Linux Lite 5.6: Um ubuntu mais levezinho com melhor desempenho
No segmento das distribuições Linux há ofertas paras todas as necessidades. Neste segmento podemos encontrar distribuições para servidores, para desktops, para mini PCs, para dispositivos da área da Internet das Coisas, etc.
A distribuição Linux Lite tem merecido a nossa atenção! É um Ubuntu bem mais leve e mais rápido. Conheça as novidades da versão 5.6.
Chama-se Lite e tal como o nome sugere é uma distribuição compacta em termos de software e também ao nível do ambiente gráfico.
A última versão do Linux Lite (versão 5.6) é baseada no Ubuntu 20.04 LTS e traz como ambiente gráfico o levezinho Xfce. Como principal novidade, esta nova versão vem já com o Python 3 e a nova ferramenta Lite Tweaks tool que permite limpar facilmente ficheiros da máquina.
Como sempre, o Linux Lite aposta na transparência. Segundo os autores, esta distro não tem nenhum mecanismo de telemetria escondido.
Novidades do Linux Lite 5.6
- Nova ferramenta Lite Tweaks tool
- Python 3
- 7 novos wallpapers
- Firefox: 91.0.1
- Thunderbird: 78.11.0
- LibreOffice: 6.4.7.2
- VLC: 3.0.9.2
- Gimp: 2.10.18
- Base: 20.04.3
Apesar de ter a palavra “Lite” na sua designação, esta distribuição ocupa 1,5 GB. Pode instalá-la nativamente numa máquina, recorrer à virtualização, ou então criar uma PEN USB de arranque.
Com o passar dos tempos e com a aquisição de novos PCs, vamos guardando no sótão, na garagem ou num sítio escondido lá de casa o nosso PC mais antigo. Aquela caixa já com um pouco de ferrugem, um monitor ainda CRT, um teclado já meio sujo e até um rato com bolinha. Se tem por lá uma dessas máquinas, limpe-lhe o pó e instale o Linux Lite 5.6.
Este artigo tem mais de um ano
Muito interessante. Especialmente a ferramenta Lite Tweaks xD
Utilizei esta distribuição durante algum tempo, e confesso que tinha um desempenho interessante. Ponto negativo era o facto de vir pré-instalado o módulo de VirtualBox que tornava o arranque do sistema muito moroso, mesmo tendo em conta o hardware onde o corria. Após pesquisar, descobri que era algo facil de resolver, e uma vez removido esse módulo, o sistema tinha tempos de arranque “normais”.
Já há muitos anos que não testo, espero que essa opção da equipa tenha sido alterada ou polida. Não era algo que fazia muitos sentido, uma vez que é uma distribuição criada tendo em conta máquinas cujo hardware não permite grande flexibilidade, quanto mais múltiplos sistemas num só… ficam os meus 5 cêntimos.
Uma das vantagens é poderes nesta versão o Kernel 5.14 sem problemas!!
*instalar*
Eu testei, mas preferi o Lubuntu 20.04
Gosto mais do SparkyLinux. O AntiX Linux e o Q4OS também são muito leves.
Boa tarde. Corre em maquinas de 32 bit?
Corre em maquinas de 32 bit?
Essa resposta está presente no site deles… “There will be no 32bit ISO from Series 4.x onwards. If you still need to run a 32bit operating system, our Series 3.x is supported until April, 2021. Download it from here (https://osdn.net/projects/linuxlite/storage/3.8/).”
… não.
Poderia ser interessante para pôr num tinhkpad da era dos escrãs 4:3 para usar como máquina de escrever, mas o não ter suporte 32bits (que se está a tornar cada vez mais escasso) reduz muito as máquinas onde se poderá o usar. Sempre pensei que esta distro (e outras idênticas como o lubuntu, outra que perdeu suporte para 32bits) é pensada para estes casos, até porque um ubuntu corre perfeitamente num core2duo de 64bits.