PplWare Mobile

Linux App Store – A loja de aplicações para Linux! O que mais falta?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Ricardo Soares says:

    O post esta a ficar mt parecido com o diolinux

  2. Andre Ferreira Andrade says:

    O problema do Linux está nos drivers que tiram mal proveito do hardware.

    Vejamos o meu exemplo prático , tenho o Xiaomi air 12 com o core M3 v7 . No windows , reproduzo 4k em vídeos ou mesmo no YouTube, com 10/15% de CPU e 30/40 de gpu.

    No último Ubuntu , para reproduzir 4k no Youtube ( chorme ou Firefox ) o CPU vai aos 100% e laga por todo o lado .

    Infelizmente, somos reféns do Windows , dado o melhor suporte de hw pelos fabricantes

    • Joao says:

      Es refem do windows pq? Aprende programacao e faz tu melhor se achas que é caro uma licenca de um produto que usas todos os dias que involve milhares de pessoas. Ou achas que os programadores vivem do ar? Este povo ta habituado a mal habituado. Proxima vez que fores a uma loja pergunta pela seccao dos produtos gratis.
      Dar 50 a 100 euros por uma noite de copos e jantar e isso dasse na boa…agora um programa que se usa e abusa todos os dias ui isso nunca…akeles xupistas….atao dar um euro por uma app na google store? Isso nunca…

    • Daniel says:

      Por que será que isso não acontece comigo no Linux? Você só testou no Ubuntu? Dessa distro eu quero distância.
      Canonical é a Microsoft do Linux.

    • Bruno says:

      É normal que se lag com o Ubuntu, esse PC não suporta Linux, pelo preço que deste por ele compravas um Asus que tinha total suporte ao Linux

      • Andre Ferreira Andrade says:

        400 euros por um mi air 12 com o M3 y7 4 GB ram 128 ssd e Intel HD 615… É difícil arranjar melhor ..

        Pelo que tenho lido nos fóruns Ubuntu , o problema reside mesmo na aceleração hw do Firefox e Chrome( chromium ) que no Linux , não funciona a 100% ( culpa dos fabricantes de hw , que não dão suporte em condições ao Linux.

        Eu adoro o Linux e tomara eu usar o Linux , pois só uso programas opensource no Windows…. Mas infelizmente, a Intel não permite que isso aconteça no meu mi air !!!

        • fak says:

          Andrte Ferreira Andrade

          isso não é verdade… eu comprei um Lenovo por 350€ para trabalhar com um processador intel, 4GB de ram, 1TB de disco e uma intel HD 256MB…

          o que não falta é oferta, aliás, se fores às empresas mais pequenas até encontras melhor e se calhar ao mesmo preço… lembro-me de estar interessado num portátil da marca mac qualquer coisa (chinesa), alta máquina com i7, grafica nvidea, etc (jogos) e só custava 750€, com construção em aluminio, muito mais resistente que o plástico (só que mais pesado).
          às vezes é preferivel ir ao ebay ou amazon ou assim e ver a oferta, encontrar algo que seja do teu agrado e depois ver reviews do produto, é o que eu faço e até agora correu sempre bem… de notar é que não tens garantia cá, mas que se lixe, no computador maioria dos problemas podes ser tu a resolver…

          lá está, se deres uma oportunidade às empresas mais pequenas podes apanhar surpresas boas… e más… mas para isso é que servem os 15/30 dias de devolução.

    • Al Cid says:

      “O problema do Linux está nos drivers que tiram mal proveito do hardware.”

      … que é originado pelos próprios fabricantes do hardware, porque não disponibilizam os drivers ou informações necessárias para criar bons drivers!

  3. Samuel says:

    Não sabes é escolher os drivers certos. Eu não tenho problema nenhum em relação a isso, vejo HD e 4k no YouTube sem problemas.

    • Andre Ferreira Andrade says:

      Intel HD 615

      Até agora , todo o pessoal que usa o mesmo hw que eu , está com o mesmo problema ….

      Achas que somos todos nós que estamos errados ?

      • Daniel says:

        Uso Nvidia e sem problemas com 4K. Estou até pensando em adquirir um monitor 8K! 🙂

      • ademirt says:

        Você utilizou o driver Mesa ?

      • fak says:

        não te adianta estares a ver videos em 4K, o teu monitor tem resolução máxima de 1920 x 1080, ou seja, é full HD apenas, não é 4K para te dar essa qualidade… para teres essa qualidade, terias de ter uma resolução de 3840 x 2160p ou 4096 x 2160p… estás a tentar ver um video numa qualidade 4x superior à máxima suportada pelo teu computador…

        mesmo que metas 4K no youtube, ya, vais ter algo mais de qualidade, mas nunca na vida 4K, é só que o teu PC está a renderizar melhor as coisas porque ao meteres em 4K o PC tem mais objetos para renderizar (ou seja, menos compressão) daí teres mais qualidade mas não passa de Full HD na mesma e simplesmente estás a dar tamanha porrada ao monitor e ao hardware para nada e ainda corres o risco de queimar alguma coisa…

        por isso desiste, encara a realidade, não tens computador sequer para 2K (embora 2K é para projetores) quanto mais resolução UHD (4k).

  4. Fernando Marques Martini says:

    achei excelente essa da loja Linux App Stpre integrar os snap, AppImage e Flatpack, só falta dar uma polida na organizacao mas tem a meu ver futuro

  5. jaugusto says:

    Qual é a vantagem se eu já tenho estas apps na minha distro? Vou ter de instalar novamente o pack completo com todas as deps que eu por acaso até já tinha instaladas de base?

    • Daniel says:

      Não, se tens instaladas as apps pelo teu repositório local não tens porque desinstalares para usar suas versões em flatpak, snap e appimage.
      Só usas estas versões quando não encontras no teu repositório e nem em deb/rpm.

  6. Devsys says:

    Pedro, mais uma vez, muita confusão no post. Depois o jaugusto faz perguntas que deverias ter respondido logo no post.
    Não seria melhor elencar as diferenças entre os e tipos de distribuição de software? Saber as diferenças entre ambos, e o que se propõem a resolver?!
    É apenas uma ideia.
    E já agora, dos 3, nem todos têm como “target” aplicações gratuitas (apesar de haver software gratuito nos 3), bastava ir ver bem as diferenças entre ambos e pensar uns instantes.

  7. Daniel says:

    no diretório AppImageHub*

  8. Clodoaldo says:

    Eu uso Linux há vários anos mas que o Linux nunca chegará a 5% usuários desktops e laptops. Não é por falta de loja de aplicativos. Simplesmente porque pessoas preferem outros sistemas operacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.