MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (6)
No mundo Linux existem variadas distribuições. Muitas delas apresentam um "nível de maturidade" muito interessante, podendo substituir facilmente os sistemas operativos mais populares do mundo, o Windows e o macOS.
Do mesmo modo como temos lançado no passado, deixamos mais um capítulo da nossa rubrica sobre o "MX Linux - A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10". Assim, vamos conhecer mais algumas funcionalidades.
No último artigo demos a conhecer o Thunar. Este é o gestor de ficheiros que acompanha as distribuições que têm como ambiente gráfico de trabalho o Xfce, tal como acontece com a distribuição MX Linux. Hoje vamos apresentar algumas das ferramentas estão disponíveis com a própria distribuição.
Ferramenta de Screenshots
Qualquer sistema operativo deve ter hoje uma boa e completa ferramenta para Screenshots, não sendo necessário instalar aplicações de terceiros. A ferramenta que vem com o MX Linux tem tudo o que precisa. Pode gravar o ecrã completo, a janela ativa, selecionar uma zona e posteriormente enviar para serviços de imagens como é o caso do imgur.
Conky Manager
Com o Conky Manager podemos facilmente gerir um conjunto de templates que nos permitem ter informações muito interessantes na área de trabalho. Informações sobre o sistema de ficheiros, sobre a rede, data/hora, estado do CPU e da memória RAM são alguns dos exemplos do que podemos ter nos widgets do ambiente de trabalho.
Font Manager
Tal como o nome sugere, o Font Manager permite-nos gerir as fontes (tipos de letra) usadas pelo sistema. Este gestor organiza as fontes por categorias, por coleções e por variações.
Calculadora
Tal como outros sistemas, o MX Linux vem também com uma completa calculadora. Além do modo normal, está também disponível o modo científico e é possível também indicar as bases numéricas, unidades trigonométricas, modos de notação, entre outras opções.
E por hoje é tudo! Estejam atentos aos próximos tutoriais, pois, iremos apresentar outras interessantes funcionalidades apps que fazem parte desta distribuição.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
No mundo Linux nada bate o FreeBSD. Ma nada! Esqueçam todas as distribuições existentes e concentrem-se somente no FreeBSD.
0.1% de uso no desktop. Oh, até Linux é melhor!
FreeBSD é bom mas não é Linux, ele é Unix.
E acho que o foco dele não é desktop para usuários finais, ele é bom como server.
GhostBSD é uma distro focada em usuários de desktop.
Sabes quais são os maiores utilizadores do FreeBSD? São os devs que usam MacOS.
Sabes porquê?
Porque quem desenvolve FreeBSD usa o MacOS no seu dia a dia.
É a piada comum hahahaha
O uso de BSD é sempre mais restrito do que Linux, não por ser mau, porque é muito bom, mas porque o software presente é muito menor e muitas vezes desatualizado.
Mesmo para desenvolver, dependendo da linguagem, está desactualizado.
Essa distro só vai servir para afastar as pessoas do mundo Linux… Lembre-se que os seres-não-pensantes só se importam com a aparência, por isso a fama com deepin, Ubuntu, elementaryOS, Zorin OS, Solus Budgie…
Não quero dizer que as distros acima são ruins, mas infelizmente são elas que cativam o povo do Windows e macOS. Mostrar uma distro feia como essa, que parece ser um Windows ME só vai afastar.
Como toda a instalação Linux para desktop, trata-se de um sistema tosco sem a menor condição de ser utilizado pelo usuário comum. Cada programa que é necessário instalar tem tantas dependências a serem instaladas que o utilizador comum desiste.
Não existe um instalador decente.
O design é pobre, fontes estranhas, cores e ícones feios. Não é user friendly
Sou utilizador de Linux há mais de 10 anos.
Para servidor é bom. Para desktop não tem condição.
Se estas a falar do MX Linux posso dizer que as imagens não mostram o sistema como ele é realmente. A barra não é em cima mas sim do lado esquerdo.
Utiliza o Linux há mais de 10 anos e pelo visto não aprendeu nada. Amiguinho, eu uso desde 1995 (provável de você nem ter nascido ainda) e digo que desde 2000 uso Linux no desktop diariamente e nunca tive problemas.
Concordo totalmente com o Pedro. Instalei para testar e não é essa coisa toda.
Realmente também concordo com o Pedro. Não é o que está na imagem acima.
A realidade é diferente. O Windows não pode ser superado por algo tão inferior, não quero desmerecer todo o trabalho dos desenvolvedores de linux. Devemos lembrar que vivemos no capitalismo e a Microsoft está sendo ameaçada por outras gigantes e não deve estar preocupada com linux. Tanto faz falar que android é linux para cativar os usuários de linux, pois linux como conhecemos é de graça e não da lucro; vale lembrar que o lucro é de proporção muito grande para se construir algo no mundo de hoje.
Essa distribuição não oferece nada de novo e não vai ser uma gigante no mercado, pois quem vai dar $$ pra eles?
Linux não dá lucro? Fale isso pra Canonical, Red Hat…
Falam mal do MX linux mas se formos a comparar com o Mint ou outros derivados do Ubuntu é 3 vezes melhor. Eu sei do que falo pois troquei o Ubuntu pelo Mint e depois descobri este Linux que é mais estável e com menos erros que o Ubuntu e com muito menos erros do que o Mint.
uso puppy linux 7.0 “xenialpup” e estou satisfeito, porque roda liso no meu notebook atom com 2gb de ram.
quanto a distro mais user friendly que já usei, foi – sem dúvidas – o kurumin, da qual sinto saudades até hoje.