PplWare Mobile

É o fim do FreeNAS! iXsystems vai unificar solução com o TrueNAS


Autor: Pedro Pinto


  1. jeton says:

    NAS4FREE serve

  2. Rui says:

    Tem versão para RPi ?

    • miguel says:

      Sim se a tua RPI tiver estes requesitos minimos 😀

      Recommended Minimum Hardware:
      Multicore 64-bit processor (Intel® strongly recommended)
      Operating System Drive (16 GB or more recommended, SSD recommended)
      16 GB RAM (ECC recommended) or more

  3. Carlos Oliveira says:

    Uso o openmediavault há pouco tempo e, até agora, estou positivamente surpreendido. RPI2/3.
    Uso como NAS doméstica (filmes, música e ficheiros), transmission, servidor de impressão e FTP. Para mim, chega.

  4. P Vieira says:

    Eu tenho igualmente o Openmediavault num Raspberry Pi 3, e faz o que preciso, simples de configurar faço backup de toda a informação dos dispositivos de cá de casa, com uma APP de sincronização ( SYNCME) para Android e o syncback(free) para PC.
    É discreto, pequeno, eficiente do ponto de vista energético.
    Apenas deixa um pouco a desejar na velocidade de transmissão de dados na rede. mas estou super satisfeito.

  5. EvoX says:

    “Low cost”???? O freenas é gratuito mas precisa de requisitos mínimos que não é nada low cost. Há outros que correm em rpi e isso é low cost

  6. E.NEVES says:

    Já houve esta discussão aqui em um outro tópico onde vários utilizadores deram boas e validas razões para não considerarem um PC com FREENAS low-cost, porque de facto não é. Mas este pessoal da PPLWARE teima em dizer disparates. LOW-COST = OPENMEDIAVAULT, FREENAS = NÃO!
    Aprendam uma vez por todas.

    • Pedro Pinto says:

      Espera, não estou a perceber. Um software que tem custo zero e dizes-me que não podemos ter uma solução low cost? Falas em Hardware? Mas até nisso podes ter custo zero…com uma máquina virtual.

      • Evox says:

        Então arranja-me um VM “low cost” pra correr o freenas. E tu dizes podes fazer no teu PC e criar uma VM mas isso não tem cabimento e não é próprio para o freenas e pra mais já tiveste que comprar um bom PC que não ficou barato. Aprende de uma vez que low cost é pra máquinas tipo rpi e afins, o sistema do freenas é gratuito mas não corre em máquinas low cost, nunca correu e nunca correrá

        • Vítor M. says:

          Ó, tanto querias dizer que não disseste nada de jeito. Então não podes usar uma MV com o Free NAS sem gastar qualquer dinheiro? Claro que podes. Mesmo tendo uma máquina e o Pedro referiu que usa numa máquina barata, tu nem precisas de gastar qualquer valor. Imagina é tão low cost que basta uma MV gratuita com esta solução gratuita. Mesmo que partilhes hardware já existente não tens de fazer qualquer investimento, podes mesmo partilhar hardware o que te permite EFETIVAMENTE ter uma solução low cost.

          • Evox says:

            Tu também não tens cabimento nenhum, claro que podes criar uma VM ou MV como tu quiseres sem gastar mais dinheiro nenhum mas não quer dizer que seja low cost, e correr o freenas num PC em VM não defende o propósito de NAS. Podes fazer isso pra experimentar mas não para o propósito de correr o freenas no dia a dia e sempre houve antes algum investimento por parte do hardware pra poderes criar a VM. O hardware não tá assim tão barato como queres fazer crer

          • Vítor M. says:

            Outra vez na mesma tecla? Então se tu não tiveres uma NAS e precisares de uma, usares uma máquina que tenhas (sem grandes specs como já te disseram que usam) não podes agarrar numa MV e no Free NAS e fazer um conjunto low cost? Óbvio que sim. Quanto dinheiro terás de investir para teres o que não tinhas? 😀 é que não tem ciência nenhuma.

          • Victor says:

            Falamos em Low Cost e correr numa VM onde vamos estar a gastar recursos/ energia para a máquina fisica e suportar a VM não me parece fazer qualquer sentido…
            Mas parabéns pelo artigo!!!

  7. Evox says:

    Aqui realmente não se aprende nada com estes que se intitulam jornalistas, fica na tua que eu fico na minha.

    • Vítor M. says:

      Olha, amuou! Não se pode ter uma opinião que te contrarie? Quer dizer, não se pode ter contraditório? Quando te falo não é com a experiência de jornalista, são mais de 20 anos de experiência empresarial, técnica. Vá, abraço.

    • Reality Check says:

      Com 70€ compras um servidor ou pc completo… e instalas o freeNAS..
      Se não achas isso low cost e achas um RPi de 50€ low cost.. nao sei o que te diga..

      Até com um pc mais antigo (com 7 ou 8 anos) se faz isso…

  8. Evox says:

    Não amouei, apenas tenho que trabalhar e gerir o meu Freenas “low cost”. Coitados daqueles que te pedem ajuda técnica empresarial. Boa sorte ó low cost

    • Vítor M. says:

      És muito jovem para poderes opinar nessa área. Amuas com facilidade e perdes o foco, a troca de argumentos. Não amues, argumenta, explica o teu ponto de vista. Gente crescida troca argumentos válidos.

      É sempre importante percebermos outras ideias e cenários.

  9. Evox says:

    Vai chamar jovem a outro, tenho bem mais experiência do que pensas e trabalho também já a muito no ramo empresarial. Gosto pouco de trocar argumentos com mensagens, é sempre melhor sentar a mesa e discutir sobre o assunto.

  10. Vaimama says:

    Miúdos….
    Uso Freenas em servidores com mais de 5 anos que já saíram de produção, em vez de os encostar, reaproveito a custo 0.
    Em casa faço mesmo com maquinas velhas e HDD’s encostados.

  11. Eu Mesmo says:

    Evox e Vitor M.,
    Vá lá miúdos, cresçam e tratem de coisas realmente importantes…
    Isto aqui parece cada vez mais uma creche … bahhh com amuos e respostas de meninos… Anos de experiência??!?! Deixem-se disso escrevam coisas realmente válidas e que contribuam para o interesse de todos!
    Precisava-mos aqui era de um… FreeCOMENTÁRIOS_FOLEIROS
    BAHHH

  12. Evox says:

    Eu penso que o hardware low cost seja tipo rpi e afins, cheap quer dizer o que se compra barato e até pode ser mais barato do que comprar uma board low cost, existe diferença entre low cost hardware e cheap hardware. É a minha ideia

    • NNeto says:

      Comprei no ebay UK servidores HP DL360e G8 a um preço acessivel com alguma RAM, 2x CPU 8 cores, 2 PSU, controladora RAID P420, etc. Um até trazia 2x300SAS. Com portes ficou nos 150 euros e o consumo a correr algumas VM’s são 140W. Não é preciso máquinas novas para Home Lab.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.