Manjaro Linux – Um Arch Linux fácil de instalar
Já com suporte para o Steam
Quando o assunto dos artigos é Linux, é facilmente perceptível que muitos dos nossos leitores usam e aconselham o Arch Linux . O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. Por outro lado, os leitores que tentam pela primeira vez instalar o Arch queixam-se da complexidade do processo de instalação.
O Manjaro Linux é uma distribuição que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. Vamos conhecer as principais características desta distribuição.
Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux. Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico: XfCE, GNOME3 (com Cinnamon Shell) e KDE. Existe também disponivel a versão Net-edition, uma versão minimalista sem a maioria dos componentes instalados (ex. ambiente gráfico, aplicações, display manager, etc).
Como principais características ha a destacar o processo simples e intuitivo de instalação, a detecção automática da grande maioria do hardware, possibilidade de gerir/configurar drivers da placa gráfica recorrendo a bash scripting, e um conjunto considerável de configurações ao nível do desktop.
O Manjaro Linux não é uma rolling distro (isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo - como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses) a 100% mas tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR - Arch User Repository).
Uma nova versão do Manjaro Linux foi anunciada recentemente, tendo sido incluídas algumas novidades das quais se destacam:
- Kernel 3.4
- Suporte para o Steam (versão beta)
- Unified Extensible Firmware Interface
- B-Tree File System (btrfs)
- Sistema de storage - Redundant Array of Independent Disks (RAID)
- Integração do Kalu upgrade notifier
- Actualização do ambiente gráfico para as várias versões:
- XFCE 4.10
- KDE 4.9.2
- Gnome 3.4.2 / Cinnamon 1.6.4
- Openbox e Razor-QT disponíveis nos repositórios oficiais
O Manjaro Linux 0.8.2 é o testemunho e reflexo de uma dedicação incrível e entusiasta de cada membro da equipa responsável por este projecto. Num próximo artigo ensinaremos como proceder à instalação desta distribuição….quem promete!
Obrigado ao Óscar Stockwel pela disponibilização dos screenshots.
Download: Escolha aqui a versão (Xfce, Gnome, KDE, Net) que pretende
Homepage: Manjaro
Este artigo tem mais de um ano
Mt engraçado, vou testar 🙂
Como assim não é uma rolling distro a 100%?
“They still have a rolling release but not so fast as Arch-Linux might be. AUR is still usable and you have all features you know from Arch Linux. This way we provide a stable system which is still up to date.
http://blog.manjaro.org/about/
Mas Pedro, o conceito de Rolling distro deve estar um pouco baralhado. Aquilo que disseste “…não tem um ciclo de releases de X em X tempo – como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses…” representa o modelo de standard release. As rolling distro são aquelas que não têm um ciclo de disponibilização fixo mas sim ocasional em que as novas versões só são lançadas quando lhes apetece e com todas as atualizações desde a última versão até à data atual. O Ubuntu não é um desses casos. Como exemplo de rolling distro tens o arch, o pclinux, gentoo e com certeza mais. No caso das rolling distros não é necessária a atualização de versões uma vez que através do gestor de pacotes ou linha de comandos atualizas o sistema para as novas versões disponíveis. Por exemplo do ff 15 para 16 e do xfce 4.8 para 4.10. O Ubuntu não tem essas características. Por exemplo no 12.04 a versão xfce é a 4.8. Se quiseres a 4.10 tens que compilar ou utilizar o ppa xubuntu.
Boas Sérgio, é isso que disse: “não tem um ciclo de releases de X em X tempo – como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses (este é o exemplo do X em X tempo)” ou seja, o Ubuntu não é rolling distro porque tem é uma distro que sai de X em X tempo..talvez o PT dê a entender que o Ubuntu é uma rolling distro.
Recorrendo aqui a uma artigo que já publicamos:
Uma rolling distro para quem não sabe é basicamente uma distribuição que não tem um ciclo de releases de X em X tempo(como por exemplo o Ubuntu não é uma rolling distro porque que sai de 6 em 6 meses). Assim, as rolling distros estão sempre com os repositórios super actualizados com as ultimas versões dos pacotes, permitindo um sistema mais bleeding edge.
Percebi-te. O meu entendimento é que foi incorreto.
Texto conturbado, interpretação da tradução errada.
Ciclo de lançamento com período curto, não é rolling release, apenas lançamento de uma nova versão.
Ele têm rolling release, mas não tão rápido como Arch Linux pode ser. AUR ainda é utilizável e você tem todos os recursos que você conheça entre Arch Linux. Desta forma, nós fornecemos um sistema estável que ainda está atualizado.
Forever Linux
manjaro, kahelOS, cinnarch, archbang, bridge…. a ubuntização do arch linux, a principal razão pela qual o arch é tão bom é fazer o proprio OS com o que realmente precisamos e não com o que alguns devs acham que precisamos ou seja a capacidade de escolha, o arch instala-se em 10 minutos e realmente não é preciso ser-se “crominho” basta saber ler e ter alguma capacidade de compreensão estes derivados não tem o minimo interesse, não apresentam nada de novo
Concordo.. é só ler da arch wiki.. mas nao sao bem 10minutos 😛 para por as coisas ao nosso gosto como deve ser, demora um pouco mais, mas aprende-se, e o sistema fica em condicoes
Eu já meti em 6 minutos e 25 segundos com o Lxde a bombar…
Potato Potáto
Tomato Tomáto
Peço desculpa pelo ultimo comentário pois foi engano (wrong thread)
Isso é bem verdade. É um pouco mais dificil de instalar (uma x k esta versão é directa – basta meia dúzia de nexts) mas é bastante simples. 😉
PPLware e que tal um tutorial para instalação e personalização do ArchLinux nativo ? 😀
https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide
Aqui vai um tutorial para o arch nativo:
com o livecd do ubuntu usas o gparted para particionar o disco a seguir usas o cd do arch e segues os passos daqui https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide podendo saltar o passos desnecessarios.
Não tem nada que saber e em 10 minutos tens um arch nativo sem “bloatware”.
Isso é que era 😀
+1
+2
+3
Aqui vai um tutorial:
Com um livecd do ubuntu usamos o gparted para criar as partições (pessoalmente faço uma para boot de 800mb 2100mb para swap e o resto para root), em seguida reinicias o pc com o cd do arch e segues os passos do arch begginers guide basta saltares os passos desnecessários e como já tens as partições criadas é só montar, em 10 min tens um sistema base, depois é só instalares o xorg-server (ou o wayland) e o teu DE de eleição.
wow…. a minha partição boot tem 200MB e (na minha opinião) já é demasiado grande 😮
Eu venho do gentoo e no gentoo aconselham 500mb eu ponho 800 só pelo sim pelo não no arch ainda nem tentei compilar um kernel mas tou tentado em experimentar o liquorix
eu instalei tudo numa unica partição
Francisco grande ideia, isso iria ajudar muito ppl, porque acredito que muitos se chateiam de X em X tempos ter de instalar tudo novamente!
Aqui sempre encontramos uma grande ajuda com explicações simples.
Assim que tal o ppl que já tem não partilha a melhor maneira de o fazer. Abraço a todos.
Aqui o vosso amigo electrificado irá começar a dar os primeiros passos mas é em Ubuntu e Xubuntu. 😀
Não compliquem mais sff.. :mgreen:
Apoiado! Essa meninada anda dificultando muito o Linux. Deixem o Ubuntu que é o melhor! 😉 🙄
Um bocadinho Off-topic…
Não sei se tem acompanhado a evolução do samba 4, mas gostaria que abordassem o tema um dia destes. Finalmente vão lançar a versão 4.0.0 no dia 11 de dezembro.
Cumprimentos
Thanks pelo info. Vamos acompanhar
Boa tarde
Se quiser testar pode ser montado numa máquina virtual criada por exemplo pelo VMware?
Obrigado
Sim pode
Foi lançada à pouco a beta do elementary os aconselho a dar uma vista de olhos, estou muito inclinado a mudar-me para o elmentary, pois a equipa tem bom gosto e tem algumas inovações na manga para o mundo linux 😉
Se o Arch fosse menos complicado para instalar com certeza seria bem mais usado, é uma distribuição muito boa.
Glink, obrigado por avisar sobre o Elementary 😀
– Ja estou com o Manjaro instalado e rodando o xfce.Nao achei muito estranha a instalacao pois e similar a outras distros.Preferi compartilhar a experiencia no Peopleware antes de configura-lo.Como ja devem ter percebido,hehehehehe.
– Abr;os
Sim, do Manjaro é simples.. o problema é com a instalação do Arch Linux mesmo.
Instalar o archlinux é uma boa maneira de aprender Linux . vou testar este mas agora, suporte para o Steam (versão beta) ver o que dá.
sorry but. Off-topic :
OMG……
# mount /dev/sdb1 /mnt
# arch-chroot /mnt
*/acabe de configura o systema/* ao seu gosto… #pacman -S xfce4
# pacman -S xorg-server xorg-xinit xorg-server-utils
# pacman -S mesa
# pacman -S xf86-video-ati */(diver video meu ati) /*
# pacman -S xorg-twm xorg-xclock xterm
startx */deve dar erro /* fatal s error: no screens found
ctrl c
# pacman -S ttf-dejavu
#pacman -S xfce4 */ mais de 15min I LOVE PT (-_-‘) /*
#exit
#reboot
bot form pen …
#login:root
#passe:
#startxfce4
ctrl+alt+F2
login…
#pkill x
#startxfce4
ctrl+alt+F2
#pkill x
repetir ate ter rato
nota: Continuo s/net graças a um sagem 800. Usb 2-2:[ueagle-atm] Reading cmv failed with error -110 e este não é meu. manda para lá Tor.
“O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.” Acho que são duas coisas incompatíveis… Ou é o mais simples possível, sem grandes opções de configuração, ou então permite ter o maior número de decisões possíveis de customização e aí deixa de ser simples.
Aí é que te enganas, tú para teres um sistema arch a funcionar só precias instalar o pacote “base”, se quiseres mais alguns extras acrescebtas a “base-devel” e apartir daí instalas apenas aquilo que queres e configuras como tu quiseres mais simples que isto parece.me impossivel e mais configuravel que isto talvez só mesmo o gentoo. 🙂
simples significa clicar e ta a andar, nao e escolher tudo timtim por timtim! n m parece k a roda tenho sido simples de inventar!
– É normal o Uso da CPU permanecer em 100 % neste SO ????
– Ou o meu PC é que está “estressado”.rsrsrsrs
Boas
Instalei de raiz num portátil fujitsu-siemens antigo com xfce e estou bastante contente com a performance gráfica e do cpu.
Agora é aprender a personalizá-lo e mais algumas coisas que não compreendo bem. Prefiro este ao Zorin que também testei mas não gostei e para já também não troco pelo Fuduntu.
Obrigado