Fim do Windows 7? É hora de experimentar o Netrunner 19.01 ‘Blackbird’
No segmento dos sistemas operativos há várias alternativas ao Windows! Como sabemos o Windows 7 está perto do fim de vida e é altura de começar a procurar um substituto. Obviamente que a maioria dos utilizadores irá migrar para Windows 10, mas quem se quiser aventurar no mundo Linux há também boas soluções.
Além do Ubuntu, Debian, Fedora, CentOS, Mint, hoje sugerimos também a última versão da distribuição Netrunner.
Já está disponível a distribuição Linux Netrunner 19.01 'Blackbird'. Esta distribuição é baseada no Debian e tem como ambiente gráfico de trabalho o fantástico KDE, mais concretamente o KDE Plasma. Esta nova versão desta distribuição inclui várias novidades ao nível do desktop, aplicações e vários add-ons e tweaks para o próprio ambiente gráfico.
Principais atualizações
- KDE Plasma 5.14.3
- KDE Frameworks 5.51
- KDE Applications 18.08
- Qt 5.11.3
- Linux Kernel 4.19.0~1
- Firefox Quantum 64.0
- Thunderbird 60.3
- Veja aqui todas as novidades.
Para aqueles que estão bastante habituados ao menu Iniciar do Windows 7, então com o Netrunner 19.01 'Blackbird' vão-se sentir em casa.
Além disso, o Netrunner aproveita também todas as funcionalidades do excelente ambiente de trabalho KDE Plasma, oferecendo uma experiência muito familiar. No geral, o Netrunner é provavelmente um dos sistemas operativos baseados em Linux mais polidos e amigáveis.
Este artigo tem mais de um ano
Ya, é por isso que eu uso Linux há 10 anos (04-2009)e só preciso do Windows para actualizar o GPS, porque a Garmin não dá suporte para Linux. Sem licenças nem vírus. Já para empresas será diferente.
Só preciso do windows 7 para actualizar o gps tomtom. O mais caricato é instalar o windows 7 e depois uma dos updates faz com que não se consiga efetuar mais nenhumas atualizações do windows 7. O windows 7 estava finalmente sem problemas de maior. Mas agora até os updates dão problemas. Acho que vou largar o gps tomtom e começar a usar o google maps para me livrar do cancro que é a o windows 10, de outra maneira estou feito ao bife. O windows 10 é mais coisa, menos coisa o windows 8. O windows 10 é uma lastima.
Eu imaginei que as pessoas iriam comentar sobre o Netrunner 19.01 ‘Blackbird’.
Desagrada-me que seja usado um S.O. para promover outro, quase de forma menos boa.
Vamos promover as excelentes qualidades do Linux – Sem Atacar Ninguém – não é necessário, porque ele é mesmo bom e por mérito próprio. Estou de acordo com o comentário do Ruy Acquaviva acima.
Fim do Windows 7? Está na hora de comprar um computador novo e instalar o Windows 10.
Ninguém com cérebro vai usar o Windows 10. A não ser os que procuram dor de cabeça.
Ou alguns documentos misteriosamente apagados!
Claro. Porque haveriam as pessoas de tirar a carta e comprar 1 carro, se podem tirar um curso de pilotagem e aeronáutica e comprar um avião.
Então Sr Cérebro, tem alguma solução boa que rode alguns jogos Windows no Linux ?
Desconsidere o Wine e o Steam Proton, pois estas duas soluções tem sérios problemas para rodar jogos online.
Só não abondonei o Windows pois o games que jogo não rodam no Wine / Steam Proton.
Os games que jogo?
E porque não os jogos que play-o?
E porque não falar e escrever em português?
Consulto este Blog desde o seu inicio e faço-o porque tem em geral partilhado com aos seus leitores, informação útil. Mas também tenho constatado ao longo destes anos, que tentam muitas vezes “injetar” Linux aos utilizadores de Windows. Não vos fica bem…
Andava à já uns tempos para dizer o que pensava acerca deste assunto. Done!
Obs.: Sim, tenho Windows e Linux e gosto dos 2 SO. Não irei responder aos replies de “Linux Fan Boys”.
Injetar? Não, tentamos sempre abrir os olhos a quem está possuído pela limitação do seu conhecimento.
Damos alternativas e o poder de escolha de cada um, faz o resto. O pior cego é aquele que não quer ver, e o conhecimento é a arma letal contra o domínio por ignorância.
Depois, de dominares o conhecimento, decides. Assim, não podes dizer que não tens o conhecimento que te permita comparar. Por outras palavras, como se usa na minha terra, se não gostas, pões na beira do prato. Se gostas, usa e abusa.
Abraço.
Honestamente não vi nada no artigo que me fizesse trocar Windows por este distro, a betanews também tem um artigo idêntico, também sem nada de útil a explicar realmente as possíveis vantagens…
[edit] e uso uma máquina com mais de nove anos…. [/edit]
Há mil sites por dia que falam neste assunto e, mesmo nós falando de Linux desde 2005, não quer dizer que essa medida seja ideal para todos, cada um tem de se encaixar no que gosta, precisa ou conhece, tu podes bem estar encaixado nesses que não precisam de Linux para nada, normal.
Mas pior que não saber usar ou não necessitar de usar é não saber que existe 😉 e por isso, mesmo contando com a resistência de meia dúzia de visitantes menos afoitos a coisas novas e boas, vamos lançar ao mercado muita informação que produzimos sobre Linux. E nota-se claramente nos tópicos de Linux o aumentar de interesse e de visitas. O que é um sinal fantástico.
A minha comparação foi pq o título dos artigos é muito idêntico mas ok. Eu de vez em quando vou usando uma VM para esperimentar uns builds mas nunca me atraiu porque eu uso software específico e é uma máquina para jogar também…
No Linux ninguém fica te vigiando dentro do próprio SO como faz a Microsoft.
Só isso já é um grande plus.
Estamos a falar de telemetria?
Vai muito além disso, leia com calma.
https://docs.microsoft.com/en-us/windows/privacy/basic-level-windows-diagnostic-events-and-fields-1809
Mas que raio de titulo…
Cota de mercado 2018
Windows – 87.71%
Mac OS – 9.61%
Linux – 2.09%
Chrome OS – 0.31%
Unknown – 0.28%
BSD – 0.01%
Quantidade não quer dizer qualidade.
+1
Que grande comentário, brutal.
Portanto, se formos fazer o mesmo para carros e modelos mais vendidos cá em pt, o Renault Clio é o melhor carro, seguido talvez do Peugeot e depois um SEAT Ibiza.
Ou vejamos comida, em primeiro deve ser o pão, depois os doces, seguido das batatas fritas.
Portanto, se for pela “cota de mercado” para aferir da qualidade, está no rumo certo.
Adoro malta que pensa fora da caixa, parabéns.
Opah Devsys esse comentário foi TOP!!!!!!!! (clap) (clap) (clap) já ganhaste hehehe xD
Não deve usar o Android em!
“Microsoft is killing Windows 7, so you should switch to Netrunner 19.01 ‘Blackbird’ Linux distro now!”
https://betanews.com/2019/01/14/netrunner-blackbird-linux-win7/
…
hehehehhehehehehehe
..o costume, cópia um toque aqui e ali e está bom.
Uma pergunta de quem não percebe nada destas coisas de informática: para instalar este Netrunner 19.01 ‘Blackbird’ num computador que tem o Windows 7 instalado, é necessário desisntalar o windows (ou formatar o pc) ou posso instalar o Netrunner sem desisntalar o windows?
Desde já o meu obrigado pela informação
Sim, é possível ter dois ou mais sistemas operacionais instalados no mesmo computador. Mas eles devem estar em drives (HD ou SSD) diferentes ou em partições diferentes de um mesmo drive.
Partições são subdivisões lógicas de um único drive, que são tratadas de forma independente como se fossem dispositivos diferentes. Na prática pode-se dizer que apesar de ter um único HD, você vê o sistema indicando dois drives (por exemplo C: e D:)
Muitos usuários de Windows não conhecem esse conceito porque o sistema costuma vir de fábrica instalado em um HD (ou SSD) com uma única partição.
A maioria dos instaladores Linux permitem a criação de uma nova partição no HD (ou SSD) e a instalação do sistema na nova partição sem alterar a instalação existente do Windows (para tanto é necessário haver espaço livre disponível e para tanto é aconselhável fazer uma desfragmentação no Windows antes da instalação).
Nesse caso é apresentado na partida um menu permitindo a escolha do sistema operacional que será acionado. O Linux pode acessar os dados da partição Windows, mas o Windows ignora totalmente a existência de outro sistema operacional, não conseguindo nem mostrar a existência da partição onde se encontra o Linux. Esse tipo de instalação chama-se “dual boot”.
Muito obrigado pela informação, foi muito util. Vou tentar seguir as suas indicações. Cumprimentos C.
Uma boa alternativa para quem quer conhecer outros sistemas operacionais sem desinstalar o atual é utilizar o aplicativo Oracle VM VirtualBox. Você cria uma máquina virtual, instala o novo sistema operacional, testa e depois pode excluir sem bagunçar o atual. É bem útil e interessante.
Já li algo sobre o VirtualBox da Oracle mas na altura não dei muita atenção. Vou tentar pesquisar novamente. O meu obrigado pela ideia. Cumprimentos C.
obrigado Peopleware ….XDXDXD