TOP 10 – Distribuições GNU/Linux em 2014 (Parte I)
Em 2014 o Pplware voltou a ser o principal canal na análise a distribuições GNU/Linux.Em plena recta final de 2014, e depois de apresentamos um TOP 6 – Distribuições Linux Alternativas em 2014, fizemos uma retrospectiva de distribuições Linux analisadas e hoje apresentamos um TOP 10 das mais populares e das que mais nos surpreenderam pela positiva.
Será 2015 o ano do GNU/Linux?
1) Linux Mint 17
O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.
Homepage: Linux Mint 17
2) Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn
O Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn foi disponibilizado em finais de Outubro. Esta versão do sistema da Cononical tem como foco uma melhor experiência do programador e traz uma séria de novas funcionalidades e também melhorias ao nível da segurança.
O Ubuntu continua a ser intuitivo, sempre de usar e um sistema de confiança.
Homepage: Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn
3) Centos 7
O CentOS(Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.
Homepage: Centos 7
4) Fedora 21
Depois de um ano do lançamento do Fedora 20 Heisenbug, a equipa responsável pelo projecto lançou no passado dia 10 de Dezembro o tão esperado Fedora 21. Esta versão do Fedora está disponível nas variantes Cloud, Server e Workstation e traz muitas novidades.
Homepage: Fedora 21
5) Manjaro Linux
O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).
Homepage: Manjaro Linux
No primeiro dia de 2015 iremos apresentar a segunda parte deste TOP distros GNU/Linux. Como sempre, solicitamos aos nossos leitores que nos ajudem a escolher as restantes cinco distribuições. Votos de boas entradas em 2015…com muito Linux à mistura!
Este artigo tem mais de um ano
Linux mint inside!
E o Debian não consta nos 5 primeiros? Omg!!
Estamos a espera da versão 8 🙂
Não é por nada… mas sempre que vejo estes artigos sobre distro’s Linux, o que mais gosto são os wallpapers que os printscreen apresentam.
Deste artigo, gostei especialmente da do Ubuntu…
Boas JJ,
Só tens de instalar o Ubuntu, o Wallpaper é nativo 🙂 Mas podes sacar aqui também:
http://ubuntuportal.com/wp-content/uploads/2014/09/salcantayperu-by-Life-Nomadic.jpg
PP
Nem de propósito, acabei de instalar o Mint agora mesmo
Esqueceram-se do openSUSE. Bem, eu sei que não é para todos, mas merece o seu lugar, afinal de contas é a das distros que mais contribui ao contrario de outras que estão no top.
Contribui para que?
Procura na net informação que é coisa que não falat.
SUSE Linux.
O openSuSe está para o SUSE da mesma maneira que o Fedora está para o Red Hat.
É das melhores distribuições que por aí se encontram e dela saem alguns projectos bastante interessantes que depois são utilizados pelo resto da comunidade GNU/Linux.
concordo
mas ainda perfiro Fedora em termos de estabilidade, desde que que o opensuse tornou-se Rolling Edge com o Thumbleweed ainda tem uns bugzitos pelo meio.
Mas são as minhas Distros favoritas, OpenSUSE pelo Yast, e o Fedora pela flexibilidade, ou seja duas Ditros com RPM muito boas.
Para o crescimento do Linux, ja cá andava qd se chamava Suse Linux e era 100% alemã. Vem dos tempos em que só haviam 2 distros a nível empresarial, Red Hat Linux e Suse, vem do tempo em que as escolhas eram Red hat, Suse, Debian, Slackware e Mandrake, ou lfs
porteus / slackware inside.
WOOWWW 😉
Aqui é Slackware/Debian inside.
slackware ainda respira? hehehe
Cada vez mais 😉
É muito usado também em Servidores…
O Debian está a passar para SystemD, e como tal há muita malta a fugir para Slackware, gentoo,freebsd para puderem continuar a usar o velhinho,super adaptável e simples SysVinit etc.
Eu uso Slackware 14.1 no meu Laptop Dell, funciona muito bem e me dá toda a liberdade que preciso em conjunto com Wine e outros softwares úteis.
Só podem ter se enganado na versão do Ubuntu, a melhor é sem duvida a 14.04, a 14.10 não trouxe novidades significativas e não é LTS.
So colocamos a 14.10 por ser mais recente. Mas sem duvida que partilho da tua opinião, a ter estabilidade e suporte, apostaria no 14.04 (LTS)
E a versão mais recente é necessariamente melhor?
Não, de longe que não
já tive a oportunidade de experimentar ubuntu e mint e gostei das duas 🙂
E o nosso Caixa Mágica?!
(apesar de moribundo…)
manjaro está muito bom.
Rank Distribution H.P.D*
1 Mint 2319=
2 Ubuntu 1841
4 openSUSE 1370>
5 Fedora 1303>
6 CentOS 1173>
7 Mageia 1168
9 elementary 915>
10 Zorin 802<
A minha escolha vai para o deepin 2014.
Foste ao distrowatch 🙂
Acho sempre piada à pergunta “Será 2015 o ano do GNU/Linux?”
É só mudar o ano e é a mesma há imensos anos…
A resposta é, provavelmente, nim. Como sistema operativo de pcs não se impõe como sendo a mais usada.
Mas se olharmos para outras plataformas, tablets e smartphones, aí a situação inverte-se.
O ano do linux já chegou há muitos anos e muitos ainda não perceberam 🙂
Não é preciso ter uma grande quota do mercado para ser um sucesso, o linux já é um grande sucesso desde há muitos anos 🙂
Simplesmente não é pela quota de mercado que podes medir espirito e a filosofia opensource, o poder das comunidades kde, gnome e tantas outras, o poder de ganhares know how vendo e partilhando o código aberto. Para não falar da industria de milhões que gira à volta do linux…
+1
Este ano será diferente, acredita 😉
Boas entradas para todos.
uso MS windows mas o gnu/linux tem o meu apoio. hoje a net é linux. suse, red, centos, rosa.ru.
Já experimentei pelo menos Ubuntu, Mint, Elementary, Arch, Arch Bang, Zorin, Bohdi. Na minha opinião são todos muito bons.
Por que não ficou com nem um deles? O_o
Update: Usava o Mint mas o ecrã do pc ficava branco e então troquei pelo Manjaro e funciona mesmo bem.
Enganei-me. O ecrã ficava preto, não branco.
Bom dia e bom 2015 para todos.
A minha pergunta é a seguinte: Que é que todas estas distros trazem de diferente? Pergunto isto porque há dias testei o Mint Cinnamon, O Mint Xfce, o Zorin 9 Core e o PCLinuxOS Full Monty mais recentes e basicamente não achei grandes diferenças de utilização em traços gerais, claro têm os seus próprios utilitários mas e que mais?
Bom feriado para todos…
e versões diferente de library’s, umas vem com x.1.3 e y.2.8 e outras vem com x.1.5 e y.3
Muito dificilmente o CentOS 7 estaria no top 10, a adopção do 7 irá levar *imenso* tempo para quem utilizou CentOS até a versão 6.
O systemd e o firewalld mudam por completo a forma como a gestão do SO é feita, pelo que uma migração para esta versão é inviável.
O CentOS 6.X é que é a versão mais utilizada e que merece estar no TOP 10.
concordo..
Até o Debian, vai deixar de ser tão usado devido ao systemd…
Devido ao systemd que vem a caminho do Debian, até ja existe um fork em andamento do sistema operativo que suporta mais de 20 arch’s…Devuan OS.
Os sysadmin’s andam passados com o debian, e até já há quem faça jogos, em que a ideia é cortas a cabeça ao lennart 🙂
Muita malta que fez do Debian o maior SO do mundo…saiu, e o Debian está desvirtuado 🙁
Gostaria de ver comentários analíticos sobre as versões “uberstudent”, “zorin OS” e “netrunner”.
Estou tentando conhecer e me adaptar ao mundo linux e tateio no escuro, por não ter conhecimento sobre esse universos. Por isso, apenas leio os posts e comentários.
Mas, gostaria de que dissessem, qual a versão linux mais fácil de entrosamento para um habitual usuário do windows, que deseja migrar de universo virtual?
Olá. Recomendo o pole position: Linux Mint 🙂