TOP 5 – Apps Open Source em 2016
O ano de 2016 está quase a acabar mas antes é preciso ficar a saber o que de melhor tivemos neste ano. As escolhas são sempre difíceis de fazer e, muita das vezes, questionáveis.
Hoje o nosso TOP é relativo às melhores Apps Open Source que experimentamos em 2016.
Atom
O Atom, o popular editor de código do Github, é um dos preferidos dos programadores devido às funcionalidades que oferece. O Atom permite que os programadores acedam à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github. Além disso, permite também o acesso a temas completamente personalizáveis e a uma comunidade que está a desenvolver módulos e extensões para o Atom.
NextCloud
Lembram-se do projecto ownCloud? O Nextcloud não é nada mais que um fork do ownCloud, uma plataforma para partilha de ficheiros, fotografias, vídeos, etc. Além disso é possível ter um serviço de calendário partilhado, contactos, etc.
Blender
Quando se fala em Open Source e suite para desenvolvimento de conteúdos 3D, o nome mais sonante é o Blender. O Blender oferece uma interface bastante bem organizada com ícones muito intuitivos e uma área de trabalho super agradável.
O Blender permite definir teclas de atalho, suporta Add-ons (através de Python Scripts), entre outras funcionalidades.
Adminer
O phpMyAdmin é indiscutivelmente a plataforma mais popular para gestão de base de dados MySQL. No entanto, o Adminer oferece um conjunto de funcionalidades, como a experiência do utilizador, desempenho, segurança, suporte a muitas funcionalidades do MySQl, que garantem a esta plataforma uma superioridade em relação ao phpMyAdmin.
Proxmox
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
E são estas as 5 apps/ferramentas Open Source que escolhemos para este final de ano. Gostaríamos agora de saber qual é o vosso top 5 ou que sugestões de apps para incluir num top deste tipo.
Este artigo tem mais de um ano
Bom artigo!
Blender bom programa, mas do mais complicado que há para se usar.
Mesmo algumas pessoas com conhecimento 3d fogem dele.
É pena porque quando se criam programas open source para cativar utilizadores, quanto mais intuitivo melhor. Assim não
Não concordo, visto ser um utilizador praticamente full time do software desde 2008, considero um software bastante intuitivo tal como outro qualquer de 3D (Maya, 3D Std Max, Cinema 4D, etc). A única questão é saber se os profissionais estão dispostos a descobrir (e a ter tempo tb) novos softwares… sabendo os conceitos de 3D, só precisamos de descobrir a forma como cada software trabalha determinadas áreas do 3D 😉
Ahhhh para não falar das grandes potencialidades de o podermos instalar em diversos sistemas operativos como windows, OS X, Linux, Solaris, etc.. sendo simultaneamente bastante leve em relação à concorrência. Em relação ao software ser intuitivo, já trabalhei com 3D Std Max e considero o BLender muito mais intuitivo para modelação criativa como personagens 3D. 😉
– Concordo. É a minha opinião também.
– Software do melhor que existe, a nível e/ou mesmo melhores, que software comercial, como o “Blender” e “Gimp”, mas com interfaces que quase não podiam ser piores.
Não vi o LibreOffice na lista.
Eu também não. Se calhar não está lá.
Alguém aqui tem experiência com Proxmox? É comparável a vmware ou hyper-v em termos de performance?
É sim. Tem as suas manias mas faz bem o seu trabalho.