MySQL Workbench 6.0 – Desenhe base de dados
Disponível para Windows, Linux e MacOS.
Para quem se dedica à concepção de base de dados, é importante que possua uma ferramenta para modelagem de base de dados. Para quem teve disciplinas de base de dados como eu, também se lembrará certamente da 1º, 2º e 3 forma normal, chave primária, chaves estrangeira, etc.
Se não se lembram e pretendem desenhar uma base de dados, então apresentamos o MySQL Workbench. A ferramenta possibilita trabalhar directamente com objectos schema, criar facilmente tabelas e todo o tipo de relações entre elas (1:1, 1:N, N:M), definir chaves primárias, estrangeiras, etc.
Noutro dia tive a necessidade de desenhar uma base de dados. Comecei por fazer no papel, mas de imediato procurei uma aplicação que me permitisse a modelagem da base de dados e também que me criasse de imediato o script para MySQL.
Após algumas pesquisas, fui de encontro ao famosos DBDesigner4. No entanto, descobri também que existia uma outra, de nome MySQL Workbench e que era considerada por muitos como uma evolução do DBDesigner4.
Pois bem, o MySQL Workbench é uma ferramenta com interface gráfico que permite modelar base de dados.
Principais funcionalidades
- Criação de diagramas EER
- SQL Scripts
- Catálogo da Base de dados
- Visualização total do Dashboard
- Informações sobre o objecto seleccionado
- Gestão de ligações a servidores MySQL
- Forward Engineering e Engenharia Reversa
Recentemente a Oracle Corporation disponibilizou o MySQL Workbench 6.0 que disponibiliza algumas interessanes novidades:
- Uma nova interface,
- Novas funcionalidades das quais se destaca a ferramenta para Migração de base de dados
- Melhorias no módulo de Gestão
- Optimizações ao nível das ferramentas de administração
Considerações finais
O MySQL Workbench foi criado pela MySQL AB e é sem dúvida uma ferramenta muito completa e útil para quem trabalha com base de dados. Descobri esta ferramenta porque pretendia “desenhar” uma base de dados e queria de imediato obter o script para importar dentro do MySQL. O MySQL Workbench faz isso de forma automática. Experimentem !
Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: Escolha o seu sistema aqui
Homepage: Dev MySQL
Este artigo tem mais de um ano
Bem mais rápido que a versão anterior.
A ferramenta gerar script oracle?
Ainda não tive oportunidade de testar esta nova versão no entanto a antiga versão comportava-se bastante mal no linux, considero a versão antiga bastante pesada e está sempre a crachar.
Já uso há mais ou menos um ano e meio, tanto no windows como no linux e até agora não tenho queixas. Ainda não atualizei, mas mal possa faço isso.
Recomendo a 100% já não vivo sem ela.
Cumprimentos,
João Nascimento
Também trabalho em mysql há mais de 3 anos. Uma pergunta, ao que difere isto do phpmyadmin? (Pergunta sincera, sempre usei o PHPMyAdmin portanto não conheço nada destes programas)
É uma boa ferramenta para trabalhar com MySQL. Tem diversas limitações e alguns bugs meio parvos, mas são daqueles com os quais se pode viver já que, no final de contas, é free.
Ainda assim prefiro HeidiSQL. Para quem usa Windows, vem bundled no installer do MariaDB (o qual prefiro a MySQL) e é muito mais leve que MySQL Workbench em termos de recursos (extremamente importante quando se faz desenvolvimentos com diversas máquinas virtuais em execução na máquina local… algo muito comum no meu caso).
Se bem me recordo, não tem a opção de diagramas EEF, mas é uma das funcionalidades que apenas utilizo para ter uma visualização gráfica da BD e para isso, uma rápida consulta ao MySQL Workbench serve 🙂
Como nota, para quem utiliza Windows, o MySQL Workbench vem também incluído no pacote de instalação do MySQL.
Ja usei O Workbench profissionalmente há uns tempos, mas na altura achei o HeidiSQL mais leve e mais funcional, pelo menos no ponto de vista de quem administra BD’s com Big Data.
Mas parece que o Workbench levou um upgrade. Quando voltar de ferias experimento.
Bom artigo!
Boas..
Considero esta ferramenta muito boa…no entanto eu gostava era de um verdadeiro modelo entidade assiciação, com a relação entre as tabelas(losanglo…) , etc.
Normalmente uso o cliente para a shell normal, ou ainda o gedit para criar as tabelas..
cmps
só para avisar que o link para download aponta para a versão 5.2.47, para a versão 6 o link é http://dev.mysql.com/downloads/tools/workbench/
Mesmo está versão continua a funcionar na perfeição com servidores Maria BD 🙂
Obrigado Pedro, pelo artigo 🙂
Bons tempos em EOTD que a malta desenhava a BD no Access… :p
Sou um curioso da programação e já trabalhei com uma versão antiga mas não me dei bem, continuo a trabalhar com o Access (embora reconheça que tem cada bug que não lembra a ninguém) mas assim faço os formularios e os relatorios, mais facilmente que em PHP.
Haverá algum programa tipo Access que pudesse trabalhar com mySql ou mesmo com bases de dados do Access, dado que o meu sistema actual (gestão de produção) já começa a ser grande?
Bom artigo, obrigado.