Microsoft anunciou finalmente um novo cliente Skype para Linux
A Microsoft tinha anunciado, no final da passada semana, novidades escaldantes para o mundo Linux e para o Skype. Não se sabia o que a empresa de Redmond estava a preparar, mas a maioria esperava a tão aguardada actualização.
Mas a espera não foi em vão e está finalmente anunciada a nova versão do Skype para Linux, que era aguardada há anos e que finalmente aproxima esta versão dos restantes sistemas operativos.
Todos os utilizadores de Linux sabiam que o Skype estava parado no tempo e que a Microsoft tinha abandonado a versão disponível, não lhe dando novas versões ou sequer actualizações de segurança. A alternativa que existia era apenas a versão web ou usar a versão disponível.
Mas a espera acabou e a nova versão está disponível para todos os que a quiserem testar. É ainda uma versão Alfa, que vai estar em testes nos próximos meses, mas que está totalmente pronta a ser usada.
Esta nova versão consegue já fazer chamadas de vídeo para as mais recentes versões, disponíveis nas restantes plataformas, mas tem a limitação de não poder fazer chamadas de vídeo para as versões mais antigas.
A nova versão do Skype para Linux
A Microsoft criou esta nova versão assente no protocolo WebRTC, o que garante que esta possa ser desenvolvida e mantida durante os próximos anos.
Trouxe também para a nova interface, que já nos habituámos a ver noutros sistemas, o que garante a partilha de imagens e vídeos muito mais rápida, ao mesmo tempo que possibilita a partilha dos novos emoticons.
É uma versão de testes, mas que todos podem instalar e testar, ajudando assim a Microsoft a criar a versão que todos esperam há já vários anos.
A nova versão Linux para Chrome
Mas para além desta nova versão para Linux, o Skype tem agora também uma nova versão dedicada ao browser da Google em Linux e aos Chromebooks.
A Microsoft criou uma versão que dispensa a instalação de qualquer plugin, podendo os utilizadores simplesmente aceder a web.skype.com para a usarem.
Estas versões estão já disponíveis para todos os que tanto aguardaram pela melhoria de um dos mais usados cliente de IM da Internet. A Microsoft e o Skype voltam assim a investir no Linux e nos seus utilizadores.
Skype Linux Alpha
Este artigo tem mais de um ano
ALELUIA.
A MS mudou muito. Se um dia destes vir um office para linux… Vai me qq coisa mas nao me admirava nada
onde anda a notícia? “Samsung Galaxy S7 vence iPhone 6 e é o novo líder de vendas nos EUA”
Não desesperes… ela vai sair. 🙂
manda ela bem quentinha
Para mim isso é desespero da Microsoft. Assim como antes o MSN perdeu relevância para o Facebook Messenger, daí ela adotou o protocolo Jabber para ser mais compatível e angariar novos participantes, também ficando compatível com os concorrentes.
Agora, dona do Skype, continua a perder para o mesmo competidor Facebook Messenger, além de outro que angariou muita atenção em muitos mercados, o WhatsApp, que também é do Facebook, diga-se de passagem foi excelente movimento do Facebook, que antecipou-se, ao ver o crescimento de um concorrente formidável, resolveu comprá-lo logo, porque certamente iria perder o páreo. O dono do Facebook não sabe fazer software, sabe aplicar golpes nos sócios.
Agora é esperar o próximo movimento do Facebook/WhatsApp que deve ser atacar no mercado corporativo, daí o movimento da Microsoft se antecipando a esse movimento.
Além disso a Microsoft agrada os desenvolvedores Web e Android, que devem usar bastante a plataforma Linux para seus trabalhos.
É o que penso sobre essa movimentação.
Vamos ver se o Telegram, Google ou até a Apple conseguem bagunçar o cenário.
Não é desespero, é apenas o reflexo da nova direção da Microsoft com Satya Nadella (escrevi bem?) à frente do leme.
O grande foco da empresa voltou a ser as aplicações, e não apenas para Windows. Neste momento, quase todos os produtos Microsoft estão a ser disponibilizados em mais plataformas.
Chegando mesmo ao limite de que a plataforma conhecida que recebe menos atenção da MS é o Windows 10 Mobile 😛
Chama-se estrategia de negocio, e ca para mim a MS deve estar a preparar o terreno para comprar algumas patentes extra para a coleccao.
Não Instale caso queira usar Webcam; Não funciona chamadas de vídeos. Se queres usar essa versão nova, instale o FRANZ, que já contem essa atualização há muito tempo, sem dizer que não precisa instalar, pois o FRANZ é autoexecutável e contem todos Mensageiros numa só interface.
Esse novo cliente do skype é apenas a webUI “embrulhada” com o Electron, ou seja, as coisas que o pessoal do Linux queriam ver resolvidas (ainda) não foram e até se perdem algumas funcionalidades.
Era isso que eu temia. Não é um verdadeiro “cliente” Linux. É somente uma aplicação web…
its something … ¯\_(ツ)_/¯
Esperemos que seja o primeiro passo para criar uma aplicação a sério.
Vá, agora digam que a MS é má
Estou a tentar ligar atrás de um proxy mas não estou a conseguir. O cliente não tem local para colocar credencias e fazer o export http/https tb não resolveu. Alguém consegue ajudar?
A MS não é má. é uma M*, os clientes skype mais atuais são lerdos, pesados e funcionam mal alem de ter lixo e mais lixo a ser mostrado.. o primeiro que usei em linux era fantastico, video/voice/text tudo a funcionar lindamente… agora nem por isso e alem de me ocupar 5 a 7 vezes mais ram e cpu
Software proprietário em GNU/Linux… Aposto que não removeram a backdoor.
Tanta coisa para um skype novo, e no fim “esquecem-se” de actualizar a versão de 32bit. lá vai uma data de hardware para o lixo ou não tem skype.