Dica – Quer ter o menu clássico no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot?
Quando se fala em Ubuntu 11.10 é inevitável não vir à conversa o Unity. Em várias conversas que já tive com colegas que também usam Ubuntu a opinião é quase unânime, o Unity dá para fazer umas coisas interessantes, é bonito e se calhar é o ambiente ideal para tablets (de referir que Mark Shuttleworth anunciou que o Ubuntu vai chegar aos tablets, smartphones, TV’s, carros…em 2014 – ver aqui) no entanto para PC parece que reduz a interacção do utilizador com a máquina.
E se fosse possível manter o Unity e ter também ter o Menu clássico?
Em Junho de 2011 ensinamos como ter o menu clássico no Ubuntu 11.04 (ver aqui). Ontem verifiquei que o mesmo funciona também no Ubuntu 11.10 usando o mesmo processo. O menu clássico (Classic Menu Indicator) é uma applet para o Unity, que disponibiliza um menu clássico (baseado no Gnome) . Desta forma, os utilizadores podem ter disponível conjuntamente o Unity, e o menu “tradicional”.
Para instalar e configurar o Classic Menu Indicator devem executar os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:diesch/testing sudo apt-get update sudo apt-get install classicmenu-indicator |
Depois de instalar o Classic Menu Indicator , basta fazer logout e logon no sistema e verificar que é disponibilizado um novo ícone na barra superior.
Esse ícone faz parte do menu clássico (ao qual estamos habituados) e permite aos utilizadores acederem facilmente às ferramentas!
Quais mais lhe falta? Já ensinamos a colocar uma Taskbar no Ubuntu (ver aqui), a ter acesso às redes sociais com o Gwibber (ver aqui), a personalizar o sistema (ver aqui), a instalar o Java (ver aqui) e também já informamos que o Governo quer Linux em computador antigos das escolas (ver aqui). Será que o Linux irá começar a ter outro peso em Portugal?
Artigos relacionados e dicas para o Ubuntu 11.10
- Governo quer Linux em computadores antigos das escolas
- Servidor Nginx + PHP5 + MySQL 5 no Ubuntu 11.10
- NameBench no Ubuntu 11.10 – Qual o DNS mais rápido
- Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Preview de ficheiros
- Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Onde andam os screensavers?
- Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Como instalar o Java?
- Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Instale o Google Chrome
- Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Personalize o seu sistema
- Como actualizar o Ubuntu 11.04 para a versão 11.10?
- Aprenda a instalar o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot no VirtualBox
Este artigo tem mais de um ano
A meu ver, com estas novas invenções, o Ubuntu fica bem mais inoperável. E não me parece que seja uma questão de hábito.
Offtopic: já sairam os resultados do passatempo ESET?
Boas Mário, os resultados saem as 19h (em ponto 🙂 )
Concordo plenamente.
Isto de transformar tudo em telemóveis é uma grande asneira.
Na verdade o Unity é muito menos funcional que o antiguinho gnome.
As opções antes existentes nas barras superior e inferior desapareceram, a organização dos programas é difícil e a barra lateral… bem essa barra lateral é uma reles adaptação da barra do macos.
Mais uma vez, a parte estética está a sobrepor-se à parte funcional. O Antigo gnome ainda tinha muito por onde optimizar…
Interessante seria ter o antigo gnome neste novo ubuntu!
Tens aqui a solução 🙂
https://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-%E2%80%93-unity-e-a-grande-controversia/
Instala outros X managers. Xfce funciona que é uma maravilha em Fedora. O Gnome3 é um inferno para fins de produção. Muito bonito, mas flawed. Ubuntu só tenho em casa, onde não faço nada de muito sofisticado, por isso vai servindo.
Por acaso discordo. Estes truques são uma tentativa de reviver o passado. Habituei-me rapidamente ao Unity. Bem mais depressa do que pensava… e já sou velhote! Agora olho para o Gnome 2x e sinto logo que é um look ultrapassado e pouco prático, hehe. Quanto à barra ser uma cópia do Mac, não sei, nunca vi dessa maneira. É uma dockbar e pronto. Não quero discutir patentes e ideias da Apple com ninguém. Dá imenso jeito. Se foi a Apple que inventou o conceito parabéns! Gostava era de a por do lado direito 🙂
Um dos problemas é quando temos uma janela maximizada, vamos ao canto superior esquerdo, e se não temos o devido cuidado la sai a barra.
Paciência.
Concordo interamente. A curva de aprendizagem é rápida pelo simples facto do utilizador assimilar rapidamente que não necessita mais de decorar a posição dos menus e submenus dos aplicativos que necessita.
Mas algo que escapou ao Ubuntu é o Gnome-shell. Depois de exprimentar rendi-me imediamente. sudo apt-get remove Unity foi o resultado .
Para quem só use browser e mail é capaz de se ser mais simples.
Para os outro…
Para fins de produção, o Unity é terrível. Mas ninguém trabalha em Ubuntu… Fedora já faz mais sentido. Mas mesmo assim meto-lhe sempre o Xfce, porque o Gnome3 é mauzinho…
Foi um dos grandes motivos que mudei para Linux Mint, muito bom….
boa tarde ,
Pedro notaste alguma perde de fluidez com a instalação deste pacote ? … eu estou na fase de me decidir entre o Ubuntu 12,04 ou o Kubuntu 12,04 , e posso-te dizer que neste momento o Kubuntu está a ganhar aos pontos e será possivelmente a minha Distro por mais 2 anos .
Os meus cumprimentos pelo teu post , quanto a questão que fica no ar sobre o Linux ter mais peso em Portugal , eu espero sinceramente que sim , temos a Caixa Magica em Portugal que poderia produzir programas a medida das necessidades de cada entidade , isso iria criar empregos e também valorizaria certamente o nosso País e Quiçá o nosso modelo pudesse servir de inspiração para outros Países e a Caixa Magica ganhar contratos Internacionais .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
eu neste momento estou a usar xubuntu e até estou a gostar
O sistema comporta-se normalmente, nada de “emperrar”…e olha que o meu Ubuntu já tem uma quantidade de tralhas instaladas 🙂
Utilizo o Kubuntu, que vem melhorando muito a cada versão. Mas também gosto bastante do Xubuntu e um pouco do Lubuntu. Penso que atualmente o Ubuntu é, ironicamente, o pior de todos.
Tens que experimentar todos para formar uma opinião.
Eu tenho usado Pinguyos, a nova versão que sairá em breve parece estar de facto muito interessante.
Um pouco off-topic:
Está para breve o lançamento do Caixa Mágica 17 baseado no Ubuntu 11.10, mas com Gnome 3.0
Ver mais em:
http://www.caixamagica.pt/pag/f_notc00.php?id=272
http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/59530.html
http://comunidade.caixamagica.pt/viewtopic.php?f=6&t=87181
Vamos acompanhar.
Caro Ruben ,
Mais importante nesta nova versão da Caixa Magica são os diversos ambientes gráficos que estarão disponíveis , este é um grande passo desta empresa Nacional e demonstra uma capacidade de programação que até a este lançamento não tinha sido demonstrado .
Este modelo é o mesmo que está a ser seguido pela Mint , que proporciona diversos ambientes gráficos e que tem tido cada vez mais sucesso , vamos ver se esta versão da Caixa Magica vem bem artilhada de forma a ser mais user friendly e ser adoptada por mais users .
Obrigado pela informação que nos deste .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
Pedro ,
Muito obrigado pela resposta , vou experimentar este fim de semana .
Cumprimentos
Serva
Aliás o unity não tem ponta por onde se pegue, é que nem para tablets é funcional.
Agora se me falarem em gnome 3.2 (gnome-shell) para desktop e tablets sem sobra de dúvida que sim.
A canonical se volta a apostar novamente no unity na próxima versão do ubuntu é porque quem está á frente da canonical é muita BURRO e estupido para ver a borrada que tem vindo a fazer com o unity.
Enfim é só a minha opinião.
Uma das coisas que me irrita , é a falta de personalização que este interface não permite , esse sempre será um dos grandes trunfos do Linux , cada user ter a liberdade de escolher o que bem entender , o sistema em si é fácil de trabalhar e até está rápido , mas aquela barra lateral em termos de Look é horrível e dependemos dela para fazer praticamente tudo , a minha experiência com o Kubuntu tem sido fantástica valia a pena alguns de vocês experimentarem em dual boot ou mesmo em maquinas virtuais , o melhor seria Dual boot , neste momento , na minha maquina principal já tenho o Kubuntu 11,10 em dual boot com o Ubuntu 10,04 Lts , instalei a versão de 64 bits e estou maravilhado a quantidade de possibilidades que o Kubuntu nos dá para personalizar o nosso PC e a qualidade das aplicações nativas são uma agradável surpresa , a falta de bugs que noto nesta versão faz-me acreditar que a 12,04 Lts irá estar ainda melhor .
Cumprimentos
Serva
Interessante! na realidade o Unity melhorou muito e só tem vindo a ganhar de volta os antigos usuários, que já estão se habituando ao Unity. Muito fico alarmado que antigos usuários de linux, que se prima pela liberdade, ficam presos a antigos conceitos e não tem a mente aberta nem para experimentar e habituar-se a uma nova maneira de usar um desktop – lembrando muito o pensamento de usuários Windows. O Unity pode ainda não estar nota 10, mas está chegando lá …e rápido.
olha lá não é por falta de experimentação da maldita barra que toda gente se queixa.
Só quem costumava trabalhar mesmo a sério no gnome antigo é que vê a bodega que o unity é.
Essa do ter vindo a ganhar antigos usuários que se vão habituando ao unity deve ser lá na tua terriola, dass acho que se vê logo o que é óbvio ou tens umas palas nos olhos??? dasss
Credo, isso não são modos de falar, até fiquei com medo e não era comigo… Notei muita diferença para melhor na evolução do Unity. O meu eeePC é o mesmo em quase 2 anos e francamente o Unity veio para ficar aqui. Acredito que, como eu, muitos antigos utilizadores Gnome 2.x vão adaptar-se ao novo modo de trabalhar com o Unity. É tudo uma questão de tempo. Mas quem quiser pode sempre usar o Gnome 2.x. É essa a beleza da coisa, cada um é livre de usar o que quer.
Continuo achando incrível a “raiva” ao Unity. E como disse “a beleza da coisa é a liberdade”. Não gosta do Unity, use o gnome antigo ou pelo jeito volte ao “maravilhoso” Windows. Raiva assim dá nos nervos e só faz mal a saúde. Não condiz com bons usuários de linux. Ah! Entre outras coisas lá na minha terrinha, aprende-se a ler e escrever direito.
Eu andei a adiar o upgrade até que me vi forçado a isso. Bom, depois irritei-me com a historia dos menus. Experimentei o fedora, mas acabei por instalar o debian. Problema resolvido ! Pena não ter esperado mais uns dias para experimentar a sugestão do Pedro Pinto.
Também uso o Windows às vezes e neste momento estou muito apreensivo com o Windows 8.
Já lhe enfiaram a taskbar à força, ressuscitaram o menu clássico, adicionaram outras tantas funcionalidades das versões anteriores que não estavam presentes no novo Ubuntu Oneiric Ocelot, e até já correram à procura de umas quantas distros alternativas só para evitar o Unity. Assim de repente, parece que as minhas críticas ao Ubuntu sempre tiveram razão de ser, desde o início…
Acho que é melhor usar o unity 2d (meu caso) que a versão sem efeitos do gnome shell. Acho que o pessoal da canonical pensou nisso. Se o ubuntu usar pelos próximos anos o unity, tanto o pessoal que possui pc com placa de aceleração boa quanto os das plaquinhas onboard (eu) terão uma experiência meio parecida no pc. E até quando a fundação Gnome manteria uma versão sem efeitos a partir do gnome shell? Acho que a Canonical pensou nisso!
boas
curiosamente as minhas “duvidas” nunca se referem aos tópicos onde posto as mensagens. apenas posto no ultimo ou num dos últimos post sobre o Ubuntu, por ser mais visitado pelos utilizadores e poder ter uma resposta mais “rápida”, desculpem por isto.
-tendo instalado recentemente o Ubuntu th smp algumas duvidas… gostaria de saber kal o soft que aconselham para tratar ficheiro “iso”.
-para instalar jogos nomeadamente fm12 posso instalar directamente no Ubuntu ou e aconselhável criar mesmo uma maquina virtual com o windows?
– tenho instalado o PlayOnLinux e ao abrir aparex sempre uma mensagem a dizer “não aparente ter aceleração 3D!” indo pelas definições do sistema e drivers adicionais so me aparecem 2 tópicos onde escolho o recomendado, estará a faltar alguma actualização aos drivers? como posso saber isso?
desculpem o testamento, se me poderem ajudar agradecia.
cumprimentos.
OFF TOPIC:
Quem quiser para Linux uma aplicação para fazer chamadas voip minimamente em condições e actualizada: http://jitsi.org/
Não se integra muito no visual do ubuntu porque é feita em java, mas pelo menos tem sido actualizada e tem boas perspectivas de crescimento, ao contrário do ekiga…
O Ekiga é muito bom e não tenho razão de queixa, por enquanto.
Obrigado pela informação.
Boas.
Ontem instalei o Ubuntu 11.10 no meu portátil.
É a minha primeira experiência com Linux.
Com é óbvio decidi manter o windows7, pois preciso do office 2010 e do Endnote a funcionar plenamente.
Após ter iniciado o windows e feito hibernar, o grub deixou de funcionar!! Socorro! Não conseguia fazer nada… só dizia grub rescue>.
A minha sorte foi ter o portátil da minha mulher à mão e depressa encontrei a solução… Depois tive de ir à consola e toca a colocar comandos para fazer um root repair. Para noob até não correu mal! 🙂
O que poderá ter acontecido? Foi ter feito hibernar no windows? Ou foi deixar o windows fazer uma verificação de consistência dos discos quando o iniciei pela primeira vez depois de instalar o Ubuntu?
Agora sempre que inicio o windows ele pede para fazer essa verificação, mas como não quero passar por tudo outra vez tenho cancelado. Será que foi isso que me “destruiu” o grub?
Obrigado.
Bem, já postei tarde de mais… ninguém me vai responder! 🙂
Aproveito para dizer que não foi do checkdsk, pois acabou de fazer (já estava farto) e está a funcionar perfeitamente!
Alguma solução para instalar as drives (no ubuntu 11.10) da placa gráfica intel hd 3000 num portátil HP DV6 ?
Só reconhece e utiliza a placa gráfica ATI.
Obrigado
Talvez neste sitio tenha a solução:
http://intellinuxgraphics.org/
Vou tentar. Obrigado.
Olá, preciso de ajuda para instalar o gnome a partir do SD, alguém sabe como?
Luis ,
O que te aconteceu a ti e acontece a todos , é que quando instalamos em dual boot o windows com o Linux um dos boots vai a vida , mas depois de repares fica tudo a trabalhar normalmente .
Tenta o Kubuntu 11,10 , vais gostar
Cumprimentos
Serva
Wolf ,
Vai ao arquivo de Linux aqui no Pplware tens lá vários tutoriais .
Cumprimentos
Serva
Olá, já procurei e não encontrei, o pc em questão tem o ubuntu 11.10 e pretendo instalar o gnome pela consola, os ficheiros necessários estão num cartão SD. Aconteceu o seguinte, o nautilus foi desinstalado incorrectamente e agora apenas existe acesso à consola, pretendo instalar o gnome que tenho descompactado num cartão SD, não sei se o ubuntu consegue estabelecer conexão à internet por isso preciso de ajuda para instalar o gnome a partir do cartão SD, alguém sabe como?
Obrigado.
O unity é lindo. Vou usar essas cores (preto e roxo) no meu funeral.
Além disso é prático: não se acha nada. Isso é muito prático para quem não tem outras coisas a fazer do que ficar brincando com ícones infantis.
Boas, já há muito que sigo o vosso site, recentemente decidi instalar o Ubuntu 10.11 num velho pc que reciclei aqui por casa, mas quando tento instalar aplicações usando comandos como sudo blablabla, tal como aqui descrito pede me uma password e depois não me deixa escrever nada… alguém me pode ajudar a resolver este problema?
Obrigado e continuação de um óptimo trabalho
Boas João,
É mesmo assim, a password não aparece, mas estás a ser escrita 🙂
pelo que percebi não dá para instalar no 12.10, alguém já testou?
Obrigado!