A Microsoft está a preparar uma versão do Sysinternals para Linux
Muito para além dos seus sistemas operativos e aplicações que tem no mercado, as equipas da Microsoft sempre se dedicaram a criar ferramentas para os utilizadores, para os dotarem das apps que são essenciais.
O Sysinternals é conhecido por todos, pelas potencialidades de gestão que dá aos utilizadores. Agora, e num movimento inesperado, anunciaram também que o Sysinternals vai ter uma versão para Linux.
A relação da Microsoft com o Linux tem mudado ao longo dos anos e está cada vez mais integrada. A presença do Linux no Windows 10 é a prova disso, mas muitas mais têm surgido.
Aparentemente a Microsoft quer levar ainda mais longe esta relação e por isso tem preparado as suas ferramentas para estarem disponíveis no Linux. A mais recente novidade é o início da presença do Sysinternals no Linux, tendo sido começada com o ProcDump.
Esta app permite aos programadores criarem, maneira conveniente e eficiente, core dumps das suas aplicações com base em triggers de desempenho.
O código desta nova versão do ProcDump está já disponível publicamente na conta do GitHub da Microsoft, pronta a ser descarregada, instalada e usada por todos.
Turns out we made a procdump for linux! https://t.co/YInC1lfFme #sysinternals cc @markrussinovich
— David Fowler (@davidfowl) November 4, 2018
Espera-se que em breve surjam no Linux muitas mais aplicações das que fazem parte do Sysinternals, tornando-o uma suite completamente transposta para este sistema operativo.
Está aqui mais uma prova de que a Microsoft está mesmo apostada em integrar-se no Linux, trazendo para este sistema as suas aplicações e ferramentas. Aparentemente vai começar com as mais pequenas e deverá crescer depois para outras bem maiores.
Este artigo tem mais de um ano
Se não consegues combater o teu inimigo, junta-te a ele. O Linux realmente é uma força imparável e a solução inevitável para o mundo tecnológico.
Para muito que custe a muitos, não é de agora que corre nos meandros da informática que a MS qualquer dia vai “acabar” com o windows e aderir ao Linux, e todos os caminhos apontam para ai, só é ver o SQL Server a ser portado, o dot.net a ser portado, o office a passar para a cloud (qq dia la virá a versão para linux), o sharepoint ainda não está mas como dot.net (ASP.NET) a correr em linux é apenas uma questão de tempo. Qd é que veremos a MS a ditar o inicio do fim do windows? Quando “portar” o UWP/WPF para linux. Até lá é ver a MS a portar aplicações aos poucos.
Bom dia Marco, permita-me discordar da sua opinião.
Acredito que num futuro próximo poderá existir uma opção que lhe permita ter interfaces/funcionalidade integradas, permitindo aos utilizadores escolher o que vá mais de acordo com as necessidades de cada um, sem que com isso deixem de utilizar as ferramentas essenciais em “ambos”, ou seja, se quiser utilizar um office, uma uwp/wpf ou um jogo, o consiga fazer em ambas as plataformas.
Não quero acreditar que uma empresa como a Microsoft invista num SO como o Windows 10 para daqui a uns anos se ver livre dele e passar apenas para Linux. Acho-o muito completo e adaptado à maioria da população.
Como programador, prefiro o Linux, mas para explicar à minha mãe qualquer coisa, prefiro o Windows, sem sobra de duvidas.
Esta é apenas a minha opinião e também o que gostaria de ver num futuro próximo.
Cumprimentos
Talvez devesses usar linux como utilizador por um tempo, e vais ver que nao é preciso explicar muito aos utilizadores leigos…
E Uso.
Não acho que a MS vai abondar no Windows.
Talvez as próximas versões do Windows podem se beneficiar do kernel linux, assim como o Android.
*Abandonar.
se o windows beneficiar do kernel linux, logo a ms está a “abandonar” o desenvolvimento do windows como SO.
Lembraste do Corel Linux? um Linux á lá windows, era muito bom para empresas e iniciantes, mas foi gozado porque não era para nerds. Ainda há espaço para aparecer um linux assim, mais as novidades que vêm por ai como aplicações em “containers” de fácil instalação e remoção, onde podes ter uma aplicação a usar a lib x.1 outra a usar a lib x.2 sem que elas andem à cabeçada. Se a MS apostar forte nos ports de aplicações para linux, não sei como ficará o futuro do windows.
Mint (ubuntu), Suse, Zorin… escolhas nessa onda não faltam.
ja os testei a quase todos, so me falta o zoei dai, e não não são na mesma onda. o Corel Linux, dava 5-0 a todos no suporte aos iniciantes, não era por nada que quem usava Corel Linux era gozado pelos geek/nerds.
Zorin nada mais é que um Gnome modificado e bugado a fim de imitar o Windows 10.
Só isso. Ainda por cima está desatualizado, a base ainda é 16.04
É mais provável que a Microsoft misture partes do Linux ao seu sistema fechado, assim acabando com o Linux.
O linux não depende da Microsoft é exatamente o contrario. Só houve um windows que não usou algo do linux e esse foi o win 8. O resultado foi que foi considerado o pior de todos.
Nossaa.. qto comentário inocente. Vamos por partes. Não há como negar que Linux é um bom S.O., Mas ao longo do tempo, ja vi a MS derrubar grandes negócios usando essas estratégias. É so lembrar do Netscape e do ICQ, que para muitos nem sabe o q ser isso.
Acho q ainda viverei um gole para ver o desenrolar dessa história.
Linux = Kernel, não SO.
Vem querer dar pitaco naquilo que não entende.
Não consigo entender a resistência de usuários às distribuições Linux. Tenho vários clientes que reclamaram do Windows 10, das mudanças da configuração do layout, etc, mas quando sugiro uma distribuição Linux parece que estou falando outro idioma. Penso que houve a muito uma lavagem cerebral.
Salve salve pessoal do Linux…meu primeiro Linux .foi o Linux Conectiva 3.0 de 1995 a 1997.de lá pra ka já usei varias distro do linux. desde o Debian ó mais pesado ate distro em pen drive e cds.meu preferido é o Linux Mint.e o Pai Debian. pena que nao tem muitas maquinas virtuais 64bts pronta para Linux na net.