Melhores novidades do Ubuntu 10.10 em vídeo
O mercado dá novamente mostras de reacção e o mundo open source está de novo em azafama. O Ubuntu 10.10 será disponibilizado domingo, dia 10 do 10 de 2010. As primeiras informações e vídeos apresentados, mostram-nos o mais sofisticado sistema operativo da actualidade.
Pode ter o contacto com estas novidades seguindo um conjunto de links disponibilizados na wiki do Ubuntu, verá algumas das muitas e inovadores funcionalidades implementadas no novo Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat.
Aqui ficam os vídeos com as novidades do Ubuntu 10.10 distribuídos pelos seguintes itens:
- Unity desktop
- Sound Menu
- Broadcast (gwibber!)
- Shotwell
- Pitivi
- Software Center
- Compiz and Easystroke
- Compiz Fusion
- uTouch (Multitouch)
- Empathy
Unity desktop 10.10 (vídeo 1)
Relativamente às grandes mudanças vamos começar com o interface para o Ubuntu 10.10 Netbook Remix. O Unity permite maximizar a área útil do ecrã em netbooks com monitores widescreen. Além disso, é uma excelente funcionalidade para termos o nossos sistema operativo sempre arrumado.
Unity desktop 10.10 (vídeo 2)
Menu do som
O ubuntu 10.10 ganha novos botões que permitem controlar mais eficazmente o som. A partir desse menu é também possível controlar directamente o player (ex. Rhythmbox).
Broadcast (gwibber!)
Gwibber é uma aplicação direccionada para as redes sociais que vem por omissão no Ubuntu 10.04. As redes sociais têm revolucionado a forma de comunicarmos através da Internet, e cada vez têm mais adeptos das mais diversas faixas etárias.
Saiba mais aqui: Gwibber – As redes sociais no Ubuntu
Shotwell – Gestor de imagens Open Source
Muitos utilizadores do Ubuntu sempre mostraram alguma resistência na adopção do F-Spot como ferramenta de gestão/edição de imagens, fotos, etc. Nesse sentido, a decisão de abandono do F-Spot no Ubuntu 10.10 foi anunciada durante o Ubuntu Developer Summit, sendo o seu substituto o Shotwell.
Saiba mais aqui: Shotwell 0.7.2 – Como instalar no Ubuntu Lucid, Maverick
Pitivi
O PiTiVi um excelente editor de vídeo gratuito para Linux. É código aberto e baseado na framework multimédia GStreamer.
Saiba mais aqui: Ubuntu Lucid 10.04 – Sai GIMP… entra PiTiVi?
Software Center
Como já referimos em vários artigo, a maneira mais simples para se instalar qualquer aplicação no Ubuntu é via Software Center. Através do Software Center podemos instalar aplicações apenas com um click e gerir todas o software instalado na nossa máquina.
O Ubuntu Software Center tem agora um novo interface e ganha também algumas novas funcionalidades das quais se destacam: o novo "Destaque" e "What's New", mais detalhe sobre a descrição do pacote e também um separador com o historial de instalações do mesmo.
Easystroke
Para quem ainda não experimentou, o Easystroke é uma aplicação de reconhecimento gestual, ideal para autilização em TabletPCs e em outros touch screens.
Compiz Fusion
O projecto Compiz é dos projectos mais populares a correr em plataformas baseadas em Unix. Através do Compiz Fusion é possível aplicar um conjunto de efeitos ao nosso sistema, tornando-o mais atractivo e em alguns aspectos mais funcional. Esta versão traz consigo alguns efeitos extra, bastante interessantes.
uTouch (Multitouch)
O Ubuntu 10.10 terá suporte para multitouch, o que sem dúvida é uma grande novidade. Com esta funcionalidade, os programadores podem agora incluir no interface das suas aplicações, funcionalidades que permitam tirar partido dos toques e movimentos que o utilizador possa realizar no ecrã.
Ubuntu 10.10 New Wallpaper
Esta é uma novidade que não tem tanto peso como as já apresentadas. No entanto fica o registo para quem ainda desconhecia este novo papel de parede para o Ubuntu.
Ubuntu 10.10 Atlantis Effect
Novo instalador
O novo instalador é mais "user-friendly" simplificando algumas tarefas no processo de instalação. Vejam o vídeo seguinte para observar as novas alterações implementadas.
Agora que já tomaram conhecimento do que será o mais avançado sistema operativo para o presente e para o futuro próximo, fica o repto para darem uma opinião sobre qual será a novidade implementada que, para vós, terá maior relevo e impacto no mercado actual.
Homepage: Maverick Movies
Este artigo tem mais de um ano
A minha distro de eleição para workstations sem dúvida 🙂
Para servidores, aconselho o CentOS 5.5!
Tive que trabalhar com o CentOS que vem por defeito com o AsteriskNow e realmente, adorei a distribuição. Mas entre o CentOS e o Ubuntu Server, ainda não me decidi.
Para mim, CentOS é o “TODO PODEROSO :)”
Para mim Ubuntu server, para virtualização Ubuntu JeOS
cmps
E aconselhas CentOS porquê?
É devido à falta de packages nos seus repositórios oficiais, sendo os administradores obrigados mts vezes a adicionarem repositórios de terceiros à yum.list ou apenas porque te pareceu bem dizer?
Ou então podemos falar de pacotes com 5 anos nos respositórios oficiais. É isto que aconselhas? Um sistema operativo obsoleto, “dificil” de manter, que dá trabalho a administrar devido ao seu gestor de pacotes completamente arcaico e com uma péssima política de segurança?
ha muito pessoal que gosta de CentOs devido a RedHat, em portugal existem alguns projectos grandes com CentOs pelo meio, eu penso que se usassem Ubuntu iriam ter mais uns aninhos de vida 🙂 pois é mais fácil manter.
cmps
Boas. Esta versão já está disponivel no site http://www.ubuntu.com a versão RC certo?
Cumprimentos e muitos parabéns pelo excelente site que recebe a minha várias vezes por dia;)
A versão RC já está disponível, sim.
Já agora, eu tenho a versão RC instalada. Alguém sabe se quando sair a versão final esta actualiza-se?
Em princípio, no dia 10, ou 11, terás uns pacotes (poucos) para instalares. Depois disso, ficas com a versão final, se tens vindo a fazer os updates todos.
Como o João Dias já disse, sim vai ficar actualizado. Só acrescento que com os updates que eles lançam até 1/2 dias antes do lançamento oficial, a tua RC fica quase como a versão final.
Ubuntu a cada dia que passa está a ficar melhor 😀
O Ubuntu está um mimo!
“fica o repto para darem uma opinião sobre qual será a novidade implementada que, para vós, terá maior relevo e impacto no mercado actual.”
Era mais fácil se criassem uma votação…
Assim dá mais luta, e sempre podes justificar 🙂
Já ando a experimentar esta versão desde a 1ª alpha. Com a actualização da RC migrei compeltamente da 10.04 para a 10.10. Não gosto de fazer actualização de uma versão para outra, as coisas nunca ficam a 100%. NO Entanto gostei da frase “As primeiras informações e vídeos apresentados, mostram-nos o mais sofisticado sistema operativo da actualidade.” Acho que já o é há muito tempo, pelo mens desde há 1 ano, 9.10 quando migrei completamente de Windows para Linux. Mesmo assim, só tenho 84% de utilização em Linux. http://wakoopa.com/eduardosilva
Para quem dá muito valor ao look acho que a 10.10 será uma versão a não perder. Vou fazer o upgrade assim que for possível depois do dia 10. Não estou com pressas. As novidades seriam boas se resumissem em mais performance. É isso que espero ver no novo 10.10. Quando fizer o upgrade nas minhas máquinas quero ver mais rapidez. O Instaler espero bem que seja o que se promete porque estou a pensar mesmo em instalar tudo de raíz uma vez que não o faço desde a versão 9.04
Windows 7? Vi pelo menos duas, no mínimo, inspirações no mesmo. Mas é apertando com eles que o W8 vai ser melhor ainda, portanto continuem a ir ao MCdonalds (se houver dinheiro para isso), usem e abusem de copias plagio do OSX, a gerência agradece!
Windows copia do Linux, que copia do MacOS, que copia do Linux, que copia do Windows, que copia do Android, que copia do IOS, …..
Se as funcionalidades copiadas forem uma mais valia para o SO…quem fica a ganhar é o utilizador. 🙂
LINUX QUE COPIA MAC OS ?
Poupe-se sabe de onde veio o MAC OS?
Pois bem pode fazer umas pesquisas pois precisa.
o mac foi criado a partir do unix que era e é um kernel de onde qualquer sistema operativo feito a partir dele não pode alguma vez sei cobrado coisa que o mac os X fez na primeria versão e continua a fazer.
Já fica a saber quem faz as cópias é a APPLE que nem capacidade de criar a base do seu sistema operativo tiveram.
O W7 NÂO tem uma única coisa origianal o que tu viste “inspirado” existe no linux e MAcOs faz anos.
Desculpa mas não concordo. O Windows 7 é original em pelo menos uma coisa!
A COMPLEXIDADE do Centro de Rede e Partilha é única do Windows 7 (Vista).
Quer o Linux (com Gnome) quer o Mac OS X permitem configurar redes de uma forma MUITO mais intuitiva…
Quanto ao Linux (com KDE) não me posso pronunciar porque não uso. E a razão de não o usar é porque o acho muito parecido com o Windows, em termos de complexidade.
Lol completamente de acrodo até com o KDE, o 7 consegue ser ainda mais confuso aquilo só tem um nome, ALARVIDADE. Noi XP estava tão bem feito mas mesmo assim compara com o Gestor de Rede do GNOME que é sem dúvida fácil e bonito de usar. Até o zapp ele instala facilmente.
boas..
quando vi o Win Vista fiquei chocado pois reconheci de imadiato montes de coisas do KDE, e dos exploradores linux like.
Este foi logo um do motivos pela qual não migrei, pois se ja tinha isto no linux e sem virus não ia para windows again…
A outra coisa foi a dificuldade criada no windows desde aqui, e embora o win7 seja uma melhoria do vista, o essencial esta la na mesma, por isso não migrei nem vou migrar e tenho no desktop com a versão profissional, mas…não uso.
Mantenho uma versão xp pro no portátil e essa ainda uso, quando a coisa ficar mesmo desactualizada, ai mudo(no portatil)…para Ubuntu de vez lol 🙂
cmps
O futuro os SOs para PC/netbook é Ubuntu, esta cada vez melhor, espero que o 11.04 ja seja possível a instalação de jogos do Windows sem qualquer dificuldade.
Penso que isso ainda será algo para demorar, visto que para todos os jogos do Windows correrem no Linux,via WINE, este tinha que acompanhar o Windows actual. Tornar-se-ia uma aplicação cada vez mais pesada, e com mais falhas de segurança, o que não abona muito a favor de quem quer utilizar o Ubuntu (ou outra distribuição Linux) para se livrar de vez dos vírus.
Eu entendo o teu ponto de vista. Estou a terminar uma licenciatura em Design Multimédia e muitas vezes me vi à rasca com a necessidade de utilizar aplicações Windows no Ubuntu.
Com um pouco de paciência, e com o passar dos tempos, acabei por instalar o Photoshop CS5 no Ubuntu sem problemas de maior e decidi que ia desistir do Dreamweaver de vez, e passar para o Aptana e o gedit.
Talvez no futuro os mesmos jogos que existam para Windows sejam fabricados para Linux – visto que agora será possível comprar aplicações no Centro de Software do Ubuntu.
Já se consegui por o DX11 a correr totalmente em Linux, sem manhas nem conversões para opengl, tudo puro, e espera-se brevemente que venha no WINE. Estou em pulgas para ver o resultado em termos de performance.
Boas..
eu penso que os jogos para linux serão mais ao estilo daquilo que actualmente são para MACOS,mas a ver vamos.
Existem bons jogos para linux, a malta é que não os conhece pois esta habituado a jogos para windows, que diga-se a verdade teem um gráficos muito trabalhados.
A mim esta questão não me afecta, não jogo muito.
cmps
De facto, quem for um principalmente um jogador hardcore deverá manter-se com o Windows pois aí estarãos os melhores e mais recentes jogos.
Enquanto o Linux não entrar em “força” nas empresas (que poderá acontecer com o aumento das web based applications) e as pessoas não comecem a usá-lo em casa, aumentando a base de utilizadores em larga escala, não haverá grande rentabilidade que justifique uma aposta dos grandes estúdios de jogos.
ai pera ai um pouco.
deixa estar o nix como está.
o nix é bom para quem tira do pc uma ferramenta diária de trabalho.
Deixa que os gamers e utilizadores com menos paciencia de aprender a ficar com o windows. Se não os maus viram-se ao nix e xiiii nem quero pensar……
á mercado para todos seja Ms#$, seja gnu\linux seja MAC
lmx
É porque não sabem de um WARZONE 2000, que é viciante, e não sabem de um Return to castle of Wolfheinstein(axo que é assim) que tem um mod, que joga de igual com o famoso Counter Strick.
E que tem muitos servidores e players tambem.
Mas ninguém falou nisto claro 😉 sssssssshhhhhhhhhhhhhhhh
…era bom era…
realmente o ubuntu esta espectacular mas eu ainda tou um pouco verde e entao queria saber se podemos criar uma versão so nossa tipo metemos os programas que queremos e criamos um dvd com o ubuntu kom os dados e os programas predefinidos para sempre que o formatemos nao tenhamos que instalar tudo de novo axo que era giro um post sobre isso.
outra coisa soube que existe uma aplicaçao que faz reconhecimento facial atraves da web sabem algo sobre essa aplicaçao?
muito obrigado
bom post
Olá Sagres.
Quanto à primeira parte das tuas questões – Distros:
Sim, existem várias ferramentas que te permitem criares a tua própria distribuição do Ubuntu, para instalares nos computadores que quiseres, com o teu software. Dois bastante interessantes:
1. Remastersys
2. Ubuntu Costumization Kit (UCK)
Procura por ambos no Centro de Software.
Claro que terás que ter a mão um ficheiro ISO/CD do Ubuntu, mas os passos são fáceis.
No que toca a segunda parte – reconhecimento facial:
Dá um salto aqui:
http://www.omgubuntu.co.uk/2010/09/login-to-ubuntu-using-your-face/
O processo não é fácil, e parece que tens que andar a mexer numas quantas coisas, mas, se conseguires, força! 🙂
obrigado
sim vou tentar tou metido num projecto giro
proposto por um sor
penso que sera muito interessante obrigado
abraço
Temos aqui um tutorial sobre o UCK https://pplware.sapo.pt/linux/uck-2-2-0-crie-a-sua-propria-distribuicao-ubuntu-linux/
Boas,
Tenho o Ubuntu 10.10 Desktop Edition instalado, contudo gosto bastante do ambiente de trabalho “Unity desktop”. É possivel instalar o “Unity desktop” na versão Ubuntu Desktop Edition?
Agradeço a ajuda que me possam dar caso seja possível.
Cumprimentos
Penso que sim.
Já li que sim (não sei onde), por isso uma pequena pesquisa (ex: “install unity in ubuntu 10.10”) resolve a tua questao.
O mais importante para o utilizador comum q gosta de dar sp um salto ao Ubunto a ver se é desta.
Podemos fazer a instalação do 10.10RC em ambiente windows (criando ele aquela maquina virtual digamos – wubi)?
A performance de uma instalação dessas é francamente comprometida se comparada c uma instalação em ext4?
Sinceramente? Eu acho que não.
Eu prefiro ter as coisas separadas, cada um na sua partição, mas já experimentei o Jolicloud (baseado no Ubuntu 9.04) com o Wubi e não vi grande perda de performance. Experimenta, também não perdes nada em instalar, não é? Se ela existe, eu é que não a vejo.
Falem c um leigo e digam que p instalar o Ubunto precisam de dividir o disco em partições e vêem-no logo a torcer o nariz, mesmo tendo em consideração a simplicidade que o processo é actualmente.
Não é preciso nada estar a criar partições no disco. Se instalares pelo Wubi, ele cria um disco virtual no Windows reservado para o Ubuntu. Ao fim, e ao cabo, não estás a criar nenhuma partição.
Se quiseres realmente utilizar sistemas separados, claro que tens que ter uma partição. Mas isso acontece com todos os Sistemas Operativos. OS X e Windows (sem ser no bootcamp), Windows e Linux, Linux a e Linux b…
😛 o melhor é apagar o windows mesmo não o uso faz 4 anos e não sinto falta, e quando sou obrigado a usar lembro-me logo porque desisti (o 7 é um pouco mais teimoso em me chatear demorar mais uns mesinhos a deixar o sistema todo manhoso)
Desde o 7.04 que tenho usado por causa da univ e como tal tenho acompanhado o desenvolvimento do ubuntu…
Só falta mesmo a compatibilidade 100% com as graficas ati nomeadamente HD…
A partir do dia em que isso acontecer deixo os jogos de lado e migro na totalidade para o “ubruto” pois é rápido, simples/complexo e totalmente personalizavel.
Qual mac, qual windows… ubuntu é o futuro para o cliente e para o servidor.
Melhor que open source? onde!
Já sou utilizador ubuntu desde… 8.10.
No velhinho HP tudo OK hardware a funcionar a 100%.
O problema surge com o Vaio e a sua placa nvidia 330m que não é reconhecida. Alguêm sabe se nesta versão esse problema já foi contornado?
Grato
É provável. Experimenta com um Live CD (ou na Pen USB). Se reconhecer, pronto.
boas..
a 330m naõ é reconhecida?estou para comprar uma maquina e esta era uma das minhas opções parece que terei que escolher outra vez ATI…
ja experimentas-te a fazer um lspci|more e ver se tens la a VGA?
ja agora agradecia, visto que esta será uma das placas favoritas para mim, juntamente com a 5650 ou supeior sa ati.
cmps
qual é o processador?
I3?
boas..
jorge desirat
subscrevo o que disses-te ;), mas
não existe compatibilidade para esta gama tal como para as outras ati´s?
referes-te a que quando dizes compatibilidade a 100%?
Obrigado
cmps
Sobre essa questão sistema operativo da actualidade, fica aqui algo interessante.
Recentemente esteve como convidada-surpresa no Evento Linux 2010 (aka Encontro Nacional de Tecnologia Aberta, dia 30, em Lisboa), a CEO da Canonical, Jane Silber, e falou ela…
“No futuro, vamos deixar de falar em software open-source e falar apenas em software” (fonte: tek.sapo.pt)
Eu concordo 🙂
boas..
és um surtudo, eu gostava de ter ido, mas uma das criticas que lanço a comunidade organizadora é a falta de Publicidade sobre estes encontros espalhada pela net.
So tive conhecimento desta quando ja se tinha realizado… 🙁
cmps
A titulo de informação, e em resposta à questão colocada por mim anteriormente. Ao realizar o download do ubuntu-10.10-rc-desktop-amd64.iso após correr o mesmo no ambiente windows, é nos logo oferecido a possibilidade da instalação do mesmo através do wubi.
Rui, porque não virtualizas? Parece-me que é uma melhor opção (opinião pessoal)
Abraço
boas..
concordo com o Pedro,para versões alpha,beta,e Rc o melhor será virtualizar…
mas quando sair a versão final ai é mesmo para instalar como alguém disse acima o “Ubrutu” 🙂
cmps
O Ubuntu is the future!!!
Sou fã dele, mas ainda com problemas de incompatibilidade com as plaquinha de video do meu fraquissimo notebook de placa SIS..
note positivo vs ubuntu = Me#&@.
Um dia serei totalmente adepto de força livre! 🙂
deixa-me adivinhar.
Tens um Asus!
o(s) chip(s) da SIS são lentos, e nem sepre teem boa compatibilidade, mesmo em Rwindows.
Vai-se lá saber Porquê!!!
Ate pode ser o melhor SO do planeta…. mas n detecta a minha placa wireless xD (ASUS WL-138g V2)
modprobe 🙂
Já agora alguem me sabe dizer se o unity pode ser instalado a parte?
Parece uma aplicação bem jeitosa mas deste lado esta apenas um notebook e n netbook
Vê se não podes instalar os drivers open-source da broadcom no teu Ubuntu. Ficas com o problema resolvido (se o chip wifi for da Broadcom, claro).
Consegui instalar a placaw wifi Broadcom a partir de arquivos disponíveis na própria instalação…
verifica se ela é reconhecida com um lsusb|more
cmps
Coisa que sempre me deu problemas no Ubuntu foi a porra do flash e a net wireless… não sei porque sempre tive problemas com os dois, o wireless resolvia e depois de muitas actualizações la parava de dar outra vez ou então caia a net com muita frequência, o flash era mais no youtube, os vídeos em HD nem dava para ver, era para esquecer mesmo… outra coisa era vídeos no geral, tinha programas que não conseguia ver um filme fluido nem por nada (programas estes que eram sempre os recomendados em forums da comunidade) outros que corriam mais que perfeito, epa não sei… nunca deixei de usar por isso, tenho sempre um PC com ubuntu, neste estou com o 7 mas mesmo porque neste com ubuntu tenho problemas a mais com jogos visto ter uma ATI que também não é nada de jeito.
vê o que escrevi acima sobre os drivers da broadcom.
Ao procurares por drivers para o teu hardware no Ubuntu (Menu Iniciar > Sistema > Administração), desde o Ubuntu 10.04.1 que está disponível o driver genérico da broadcom para as placas que antes não eram detectadas na instalação (se elas forem da broadcom, claro)
A adobe finalmente faz o flash como deve de ser para Linux faz quase um ano, sim agora sim está quase a 100% mesmo assim ainda faz umas coisas esquisitas ás vezes.
Quanto a drivers, porque não te queixas ao fabricante todos os dias, os fabricantes têm de perceber que o mundo não é só windows e queremos que deixe de ser.
boas..
isso não é tão simples quanto isso quando tens empresas como a ms a pressionar que se lanças drivers para outros SO´s o preço da interacção na integração de produtos com o windows vai subir.
De qualquer forma a comunidade Hackou o driver da BroadCom ha ja quase um ano, e eles como viram que a “galinha” deles tinha sido descoberta então resolveram “ajudar” libertando código para quem quiser, não é muito mas já é um principio.
A broadCom nunca é uma boa opção por isso, eu cá compro coisas da Dlink, pois teem suporte para linux(as que teem) Out-of-the-box.
cmps
Pois não é simples não daí o “todos os dias” e qt mais gente o fizer mais depressa vai acontecer, nem q façam controladores fechados.
concordo, essa deve ser a atitude por parte dos proprietários, eu
alinho 😉
cmps
Dica:
O Chip da RaLink são os melhores, tanto para windows como linux.
Além de que, é reconhecido logo pelo kernel.
no meu portatil anterior comprei uma placa pcmcia da asus com este chip. E acreditem que funciona logo mesmo nos mais recentes.
fiquem bem
Flash concordo, wireless nunca dei por isso. Aliás, sempre achei que o Linux arrasa na net wireless. Configurar VPN’s é um sonho, quando comparado com o MS Windows. Para além disso a wireless em MS Windows, nem sempre funciona, enfim, é uma caldeirada “à la MS”. Mais, o Network and Sharing Center é completamente frustrante. Tem tudo aquilo que não procuras, e nada daquilo que necessitas.
boas..
parabéns Pedro pelo Artigo, esta demais 🙂
mas trouxeste-me um problema desde a duas semanas que ando a tentar acalmar-me para não gastar o pouco tempo que tenho enraizado ai na net a ver coisas sobre ubuntu e a contar os dias e as horas para sacar a nova versão, sou um aficionado desde a versão 6.06 P)
Desde cedo que este SO deu provas que se tornaria num SO de eleição, desde cedo apostei nele e é com ele que tenho vindo a trabalhar e brincar também, quanto aos jogos sinto alguma falta mas não muita pois agora jogo outros 😉
Qual windows qual mac, qual android, no meu netbook,portatil e desktop, e futuramente no meu UbuntuPad que o Mark prometeu para 2011, estou a espera saia para o comprar, agora percebo o porque de tanto tento á espera de suporte para o touch….está espectacular!!
Para mim uma das features que mais gosto são o suporte para wiredless conections(NetWork Manager),montes de aspectos graficos que ajudam como minimizar, expandir, esconder janelas, mudar de desktop e continuar a acrescentar janelas, tempo de boot e incrível tempo de shutdown,ausência de problemas de registry e virus,adoro o painel onde esta o mail,chat,etc,gosto muito do gnome control center, synaptic,as toneladas de sensores que tenho na minha maquina, o htop,o suporte a varios tipos de file system,o gparted,o conky,compiz,o brasero, o FM Radio Tuner, e o TVTime para ver TV na minha placa maravilha, sei la e toneladas de coisas…fico por aqui… 🙂
🙂 🙂 🙂 🙂
cmps
eh eh eh…já está quase. Domingo já há qualquer coisa para fazer 🙂
boas..
podes crer, esperemos é que ainda sai durante o dia…caso contrario vou dormir mal lol 🙂 🙂
cmps
Estou contigo, eu acho que já está preparado para um tablet e estou à espera do adam da notion ink e vai ser a minha prenda de natal espero :P, e meto-lhe logo o ubuntu.
Boas…
Adoro o Adam, tem muita tecnologia e a nivel de Ecran não existe nada que se pareça, eu vou tentar esperar 🙂 se a Canonical lançar o UbuntuPad, comprarei orgulhosamente, caso contrario, estou como tu…esse Adam não me há-de escapar não, e o Ubuntu vem “inside” 🙂 😉
Sou fã do Ubuntu, tenho utilizado desde a 8.4(??) mas sempre com o mesmo problema, wireless, tenho um Gameforce e tenho sempre problemas, dou-lhes a volta, mas espero que desta não seja preciso 🙂
Boas..
para mim o Unity, e muito importante a nível de mercado(NetBooks e Pad´s) assim como o novo instalador o antigo desencorajava alguns.
= shotwel(é uma mais valia o FSpot era de base C#)…
o Touch sem duvida um marco e o multitouch, outro mas incluo-os no mesmo.
O pitivi se houver avanços é na continuação dos anteriores…
O soundMenu é uma mais valia também, tendo em conta que é no plano multimedia que o ubuntu tinha menos suporte.
O Ubuntu Software Center, é sem duvida o começo do surgir de aplicações de terceiros para o Ubuntu, umas pagas ou não, ja fazia falta a algum tempo, pelo menos desde a 9.04.
Paramim por Ordem:
1-Unity,Utoch,Multitouch
2-Software Center
3-Sound Menu
4-ShotWell
5-Pitivi
por ordem do que foi enumerado aqui, por exemplo ainda não explorei se o ubuntu ja implementou o btrfs, presumo que ainda não, eles disseram que lhe iam dar 1 em 10 hipotses, por isso talvez não. 🙁
cmps
Fixe fixe é aquele episódio da Teoria do Big Bang em que o Sheldon diz “Oh Ubuntu, Ubuntu, és a minha distribuição de Linux preferida”. https://www.youtube.com/watch?v=M0j5iMWJUgA
!!!!! perdi este episódio !!!!!
Também uso Ubuntu, não há muito tempo, mas tenho tido algumas dores de cabeça, principalmente com a placa gráfica, uma ATI. Depois de muita pedra partida lá consegui que aquilo ficasse como deve ser, com o compiz a funcionar bem.
Uma coisa que ainda não consegui pôr a funcionar foi o leitor de cartões. O Ubuntu reconhece a drive (uma Ricoh não sei das quantas), mas não faz o automount, e não sei qual o device que tenho de montar para aceder ao cartão (talvez um dos usb’s?).
Boas…
já não me recordo…mas tenho umas “luzes” lol 🙂 de que tive que configurar na bios coisas, para que fossem reconhecidos, e agora faz-me o automount.
Quando abres o Nautilus(Explorador) não te aparecem?
faz um lsub, no meu caso:
Bus 001 Device 004: ID 058f:6362 Alcor Micro Corp. Hi-Speed 21-in-1 Flash Card Reader/Writer (Internal/External)
se não aparece verifica em /dev.
ls|more /dev e verifica as entradas que existem para dispositivos, e ve se estão lá.
Mas acho que tens que configurar a BIOS.
Outra coisa, as placas ATI a nivel de energia/performance são configuradas pela tecnologia powerplay.
para veres em que modo está(deve estar por default no mais alto-3) faz sudo aticonfig –lsp, eu acho que é isto a 3 anos que não toco nos drivers ati, se não der faz aticonfig, ou aticonfig –help e ve as possiblidades, é que se configurares a tua grafica pode não estar sempre com a fan ligada, nos portateis é importante.
cmps
Ubuntu finalmente começa a ter argumentos de peso para chegar ao utilizador comum/básico. Não irei beneficiar directamente com estas implementações, mas congratulo-me de ver onde o software open source está a chegar. Com empenho faz-se tudo. A MS tem dinheiro, mas a Canonical tem mentes brilhantes e inovadoras. É possível criar coisas maravilhosas sem ter como motivação principal o retorno capital. Irei continar a usar o Fedora para fins profissionais, mas vou de certeza ter Ubuntu em casa, até porque os meus pais e irmãos beneficiam de um sistema mais user friendly.
não vi grandes diferença em usabilidade em relação a versão anterior , ouve atualizações e trocas de alguns programas , mas relação a desempenho achei igual a versão anterior
Abraço a todos
Ortega
boas..ĩsso em parte deve-se ao facto de compilarem para i386, se tivesses uma compilação pelo menos para i586 irias notar alguma coisa, usei a uns anos mandriva e notava claramente, existia mais fluidez.
Mas a Canonical quer agradar a tudo e a todos, e por isso vem compilado para i386, por mim ja era altura de compilar isto para i686, coisa que também nós podemos fazer, mas da trabalho e muito pouca gente o faz.
O filesystem btrfs também da um incremento de velocidade assim como houve do ext3 para o 4, mas nada do outro mundo.
de qualquer forma parece-me que a existir btrfs so la para as versões 11.xx, haverá também uma mudança em relação a instalação de pacotes etc.
Para mim está excelente, mas confesso que um bocadinho mais de performance era bem vindo…
cmps
Alguém sabe a que horas está disponível a nova versão para update? No site está a dizer “It’s Almost Here” e em http://releases.ubuntu.com/10.10/ ainda só está a Release Candidate.
O Pplware vai estar atento a isso e lançar um artigo sobre a actualização?
Já está. Ia para dizer que era às 10h10m dos EUA, mas já foi. http://releases.ubuntu.com/10.10/
Pessoa acho que ja chegou a 10.10
Ja viram a pagina inicial de ubuntu.com?
Já saiu sim, ora este comentário já foi escrito nele 🙂
Mais uma vez copia do windows, e mais um LInuXO de distribuição de um pseudo o.s
e nao me interessa o q vcs linunistas dizem do windows, vcs sempre usam o windows e cismam de comparar o lixo do linux com o windows sempre pq sabem q o linuxo é um lixo e nem empresas grandes instalam, tanto q notebooks vem com esses lixos de kurumin, ubuntubost@, e n outros ai, e clientes em 10 segundos apagam.
linux é lixo.
pera, pera…. empresas não usam linux, adorei essa…. pois não… só governos de países inteiros o usam, e todas as empresas com servidores, render farms, super-computadores….. mas ya, ninguém usa isso
Olha, ó Rogerzeco, a maior empresa do mundo utiliza Linux nos seus computadores. A Google. Fim de conversa, vai lá meter clearasil para as tuas borbulhas.
João, não alimentes esta provocação.
Só para rematar, a Google está longe de ser a maior empresa do mundo ok 😉
Instalem esta versão do Ubuntu, está excelente.
Troll alert.
Pior ainda quando dás tão pouco valor ao Linux, mas tens o trabalho de tecer comentários desses.
Obrigado pela tua visita, ó troll-ger.
Esta era para o Roger ali em cima.
Sem noção mesmo,serar que ele nao sabe que todos os bancos usão linux, se a conta dele esta segura e por causa do linux.o orkut e hospedado em ums servidor linux.
Alguém já experimentou a versão netbook? Eu instalei-a num netbook duma amiga e aquilo é terrivelmente lento, muito mais do que a versão antiga que tinha visto noutros netbooks de igual potência..
Fiquei mesmo muito desiludido como aquilo ficou. Demora muito tempo a reagir, especialmente a iniciar aplicações…
Eu pessoalmente prefiro usar linux porque é mais seguro
gosto do linux bem como de algumas versões do Windows
por exemplo o WINDOWS VISTA odeio aquilo é pesado a valer
agora o Win XP Win7 e Win8 acho fixe
mas adoro o UBUNTU 12!