Próximo kernel Linux vai chegar ao Windows 10 de forma automática em breve
A união do Windows 10 e do Linux aconteceu de uma forma natural e até muito mais simples do que seria esperado. De forma transparente, este sistema recebeu o seu rival e passaram a estar integrados.
Claro que a Microsoft não parou de melhorar este componente, até porque está debaixo da avaliação apertada dos utilizadores. A segunda versão deste kernel vai chegar em breve e será parte da próxima grande atualização do Windows 10.
Linux e o Windows 10 cada vez mais unidos
Há algum tempo que a Microsoft revolucionou o seu sistema operativo. Com o Windows 10 resolveu criar um subsistema Linux e assim dar aos utilizadores acesso ao que este segundo sistema pode oferecer.
Claro que para isso teve de incorporar um kernel Linux no seu sistema, que pode ser chamado a qualquer momento. Esta é uma distribuição que consegue oferecer o que o utilizador necessita, havendo ainda a possibilidade de instalar novas distribuições.
O WSL2 vem com uma atualização
Até agora este kernel era instalado de forma manual e com uma dependência grande do que o utilizador necessitava. Claro que isso o tornava limitado a utilizadores mais experientes e que conheciam as instruções necessárias para o fazer.
Este processo vai em breve ser alterado de forma completa, com uma mudança que a Microsoft vai fazer. Com a versão 2004 do Windows 10, o WSL2 será incorporado e fará parte desta atualização. Sabe-se que chegará muito em breve para ser instalada nos milhões de PCs.
Novo kernel que melhora ainda mais a integração
A ideia base é colocar o WSL2 dentro dos processos de atualização do Windows. Assim, e de forma simples e rápida, a Microsoft consegue lançar atualizações e correções caso necessite.Vai também isolá-lo do próprio sistema operativo e assim tornar independente qualquer atualização.
Apesar desta mudança, quando esta atualização for lançada, os utilizadores vão ter de instalar o WSL2 manualmente, via uma normal atualização extra. Só dentro de alguns meses é que esta será automaticamente instalada e mantida.
Este artigo tem mais de um ano
Com esse título estão à espera de que tipo de comentários?
É o WSL que vai receber a atualização automaticamente e não o Windows 10, que continua nada a ter de comum com o Linux, basta ver que o Windows não tem um kernel nomolitico, ao contrário do Linux (não entremos nas eternas discussões de que é melhor ou pior já que não é isso que está em causa)
resolveu criar um subsistema Linux e assim dar aos utilizadores acesso ao que este segundo sistema pode oferecer. Não ficaria mais correto : adotou um sistema linux que esta solucionando problemas sérios no sistema operacional em questão. Senti um certo desprezo nessas linhas.
Continuo achar que meter o Linux no Windows foi a pior ideia que a Microsoft teve pois está a minimizar o Linux que tem contribuído para a evolução dos SO em tudo o mundo.
Este recurso foi criado com foco para Desenvolvedores de Software, não para o público geral.