Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (10)
Depois da nossa rubrica de 10 tutoriais sobre o Linux Manjaro e de um conjunto de artigos com o tema “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, o nosso próximo desafio é apresentar o Linux Deepin.
Esta distribuição, que reúne características do Windows e do macOS, tem vindo a evoluir significativamente e é hoje um sistema estável para uma escolha acertada. Vamos conhecer melhor esta distribuição.
Depois de 10 artigos a apresentar o que de melhor há dentro do Linux Deepin hoje será o nosso último artigo desta rubrica. Desde já estamos receptivos para sugestões de qual será a próximo distribuição Linux a analisar a este nível aqui no Pplware.
Atualizações
Qualquer que seja a distribuição Linux, é importante que esta esteja sempre atualizada. Atualmente as distribuições mais evoluídas, como é o caso do Linux Deepin, oferecem mecanismos e interfaces gráficas simples para proceder a atualização do sistema e até do software instalado.
Relativamente aos servidores de software, o Linux Deepin permite escolher que servidor pretendemos e até testar a velocidade do mesmo.
Por fim deixamos uma pequena dica. Ao nível da barra inferior, carregando no ícone principal, é possível mudar o modo da barra, a localização, o tamanho, o estado (se visível ou invisível), e a parte dos Plugins, onde podemos escolher se pretendemos ver a data/hora, som, energia e rede.
Não se esqueçam também que podem usar sempre o atalho ALT + TAB para aceder rapidamente às apps em execução
Como sempre referimos estes foram artigos criados para iniciantes. Numa próxima rubrica iremos analisar uma nova distribuição… deixem as vossas sugestões.
O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
Outros Tutoriais - Deepin
- Linux Deepin (1) – Apresentação geral do Sistema
- Linux Deepin (2) – Instalação do sistema
- Linux Deepin (3) – Centro de Controlo
- Linux Deepin (4) – Personalizar o Sistemav
- Linux Deepin (5) – Ferramentas nativas do Linux Deepin
- Linux Deepin (6) – WPS Suite
- Linux Deepin (7) – Ferramentas nativas (parte 2)
- Linux Deepin (8) –Deepin Store
- Linux Deepin (9) –Deepin File Manager
Este artigo tem mais de um ano
Nossa migo, ficou no vácuo, hein?
Parece que ficou mais estável, segundo dizem.
Entre o Ubuntu e o Deepin qual acham que devo escolher?
Cumps
macOS
Depende das especificações técnicas da sua máquina.
4gb RAM
Processador intel core i5-3210M 2.50GHz
500gb disco
Nessa máquina, qualquer distribuição ou interface gráfica vai funcionar de boas.
Mas se você quiser uma performance melhor, pode escolher versões mais simples como Xfce, MATE, LXDE, LXQt.
Mas se você quiser efeitos, uma interface bonita, moderna, pode ficar com Gnome, DDE (Deepin), KDE, Unity, Budgie, o que for.
O que poderia melhorar um pouco seria adicionar mais uns 4 GB de RAM.
Realmente, em termos estéticos, este Deepin é muito convidativo a usuários leigos ou iniciantes em Linux. Ele parece muito bem fechado, e não há “sobras” no layout. É o primeiro Linux que acho de fato elegante (apesar das claras “inspirações” em outros sistemas).
Alguém sabe onde arranjar o fundo de ecrã?
Aqui https://imgur.com/a/2D9lzhG
Uma boa distro para um Intel Core i5-7500 + 16 GB de ram. Alguem aconselha?
Qualquer distribuição serve. Só vai depender do seu nível de conhecimento e antes que pergunte-me sobre qual melhor interface gráfica, só testando para teres uma ideia. Use um Virtualbox, QEMU, VMware ou o que for e experimente antes de instalar, baixe umas ISOS e pá.
Com essas specs qualquer distro ou interface gráfica irá correr bem.
Agradecido