PplWare Mobile

Para tudo! O novo Linux Mint 19.2 “Tina” já está disponível


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Jorge says:

    Pára tudo!!! Juntam a multidão toda e é apenas, mais uma distro linux a juntar as 9999999 existentes com 0 novidades que realmente interessam. Mudam um icone e pumba uma nova distro…linux nunca sairá disto.

    • Pedro Silva says:

      Se estivesses atento aos desenvolvimentos e/ou utilizasses esta distribuição (quando digo utilizar, é utilizar mesmo.. e não instalar brincar com configurações e abrir o Firefox) ias ver que não é nada disso.
      Para mim continua a ser das melhores distribuições Linux de sempre.
      Já uso à 10 anos e nunca me deixou mal.
      Super estável e completa.

    • Ruy Acquaviva says:

      É uma distro muito boa e merece o destaque que o artigo dá a ela. Alipas, gostei muito do artigo, trata-se de uma boa notícia e de grande interesse para quem utiliza ou se interessa pelo Linux. Imagino que quem não se interessa por Linux nem abriu a página do artigo.

      • Theneus says:

        Esta distro e seus desenvolvedores merecem respeito… já pararam para pensar que fazem o que fazem e ainda disponibilizam sem cobrar nada..

        • Daniel says:

          Eles não merecem assim tanto respeito, brigam entre si que nem cão e gato e ainda por cima não fazem marketing pesado da distro, abandonam as redes sociais como o blog, o Twitter… Precisam está mais da mídia… Melhorar o site, modernizar a distro, atualizar a logo, mudar a cara do site, parece que parou nos anos 2005.

          • fernando says:

            twitter? isso é das corporações,,, já temos o Mastodon, no #fediverse ! assim como o peertube e o diaspora, webzilla.. etc. no universo federado,,, open sorce!

    • Cleber says:

      Concordo que o titulo ficou forcado demais mas diacordo totalmente que as sistros não tem mudanças, primeiramentwle o linux existem varias sistros pois cada uma tem o seu proposito e uso, então nada mais justo e muito melhor que ter um sistema genérico que é utilizado pra tudo, jogos, edição, internet , pegar virus, etc. O que não posso deixar de escrever aqui e que o amigo deve ter um smartphone ou com symbiam ou com WP, porque senão estas a utilizar um smartphone com kernel linux ou ate mesmo unix, que nos últimos tempos estão cada vez mais avançados em recursos e mudanças. Antes de falar asneira compare.

  2. João Gabriel says:

    À quem possa interessar.:

    Pré-requisitos de instalação

    É preciso que tenha no mínimo 512MB de memória RAM, para XFCE (1GB para um uso confortável).
    É preciso que tenha no mínimo 1Gb de memória RAM, para MATE (2 GB para um uso confortável).
    É preciso que tenha no mínimo 2Gb de memória RAM, para CINNAMON(4GB para um uso confortável).

    No mínimo 9GB de espaço no HD. Para um uso confortável, recomenda-se 20GB de espaço.

    Placa de vídeo que suporte uma resolução 800×600. …

    Uma porta USB ou um DVD drive.

    Forte abraço.

  3. Samuel says:

    Uma distribuição que não interessa a ninguém.

    • Ruy Acquaviva says:

      Interessa a mim. Então, mesmo que não interesse a mais ninguém, o que está longe de ser o caso, o simples fato de haver um alguém interessado já torna sua afirmação falsa.

      • Samuel says:

        Para quê utilizar algo com tantos bugs? Para que usar uma distro em que a app store que contem programas menos recentes ( mais de 1 ano de atraso)?

        • Pedro Silva says:

          Bugs há em todas.. no entanto, até ao momento ainda não encontrei nenhum que me impedisse de usar seja o que for.

          Quanto aos programas não sei. A maior parte costumo baixar dos sites oficiais.

        • Ademilson says:

          Caraca mano não vi tanto assim não, só dois na vdd, um do som q depois de reiniciar a interface funcionou perfeitamente, e outro q eu mesmo causei , após entrar por USB e redimensionar o swap não reconheceu mais o swap. Utilizo em edição como Ryzen por
          aproximadamente um ano… sinceramente estou comentando pq pra mim aparentamente está difamando sem porque..ou essas novas versões estão boas

        • Pedro Fonseca says:

          Tem programas menos recentes porque o Mint é baseado nas versões LTS do Ubuntu. Se queres algo super atualizado, usa o Arch Linux.

          • sra. Pia says:

            Como vocês aguentam viver preso no passado, sem está a parte das ultimas tecnologias e novidades? Vivem com medinho de usar programas mais recentes por medo de quebrar vossa distro. No Windows ninguém tem esse medo. Beijos!

        • Daniel says:

          Use uma distro bleeding edge como o Manjaro, opte pelos snaps e flatpaks se quer atualização.
          Ninguém te obriga a usar apenas o Mint. O Mint é designado para ser estável, forte e para novatos no Linux.

    • Realista says:

      Por acaso é a minha distro favorita e uso-a como SO principal do meu portátil 🙂

  4. André Flores says:

    faltou um 9

  5. Amilcar Alho says:

    “Está na hora de parar tudo o que está a fazer e instalar já o novo Linux Mint 19.2 “Tina”.”, Porquê?

  6. Amilcar Alho says:

    PP, onde está:
    – “o Linux é das distribuições mais amigáveis “, deves querer dizer “o Linux Mint é das distribuições mais amigáveis “;
    – “Numa próximo artigo iremos ensinar”, deves querer dizer “Num próximo artigo iremos ensinar”

  7. marcio says:

    Mano pra que isso? Se fosse um mac os mojave vindo pra desktop beleza esse alarde. Mas é só mais uma distro entre ⁹999999999999999⁹…

  8. Alexandre da Silva says:

    Linux mint é limitado pois alguns programas e drivers de dispositivos não instalam nele corretamente.

  9. paulo g. says:

    “Esta distribuição traz também um instalador bastante intuitivo sendo muito fácil a sua instalação” , que pode ser usado por toda a gente que saiba ler e ainda lhe dá a opção de ler esta notícia na internet ao mesmo tempo. Claro que tem de ser rápido pois a instalação também o é, sem ter de se preocupar com drivers.
    Quanto à instalação do Windows, onde é que pára a chave do mesmo e ainda tem de o ativar, esperar e esperar até que esteja pronto depois de reiniciar umas 3 vezes depois das atualizações e depois ainda retirar todas as opções de telemetria e outras coisas que não interessam para nada… comentários para quê?

  10. João Gabriel says:

    Instalei o Mint há dois anos atrás, muito intuitivo e bonito mas voltei usar o Xubuntu ,por achar ele mais leve e enxuto.
    Porém tive problemas duas vezes no grub com esse Lts18.04, vou testar o MX Linux, mais antes vou dar uma olhada no Mint.
    Forte abraço

  11. Roger Klein says:

    Olá amigo, instalei essa distro em um laptop ACER com 8GB de RAM e um core I5, porém leva muito tempo para iniciar, está levando em torno de 4min o boot, já pesquisei e não achei o erro, será que poderias me ajudar?

    • Pedro Silva says:

      Já experimentaste com outra distro?
      Se acontece o mesmo, o mais provável é estar com problemas no disco.

      • Roger Klein says:

        Sim tentei instalar o Ubuntu e não instalou corretamente, não sei se foi algum erro do pendrive ou da imagem. Havia instalado o Deepin, mas ficou dando problemas, tentei agora de novo por ter outra versão com melhorias e correções de bugs, mas só dá erro de instalação.

        • Pedro Fonseca says:

          Se ele nem instala, é bem provável que seja o disco. Se tiveres um HDD (disco mecânico) tenta ouvir algum barulho tipo “tic tic” de dentro do PC. Se tiveres um SSD ele pode estar no fim de vida útil.
          Se for preciso comprar um disco novo opta sempre por um SSD, o desempenho melhora muito.

          • Pedro Fonseca says:

            Ah, podes sempre tentar refazer o download da distro e tentar com outra Pen. se não tiveres uma de 8GB é baratissima.

          • Roger Klein says:

            O mint instala sim, só o Ubuntu que deu problema e o Deepin que não instalou, eu tenho várias pendrives aqui e vou tentar com outras para ver se funciona, mas a questão de demorar para inicializar deve ser outra, o note é praticamente novo, tem 1 ano de uso, quando instalei o deepin pela primeira vez funcionou até um tempo, depois começou a travar e dar erro, então troquei pelo mint, que desde logo ficou demorada a inicialização. HD é mecânico, não tem espaço para outro HD, ou ssd, caso contrário instalaria, e não sei se o laptop suporta o SSD padão M2, vou verificar isso. Eu vi em algum lugar para mudar uma configuração no setup da bios, mas quando entro no setup não consigo modificar, me parece que o fabricante deixou bloqueadas algumas opções da bios, vou dar uma olhada se acho qo que era e posto aqui. Desde já muito obrigado pela atenção.

          • Roger Klein says:

            eu lembrei qual configuração de bios mudar, eu vi pessoas falando para mudar o SATA de AHCI para IDE que resolveria o problema, mas esta opção está bloqueada na bios do laptop, não consigo modificar.

    • João Gabriel says:

      Saudações,você tá usando a versão de 64 bits? Esse tempo de boot não é normal.
      Tente instalar novamente e faça a partição /boot separada , 500 MB é suficiente.
      Boa sorte,forte abraço.

  12. Sousa says:

    Não instalem essa bodega. Optem pelo W10 que ficam muito mais bem servidos, livres de bugs de dores de cabeça. As distribuições Linux são as responsáveis pela quebra de 80% dos laptops e 10% de desktops dos utilizadores.

  13. Fernando Dantas says:

    Desculpem mas a versão disponível é a versão BETA. No site deles ainda não está disponível a versão 19.2 final

  14. Dan says:

    Só não funciona a minha placa wi-fi da Foxconn, estou usando via Tethering internet, já tentei de tudo, mas nada. Fora isso é excelente mesmo. Mas acho que vou migrar para outra Distro.

  15. Dan says:

    Só não funciona a minha placa wi-fi da Foxconn, estou usando via Tethering internet, já tentei de tudo, mas nada. Fora isso é excelente mesmo. Mas acho que vou migrar para outra Distro.

  16. Claudio says:

    Vcs q são pré ou semi programadores ou coisa assim, saibam q sou usuário windos à anos de programas básicos q substitui dentro do Windows por programas open source, q embora precisem sempre atualizar me atendem perfeitamente. Agora estou usando os mesmos programas open Soure dentro do Linux Mint e a experiência tem sido mais do que satisfatória e gratuita, sem mensagensinhas mercenária na tela.

  17. informado says:

    Quando tiver uma versão com LXDE talvez experimente. Continuo com o meu Fedora

  18. Pedro Pereira says:

    As coisas que questiono sobre as distribuições linux, que dificilmente encontro resposta, se usa o kernel mais recente?? ou se inclui os drivers mais recentes??
    Porque tenho um portatil arrumado que funciona mal o windows 10 e apenas suporta UEFI. A unica Distribuição linux que funciona bem é a versão diária do Ubuntu 19.10, com os outros não funciona o Wifi, o audio apenas funciona com os fones, e tem problemas de detenção de carregamento, ou seja não carrega (eu sei que é estranho, mas acontece mesmo).

  19. Paulo Santos says:

    Para…onde?
    O A.O. além de não ser obrigatório, permite-nos pensar o que vamos escrever e como para não parecermos brasileiros à procura de de reconhecimento. Pára é pára, não é para ficar a fazer figuras de modernos.
    Evoluir sim, deve-se, agora mudar só por mudar…
    Pela enésima vez, só os brasileiros é que abrem naturalmente as tónicas às vogais, nós por cá enquanto estivermos neste hemisfério e continente, continuamos a precisar de saber quais as vogais que devem ter a tónica aberta.
    E repito, o A.O. não é obrigatório, senão meu caro quando fosse caso disso estarias aqui a falar em fatos em vez de factos. em escanear em vez de digitalizar, em acessar em vez de aceder….
    E já agora, sem o”p” em Egipto, os naturais de lá, passam a ser… Egícios? Os historiadores, investigadores, etc. dessa civilização, passam a Egitólogos…?

  20. Paulo Santos says:

    E desculpem estar aqui com um assunto aparentemente off-topic, mas ainda ontem vi algures, um indivíduo com formação superior a escrever “tive-se”, nem existe. Em notícia de rodapé da SIC notícias, sobre o lançamento do S.O. da Huawei, lia-se sistema operacional (é bom que se saiba que está operacional) mas é operativo que se diz.
    Começa a ser preocupante esta espécie de cancro que está a atacar a língua portuguesa.
    Vale-me porém a crença de que tudo o que é imposto, que é forçado, quase prepotente, trem sempre o mesmo fim, acaba por ser esquecido.
    Não sou contra a maneira como os brasileiros escrevem, mas então e os PALOP (paises africanos de lingua oficial portuguesa) foram consultados sobre alguma coisa? a L.P. é tanto nossa como deles, mas acho que deveriam ter sido todos consultados. Evitavam-se algumas figuras ridículas.

  21. Paulo Santos says:

    Já tinha visto esse resumo, falta aí dizer muita coisa. Isso não passa de um apanhado histórico sem contexto nenhum.
    Falta dizer que desde os anos 70 que começou a pressão dos lobbies das editoras. E só isso, mais nada mesmo, provocou que se quebrasse a evolução, convergência natural que qualquer língua tem. Começou-se a forçar as coisas, por isso tanta discussão há hoje em dia.
    Quanto aos exemplos que deste, “pharmácia” “commércio”, não estiveste atento ao que escrevi, eu disse que não concordo com mudar por mudar, evoluir sim, em absoluto.
    É que há uma coisa muito simples nessa equação, as pessoas para aceitarem mudanças, têm de as compreender. Por essa razão, por falta dessa compreensão, se vê tanto erro a todos os níveis. As pessoas dão por elas a pensar como se escreve(devido a essa imposição) deixou de ser um processo natural.
    Já vi na TV coisas como “chegas-te” em vez de chegaste, “tava” em vez de estava, um erro muito comum “tive” em vez de estive, mas “tive” também é uma conjugação do verbo ter.
    Querer fazer com que se aceite o A.O. tudo bem, mas ao menos eduquem as pessoas, dêem-lhes formação correcta. Haveremos de lá chegar, mas sem imposições, sem obrigações. Naturalmente….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.