Chegou o Zorin OS 16: A distribuição Linux que substituiu o Windows 11
O Windows 10 é o sistema operativo mais popular do mundo. A Microsoft tem, provavelmente, o sistema operativo mais completo e estável do mundo. No entanto, como é natural, existem boas alternativas...e até já ao "novo" Windows 11. Os responsáveis pelo Linux Zorin OS insistem e dizem que esta distribuição tem mais que características para ser uma alternativa tanto ao Windows 10/11 como ao macOS.
Hoje foi lançado o Zorin OS 16! Conheçam as novidades.
Procura uma fantástica distribuição Linux? Instale o Zorin OS e certamente que vai ficar fã! Esta distribuição não é propriamente desconhecida dos nossos leitores e as razões para experimentar são mais que muitas.
O Zorin OS é daquelas distribuições Linux que se destaca mais do que outras pelo facto de ter algumas inovações e por ter um aspeto muito parecido com o Windows. Conheça as novidades da versão 16 desta distribuição.
Principais novidades do Zorin OS 16
- Nova interface
- Novo artwork
- Melhor performance
- Base no Ubuntu 20.04.3 LTS
- kernel Linux 5.11
- Mesa 21.
- Flathub pré-instalado
Esta distribuição está disponível em duas verões. Uma versão gratuita e uma versão PRO que é necessário pagar. As versões Lite e Educacionais estarão disponível posteriormente.
Esta distribuição foi lançada em junho de 2019 e já foi descarregada milhões de vezes. Segundo os responsáveis, 65% dos downloads chegam de utilizadores com Windows ou macOS. De referir que esta versão do Zorin OS 16 tem atualizações durante cinco anos.
Este artigo tem mais de um ano
“substituiu o Windows 11” como pode substituir “uma coisa” que nao está feita e nem saiu para “massas”
É o estado a que este site chegou. Andam há semanas a dar “dicas” de funcionalidades do Windows 11. Quando finalmente sair a versão final vão repetir esses artigos todos outra vez.
Chegou o Zorin OS 16: A distribuição Linux que substituiu o horrível MacOS
Vê-se mesmo que não sabes o que falas.
Até pode saber. Simplesmente tem a liberdade de não gostar/adaptar, assim como o inverso.
Independentemente de gostar ou não, há tarefas e funções que alguns SO’s tem que nos obriga a usá-los. Eu uso PC, MacOs, Linux e ChromeOS, cada um tem as suas vantagens e desvantagens. O MacOS é super poderoso quando toca a produtividade multimédia. Logo chamar o MacOS de “horrível” e descartar tudo de vantajoso o MacOS pode ter nas áreas de trabalho em que domina, é apenas redutor, simplista e próprio de quem não conhece realmente as potencialidades de cada Sistema Operativo, independentemente de ser o MacOS, com Windows, Linux, Chromebook, etc. Se dissesse assim: “Eu não gosto e para aquilo que faço não compensa minimamente adquirir um Mac”. Aí sim, apoiava, 100% de acordo. Agora dizer, Zorin substitui o “horrível” MacOS? Eu tenho Zorin no meu portátil e adorava poder substituir os Mac’s que tenho mais antigos no trabalho com Zorin, mas quando tenho que usar Premiere, Pro Tools, Final Cut e mais uns editores da Adobe, assim fica difícil…
Este pessoal e engraçado num dia sai uma notícia a dar conta das grandes novidades do w11 e das iso oficiais que já estão disponíveis na Microsoft. No outro já é a fantástica distribuição Linux que substitui o Windows 11 ahahah
sensacionalismo bacoco e paupérrimo
“Zorin OS allows you to install many Windows apps using the Wine compatibility layer. Please note that not all Windows apps may be fully compatible with Zorin OS.”
“Segundo os responsáveis, 65% dos downloads chegam de utilizadores com Windows ou macOS.”
Instalam nunca máquina virtual e nunca mais lhe tocam…
Distribuições e mais distribuições. Cada uma, melhor que a outra, que substitui o Windows, etc, bla, bla, bla..
Não se entendem, grande saco de gatos.
Confusão total. Talvez se juntarem todas essas largas dezenas de distribuições, possa existir alguma concorrência de jeito e credível.
Esse foi sempre a fraqueza (elevado numero de distro) e grandeza (consegues arranjar uma distro à tua necessidade e/ou para o PC/TvBox/whatever que tenhas) do Linux.
Pois, não é facil 🙂
Concordo completamente. O problema do linux não ser alternativa é q divide os esforços em vez de os unir…
Até a Microsoft percebeu que isso não funciona…
Talvez o Ubuntu tenha sido a distro q mais se aproximou de ser A distribuição mas não passou disso…
Acho que o Mint UMA faz concorrência ao Windows 😛
Quando o linux rodar todos os jogos que gosto, mudo sem medo. Pra trabalho é muito bom, mas pra jogos não funciona direito. Se o linux conseguisse rodar os jogos sem dificuldade e gambiarras, acredito que o Windows perca o trono.
Queres correr jogos no Linux então segue estes passos:
Atualizar e instalar o que falta
Instalar wine-> Iniciar wine (para começar a instalar o que é necessario)-> sair do wine
Instalar os jogos:
Ir onde está o jogo e duplo-clique no instalador; se for no HDD/SDD tem que se ir às opções do ficheiro e selecionar correr como aplicação (clique direito no ficheiro para chega aqui)
Correr o jogo:
Normalmente a pasta do wine está escondida Ctrl+H para mostrar pastas escondidas->pasta .wine-> pasta drive-c -> Program Files ou Program Files (x86) (jogos antigos)-> pasta do jogo -> ficheiro exe, opções e selecionar correr como aplicação.
A partir daqui corre normalmente mesmo a partir do shortcut que aparece no ambiente de trabalho.
É uma boa distribuição Linux, mas até substituir o Windows ainda falta um bocado… imho…
Comecei há pouco a usar, mas não vem substituir nada e merece ser reconhecido como um produto por si próprio. Para mim a grande vantagem desta versão não tem nada a ver com o windows, mas sim com ter snaps e flatpaks na loja de origem, a isso junta-se o design mais polido do que a maioria e a facilidade de personalização básica. Com isso podemos acrescentar que a bateria é bastante boa se instalado o auto-cpufreq com o powertop. Zorin e pop OS para mim são as melhores distros linux para utilizadores normais, eu pessoalmente prefiro esta, mas se jogasse, POP OS seria a minha escolha.
Tenho win 10 num pc e Zorin 16 noutro, Win porque preciso trabalhar com photoshop, ilustrator, entre outros da minha conta Adobe e não funcionam em condições no Zorin.
Uso diariamente Zorin para navegar na web, transferências de ficheiros aqui dá uma abadá no win sem sombra de dúvida alguma, velocidades de navegação muito superiores com os dois pc ligados a mesma rede por cabo os dois e o pc do Zorin até é mais antigo que o do win.
Os seja para mim que uso os dois digo que cada um têm vantagens e desvantagens, agora se pudesse usar todos os softwares da Adobe no Zorin nesta fase garanto que mudava sem qualquer problema uma vez que o meu win10 por vezes ao atualizar lá vem encrenca começando as vezes a mastigar não sei bem o que, mas pronto os dois são bons.
Também utilizo Windows e Zorin.
Porém aconcelho-o a experimentar o MacOS.
Pois sim claro, só não tenho dinheiro para um mac
Infelizmente, tive uma má experiencia com o linux.
Faz bem poucos dias, instalei o zorin 16.
Queria, e continuo a querer migrar para o linux.
Tinha duas partições de disco.
Na minha segunda partição, tinha os meus favoritos e muitas outras coisas. Perdi tudo.
Tive de pedir a um amigo, para me recuperar todos os dados.
Estava entusiasmado. Finalmente iria abandonar o windows.
Mas não contava com o que aconteceu.
O meu entusiasmo deu lugar a desilusão.
Assim sendo. Enquanto esta permanecer a realidade, o linux não é para mim.
E que pena, assim ser!
Mário segundo entendi formataste o disco todo ao instalar agora pergunto o que tem isso a ver com o Linux ou windows, são más opções quando se instala qualquer sistema operativo por isso não entendi bem o que queres dizer com isso pois com win se não escolheres também te vai tudo a vida formatando todo o disco. Como digo são opções escolhidas por quem instala não tendo nada a ver se é win, Linux ou x, por isso acho o teu comentário muito fora da realidade mas pronto
O que eu disse na mensagem anterior, não foi compreendido pelo João. Mas vou explicar melhor.
Fora da realidade?
A realidade é que eu tinha duas partições. A C e a D.
Previamente guardei tudo que queria na D.
Instalei o Zorin na partição C. Repito; na partição C.
Pensava eu, que a partição D iria ficar como a tinha deixado. Mas não foi isso que aconteceu.
Procurei no linux a partição D. E não a encontrei!
Os dados que tinha na partição D, repito, na D, só revertendo para o original posso recuperar!
Será que agora entendeste, João? -Mais claro do que isto é impossível!
Mário entender até entendi podes verificar aqui como funcionam as partições dos dois sistemas, uma partição que foi feita no win nunca vai ser reconhecida na instalação Linux ,as partições são sempre partições uma vez que o disco é o mesmo, como sempre foi até hoje em dia as partições de um ou do outro nunca foram reconhecidas nas instalações a não ser que tenhas dualboot https ://ricardoferreira.site/2019/11/guia-completo-para-iniciantes-sobre-discos-e-particoes-no-linux/
Por exemplo se instalar-se um win num pc que já tenha Linux também só tem duas opções, ou formatar todo o disco ou tens de ter dualboot senão vai acontecer o mesmo, se deixas uma partição que tenha sido feita em Linux apenas com ficheiros o win também não vai reconhecer, funciona igual para os dois lados Devido ao formato da partição ser diferente, pelo que dizes continuo a dizer que o problema do Linux assim como ao contrário irias ter o mesmo problema, só por isso comentei.
No teu caso a partição D continuava lá o Zorin ou outro Linux não o encontra porque não pode por ter uma formatação diferente. Assim como ao contrário seria igual, fica bem e espero que tenhas conseguido safar, abraço
Tentei instalar num PC antigo mas não funciona. Diz que tem que ser uma distribuição i686. Alguém me pode dar um link direto para alguma arquitectura que eu possa fazer um ISO? Obg
Instalei há dois dias para testar. Parece fixolas mas não é o Mint…