Linux App Store – A loja de aplicações para Linux! O que mais falta?
O conceito de "loja de aplicações" popularizou-se entre os vários sistemas operativos. A Apple tem, a Microsoft também, o Android idem e até várias distribuições Linux disponibilizam a sua loja de aplicações.
Recentemente foi disponibilizada a "Linux App Store" que oferece as mais diversas apps para Linux.
Para quem procura apps para Linux agora já o pode fazer através da "Linux App Store". Esta loja de aplicações, que até tem o código no github, disponibiliza gratuitamente o mais diverso tipo de aplicações.
Na prática esta plataforma é considerada um hub on-line, uma vez que reúne apps disponibilizadas na loja Snapcraft, no site Flathub ou no diretório AppImage.
O utilizador pode facilmente pesquisar aplicações por nome. Por agora não existem outros filtros disponíveis.
O projeto é bastante interessante, pois, permite pesquisar em 3 distintos, mas ainda está apenas na versão 1.0. Nos próximos tempos ganhará certamente novas apps e novas funcionalidades. Estejam atentos à evolução deste projeto.
Apesar de, à escala mundial, a percentagem de utilizadores do Linux ainda ser baixa, tal valor poderá a mudar nos próximos anos. Cada vez mais as distribuições Linux estão mais completas, estáveis e seguras... e são, na generalidade, gratuitas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O post esta a ficar mt parecido com o diolinux
+1
Pelo menos esta a copiar Bem
Né?
O problema do Linux está nos drivers que tiram mal proveito do hardware.
Vejamos o meu exemplo prático , tenho o Xiaomi air 12 com o core M3 v7 . No windows , reproduzo 4k em vídeos ou mesmo no YouTube, com 10/15% de CPU e 30/40 de gpu.
No último Ubuntu , para reproduzir 4k no Youtube ( chorme ou Firefox ) o CPU vai aos 100% e laga por todo o lado .
Infelizmente, somos reféns do Windows , dado o melhor suporte de hw pelos fabricantes
Es refem do windows pq? Aprende programacao e faz tu melhor se achas que é caro uma licenca de um produto que usas todos os dias que involve milhares de pessoas. Ou achas que os programadores vivem do ar? Este povo ta habituado a mal habituado. Proxima vez que fores a uma loja pergunta pela seccao dos produtos gratis.
Dar 50 a 100 euros por uma noite de copos e jantar e isso dasse na boa…agora um programa que se usa e abusa todos os dias ui isso nunca…akeles xupistas….atao dar um euro por uma app na google store? Isso nunca…
Quando é que ele disse que era caro?!
Isto é cada um… Ele não percebeu nada do que eu escrevi
Acho que o gajo deve ter gasto 100 euros nos copos que não tá a dizer coisa com coisa! 🙂
Por que será que isso não acontece comigo no Linux? Você só testou no Ubuntu? Dessa distro eu quero distância.
Canonical é a Microsoft do Linux.
É normal que se lag com o Ubuntu, esse PC não suporta Linux, pelo preço que deste por ele compravas um Asus que tinha total suporte ao Linux
400 euros por um mi air 12 com o M3 y7 4 GB ram 128 ssd e Intel HD 615… É difícil arranjar melhor ..
Pelo que tenho lido nos fóruns Ubuntu , o problema reside mesmo na aceleração hw do Firefox e Chrome( chromium ) que no Linux , não funciona a 100% ( culpa dos fabricantes de hw , que não dão suporte em condições ao Linux.
Eu adoro o Linux e tomara eu usar o Linux , pois só uso programas opensource no Windows…. Mas infelizmente, a Intel não permite que isso aconteça no meu mi air !!!
Andrte Ferreira Andrade
isso não é verdade… eu comprei um Lenovo por 350€ para trabalhar com um processador intel, 4GB de ram, 1TB de disco e uma intel HD 256MB…
o que não falta é oferta, aliás, se fores às empresas mais pequenas até encontras melhor e se calhar ao mesmo preço… lembro-me de estar interessado num portátil da marca mac qualquer coisa (chinesa), alta máquina com i7, grafica nvidea, etc (jogos) e só custava 750€, com construção em aluminio, muito mais resistente que o plástico (só que mais pesado).
às vezes é preferivel ir ao ebay ou amazon ou assim e ver a oferta, encontrar algo que seja do teu agrado e depois ver reviews do produto, é o que eu faço e até agora correu sempre bem… de notar é que não tens garantia cá, mas que se lixe, no computador maioria dos problemas podes ser tu a resolver…
lá está, se deres uma oportunidade às empresas mais pequenas podes apanhar surpresas boas… e más… mas para isso é que servem os 15/30 dias de devolução.
“O problema do Linux está nos drivers que tiram mal proveito do hardware.”
… que é originado pelos próprios fabricantes do hardware, porque não disponibilizam os drivers ou informações necessárias para criar bons drivers!
Não sabes é escolher os drivers certos. Eu não tenho problema nenhum em relação a isso, vejo HD e 4k no YouTube sem problemas.
Intel HD 615
Até agora , todo o pessoal que usa o mesmo hw que eu , está com o mesmo problema ….
Achas que somos todos nós que estamos errados ?
Uso Nvidia e sem problemas com 4K. Estou até pensando em adquirir um monitor 8K! 🙂
Você utilizou o driver Mesa ?
Não . Vou testar os drivers Mesa .
Já agora.. Ubuntu ou manjaro deepin ?
não te adianta estares a ver videos em 4K, o teu monitor tem resolução máxima de 1920 x 1080, ou seja, é full HD apenas, não é 4K para te dar essa qualidade… para teres essa qualidade, terias de ter uma resolução de 3840 x 2160p ou 4096 x 2160p… estás a tentar ver um video numa qualidade 4x superior à máxima suportada pelo teu computador…
mesmo que metas 4K no youtube, ya, vais ter algo mais de qualidade, mas nunca na vida 4K, é só que o teu PC está a renderizar melhor as coisas porque ao meteres em 4K o PC tem mais objetos para renderizar (ou seja, menos compressão) daí teres mais qualidade mas não passa de Full HD na mesma e simplesmente estás a dar tamanha porrada ao monitor e ao hardware para nada e ainda corres o risco de queimar alguma coisa…
por isso desiste, encara a realidade, não tens computador sequer para 2K (embora 2K é para projetores) quanto mais resolução UHD (4k).
achei excelente essa da loja Linux App Stpre integrar os snap, AppImage e Flatpack, só falta dar uma polida na organizacao mas tem a meu ver futuro
Qual é a vantagem se eu já tenho estas apps na minha distro? Vou ter de instalar novamente o pack completo com todas as deps que eu por acaso até já tinha instaladas de base?
Não, se tens instaladas as apps pelo teu repositório local não tens porque desinstalares para usar suas versões em flatpak, snap e appimage.
Só usas estas versões quando não encontras no teu repositório e nem em deb/rpm.
Pedro, mais uma vez, muita confusão no post. Depois o jaugusto faz perguntas que deverias ter respondido logo no post.
Não seria melhor elencar as diferenças entre os e tipos de distribuição de software? Saber as diferenças entre ambos, e o que se propõem a resolver?!
É apenas uma ideia.
E já agora, dos 3, nem todos têm como “target” aplicações gratuitas (apesar de haver software gratuito nos 3), bastava ir ver bem as diferenças entre ambos e pensar uns instantes.
no diretório AppImageHub*
Eu uso Linux há vários anos mas que o Linux nunca chegará a 5% usuários desktops e laptops. Não é por falta de loja de aplicativos. Simplesmente porque pessoas preferem outros sistemas operacionais.
Pode continuar sonhando, que nunca passará de 3%
Poucos, mas bons. Nem sempre temos de ir atrás dos cordeirinhos.
É porque as pessoas só usam a mesma porcentagem de cérebro, utilizo deepin modificado com base no Debian funcionando extremamente estável , claro fiz várias modificações pra se adequar ao meu gosto de utilização. Simplesmente está rodando perfeito
Eu estou usando Linux Mint 19 numa máquina antiga. Tem drivers e tudo funcionando tudo certo.
Como já conheço o Linux já faz tempo deixo a discussão pra vocês aí debaterem.