Desempenho do Ubuntu 22.04 aproxima-se do Windows 11 graças ao Kernel Linux 5.19
As comparações do Windows 11 com o Ubuntu e outras distribuições Linux tem estado na ordem do dia. O sistema da Microsoft consegue ter um desempenho misto face a estas distribuições, mostrando assim que ainda tem algum caminho para percorrer.
Uma nova comparação veio mostrar o bom desempenho do Ubuntu 22.04, que com o Linux 5.19 ganhou terreno. Está muito mais próximo do Windows 11 e assim mais perto de dominar esta área que interessa a tantos utilizadores.
Ubuntu cada vez mais próximo do Windows 11
A Phoronix têm-se dedicado a comparar o desempenho dos sistemas Linux face ao Windows 11. Estes usam uma série de testes bem padronizados e avaliam assim o que cada sistema tem para oferecer. O mais recente colocou frente a frente o Ubuntu 22.04 LTS com o Windows 11.
Para ser uma avaliação justo, foi usado o mesmo hardware, o Lenovo ThinkPad X13 Gen 3, com uma configuração padrão bem conhecida:
- Ryzen 7 PRO 6850U com Radeon 680M
- 16 GB de LPDDR5-6400
- SSD Micron NVMe de 512 GB
- Ubuntu 22.04 LTS com kernel Linux 5.15
- Ubuntu 22.04 LTS com Linux 5.19
- Windows 11 Pro
Este novo teste faz agora uso do Linux 5.19 e segue outro realizado há pouco tempo. Este usou o Linux 5.18 num sistema com o Intel Alder Lake e mostrou que o Linux fechou a o espaço que tinha para o Windows.
Kernel Linux 5.19 melhora o desempenho
Em primeiro lugar, foram realizados testes de benchmark do browser e os resultados são uma mistura no caso do Google Chrome. Embora testes como o WebXPRT mostram ganhos de cerca de 50%, outros, como o Basemark, não mostram melhorias significativas, colocando o Windows 11 muito mais à frente.
No entanto, e no caso do Firefox, o Linux 5.19 mostrou um desempenho mais favorável no geral, tendo até superando o sistema Windows 11. Embora os benchmarks do browser tenham mostrado a maior melhoria no novo kernel 5.19, os testes restantes são um pouco confusos.
Por exemplo, no teste de renderização com base física (PBR) LuxCoreRender, o Linux 5.19 no Ubuntu 22.04 LTS não mostra nenhuma melhoria. Na verdade, o desempenho realmente cai um pouco e dependendo da cena usada, o Ubuntu e o Windows 11 trocam choques em alguns lados.
Curiosamente, no teste de codificação de imagem JPEG, o sistema de teste Ubuntu parece estar à frente do sistema Windows 11 quando a velocidade de codificação é menor. No entanto, o Windows 11 acelera à medida que a velocidade de codificação é aumentada.
Enquanto isso, no teste de compactação usando o algoritmo de compactação de dados Zstandard, o Windows 11 está significativamente à frente do Linux. Já nos testes de jogos, o desempenho do Windows no OpenGL é terrível na AMD. Istoo poderá mudar com o próximo driver WDDM 3.1 Radeon, que mostra ganhos de até 55%.
No teste Yamagi Quake II abaixo, a API OpenGL parece estar indo muito bem no caso do Windows 11. No entanto, o desempenho do Vulkan não chega nem perto. Pode encontrar todos os resultados destes testes com um maior detalhe no site da Phoronix.
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja continua inferior ao windows, muito interessante para quem diz que linux e superior. Eu ja usei os 3 Sos e windows é de longe o mais solido, embora para casual users MacOS seja o mais indicado
Linux é superior em Servidores Web nem compares. Pega num website pesado com 8GB RAM em Linux e 8GB RAM em Windows e logo a seguir diz-me quem é que carrega mais rápido com otimizações. 😉
Deixem de ser hipocritas. Linux é open-source. É diferente. Enquanto Windows não é. Não sabes que o tens la dentro, até podes ter um backdoor e nem sabes!
Você abre o código do Linux pra se divertir fim de semana?
Estão discutindo performance. Sim, o Windows é melhor em muitos aspectos.
Comparar por exemplo o Nautilus com Windows explorer, é comparar um Seat Ibiza com uma Mercedes CLA.
Nem toda a gente procura a maior rapidez.
Rapidez serve essencialmente para minerar (mineração de dados, por exemplo), efetuar cálculos matemáticos complexos, etc. A diferença em rapidez é insignificante para a grande maioria de utilizadores. Vamos focar-nos antes no ecossistema e aí as coisas dependem muito de cada utilizador. Eu cá uso muito mais linux do que windows.
Mac é só enervante e falha em coisas basicas que tanto o windows e linux têm. Para além de estares a pagar muito mais apenas por design
Falto o teste de quantos FPS fica no Warzone… hahahahah
É brincadeira malta não precisa vir atirar pedras.
Prefiro o kernel Xanmod que tem mais eficiência do que o mainline
inferior aonde?
A usar o Ubuntu? A serio? O Ubuntu já não é o melhor Linux e já não o é há mais de 3 anos. O Linux Mint já é muito superior ao Ubuntu. Há ainda uma distro que é ainda melhor que o Mint que é o MX Linux. O Ubuntu é a 6ª melhor distro do mundo. O Mint é a 3ª melhor do Mundo e o MX Linux está no primeiro lugar.
Então, segundo o teu comentário, foi utilizado nesta comparação o Ubuntu, propositadamente para o Windows 11 ganhar?
Parece os canais de TV: todos são líderes de audiências, dependendo da empresa que avalia 😉
E foi já viste os requisitos do Ubuntu? Basta ver os requisitos recomendados para perceber que é super pesado em comparação com o Mint ou MX Linux. A maioria das distros pedem 2Gb de RAM (recomendado) mas o Ubuntu pede 4GB só neste requisito mostra que é super pesado. Sim!! Foi escolhido de propósito de modo a que o Windows 11 ganha-se. Se tivessem usado o MX Linux ou o Mint 20.3 o Windows 11 seria derrotado em todos os campos.
Lol 4gb de ram em 2022 muito pesado? Ate o meu nuc para plex tem 32gb de ram. Qualquer pc hoje tem no minimo 16-32gb de ram e achas 4gb pesado? Linux users vivem num mundo aparte. Depois admiram se de ninguem os levar a serio
Não tens noção da realidade portuguesa!! Ter mais RAM não significa ter um PC melhor 😛 Podes ter 32Gb e teres um quad-core a 2.1Ghz e uma gráfica com apenas 1Gb. O Ubuntu pedir 4GB de RAM é ser pesado tendo em conta o que traz o S.O. O Mint e o MX Linux (21.1 com AHS) só pedem 2GB de RAM e trazem muito mais que o Ubuntu.
Ainda assim o Linux Mint não é conhecido por ser uma distribuição com foco em performance.
Caso queiram distribuições com esse intuito usem um derivado do Arch ou então o Pop!_OS.
Apenas digo estas distros pois são muito utilizadas por quem procurar performance (que é o tópico do artigo). É só ver nos inquéritos feitos pela Valve que cada vez mais estão a ser usadas distribuições baseadas em Arch para quem quer jogar (e por isso um desempenho melhor).
Mas concordo em absoluto que o Linux Mint no geral é uma distribuição muito mais sólida, estável e user friendly que o Ubuntu atualmente.
O Ubuntu é uma distribuição de Linux cheia de acessórios desnecessários.
Comparar o Windows 11 com o Ubuntu só pode ser de propósito para favorecer a Microsoft.
Com tantas distribuições vem mais leves e rápidas, vão usar justamente aquela que é a mais lenta, pesada, com serviços a correr que recolhem dados para a Amazon, etc.
Sim vamos comparar uma distro com 32mb de ram que so tem linha de comandos com o windows….o linux e inferior ponto final. Arranjem uma namorada pa
Riterite, boa sorte a ter um servidor com windows em vez de linux. Em primeiro lugar, alem de ser mais eficiente, usa melhor a ram e nem precisas de ter o antivirus ligado. Mas claro que nao sabes disto. Servidores tamvem sempre serao melhores em linux. E , quando procuras virus no teu windows, devias tambem de vez em quando procurar fora do windows devido aos rootkits.
E se o teu disco corromper, duvido que uses windows para recuperar os teus ficheiros
Não foi o Linux que teve uma falha nas impressoras entre outros bug e falhas.