PplWare Mobile

Ubuntu Lucid 10.04 – Sai GIMP… entra PiTiVi?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Olly says:

    Sou da opinião que traz melhorias significativas.
    Um programa de edição de video faz falta no Ubuntu… pelo menos para mim.
    Remover o Gimp é que pode ser um pouco mais chato, está bem que é uma ferramenta um pouco mais profissional, que para o utilizador comum um “paint” era capaz de ser suficiente mas já nos habituámos a ele 🙂
    É fofo e simpático LOL.

  2. Nelinho das Lagostas says:

    Deviam era incluir o OpenShot e não essa bosta do PiTiVi. Por altura do lançamento do Lucid Lynx, já o OpenShot deve estar um projecto mais estável. E nesta versão em que se encontra, é de longe o editor de vídeo mais ‘user-friendly’ e que suporta vários formatos.

  3. PM says:

    alguem sabe um progrma para programar em html tipo dreamwaver ?

  4. @PM tens o Geany, o Screamer, o Bluefish, o Quanta, e muitos mais, escolhe o que te mais convier.

  5. PM says:

    Muiito Obrigada !

  6. PJviana says:

    Já vi por vezes pessoas a dizer que o ubuntu está cada vez a ficar maior e que ocupa muito espaço! Não sei se a retirada de alguns programas é a causa disso mas se for então acho uma estupidez andarem preocupados em diminuir o SO para caber num formato CD que já desactualizado ainda para mais agora que só se fala em gigabytes e terabytes e internet de 100 mg´s!!

    • A friend says:

      O interessante do Ubuntu é isso mesmo..

      Para quê incluir programas se estes são facilmente retirados via internet pelos repositórios? Não vale a pena te-los a ocupar espaço no CD..

      Por mim até nem valia a pena ter grande parte deles e a escolha ser feita pelos repositórios e passar apenas a ter mais uma aba com as recomendações, em vez de as ter directamente a ocupar espaço na instalação. 😉

      • PJviana says:

        Concordo que se deva simplificar mas muita gente não conhece muitos programas existentes! Eu acho que o ubuntu tem de ter vários programas para várias tarefas e o Gimp é excelente e não tem nada a ver com o f-spot! Não se pode continuar a pensar que o ubuntu no futuro tem de ocupar apenas 700mb e este tem de evoluir e para isso tem de ocupar mais espaço! Faz lembrar a mania das disketes! 😉

  7. Rui Brás says:

    O F-Spot não só já está incluído no Ubuntu como também tem um âmbito de aplicação que nada tem a ver com o do Gimp (nada mesmo). Esses rumores devem ter vindo de jornalistas da categoria dos do 24 horas. 😉

    Quanto ao editor de vídeo, será muito bem vindo.

    • Rui Brás says:

      Já estive à procura e realmente isso foi discutido entre os programadores.

      Com toda a sinceridade acho que só têm a perder porque o Gimp não é utilizado só por profissionais, tal como o Photoshop também não o é. Eu próprio o utilizo para as minhas fotos pessoais e para os artigos que escrevo.

      Vamos ver qual será a decisão final.

    • Vítor M. says:

      Falar sem saber por vezes dá nisso… enfim estás a perder qualidades homem 😉

  8. iGama says:

    O F-Spot dá para a maioria das operações simples para fotos ( resize, cut , etc) e tal como em windows, o que acontece quando o Paint não chega? instala-se um programa melhor.

    apt-get install gimp.

    Não vejo problema, porque vejo que a maior parte dos utilizadores “assusta-se” com o GIMP e nem o usa, procuram uma solução mais simples para as coisas simples.

  9. Ezequiel (Brasil) says:

    O F-Spot e o Gimp são completamente diferentes.
    Acredito que o Gimp no Ubuntu cria uma cultura de desenvolvimento do programa. Deve mante-lo junto à distribuição, sem a necessidade de instala-lo via repositório.
    Não conhecia o OpenShot e PiTiVi. Vou testa-los…

  10. JPedrosa says:

    Eu vou continuar a usar o GIMP, principalmente porque os tut’s aqui do pplware são para o GIMP 😛

    e cromo como sou para as imagens, tem que ser tipo “receita de culinária” com os passinhos todos 😉

  11. EuMesmo says:

    Não estou a ver nada que possa substituir o Gimp, ainda por cima agora que o Gimp vai ganhar uma nova interface… Será um erro retirá-lo das distribuições, até porque há bastante gente que trabalha com ele exactamente porque é instalado por defeito…

  12. PJviana says:

    Depois desta noticia fui procurar a verdadeira fonte:

    Neste momento está em discussão quais as aplicações por defeito! Entre elas está como foi referido a inclusão do pitivi e saber se deve ser retirado o Gimp principalmente para libertar espaço para outras aplicações! Outro dos assuntos muito falado foi em relação aos jogos que vem pré-instalados!

    Tem aqui o Blueprint:
    https://blueprints.launchpad.net/ubuntu/+spec/desktop-lucid-default-apps

  13. Nuno José says:

    Para organizar fotos gosot mt mais do Gthumb

    O gimp uso mt mt para digitalizar e fazer threshold, pois assim manda doc mt mais peq e mt mais definidos por email. Se o tirarem volto logo a o por. (é uma pena o xsane não fazer threshold se o scanner não fizer por defenição e ainda não vi nenhum que fizesse)

  14. BigLord says:

    Se realmente vão tirar o GIMP, eh pá, é má ideia. É o melhor programa freeware parecido-c’o-fotóshópe que nós temos disponível tanto no Windows como no Linux :\

  15. Alessandro Santos says:

    Pelo que li se não me engano no slashdot, os motivos são que o GIMP já é considerado um software profissional e que a maioria dos usuários querem apenas rotacionar e em alguns casos cortar e mexer nas cores; também querem que o Ubuntu continue ocupando um CD, e o GIMP está grande demais.
    Também queria que ele viesse por padrão no Ubuntu, mas de qualquer forma está a apenas um sudo apt-get install de distância.

  16. Sergio says:

    OFFTOPIC:

    Engraçado que no fim do post, onde tem a parte dos downloads e pré-requisitos, está escrito “Sistemas Operativos: Linux” e tem o ícone do símbolo do Windows, hahaha!

    😛

  17. Ricardo Ferreira says:

    A retirada do GIMP da instalação padrão implica que o F-Spot desenvolva a sua vertente de edição. Actualmente, não está correcto dizer que “ambos programas fazem a mesma coisa”. O F-Spot é um organizador de imagens (como o Picasa, por exemplo) e o GIMP é um editor de imagem (como o Photoshop, por exemplo).

    Na minha opinião, o F-Spot será sem dúvida uma das aplicações menos utilizadas, de entre as que estão instaladas por defeito, no Ubuntu. Não só pelo grande número de aplicações alternativas existentes como também pela popularidade de sites como o Flickr, Picasa Web ou DeviantArt que, em última análise, substituem a utilização de organizadores de imagem no desktop.

    Por fim, com a introdução do modo de janela única no GIMP, o argumento de que a sua interface é demasiado complexa poderá já não ser verdadeiro aquando do lançamento do Lucid Lynx.

  18. MP says:

    Hoje foi espolco de uma aula por causa do Linux ! LOL

    • 0LinuxKid0 says:

      como é que foste expulso xD e que eu no 6º ano já fui expulso uma vez e agora no 7º estava numa aula de Tic DE PCS e o prof tava a falar de Windows eu comecei a mandar umas bocas a falar em voz alta de linux ele mandoume para a rua xD

  19. bernardo says:

    boas, desculpem o talvez comentario infeliz, mas f-spot para gimp? eu nao tirava o gimp..pitivi ou la como é nunca usei nem faço edição de video por isso nem vou comentar. O gimp nao serve apenas para cut e resize nem muito menos apenas para profissionais, eu de longe sou profissional na area de design, sou gestor de redes e programador web, mas quando a necessidade fala mais alto la tenho que fazer uns desenhitos para os clientes mas pessoalmente entendo-me melhor com o inkscape, ou pelo menos consigo criar coisas mais porreiras. Acho uma ferramente muito boa e muito acessivel para quem gostar de criar uns logos/banner, etc aconselho experimentar.

    Cumps

  20. 0LinuxKid0 says:

    nem pensar eu proprio tenho um canal com tutoriais de gimp acho muito mal turarem o gimp sempre foi o editor predefenido e melhor que o Photosho basta verem o canal do Gimpknowhow no youtube

  21. Alessandro Santos says:

    Tem gente que não está entendendo… o GIMP não vai vir por padrão no Ubuntu 10.04, mas basta abrir a central de programas e instalar ele por lá!

  22. Kubric says:

    O Pitivi não é um programa (minimamente) acabado… certo?!? Com franqueza, acho prematura a sua inclusão na versão final do Ubuntu Lucid Lynx, apesar de apoiar fervorosamente o desenvolvimento desse projecto, pois o Linux bem precisa de um editor de vídeo equivalente ao Windows Media Player (pelo menos tão fácil de manejar e eficaz quanto este último). Custa-me a perceber, também, porque é que o Gimp desta vez ficou de fora, apesar de continuar disponível através dos repositórios. Mas, enfim, se outras aplicações como o Vlc, Adobe Reader, Amsn, Audacity, Kompozer, Gftp, Firestarter, Glipper, Alltray, Sun Java, entre outros, que para mim são essenciais, também ficam de fora, tenho de aceitar a preterição do Gimp…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.