Pplware

TOP 10 – Distribuições GNU/Linux mais populares em 2017

Com o aproximar do fim do ano de 2017, é hora de fazer um balanço das distribuições GNU/Linux mais populares do mundo. Tal como aconteceu em 2016, o segmento das distribuições GNU/Linux para Desktop manteve-se “calmo” apesar dos números indicarem que houve um ligeiro crescimento no que diz respeito à adoção das principais distribuições. Se o Windows domina no segmento Desktop… o Linux domina o mundo, especialmente na área da Internet das Coisas.

Conheçam hoje quais as 10 distribuições Linux mais populares em 2017.


Tal como fizemos em outros anos, o TOP 10 apresentado deste artigo teve como base o parâmetro hits per day disponibilizados no site Distrowatch.

10 – TrueOS

Se o ano passado era o Manjaro que que estava na cauda do TOP 10 das distribuições Linux mais populares, este ano o lugar é ocupado pela distribuição TrueOS. Para quem não conhece, a distro TrueOS é baseada no FreeBSD (estando um pouco desenquadrada deste top) e tem como principal objetivo ser simples de instalar e usar.

Em termos de aplicações, esta distro vem já com várias ferramentas instaladas tal como acontece com outras distribuições que são bastante populares. Destaque ainda para o sistema de ficheiros que é o OpenZFS.

 

9 – elementary

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel e garante um bom desempenho. Das muitas características que possui, destaque para o ambiente gráfico de trabalho (personalizado) denominado de Pantheon e vem também já com várias ferramentas para fotografia, música, vídeo e muito mais.

Ao nível do browser o elementary OS vem com o Epiphany e o cliente de e-mail é um fork do Geary.

8 – openSUSE

O openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. Esta distribuição tem como objetivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho com uma interface bastante atrativa.

7 – Fedora

O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se veem em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Atualmente, o Fedora encontra-se na versão 27.

6 – Solus

O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo, que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas.

Esta distribuição, traz como ambiente gráfico o Budgie, várias otimizações ao nível do software integrado e também melhorias na generalidade do sistema, que permitem ter uma boa experiência ao nível dos jogos.

 

5 – Antergos

O Antergos é uma distribuição Linux, de origem espanhola, que é baseada no Arch Linux. Anteriormente conhecida comoCinnarch(uma vez que combinava o ambiente de trabalho gráfico Cinnamon e a base do Arch), esta é uma distribuição moderna que agora oferece vários ambientes gráficos de trabalho (GNOME 3 (por omissão)), Cinnamon, Razor-qt e Xfce.

4 – Ubuntu

Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo. Esta distribuição GNU/Linux já foi a mais popular do mundo e tem ganho nos últimos anos algumas (pequenas) melhorias.

3 – Manjaro

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

2 – Debian

O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi, sem dúvida, um dos sistemas que marcou o ano de 2017 e que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Esta é uma distribuição muito estável, limpa e bastante fluida.

1 – Mint

O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.

E são estas as distribuições GNU/Linux mais populares em 2017. Esta segmento continua a ser dominado especialmente pela distribuição Linux Mint, Debian e Ubuntu, apesar de existirem outras distribuições que têm vindo claramente a crescer em termos de popularidade.

Qual a distribuição GNU/Linux que usa atualmente?
Exit mobile version