Linux Lite 4.6: Um Ubuntu mais magro mas mais rápido
No segmento das distribuições Linux há ofertas paras todas as necessidades. Neste segmento podemos encontrar distribuições para servidores, para desktops, para mini PCs, para dispositivos da área da Internet das Coisas, etc.
A distribuição Linux Lite tem merecido a nossa atenção! É um Ubuntu bem mais leve e mais rápido. Conheça as novidades da versão 4.6.
Chama-se Lite e tal como o nome sugere é uma distribuição compacta em termos de software e também ao nível do ambiente gráfico.
A última versão do Linux Lite (versão 4.6) é baseada no Ubuntu 18.04 LTS e traz como ambiente gráfico o levezinho Xfce. Esta versão inclui também nova documentação e um novo Widget para monitorização do CPU. Exista agora também uma nova função para definir o tema, podendo o utilizador mudar facilmente entre um tema Light e um Dark.
Outras novidades do Linux Lite 4.6
- Kernel: 4.15.0-58
- Firefox: 68.0.2 Quantum
- Thunderbird: 60.8.0
- LibreOffice: 6.0.7.3
- VLC: 3.0.7.1
- Gimp: 2.10.12
- Timeshift 19.08.1
- Base: 18.04.3
No entanto, apesar de ter a palavra “Lite” na sua designação, esta distribuição ocupa 1,5 GB. Pode instalá-la nativamente numa máquina, recorrer à virtualização, ou então criar uma PEN USB de arranque.
Com o passar dos tempos e com a aquisição de novos PCs, vamos guardando no sótão, na garagem ou num sítio escondido lá de casa o nosso PC mais antigo. Aquela caixa já com um pouco de ferrugem, um monitor ainda CRT, um teclado já meio sujo e até um rato com bolinha. Se tem por lá uma dessas máquinas, limpe-lhe o pó e instale o Linux Lite 4.6.
Este artigo tem mais de um ano
Um Linux baseado em Ubuntu para mim nunca mais. Não vale a pena nem o espaço que ocupa no disco.
Puxa, fiquei curioso para saber o porquê de tamanho ranço! Teve problemas com o Ubuntu? Como sou usuário dessa distribuição, há alguma advertência que poderia me passar?
Não é ranço ele tem razão, há muito bloatware instalado, há snaps pré-instalados, além do suporte ao mesmo. Tanto snaps como flatpaks tomam muito espaço em disco.
Sinceramente, o Ubuntu é o Windows do Linux. Só lixo mesmo e superestimado!
Deu hate, mas qual outra distro tu recomenda e por quê?
Bom a Linux/Ubuntu vem me surpreendendo pois custo benefício gera conforto na minha utilização naum vejo problemas atendem a tudo que necessito e quanto a outros sistemas que abandonaram o cliente e pensam de forma grande, o Linux cresce com uma raiz forte e com ramos grossos que absorvem o impacto e nem se abalam com pedras jogadas, Obrigado aos desenvolvedores continuem assim.
Bom a Linux/Ubuntu vem me surpreendendo pois custo benefício gera conforto na minha utilização naum vejo problemas atendem a tudo que necessito e quanto a outros sistemas que abandonaram o cliente e pensam de forma grande, o Linux cresce com uma raiz forte e com ramos grossos que absorvem o impacto e nem se abalam com pedras jogadas, Obrigado aos desenvolvedores continuem assim.
Mais um refisefuqui… digo, um derivado de um derivado… Tudo bem que traz algumas facilidades, tal qual MX Linux, mas fala sério… Ubuntu e Debian não são tão difíceis assim, quer mamata? Nem usa Linux, fica no Windows mesmo.
Outra coisa, essa é uma das poucas distros que se recusa a oferecer suporte para UEFI. Ainda vivem no passado, pelo visto. Até o Lubuntu que é para “computadores antigos” tem suporte a UEFI e essa derivada do “Ubuntu” não tem.
Vergonha!
Em vez de se inventar 1001 formas de criar sistemas operativos alternativos não seria preferível criar apenas meia dúzia de sistemas operativos Linux (baseados nas suas linguagens originais) e desenvolver esses ditos cujos em algo verdadeiramente bom e útil?
Ao fim dumas semanas testar 1001 distros torna-se cansativo e para mim é pura perda de tempo…
o torna o linux diferente dos sistemas da microsoft e da apple é k no linux existe liberdade logo cada pessoa pode criar o seu sistema operativo e fazer o que quiser desde cumpra a licença mas na verdade não existem mais de 20 distribuições reais as outras são modificações dessas na maioria das vezes apenas cosméticas logo pouco relevantes quem quer aprender linux apenas deve concentrar nas distribuições base tipo debian,arch,fedora e por ai fora….
Para pessoas comuns, que são a maioria, o Ubuntu é o sistema Linux mais utilizado em função da facilidade de uso e estabilidade. Se a atividade fim da pessoa não é estudar sistema operacional e sim o uso do computador, o Ubuntu é bom. Para jogos nem tanto. Quanto ao Ubuntu Lite, faço uso dele em um notebook antigo e o desempenho melhorou. Antes usei o Puppy Linux, porém esta distribuição tem muitas complicações. Para quem tem um computador antigo, para aplicações simples, recomendo o Ubuntu Lite
Tem o Runtu que também é muito leve e bom.