Quantcast
PplWare Mobile

Aprenda a instalar o novo Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn (em PT)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Jorge says:

    O mal do Linux é que todos os meses sai Linux maria,jose,antonio…em vez de fazerem actualizações aos que já existem. Existe tanto Linux que com tanta escolha acaba-se sempre por continuar com o Windows….já ponderei ter uma partição com Windows/Linux, mas hoje sai mint maria, amanha é mint manel, ubuntu 10 e amanha é ubuntu 12 a gente nem sabe se esta actualizado/em segurança ou nao

    • Rapaz indignado says:

      Há quem fale apenas para não estar calado! Com franqueza … 🙁

    • jorjão says:

      Amigo LIBERDADE DE ESCOLHA. Diz-te alguma coisa??
      Imagina se só houvesse 1 marca de carros, 1 clube de futebol, etc…
      Boring, no??

    • Francisco Soares says:

      Bem e verdade, mas se quiseres usas Arch Linux, instalas como queres e o que queres e depois tens a certeza de ter sempre o OS actualizado.

    • Antonio says:

      Tens sempre as versões LTS, que te garantem suporte durante 5 anos.

      Sempre que existe atualizações surge um aviso a perguntar se queres ou não instalar as novas atualizações. Se preferires pode também surgir um aviso para novas versões, mas isso fica ao teu critério.

      Dito isto, não percebo o teu comentário.

    • la_marca says:

      Claramente não sabe do que fala.

      Uma das grandes vantagens dos SOs Linux é terem várias distribuições: Ubuntu, Mint, Arch, Suse, Fedora… podia estar aqui o dia todo a enumerar. Cada uma tem as suas diferenças.

      Com isto, no caso do Ubuntu, é uma distribuição muito parecida graficamente aos sistemas “tradicionais” Windows e que tem vindo a ter uma enorme adesão por parte dos utilizadores “standard”.

      E com isto, a distribuição Ubuntu apenas tem duas actualizações (minor) anuais: Em Abril (14.04) e em Outubro (14.10). Sendo que em 2015 será lançada uma nova versão major 15.04.

    • Castigador da Parvoíce says:

      O mal do Jorge é que é um windows fanboy, ou seja, alguém que critica tudo o que não seja windows sem sequer conhecer.

      Todas as versões lançadas do Ubuntu ou Mint ou outros a cada 6 meses são algo parecido (mas melhor) com os Service Packs do Windows que saem a cada 1 ou 2 anos ou mais.

      Todas essas versões do Linux têm atualizações de performance e segurança quase todos os dias, durante o período de suporte.

      Uma versão normal, por exemplo, esta 14.10 tem suporte durante um ano (neste caso até Julho de 2015), enquanto as versões LTS (Long Term Support ou Suporte de Longo Termo) têm suporte (aka as ditas atualizações) durantes muitos anos (mais do que os anos que qualquer pessoa normal use esse SO sem sentir necessidade de mudar para algo mais recente), neste caso particular até Abril de 2019!

      Além de tudo isto, ao contrário do Windows, que necessita de formatação para se passar por exemplo de um Vista para um Windows 7, estes Linux precisam apenas de uma atualização geral, dando para isso ao utilizador a possibilidade de atualizar no mesmo disco sem mexer em mais nada, apenas o núcleo duro do SO, mantendo programas, definições, etc, que ficam, se a instalação for bem feita, em pastas diferentes ou até partições diferentes (ao contrário do Windows que mistura tudo na drive C…).

      O ideal no Linux Ubunu ou Mint (de longe o meu preferido) é ou manter apenas as versões LTS, ou na mesma instalação ir fazendo updates dos novos “service packs” (para usar linguagem que Winboys entendam). Outros como eu, irão instalar de fresco todos os anos, outros irão instalar a cada 6 meses, outros preferem a virtualização, é à escolha do cliente e sempre com a mesma facilidade, simplicidade e rapidez. Ao contrário de outros…

      Portanto meu caro Jorge, em vez de dares má fama ao nome que também é meu, para a próxima, informa-te um bocadinho antes de dizeres asneiras!!!

      • Castigador da Parvoíce says:

        Ah, e agora que pesquisei um bocadinho, só mais uma coisa acerca do suporte e segurança das versões LTS. A de 2012 ainda terá suporte até 2017 equanto quase todos os Linux baseados no Ubuntu 10.04 ainda têm suporte até 2015 na versão Server. 5 anos de suporte só não chegam para quem fica parado no tempo, como por exemplo todos aqueles que ainda usam o XP. Mas aí o problema é dessas pessoas e não do Linux…

      • Castigador da Parvoíce says:

        PS: E eu que aqui defendi o Linux, pois gosto muito do Mint (uso atualmente o 17 LTS), sou também um grande admirador do Windows 7. São ambos bons, cada um tem as suas virtudes. Não há motivos para radicalismos.

        Quanto ao iOS, não posso dizer se é bom ou mau, o que posso dizer é que já usei algumas vezes (poucas) e nunca fiquei satisfeito com a experiência. Como isso é algo subjetivo, não me dá o direito de fazer avaliações sobre a qualidade. Não é por não se gostar que algo passa a não prestar!!!

      • neokpt says:

        tenho uma maquina (trabalho) Windows e outra (pessoal) Linux. Só um reparo em relação ás actualizações, após o vista o Windows faz actualizações irrepreensíveis, isto também demonstra que os fanboys do Linux também andam com palas nos olhos.
        Usem o que quiserem, são todos bons sistemas, uns para umas coisas outros para outras.

    • RJCA says:

      Eu por acaso até percebo o problema do “JORGE” porque ao contrário de todos vocês com as vossas “liberdades de escolha” nem toda a gente terá a capacidade de serem uns grandes espertalhões na matéria. E se uma pessoa quer iniciar-se a “liberdade de escolha” é tão grande que acredito haver confusão. A questão maior “Jorge” é que a dita “liberdade de escolha” também te vai dar a conhecer um sistema operativo com várias variantes. Fica ao teu critério ver/testar uma qualquer até achares que consegues fazer alguma coisa (como eu)…

      Abraço e bom Domingo…

  2. Parrudo says:

    Jorge acho que estás a fazer confusão ou estás mal informado, eu por exemplo e falo do que estou a utilizar (linux Mint 17 Cinnamon LTS)
    Neste caso por mais versões/distribuições que saiam de linux sei que durante cinco anos tenho tudo o que é preciso a nível de actualizações de segurança como todo o resto, por isso a denominação (LTS), fiz-me compreender ???
    Estou a usar em dual boot com o win 8.1 e digo-te que passo semanas que nem o Windows ligo e olha que a máquina trabalha umas boas horas por dia …

  3. Pedro says:

    Boa tarde,

    Actualizei o ubuntu para 14.10 e no fim do processo a rede wireless deixou de funcionar, assim como todas as portas USB.
    Alguém me pode ajudar?
    Obrigado

  4. karlos says:

    Os links de download não são da versão 14.10.

  5. John says:

    Vou esperar até Janeiro para o atualizar. Eu tenho os meus motivos lol. Quanto ao Ubuntu.. Por acaso uso mas só no trabalho. Dá-me uma certa estabilidade e não deixa de ser Linux. Apesar da maioria do pessoal dizer que Ubuntu é Windows. Em casa… Sem dúvida arch Linux. Já lá vão 2 anos… Windows instalado só em máquinas virtuais… Quando é preciso fazer um trabalhito mais rigoroso no office e tal 😉

  6. Victor says:

    bom, usei por um pouco o ubuntu 13.10 e não me agradou,voltei ao ementary os luna, e nele fico até sair o freya. distro linda e leve, a rodar tranquila em um intel celeron 430 com 1 gb de ram. foi minha primeira experiência com linux, e me conquistou completamente

  7. Gabriela says:

    Em um pc com 1GB roda bem ?

  8. RJCA says:

    Por acaso tenho imensa pena de não poder testar mais distros Linux. A máquina que uso (portátil) tem chip gráfico SIS Mirage (como aliás já o referi imensas vezes neste site) e nunca consegui usar o famoso comando “apt qualquer coisa que não me recordo agora” para atualizar/melhorar” o aspecto gráfico das várias distros Linux que tenho tentado em modo virtual testar no meu PC principal. Por isso tenho usado mais o PCLinuxOS MiniMe KDE (o único que consigo usar/funcionar neste portátil) mas claro adoraria experimentar o Mint ou mesmo o Xubuntu mas a 640*480 de grafismo esquece. Mais vale usar o Windows 7 Pro a 32 Bits…

  9. Paulo says:

    Eu estou com o ubuntu 14.04. Esta versão é mais leve? Correrá melhor comparativamente à que tenho?
    Obrigado.
    Um abraço!

    • Marco Tavares says:

      A versão 14.10 parece ser mais rápida. Pelo menos no meu caso. Creio estar relacionado com melhorias no desempenho das placas gráficas Nvidia. Outro aspecto resolvido no meu caso foi o modo suspensão funcionar agora correctamente.

  10. SamuelRego says:

    Boas, gostaria de perguntar se alguém aqui conhece uma versão de linux que seja compatível com gráficas SIS? é que já tentei varias e não obtive sucesso com nenhuma das que tentei.
    Obrigada cumps.

  11. André says:

    Boas.
    Fiz esta actualizaçao mas perdi algumas funcoes. alguem me pode ajudar?
    Perdi a abarra superior onde tinha as horas estado da bateria etc. Pedri tb os atalhos no teclado ou seja se pretender baixar o som ou aumentar nao funciona.
    Existe outro problema que acontece quando ligo um ecran externo ele nao reconhece.
    Alguem pode ajudar??
    Obrigado

    • Sergio Gaucho says:

      Srs, já migrei recentemente para o Ubuntu 14.10 a qual fiquei simplesmente fascinado pelos seus recursos gráficos e acesso a conteúdo. Certamente é outra cultura em matéria de SO. Não quero desmerecer o Windos, mas eu não aguentava mais ter que esperar por tantas atualisações demoradas e tanto comércio em torno desse SO, além de ninguém saber o que realmente o Windows contem. O Linux melhorou muito através dos anos principalmente quanto a suporte técnico, que esta o tornando uma futura extinção do sistema do tio Bill Gates.

  12. Carlos Soares says:

    O comando sudo apt-get install libdvdread4
    sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh
    Não funciona mais no ubuntu 14.10.
    Como executo DVDs no meu Ubuntu agora?

  13. Diego Maia says:

    Gente, será que alguém pode me ajudar, por favor?

    Instalei o Ubuntu 14.10 no meu PC, achei ótimo, mas não está acessando nenhum site que não seja da Google. Já mudei o DNS para um público (8.8.8.8 e 8.8.4.4), mas o problema persistiu.

    Alguém pode me ajudar, por favor?!

  14. Rafael says:

    cara ja faz tempo q quero sair do windows ,to tendo varios problemas,so este mes tive q formatar minha maquina 4 vezes, passei um bom tempo procurando o sistema linux e agora em fim vou poder fazer meu teste,tomara q resolva meus problemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.