É Oficial! Netflix já funciona no Linux…via Google Chrome
O Netflix é uma popular plataforma online de streaming de filmes, series, etc. Esta plataforma sempre teve um cliente para os sistemas da Microsoft e Apple mas não existia qualquer cliente para Linux.
Agora é Oficial! O Netflix chegou ao Linux e já não é preciso mais “truques” para ter esta solução a funcionar.
Chegou finalmente e oficialmente o Netflix ao Linux. O anúncio foi feito na própria página do projecto Ubuntu onde é referido que o utilizador apenas necessita de ter no sistema o Google Chrome 37 (não é necessário ter sequer o Wine instalado), uma vez que esta versão já traz suporte para HTML5.
Esta versão do browser da Google está disponível nos repositórios do 12.04 LTS, 14.04 LTS e em versões mais recentes.
De referir que esta noticia não é propriamente uma novidades pois, já em Setembro, a Netflix tinha revelado que brevemente o serviço ia ganhar suporte para Linux.
Mas porque o Netflix não tinha suporte para Linux?
A razão pela qual o Netflix não tinha suporte oficial no Linux devia-se a factos relacionados com a gestão de direitos digitais (popularmente conhecido com Digital Rights Management ou simplesmente DRM).
O Netflix faz uso de uma tecnologia (conjunto de extensões) denominada de Encrypted Media Extensions que possibilitam a transmissão de conteúdo protegido por direitos de autor. Com a última versão do Google Chrome 37, passou a haver suporte para tal requisito, permitindo assim validar se o utilizador possui uma subscrição válida para aceder a determinados conteúdos “protegidos”.
Este artigo tem mais de um ano
Desculpem a minha ignorância, mas já da para ter netflix em Portugal sem estar a usar proxys ou coisas parecidas?
Obrigado
Não. Vê aqui no mapa do mundo: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Netflix_area.svg
No site da Netflix aparece a mensagem “Sorry, Netflix is not available in your country yet.”
sim, escreve popcorn no google,
e estao a fazer um excelente promoçao de aproveitar
conta free forever and ever
and ever
and ever
and ever
…
enfim slogans..
Dá usando https://mediahint.com/ no chrome, ou alterar o dns.
eh o maiior !!! ate os vdeos do youtube que nao dava para vr agora dá
Para todos os mao de vaca como eu….
ISTO É A PAGANTES….
Google Chrome? Não, obrigado.
Experimentem no Firefox 32 activando a preferência media.mediasource.enabled (usando a página about:config).
Obrigado.
E a seguir a esse procedimento?
Podias deixar um pequeno howto. 😉
OFF: Obama: “I want the FCC to ban paid Internet fast lanes” – uma nos cornos a ver se via a «net neutrality» direito.
ON: Linux sempre atrasado, até os virus chegam mais tarde xD
Qual o sentido desta reportagem se o Netflix nem esta disponível em portugal.. podia estar disponível em todas as plataformas que não nos diz nada!
Enfim, mudar para Linux para quê? Além de ficar em último nas prioridades dos developers, ainda por cima ficar dependente da Google para tudo e mais alguma coisa? Já se quisermos ter Flash actualizado tem de ser pelo Chrome, agora o Netflix também. Se eu quisesse depender da Google para ter um desktop de jeito sempre podia comprar um Chromebook. A notícia refere que este foi um esforço conjunto entre o NetFlix e a Canonical. Não poderiam ter-se esforçado mais um pouco para criar uma solução livre que não obrigasse a ter de usar um browser proprietário, ou, no mínimo, que o fizessem funcionar no Firefox? Com tanta publicidade em torno do software livre e open-source e em vez de criarem uma solução não proprietária, recorrem à mãezinha Google.
Haja paciência. O Windows 8 foi uma borrada da Microsoft mas é centenas de vezes superior e não vejo a vantagem de migrar de Windows para Linux se a única coisa que muda é que em vez de a NSA me espiar nos servidores da Microsoft, espia-me nos servidores da Google. Fico na mesma escravo de software proprietário. E quanto aos vírus, são prevenidos sobretudo entre a cadeira e o ecrã.
Oh moçe, mas quem aqui precisa do Netflix ou do Flash do Abode quando existem alternativas superiores, livres e de borla? O linux é independente dessas “Grandes” empresas.
Pergunto-me quantos cromos usaram uma plataforma paga, quando se tem algo como o popcorn time que está muita bem esgalhado. O esforço(minimo) por parte da Netflix é completamente escusado e inutil.
A canonical tambem não tem andado boa da cabeça, basicamente entregaram ideias a esses chulos da microsoft (W$ multi plataforma), desistência da cloud um telemovel que ficou por fazer.. Verdade que não entendo estes tipos.
Existem alternativas grátis ao Netflix?
Então esqueceste-te de dizer “e ilegais”, na tua comparação.
Mas bom, se achas que os atores e todo o pessoal envolvido em fazer um filme não merece ser pago por isso, tudo bem.
tecnicamente usar o netflix em Portugal também é ilegal.
touche!
Epá, usa o quiseres…
Podes inclusive utilizar o Chromium (que é a versão open-source do Chrome)…
COITADO
So usando o Chrome? Então continua a não funcionar sinto muito. Funciona no Chrome não no Linux. Até porque o Linux vem com Firefox não com Chrome. Infelizmente.
Nem todas as distribuições trazem o Firefox como browser pré-definido. Existem também as que trazem o Chrome, Chromium,…