LinuxonAndroid – O Android e o Linux juntos no teu smartphone
Nos últimos tempos muito se tem falado sobre o Linux nos dispositivos móveis. Como é sabido, a Canonical, através da espanhola BQ e chinesa Meizu vão colocar no mercado, no mercado equipamentos com o Ubuntu Phone OS.
Mas, e se os utilizadores quiserem instalar uma versão do Linux no mesmo dispositivo com Android…é possível? Sim, vamos conhecer o projecto LinuxonAndroid.
O projecto LinuxonAndroid tem como principal objectivo permitir ao utilizadores que instalem uma distribuição Linux, de uma forma muito simples, no equipamento com Android.
Este projecto, usa um um método denominado de chroot, tem suporte para as distribuições mais populares, como é o caso do Debian, Ubuntu, Arch Linux, Fedora, openSUSE etc, ficando estas a funcionar como um estilo de máquina virtual.
Principais características
- Isolamento da máquina real
- Partilha do sistema de ficheiros entre Linux e Android
- Suporte para Audio
- Possibilidade de ver as notificações do Android no Linux
- Possibilidade de enviar e-mails e mensagens
Mas qual a diferença para o Ubuntu Phone OS?
As diferenças são muitas…com o Ubuntu Phone OS o utilizador está “preso” ao sistema da Canonical. Com o LinuxonAndroid o utilizador poderá executar várias distribuições Linux. Além disso, o utilizador continua a poder manter o Android .
Veja o LinuxonAndroid em funcionamento
Download: LinuxOnAndroid
Homepage: LinuxOnAndroid | Indiegogo
Este artigo tem mais de um ano
qual é a versão mais leve de todas as disponibilizadas?
E é importante que o kernel suporte loop! (Kernel that supports loop devices)! Se isto nao funciona!
E dará para utilizar todo o harware do equipamento, GPS incluído?
Podiam publicar igualmente o GnuRoot que é um programa similar, mas funciona sem necessitar de root ao tablet Android. (O que para muitos é mais seguro do que arriscar a inutilizar o aparelho).
Contudo exige mais algumas técnicas e até agora somente o Debian Wheezy (igualmente para x86), o Fedora Remix e o Gentoo são suportados. O som ainda não é suportado, e é necessário usar uma aplicação para o X11 aparte (como o Pelya XSDL que também não necessita de root).
Para ter um Desktop Environment funcional (como o XFCE ou o LXFE) deverá contar com uma boa hora para transferir e instalar pacotes, depois mais uns quantos para os programas favoritos (dentro do X11).
Programas como drivers, extensões do kernel, e certos utilitários podem não funcionar, embora o GnuRoot tente emular o acesso ao kernel Linux Android para determinados programas, como o Qemu User Mode e pouco mais.
Na prática, até ao momento é fácil usar o rar (versão x86) no Debian ARM no meu tablet, pois basta fazer:
# dpkg –add-architecture i386
# update
# upgrade
# apt-get install rar:i386
E depois, se tiver alguns ficheiros na directoria actual, pode experimentar:
# qemu-i386 /usr/bin/rar a teste.rar *
No entanto, programas mais complexos como o Wine não vão funcionar correctamente neste ambiente, embora exista no XDA um pacote binário com o Wine 1.4.1 x86 modificado com o qemu-i386 (armel) modificado que funcione, mas não é tão simples de usar (a não ser que crie um shell script que automatize).
Além disso, a emulação x86 sobre ARM causa um overhead elevado que pode tornar a execução do software mais lenta que o desejável.