TOP 10 – Editores de texto para Windows e Linux
Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição de texto, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direccionadas para a programação.
Hoje o Pplware deixa-me um conjunto de 10 sugestões, relativamente a Editores de texto para Windows e Linux.
1) Notepad++
O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).
Homepage: Notepad++
2) MetroTextual
MetroTextual não se limita a ser um simples e puro editor de texto. Tem a capacidade de recorrer a sintaxe específica e assim tornar a escrita e leitura de código mais simples e fácil.
As sintaxes disponíveis são várias, abrangendo a maioria das linguagens de programação. O MetroTextual não tem a capacidade de detectar a linguagem a ser usada e devem por isso escolher qual a que pretendem usar.
Homepage: MetroTextual
3) GOBBY
O Gobby é um editor de texto abrangido pela licença GPL (General Public License) que tem como principal funcionalidade o desenvolvimento remoto cooperativo síncrono. Este permite que duas ou mais pessoas, estejam elas onde estiverem, possam visualizar e fazer alterações num arquivo de texto, seja ele do tipo .txt (ficheiro de texto), .doc (ficheiro Word), ficheiro .cs (ficheiro C#), do tipo .vb (ficheiro visual basic), ou de qualquer outro tipo.
Homepage: Gooby
4) Brackets
Considerado já como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), Brackets é um novo editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis .
Homepage: Brackets
5) PSPad
O PSPad é um editor ideal para programadores. Esta ferramenta tem muitas características, das quais se destacam a organização de ficheiros em diferentes projectos, Cliente FTP, Gestor de sessões, Syntax highlighting, Verificação ortográfica, etc.
Homepage: PSPad
6) Bend
O Bend tenta uma abordagem interessante ao apresentar uma interface completamente diferente do habitual a uma funcionalidade já muito explorada. É um editor de texto, mas com “outra cara”. A interface do Bend tenta uma abordagem muito simplista ao reduzir ao mínimo e essencial as funcionalidades disponíveis. Desapareceram os menus e as opções que por norma poucos utilizadores usam.
Homepage: Bend
7) Komodo Edit
O Komodo Edit é um excelente editor de texto open source que combina a rapidez, “inteligência” e simplicidade de operação. Este editor é multi-plataforma e suporta o reconhecimento de sintaxe de algumas linguagens de programação como são o caso do PHP, Python, Ruby, JavaScript, Perl, Tcl, XML, HTML 5, CSS 3.
Homepage: Komodo Edit
8) Aptana Studio
O Aptana Sudio é essencialmente um editor de texto opensource desenvolvido em Java com suporte para o desenvolvimento HTLM, CSS, Javascript, SciptDoc, XML. É também possível obter suporte para PHP, Ruby on rails, Adobe Air 2.0 e outros, instalando o plugin adequado.
Homepage: Aptana Studio
9) Bluefish
Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners. Como muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl, JSP, Python, entre outros.
O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objectivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais tivessem como sistema operativo o Linux.
Homepage: Bluefish
10) Geany
Geany é um editor de texto multiplataforma desenvolvido em GTK+ que possui funções básicas para um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Tal como outros ferramentas já apresentadas, este editor tem suporte para vários tipos de formatos e algumas interessantes características.
Homepage: Geany
E são estas as ferramentas que hoje compõem o nosso TOP 10! Como utilizador de Windows não dispenso o inigualável Notepad++ (não esquecendo claro o wordpad e notepad) e no Linux sou adepto do Geany (claro que também não nos podemos esquecer do vi, nano , gedit…entre outros).
Hoje gostaríamos de saber qual o vosso editor de texto favorito para Windows ou para Linux. Têm outras sugestões?
Este artigo tem mais de um ano
Falta o sublime text!
Cumprimentos.
+1
o sublime text é excelente.. pena não ser 100% free e chatear de vez em quando cm a mensagem da licença. mas nada de mais xD
recomendo! 😉
Ia precisamente comentar isto. É, para mim, o melhor editor de texto – o Brackets poderia eventualmente ser superior, no entanto o sistema de tabs não é perfeito, e não funciona lá muito bem com a edição em tempo real do Cyberduck.
Uso esse, é espetacular
Também ia falar no sublime text. Falta esse na lista.
faltou o Emacs
Yap, Sublime é mesmo o melhor editor de texto
+1
Ia falar desse mesmo! 😉
Faltou mesmo o Sublime Text! Foi o primeiro editor que instalei quando comprei o último portátil x)
Não se esqueçam do Twistpad:
http://www.carthagosoft.net/twistpad/index.php
Ninguém conhece o UltraEdit???
Sim, ainda esteve para entrar no TOP mas depois ja nao havia espaço. Num próximo TOP
Na minha opinião não há nenhum editor que chegue sequer perto do Sublime Text
Sim, realmente o Sublime Text é muito bom. Acho que era digno de aparecer neste top10.
Dos que estão no top10, uso/usei e gosto do Geany e do Notepad++.
Ja ouvi falar muito bem do Sublime Text. Vamos proceder a uma analise
Esperem pela versão 3.0 que está quase a sair, trás grandes melhorias de performance 😉
Já a usar o Sublime 3 beta 🙂
Fluido, recheado de funcionalidades, intuitivo e com atalhos de produtividade que metem inveja aos editores e IDE’s mais conhecidos!
O Emacs e melhor que o Sublime Text.
vim ?
O Vim e o Emacs nao entraram na lista, porque nao estao na “moda”, acho estupido alguem falar de editor de texto sem mencionar o
Vim e/ou o Emacs.
Calma ph…isso da estupidez tem muito que se lhe diga. Num próximo artigo deste tipo vamos incluir esses.
Vim e emacs São os editores por excelência do mundo linux e por sinal eternos adversários, não falar neles num artigo sobre editores de texto é um pouco estranho, no mínimo
Boas Diogo
O top é para editores com ambiente gráfica
vim para presidente !!!!!
E claro que o que eu queria dizer era “VIM” (editor de texto) para presidente em tom de piada …. so para rematar !
Apesar de ser em java está ao nivel dos melhores: Jedit.
Falta o vi (visual editor) o editor nativo do unix/linux .
Sim, de TOP, mas também apenas num próximo TOP. Tem uma menção “honrosa” no final e no Linux sou adepto do Geany (claro que também não nos podemos esquecer do vi, nano , gedit…entre outros).
Emacs ou Vi !!!
Não sei como se pode falar em editores de texto, e referir como ferramentas para programadores sem falar no Emacs…
O TOP é só de 10 🙂 Vamos fazer outros no futuro
Precisamente por se estar a falar num TOP é que não se percebe a falta de referência ao Emacs!
O Emacs nao entrou na lista pois ele e um sistema
operativo.
?????!!!!
@zeca a frase que disse era uma piada, entre amantes de detratores de Emacs
existem varias piadas interessantes uma delas e “Emacs e um excelente sistema operativo tudo o que lhe falta e um editor de texto decente”, “Tudo e possivel! Emacs ate tem um modo para isso.”
Pois … para o Emacs ser um OS completo so lhe falta um bom editor de texto !!!! 😀
Just Kidding !!!!
Pois, não te esqueças que o emacs foi criado em vim 😀
O meio conceito de Top é um bocado diferente então…
😉
Se calhar queria dizer “Selecção aleatória de 10 editores de texto”.
O Emacs é “O” editor para programadores em sistemas unix-like (embora haja uma versão para windows mas pessoalmente não simpatizo muito com ela).
E o Vi/Vim é “O” editor para administradores de sistemas visto que funciona na consola e nenhum lhe chega aos calcanhares.
Num Top de editores estes estão, sem dúvida, no podium juntamente com o Notepad++ para windows.
Falta o melhor deles todos Vim…
Está la a referencia ao “pai”…vi 🙂
O kate para linux tb é muito fixe 😀
Sem duvida. Também uso
esta gente tá toda maluca ? metem-me o Brackets em 4º? e nem metem o sublime…tá tudo maluco
o 4º nao é propriamente a posição. O sublime como é meio comercial, vai ter uma review à parte
Uma das funcionalidades mais poderosas do Notepad++ é a replace com comandos em ReGex. Muito poderoso mesmo… é quase como ter um Grep + Sed sempre à ponta dos dedos.
Em *Nix, sempre que possivel uso o Vi/Vim, seja em Linux, Unix, HP-UX, Solaris, AIX, etc. É raro nao haver uma variante do Vi.
Há duas semanas essa funcionalidade poupou-me um bom trabalho
Para mim Sublime Text está no TOP 3.
o meu top 3 neste momento é
1ºSublime Text
2ºBrackets
3ºNotepad ++
Gostei da parte que o Gobby tem de edição cooperativa, mas pelos comentários decidi exprimentar o Sublime Text e faz jus ao que dizem, é bastante bom este editor. Já tenho que explorar nos proximos tempos
Sim, é uma funcionalidade que o difere dos outros
tinha um stor no secundário que era tolo pelo notepad++(sempre a gabar-se das funcionalidades e a mostrar..)
um dia numa apresentação de um projeto usei o sublime text para fazer umas correções de última hora… ele perguntou.me que editor era.. desde esse dia nunca mais usou outro xD
Pedro …. se muitos professores aprendessem algumas coisas com os alunos só lhes fazia bem . A educação e bilateral, e aprender e uma coisa que devemos fazer ate morrer.
Sublime Text, ponto.
Nunca pensei não o ver nesta lista …
Wait.. Nada de vi? nem kate? What’s next? Adicionar o notepad?
Actualmente uso bastante o Kate.
Sublime Text!
E falta o Eclipse 😛
o eclipse não é um editor de texto
penso que se formos por aí, o aptana Studio também está a mais xD
Por essa lógica o bluefish e o aptana studio não são editores de texto mas sim ide’s. Falta o sublime text já fortemente mencionado, o vi e o emacs. Enfim…..
Sou utilizador desde a 1ª versão do Ultraedit, que apesar de ser pago é o avô de todos estes editores. 🙂
Tem todas as funcionalidade que estes têm.
Pois … ou seja estes tem todas as funcionalidades do Ultraedit mas sao de borla … e outra forma de ver a coisa !!!!
Komodo FTW
uso o EditPad lite
poucos recursos
abre ficheiro muito grandes
O UltraEdit é muito bom e já me safou a abrir ficheiros muito (muito) grandes. Até agora não vi mais nenhum editor a abrir um ficheiro de 600Mb – felizmente também não vi mais vezes semelhante ficheiro… malditas mainframes 🙂
Pena que não é free…
Ainda a pouco tempo me safei a editar algumas linhas num dump de uma base de dados que tinha mais ou menos 6G …no vi !!! 😀
Claro esta que a maquina ate se torce toda, mas funciona !!!!
pspad !
Usei muito o tradicional Notepad++
Já o Brackets parece-me interessante.
Deviam fazer isto em separado… editores free e os outros.
Como agora só uso free, Notepad++ e Komodo (permite abrir remotamente ficheiros através de scp e outros protocolos) são os atuais editores em uso.
Sublime. Vim. Emacs.
Aptana não é editor é IDE.
E o VIM?
http://www.vim.org/
Editplus 😉
Editplus é realmente o melhor! Pena que não é free.
Um dos melhores e ninguem se lembrou,
Microsoft Expression Web 4 (Free Version)
Sem sombra de duvidas o Sublime é o mais completo e atende a demanda
Para Linux comecei a usar o vim e não quero outra coisa. Até acho estranho não aparecer no top.
O Notepad++ é uma ferramenta muito leve e completa.
Trabalho com Linux e em casa uso o Windows, gosto tanto do Notepad++ que rodo ele no Wine quando tenho necessidade de um editor gráfico.
Se é para pedir, e que tal um top de editores de texto do mesmo estilo, mas para dispositivos móveis. Acho que ainda não foi feito…
Boas,
O editor que mais uso é o Sublime Text, adquiri a licença e posso instalar a mesma licença em qualquer computador e/ou sistema operativo que me pertença. É muito bom, uso-o em Windows e Linux para programação em PHP.
Uso o Vim na consola, principalmente remotamente e o PSPAD para os meus programas antiguinhos ainda em COBOL (O PSPAD reconhece a sintaxe de COBOL).
Quanto aos restantes já utilizei o KomodoEdit (antes do Sublime Text) e o Aptana (embora este seja mais um IDE que um editor de texto e para IDE prefiro o NetBeans), também numa emergência utilizo o NotePad++ que é o meu editor portátil nas PENs.
Recentemente (+/- 6 meses) instalei o Brackets para testar a funcionalidade de editar o CSS num ficheiro HTML e/ou PHP, o que é óptimo.
Já tentei experimentar o Emacs, mas é muito complexo, embora tenha a noção de que se pode fazer TUDO (saliento o tudo) com ele.
Cumprimentos.
Uso o VIM !
É simplesmente genial ! Sabendo trabalhar bem com ele e quais as teclas de atalho, não há melhor. Com syntax highlight e suporte para muitas e muitas linguagens, é simplesmente uma maravilha de trabalhar.
O top 10 de editores de texto e não conter nem o vim nem o emacs, nao estar certo dado a quantidade de linguagens e plugins que ambos suportam…
Com certeza o TextPad é o mais flexível e leve editor
Se o artigo é sobre editores de texto para Windows e Linux, porque é que a imagem do topo é o XCode (no Mac OS X)
EMACS
WriteMonkey
pois… está realmente em falta o Sublime Text, que eu não uso por ser a pagar e por ter muitas alternativas opensource/livre, e os vim/emacs.
O que me incomoda no artigo é em pressupostamente se falar em editores para Linux e Windows e depois uns serem só Linux ou só Windows.
Eu cá, em Linux, ando aos saltos principalmente entre Bluefish, JEdit e Brachets por todos eles terem os seus problemas de promenor, mas também uso o Netbeans, Komodo Edit e Aptana Studio…
O Brachets promete mas também ainda está em fase beta…
O meu top só tem um, o vi/vim, por mais que experimente outros o Vi continua sempre no top.
Obrigadão, me ajudou num trabalho escolar… Mas, esses editores de texto servem tanto para linux quanto pra windows ??? Obg ♥
tao, nano ja nao se usa?