o que me mais interessou.
Uma “Scope” (Lente em tradução solta) funciona como um agregador de informação relacionada.
A Scope vai buscar informação de várias aplicações.
Por exemplo a Scope de fotos, agrega as fotos da Galeria, Facebook, Flickr, etc.
muito bom estou pretendendo adquirir um aparelho destes, estou vendo que o Android está muito capitalista.
Na pratica qual a diferença entre scope e aplicação?
Eu não vejo nenhuma.
“Na prática os Scopes são ecrãs individuais (estilo home screens) de início rápido que lhe permitem aceder a tudo aquilo que necessita: música, vídeos, redes sociais, etc. sem ter de ir aplicação por aplicação.”
Numa única interface, podes ter vária informação relacionada.
Bem também não percebo qual é a diferença entre um Home Sreen e um Scope, não percebo a necessidade da Ubuntu dar um novo nome a algo já existente no mercado, parece mais uma opção de marketing para dizer que têm algo novo e inovador quando na realidade não o têm. É mesmo só para baralhar e confundir.
Paulo B.
Paulo,
São conceitos diferentes. Num scope tu reúnes um conjunto de informação relacionada. Para aplicações, existe um scope específico.
são coisas diferentes…
faz lembrar o Fastlane dos Nokia Asha e X serie…
Uma “Scope” (Lente em tradução solta) funciona como um agregador de informação relacionada.
A Scope vai buscar informação de várias aplicações.
Por exemplo a Scope de fotos, agrega as fotos da Galeria, Facebook, Flickr, etc.
Bem já percebi o conceito de scope mas de todo continuo a não concordar com esta nomenclatura de nomes, continuo a não ver o motivo de se arranjar um nome nome “Scope” e dizer que é um agregador de informação de um determinado tipo, quando se faz uma pesquiza seja de que forma for estamos indirectamente a reunir um conjunto de informação relacionada com o tema pesquizado, e além disso existem aplicações no mercado que reunem informação de um determinado tipo há já vários anos e então essas aplicações também são Scopes, continuo a achar que Scope é apenas um nome inventado para fins comerciais de marketing para justificar uma suposta nova funcionalidade que na realidade já existe no mercado há anos, segundo o conceito aqui apresentado.
Off Topic: Já saiu a versão final do Elementary OS freya
Vale mesmo a pena comprar este telemovel? Não me refiro ao ubuntu, porque esse parece 5 estrelas, mas sim ao hardware. O que dizem?
Cumprimentos,
João Reis
Ainda não experimentei este sistema, mas pelo que vejo, não me afrada minimamente. Estava à espera de um sistema limpo, enxuto, leve, e afinal parece que é mais do mesmo como no Ubuntu para PC: andaram a enxê-lo de lixo, e agora a cada nova versão vão tirando algumas inutilidades às pinguinhas. Ubuntu phone, ou transformam aquilo no sistemas que os adeptos de linux esperam ver num telemóvel, ou então vai ser um fiasco. Ainda para mais com o que se espera do Windows10 para telemóveis.
Mike, este sistema não é “mais do mesmo”. É diferente.
ubuntu phone… eu espero isto desde o dia do anuncio feito.. uma bela alternativa a quem gosta de sistemas diferentes e não vai atrás do regular android e do ios…
aquilo está algo diferente da versão de pc, mais adequado ao estilo “mobile” de hoje em dia…. e corre as mesmas apps no mobile e no pc(compiladas em arm, ou x86, dependendo do cpu usado no mobile)
eu acho que vai vingar
este e o sailfish acho que vingam porque estão a fazer algo diferente
O sailfish também me agrada muito.
linux e os seus b…….
Building from scratch
http://developer.ubuntu.com/en/apps/sdk/tutorials/using-the-ubuntu-emulator/
lost time 4H and …… nada como next…next… next.
Apesar das várias criticas, este é um sistema que me agradou, muito mais que ios, android e windows phone. Venho testando em um Nexus 4 de forma esporádica.
No desktop, o unity não é muito funcional, mas nos telemóveis, se mostrou mais funcional que as interfaces de seus concorrentes.
Estou muito curioso para testa-lo…só não me agrada o hardware do bq, se tivesse mais espaço de armazenamento e ram seria ideal
O Hardware parece fraco para o UBUNTU:(
Bom dia
Como é a integração com gmail e google calendar.Não me parece ter havido nenhuma nota sobre o assunto. 🙂
Boas, tenho isso a funcionar. Lanço tutorial brevemente.
PP
Então a grande novidade dos “scopes” é serem… os Hubs do Windows Phone.
Que não funcionam porque as pessoas estão viciadas em apps.
Dizes tu 😉
Para quando uma review mais extensiva deste modelo? 😀
Boa tarde a todos.
Moro no Brasil e estou altamente interessado em adquirir um destes aparelhos com Ubuntu.
Qual destes seria o melhor? Tenho duvidas sobre atualização e etc. Como Debian User, acredito que este sistema virá pra marcar…