Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (1)
Depois da nossa rubrica de 10 tutoriais sobre o Linux Manjaro e de um conjunto de artigos com o tema “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, o nosso próximo desafio é apresentar o Linux Deepin.
Esta distribuição, que reune características do Windows e do macOS, tem vindo a evoluir significativamente e é hoje um sistema estável e uma escolha acertada. Vamos conhecer melhor esta distribuição.
O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
O projeto Linux Deepin, tem como principal objetivo transformar o Debian num sistema ainda mais bonito e simples de usar. A cada versão as novidades, especialmente ao nível da interface, são bastante significativas e nesta nova versão não é exceção.
O Linux Deepin traz várias ferramentas que fazem parte do próprio projeto, não necessitando assim de instalar aplicações terceiros. Deepin Cloud Print, Deepin Movie, Deepin Boot Maker são alguns dos exemplos das ferramentas que estão disponíveis com o sistema e que analisaremos num próximo artigo.
Em termos de suite de produtividade, esta distribuição vem com o WPS Office. O browser por omissão é o Google Chrome.
A última versão do Linux Deepin trouxe um conjunto interessante de novidades que podem ser vistas aqui.
Num próximo artigo daremos a conhecer outras funcionalidades deste interessante Linux Deepin. Se tiverem sugestões ou sugestões, deixem na zona dos comentários. O download desta distribuição pode ser feito aqui.
Este artigo tem mais de um ano
É bonito sim =) pena que não consigo por a minha placa ralink a dar em condições.
Acho que a barra no top faz alguma falta.
@Jesualdo, só por curiosidade, qual o modelo da placa de rede Ralink e a sua distribuição de Linux?
ralink rt5390r , agora não estou a usar linux neste momento.
@Jesualdo, parece que alguém já resolveu esse problema….https://debian-facile.org/viewtopic.php?id=20989
Aqueles títulos aleatórios.
o Pipiwar sempre teve muito jeito para títulos kkkk
Depois de ter utilizado o Ubuntu, Linux Mint, Debian, Elementary OS, eis que instalei o Deepin. Estou a utilizá-lo há cerca de um ano, sem dúvida que é o que mais gosto.
É rápido, estável, combina muita funcionalidades do windows, actualiza o SO constantemente, e tem muito software gratuito e bastante completo na Store deles. Recomendo.
Cumps a todos
+1.
Venham mais artigos sobre esta fantástica distribuição…
De fato, é uma ótima distro.
Essa sim revolucionou o Linux no conceito de design.
Tenho uma máquina antiga, daquelas que funcionam a vapor, e é este SO que utilizo. Não tenho nada de que me queixar.
Como está indo o uso de CPU e RAM?
Isto aqui em baixo não é bom sinal:
https://www.youtube.com/watch?v=v25Dy66AtNI
https://www.youtube.com/watch?v=tllqWzO8Bqw
https://www.crunchbase.com/organization/cnzz#section-overview
O nome linux não é logo à partida prova de boa coisa. Linux é o kernel, as milhares de distros que existem, algumas já são de excelente qualidade, outras mais ou menos e outras o degredo.
Mas pronto, entre isto ou o Ubuntu, ou o Win10 ou o OS da Apple, venha o diabo e escolha.
Quem será o tal de Diabo?
+1 =D
Para muitas pessoas nada presta…aconselho uma folha de papel, um isqueiro para destruir as provas e um pombo correio de confiança = ) = ) = )
eheh…touché!
Para muitas pessoas algumas coisas cheiram bem, outras depende da alergia, e outras cheiram mal.
Quando vamos à casa de banho mandar um fax, cheira mal a toda a gente. Quando cheiramos uma flor, depende se temos ou não alergias, quando nos passa uma mulher maravilhosa pela frente com um misto de perfume e feromonas, até os mais “resolvidos” ficam em sentido.
Não sei se por acaso você não consegue distinguir o cheiro do seu fax diário do da boazona que passou por si, eu consigo.
Será aquele que no exercício da sua liberdade, abdica da mesma por laxismo/comodismo e depois é o mesmo que fica espantado/indignado quando mais à frente percebe que afinal já não tem liberdade, ou que é totalmente manietado pelas Cambridge analytica desta vida.
O resultado depois está à vista, Trump nos estados unidos, Brexit em inglaterra, e isto são só os casos mais mediáticos.
ARC, as escolhas têm sempre consequências, algumas aguentamos melhor, outras são tudo aquilo que achamos que nunca irá acontecer.
A loja do Deepin está ligada a um site que tem um tracker que recolhe anonimamente dados relativos ao acessos. Um tracker semelhante ao Google Analytics. Mas a equipa do Deepin procedeu mau ao não informar os utilizadores do tracker.
Quanto ao Ubuntu, a telemetria que tem é opcional. O utilizador tem o poder de deixar o sistema recolher dados ou não.
Comparar as situações existentes em distribuições Gnu/Linux com a invasão de privacidade que existe no Windows 10 e Android (tem Kernel Linux) só por má vontade ou falta de informação.
*mas a equipa do Deepin procedeu mal…
O melhor de tudo isto é ver malta a queixar-se da telemetria do Ubuntu e do Tracker do Deepin em plataformas como o Facebook. Chega a ser hilariante.
Como bem referiu, a equipa do Deepin procedeu mal, e eu diria muito mal, mal ao ponto de quebrar a mais básica regra de confiança, nunca roubar quem usa o software.
Sim, “colectar” informações do utilizador, enviar para uma entidade que até é externa à própria Deepin é roubo, ponto.
Quanto ao facto de ser ou um tracker semelhante ao google analytics desculpa alguma coisa? Se o Paulo Trindade trabalhar numa empresa que produz software, e por “acaso” vende esse software a uma empresa e ás escondidas recolhe informações e envia para um seu servidor, ou para outra empresa, acha que se for apanhado vai acontecer o que?
Havia um banco a operar aqui em PT (Barcleys) que depois do 11 de Setembro, fez os funcionários (os que desenvolviam software) assinarem uma carrada de folhas, tudo em ingles, e lá estavam expressas que todas as praticas desviantes seriam alvo de processo em tribunal por espionagem e terrorismo.
Está mesmo a imaginar um banco a ter um sistema operativo que sem eles saberem recolhe informações dos seus computadores e envia para a china???!! Pois, está bem 😀
Quanto ao Ubuntu não há nada a falar, é publica toda a questão da privacidade e das ligações com a Amazon.
Comparar roubos, quer sejam em distribuições de Linux ou no Windows, são roubos, ponto. Uns não são mais “desculpáveis” que outros, e pouco importa se são dados mais ou menos importantes na perspectiva de cada um.
Quando ao Ubuntu, “a telemetria é opcional”? Não exatamente.
Mais info aqui: https://askubuntu.com/questions/1027532/how-to-opt-out-of-system-information-reports
@Costa, mais uma razão para sabermos escolher de acordo com os fundamentos basilares da Liberdade. Por isso o segredo para ter mais, não é o ter mais, mas sim o ter menos e saborear ainda mais esse “menos”.
E por falar em diabo, abro o Pplware e toma lá mais uma notícia no seguimento desta nossa conversa
https://pplware.sapo.pt/microsoft/depois-do-windows-10-agora-e-o-office-que-recolhe-dados-dos-utilizadores/
Pois arc e soulreaver, se calhar são só pessoas que só dizem mal, gente mesquinha esta. Eu pelos vistos tb sou mesquinho com estas miudezas da liberdade. É feio ter segredos, diziam antigamente. Confesso que nunca percebi porquê, e continuo a achar que ter segredos é o garante da nossa liberdade. Isso e imprensa livre, mas isto é outro assunto.
Costa, eheh, eu vi também. Mas subscrevo, é BOM ter SEGREDOS e LUTAR pela LIBERDADE todos os DIAS das nossas vidas.
@costa, eu concordo plenamente na proteção de dados e politica de privacidade, não me interprete mal, o meu comentário foi a título de brincadeira, e não com o intuito de o ofender…apenas achei caricato o seu comentário devido ao facto de postar 3 links onde mencionam apenas problemas, e nenhuma vantagem ou solução na utilização de Linux…mas volto a frisar, não foi com o objetivo de o ofender e concordo plenamente com a proteção de dados. 1 abraço!!!!!
SoulReaver, não me ofendeu, e eu tentei tb ser “engraçado” numa resposta que pelos vistos foi demasiado ao estilo “piada negra”.
Apesar vezes parecer mais “seco” nos meus comentários, eu sou do tipo de bem com a vida. Só que aqui, só por texto, às vezes damos uma ideia errada a nosso respeito, neste caso, provavelmente por falta de “habilidade” minha para me expressar melhor. Como dizem no Brasil, na paz. 😀
@Costa, tu hoje tas rezingão!!!
@Costa, anima-te, que eu hoje num texto, falei de ti como sendo… Costa, o ‘xmonad tiling man, that rocks’…eheh
😉
arc, olha para isto http://www.staff.science.uu.nl/~swier004/publications/2012-haskell.pdf
Sim o xmonad, sendo um projecto fantástico feito em Haskell, com “apenas” umas impressionantes 1653 linhas de código (versão 0.13) https://news.ycombinator.com/item?id=13703796, super estável, era do “tamanho” ideal para alguém pensar em fazer alguma verificação formal.
E foi feito, como está no link acima.
Saltando logo para a discussão, é óbvia a diferença entre Ocaml e Haskell, e sendo Coq um “produto” Frances interligado ao Ocaml (há universidades em PT a ter a cadeira de compiladores, teoria da computação e não só nesta linguagem), já se avizinhavam dificuldades.
De qualquer forma, retenho isto “In a sense, this development proves that every function from the StackSet module will never crash or loop unexpectedly.”
E como curiosidade, o tipo responsável é da Universiteit Utrecht, a mesma de onde saiu o projecto nix package manager e depois a distro de linux nixOS.
Realmente Xmonad rocks hahaha
@Costa, já fiz o down…lerei com prazer amanha.
Abraço
Parece que esse LInuXO foi pro brejo…ate a ”EQUIPA” já saiu fora.
mais info no facebook deles.
Boa tarde,
Este parece bonito e funcional, mas eu continuo a ter dificuldade em largar o Linux Mint KDE 🙂
Abraço
@Sérgio, faz muito bem. Está satisfeito, então essa a melhor distribuição de Linux para si.
Vais ter de largar mais cedo ou mais tarde, já sabes o belo destino que espera o KDE no Mint OS?
Ele não está estável!!! Usei umas semanas e tive que abandonar. Mas é uma das distro mais promissoras a meu ver. Parabéns mesmo assim.
Claro que não é 100% estável, ainda mais sendo baseada no Debian UNSTABLE e UNSTABLE em inglês significa instável, mas tem um motivo para eles terem optado por isso, basta ler o blog do Deepin.
Excelente artigo como sempre! É um ótimo sistema, pena que não consertou o bug do atrasado do CL.
À propósito, só uma correção em “não necessitando assim de instalar aplicações terceiros”, acredito que seja aplicações DE terceiros, certo?
É das distros mais bonitas que já pude experimentar, simples e fácil de usar mas para quem gosta de jogar de vez em quando esqueça esta distro.
Se eu gosto do Windows e MacOs por que mudar para Deepin?
Porque o Deepin é grátis.
Windows e MacOS são caros e pagos.
Deepin tem um layout que possibilita a aparência a ser igual do Windows ou MacOS.
Simples assim.