Chegou o Linux Parrot 4.6! Se não domina, é melhor não usar
O Kali Linux é, para muitos, a primeira escolha dos que procuram um sistema operativo para hacking ético, com uma vasta coleção de ferramentas e que estas permitam realizar auditorias de segurança no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Esta distribuição Linux não é a única direcionada para os chamados pentesters, existem outras alternativas, como é o caso do Parrot OS. Vamos conhecer as novidades da última versão.
Lançado em 2013, o Parrot OS é um sistema operativo derivado do Debian, que permite realizar análises forenses a sistemas e também pentesting graças às muitas ferramentas integradas. Esta distribuição vem com ambiente de desktop MATE e com o LightDM (Light Display Manager) como gestor de logins.
Em termos de recursos, e abordando valores aproximados, os quais podem variar, a instalação do Kali ocupa cerca de 11GB, enquanto que a instalação padrão do Linux Parrot OS ronda os 12GB.
Novidades do Parrot 4.6
Após três meses de desenvolvimento, a equipa responsável pelo Parrot OS lançou a versão 4.6. A partir de agora passa a existir também uma versão com o ambiente gráfico KDE Plasma que está disponível nas edições Home e Security.
Esta nova versão traz também várias melhorias ao nível da interface e a ferramenta APT, para gestão de pacotes, faz agora uso de HTTPS.
O Parrot 4.6 inclui também melhor suporte para hardware, uma vez que inclui novos drivers e o suporte para pacotes Snap, tecnologia desenvolvida pela Canonical, foi também melhorado. Conheçam todas as novidades aqui.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O título diz “se não domina, é melhor não usar”, mas está incorreto, pois existe a versão Home. Sugiro que o autor da matéria confira no site, pois esta versão pode ser útil para cidadãos comuns.
o foco do artigo, é o Parrot OS estar vocacionado para Pentesting, contudo não deixas de ter razao, existe a versao Home do Parrot OS, destinada a todos os restantes utilizadores que não se interessam por Pentesting. Além de que a versao Home, inclui em si mesmo o AnonSurfer, que permite um bom anonimato na rede. Para quem se preocupar minimamente com questoes de Anonimato, e não sabe instalar e definir opçoes, esta pode ser uma excelente opçao e ter ao mesmo tempo um ambiente desktop de trabalho para o dia a dia. Nao gosta do mate, vai com kde, xfce, etc., e so instalar.
Ninguém liga pro Parrot, afinal ele não apareceu no Mr. Robot. Pra ser hackudão tem que se usar Kali e ir nos fórums pedir como instalar Spotify e Steam.
Que mico!
hahahahaha nota 10 para esse post