PplWare Mobile

Dica – Quer ter o menu clássico no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Mário S says:

    A meu ver, com estas novas invenções, o Ubuntu fica bem mais inoperável. E não me parece que seja uma questão de hábito.

    Offtopic: já sairam os resultados do passatempo ESET?

  2. Nuno Sousa says:

    Na verdade o Unity é muito menos funcional que o antiguinho gnome.
    As opções antes existentes nas barras superior e inferior desapareceram, a organização dos programas é difícil e a barra lateral… bem essa barra lateral é uma reles adaptação da barra do macos.
    Mais uma vez, a parte estética está a sobrepor-se à parte funcional. O Antigo gnome ainda tinha muito por onde optimizar…
    Interessante seria ter o antigo gnome neste novo ubuntu!

  3. PapiMigas says:

    Por acaso discordo. Estes truques são uma tentativa de reviver o passado. Habituei-me rapidamente ao Unity. Bem mais depressa do que pensava… e já sou velhote! Agora olho para o Gnome 2x e sinto logo que é um look ultrapassado e pouco prático, hehe. Quanto à barra ser uma cópia do Mac, não sei, nunca vi dessa maneira. É uma dockbar e pronto. Não quero discutir patentes e ideias da Apple com ninguém. Dá imenso jeito. Se foi a Apple que inventou o conceito parabéns! Gostava era de a por do lado direito 🙂

    • Marcelo Barros says:

      Um dos problemas é quando temos uma janela maximizada, vamos ao canto superior esquerdo, e se não temos o devido cuidado la sai a barra.

      Paciência.

    • p. says:

      Concordo interamente. A curva de aprendizagem é rápida pelo simples facto do utilizador assimilar rapidamente que não necessita mais de decorar a posição dos menus e submenus dos aplicativos que necessita.

      Mas algo que escapou ao Ubuntu é o Gnome-shell. Depois de exprimentar rendi-me imediamente. sudo apt-get remove Unity foi o resultado .

    • João Henriques says:

      Para fins de produção, o Unity é terrível. Mas ninguém trabalha em Ubuntu… Fedora já faz mais sentido. Mas mesmo assim meto-lhe sempre o Xfce, porque o Gnome3 é mauzinho…

  4. Inluxc says:

    Foi um dos grandes motivos que mudei para Linux Mint, muito bom….

  5. serva says:

    boa tarde ,

    Pedro notaste alguma perde de fluidez com a instalação deste pacote ? … eu estou na fase de me decidir entre o Ubuntu 12,04 ou o Kubuntu 12,04 , e posso-te dizer que neste momento o Kubuntu está a ganhar aos pontos e será possivelmente a minha Distro por mais 2 anos .

    Os meus cumprimentos pelo teu post , quanto a questão que fica no ar sobre o Linux ter mais peso em Portugal , eu espero sinceramente que sim , temos a Caixa Magica em Portugal que poderia produzir programas a medida das necessidades de cada entidade , isso iria criar empregos e também valorizaria certamente o nosso País e Quiçá o nosso modelo pudesse servir de inspiração para outros Países e a Caixa Magica ganhar contratos Internacionais .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  6. ruben says:

    Um pouco off-topic:

    Está para breve o lançamento do Caixa Mágica 17 baseado no Ubuntu 11.10, mas com Gnome 3.0

    Ver mais em:
    http://www.caixamagica.pt/pag/f_notc00.php?id=272
    http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/59530.html
    http://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=6&t=87181

  7. serva says:

    Caro Ruben ,

    Mais importante nesta nova versão da Caixa Magica são os diversos ambientes gráficos que estarão disponíveis , este é um grande passo desta empresa Nacional e demonstra uma capacidade de programação que até a este lançamento não tinha sido demonstrado .

    Este modelo é o mesmo que está a ser seguido pela Mint , que proporciona diversos ambientes gráficos e que tem tido cada vez mais sucesso , vamos ver se esta versão da Caixa Magica vem bem artilhada de forma a ser mais user friendly e ser adoptada por mais users .

    Obrigado pela informação que nos deste .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  8. serva says:

    Pedro ,

    Muito obrigado pela resposta , vou experimentar este fim de semana .

    Cumprimentos

    Serva

  9. jpng81 says:

    Aliás o unity não tem ponta por onde se pegue, é que nem para tablets é funcional.
    Agora se me falarem em gnome 3.2 (gnome-shell) para desktop e tablets sem sobra de dúvida que sim.
    A canonical se volta a apostar novamente no unity na próxima versão do ubuntu é porque quem está á frente da canonical é muita BURRO e estupido para ver a borrada que tem vindo a fazer com o unity.
    Enfim é só a minha opinião.

  10. serva says:

    Uma das coisas que me irrita , é a falta de personalização que este interface não permite , esse sempre será um dos grandes trunfos do Linux , cada user ter a liberdade de escolher o que bem entender , o sistema em si é fácil de trabalhar e até está rápido , mas aquela barra lateral em termos de Look é horrível e dependemos dela para fazer praticamente tudo , a minha experiência com o Kubuntu tem sido fantástica valia a pena alguns de vocês experimentarem em dual boot ou mesmo em maquinas virtuais , o melhor seria Dual boot , neste momento , na minha maquina principal já tenho o Kubuntu 11,10 em dual boot com o Ubuntu 10,04 Lts , instalei a versão de 64 bits e estou maravilhado a quantidade de possibilidades que o Kubuntu nos dá para personalizar o nosso PC e a qualidade das aplicações nativas são uma agradável surpresa , a falta de bugs que noto nesta versão faz-me acreditar que a 12,04 Lts irá estar ainda melhor .

    Cumprimentos

    Serva

  11. José Carlos says:

    Interessante! na realidade o Unity melhorou muito e só tem vindo a ganhar de volta os antigos usuários, que já estão se habituando ao Unity. Muito fico alarmado que antigos usuários de linux, que se prima pela liberdade, ficam presos a antigos conceitos e não tem a mente aberta nem para experimentar e habituar-se a uma nova maneira de usar um desktop – lembrando muito o pensamento de usuários Windows. O Unity pode ainda não estar nota 10, mas está chegando lá …e rápido.

    • jpng81 says:

      olha lá não é por falta de experimentação da maldita barra que toda gente se queixa.
      Só quem costumava trabalhar mesmo a sério no gnome antigo é que vê a bodega que o unity é.
      Essa do ter vindo a ganhar antigos usuários que se vão habituando ao unity deve ser lá na tua terriola, dass acho que se vê logo o que é óbvio ou tens umas palas nos olhos??? dasss

      • PapiMigas says:

        Credo, isso não são modos de falar, até fiquei com medo e não era comigo… Notei muita diferença para melhor na evolução do Unity. O meu eeePC é o mesmo em quase 2 anos e francamente o Unity veio para ficar aqui. Acredito que, como eu, muitos antigos utilizadores Gnome 2.x vão adaptar-se ao novo modo de trabalhar com o Unity. É tudo uma questão de tempo. Mas quem quiser pode sempre usar o Gnome 2.x. É essa a beleza da coisa, cada um é livre de usar o que quer.

      • José Carlos says:

        Continuo achando incrível a “raiva” ao Unity. E como disse “a beleza da coisa é a liberdade”. Não gosta do Unity, use o gnome antigo ou pelo jeito volte ao “maravilhoso” Windows. Raiva assim dá nos nervos e só faz mal a saúde. Não condiz com bons usuários de linux. Ah! Entre outras coisas lá na minha terrinha, aprende-se a ler e escrever direito.

        • José Maria Oliveira Simões says:

          Eu andei a adiar o upgrade até que me vi forçado a isso. Bom, depois irritei-me com a historia dos menus. Experimentei o fedora, mas acabei por instalar o debian. Problema resolvido ! Pena não ter esperado mais uns dias para experimentar a sugestão do Pedro Pinto.

    • jgt says:

      Também uso o Windows às vezes e neste momento estou muito apreensivo com o Windows 8.

  12. Armando says:

    Já lhe enfiaram a taskbar à força, ressuscitaram o menu clássico, adicionaram outras tantas funcionalidades das versões anteriores que não estavam presentes no novo Ubuntu Oneiric Ocelot, e até já correram à procura de umas quantas distros alternativas só para evitar o Unity. Assim de repente, parece que as minhas críticas ao Ubuntu sempre tiveram razão de ser, desde o início…

  13. bruno oliveira says:

    Acho que é melhor usar o unity 2d (meu caso) que a versão sem efeitos do gnome shell. Acho que o pessoal da canonical pensou nisso. Se o ubuntu usar pelos próximos anos o unity, tanto o pessoal que possui pc com placa de aceleração boa quanto os das plaquinhas onboard (eu) terão uma experiência meio parecida no pc. E até quando a fundação Gnome manteria uma versão sem efeitos a partir do gnome shell? Acho que a Canonical pensou nisso!

  14. Pedro says:

    boas

    curiosamente as minhas “duvidas” nunca se referem aos tópicos onde posto as mensagens. apenas posto no ultimo ou num dos últimos post sobre o Ubuntu, por ser mais visitado pelos utilizadores e poder ter uma resposta mais “rápida”, desculpem por isto.

    -tendo instalado recentemente o Ubuntu th smp algumas duvidas… gostaria de saber kal o soft que aconselham para tratar ficheiro “iso”.

    -para instalar jogos nomeadamente fm12 posso instalar directamente no Ubuntu ou e aconselhável criar mesmo uma maquina virtual com o windows?

    – tenho instalado o PlayOnLinux e ao abrir aparex sempre uma mensagem a dizer “não aparente ter aceleração 3D!” indo pelas definições do sistema e drivers adicionais so me aparecem 2 tópicos onde escolho o recomendado, estará a faltar alguma actualização aos drivers? como posso saber isso?

    desculpem o testamento, se me poderem ajudar agradecia.

    cumprimentos.

  15. El Lentinho says:

    OFF TOPIC:

    Quem quiser para Linux uma aplicação para fazer chamadas voip minimamente em condições e actualizada: http://jitsi.org/

    Não se integra muito no visual do ubuntu porque é feita em java, mas pelo menos tem sido actualizada e tem boas perspectivas de crescimento, ao contrário do ekiga…

  16. Luis says:

    Boas.
    Ontem instalei o Ubuntu 11.10 no meu portátil.
    É a minha primeira experiência com Linux.
    Com é óbvio decidi manter o windows7, pois preciso do office 2010 e do Endnote a funcionar plenamente.
    Após ter iniciado o windows e feito hibernar, o grub deixou de funcionar!! Socorro! Não conseguia fazer nada… só dizia grub rescue>.
    A minha sorte foi ter o portátil da minha mulher à mão e depressa encontrei a solução… Depois tive de ir à consola e toca a colocar comandos para fazer um root repair. Para noob até não correu mal! 🙂
    O que poderá ter acontecido? Foi ter feito hibernar no windows? Ou foi deixar o windows fazer uma verificação de consistência dos discos quando o iniciei pela primeira vez depois de instalar o Ubuntu?
    Agora sempre que inicio o windows ele pede para fazer essa verificação, mas como não quero passar por tudo outra vez tenho cancelado. Será que foi isso que me “destruiu” o grub?
    Obrigado.

    • Luis says:

      Bem, já postei tarde de mais… ninguém me vai responder! 🙂
      Aproveito para dizer que não foi do checkdsk, pois acabou de fazer (já estava farto) e está a funcionar perfeitamente!

  17. Luis says:

    Alguma solução para instalar as drives (no ubuntu 11.10) da placa gráfica intel hd 3000 num portátil HP DV6 ?
    Só reconhece e utiliza a placa gráfica ATI.

    Obrigado

  18. wolf says:

    Olá, preciso de ajuda para instalar o gnome a partir do SD, alguém sabe como?

  19. serva says:

    Luis ,

    O que te aconteceu a ti e acontece a todos , é que quando instalamos em dual boot o windows com o Linux um dos boots vai a vida , mas depois de repares fica tudo a trabalhar normalmente .

    Tenta o Kubuntu 11,10 , vais gostar

    Cumprimentos

    Serva

  20. serva says:

    Wolf ,

    Vai ao arquivo de Linux aqui no Pplware tens lá vários tutoriais .

    Cumprimentos

    Serva

    • wolf says:

      Olá, já procurei e não encontrei, o pc em questão tem o ubuntu 11.10 e pretendo instalar o gnome pela consola, os ficheiros necessários estão num cartão SD. Aconteceu o seguinte, o nautilus foi desinstalado incorrectamente e agora apenas existe acesso à consola, pretendo instalar o gnome que tenho descompactado num cartão SD, não sei se o ubuntu consegue estabelecer conexão à internet por isso preciso de ajuda para instalar o gnome a partir do cartão SD, alguém sabe como?
      Obrigado.

  21. Paulo says:

    O unity é lindo. Vou usar essas cores (preto e roxo) no meu funeral.
    Além disso é prático: não se acha nada. Isso é muito prático para quem não tem outras coisas a fazer do que ficar brincando com ícones infantis.

  22. João Pires says:

    Boas, já há muito que sigo o vosso site, recentemente decidi instalar o Ubuntu 10.11 num velho pc que reciclei aqui por casa, mas quando tento instalar aplicações usando comandos como sudo blablabla, tal como aqui descrito pede me uma password e depois não me deixa escrever nada… alguém me pode ajudar a resolver este problema?

    Obrigado e continuação de um óptimo trabalho

  23. sideshow says:

    pelo que percebi não dá para instalar no 12.10, alguém já testou?

    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.