Quantcast
PplWare Mobile

LinuxonAndroid – O Android e o Linux juntos no teu smartphone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. pedro says:

    qual é a versão mais leve de todas as disponibilizadas?

  2. Luis says:

    E é importante que o kernel suporte loop! (Kernel that supports loop devices)! Se isto nao funciona!

  3. elcuco says:

    E dará para utilizar todo o harware do equipamento, GPS incluído?

  4. Nosferatu Arucard says:

    Podiam publicar igualmente o GnuRoot que é um programa similar, mas funciona sem necessitar de root ao tablet Android. (O que para muitos é mais seguro do que arriscar a inutilizar o aparelho).
    Contudo exige mais algumas técnicas e até agora somente o Debian Wheezy (igualmente para x86), o Fedora Remix e o Gentoo são suportados. O som ainda não é suportado, e é necessário usar uma aplicação para o X11 aparte (como o Pelya XSDL que também não necessita de root).
    Para ter um Desktop Environment funcional (como o XFCE ou o LXFE) deverá contar com uma boa hora para transferir e instalar pacotes, depois mais uns quantos para os programas favoritos (dentro do X11).
    Programas como drivers, extensões do kernel, e certos utilitários podem não funcionar, embora o GnuRoot tente emular o acesso ao kernel Linux Android para determinados programas, como o Qemu User Mode e pouco mais.
    Na prática, até ao momento é fácil usar o rar (versão x86) no Debian ARM no meu tablet, pois basta fazer:
    # dpkg –add-architecture i386
    # update
    # upgrade
    # apt-get install rar:i386

    E depois, se tiver alguns ficheiros na directoria actual, pode experimentar:
    # qemu-i386 /usr/bin/rar a teste.rar *

    No entanto, programas mais complexos como o Wine não vão funcionar correctamente neste ambiente, embora exista no XDA um pacote binário com o Wine 1.4.1 x86 modificado com o qemu-i386 (armel) modificado que funcione, mas não é tão simples de usar (a não ser que crie um shell script que automatize).
    Além disso, a emulação x86 sobre ARM causa um overhead elevado que pode tornar a execução do software mais lenta que o desejável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.