PplWare Mobile

Chegou o Ubuntu 23.04 Lunar Lobster! É hora de atualizar o seu Linux

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. A fortuna says:

    Tanta actualização, excelente! Mas já agora o mais importante:

    – para fazer as coisas ainda tenho que recorrer a linha de comandos ou já 100% é pelo UI?

    – posso jogar jogos DX11 e DX12 sem ter que instalar algo ou ainda tenho que fazer 30 por uma linha?

    – posso instalar e correr aplicações que só echt l existem em versão Windows sem ter que instalar coisas extra?

    Creio que estas seriam das coisas mais importantes a incluir de serie…

    • Diogo Silva says:

      Não percebo é a utilidade desse comentário. Têm a mania de dar hate só porque sim, porque se acham engraçados. Não vejo onde o Ubuntu publicita essas funcionalidades, não queres usar, não uses, cada sistema operativo com o seu propósito…

    • nulix says:

      tens de sair dessa mentalidade de substituir um SO por outro e continuar a seguir com os mesmos programas que tens em windows. Linux é diferente “.”

      • A fortuna says:

        Mas aí é que está:

        – se eu gosto do programa X que há em Windows ou Mac, eu posso passar de um para outro sistema sem problemas

        – muitas das apps que eu gosto existem tanto em Android como iOS, então se eu quiser passar de um para o outro não tenho problemas

        Mas quando eu pergunto se posso usar algo em Linux, já a resposta tem que sair que uma pessoa é um “hater” ou tem que andar a procurar do zero alternativas (que rara vez estão ao mesmo nível).

        Então parece que a resposta está mesmo dada: Linux é diferente, tão diferente que continua a ser uma pobre alternativa. Espero é que a Valve consiga evoluir o SteamOS (Linux) para algo para que o utilizador de Mac e Windows pouca dor de cabeça tenham.

        Actualmente são muito pobres as distros deste SO como as respostas dos utilizadores.

        • Estou so a ver says:

          E tu achas que podes usar DX11 e DX12 em mac?
          Achas que o problema dos jogos que tu jogas e as aplicaçoes que tu queres, nao existirem para linux, é problema do proprio linux?

    • Profeta says:

      Ha uma coisa que devias perceber ja que nao usas linux nao sabes do que e capaz. No entanto linux nao vai ser igual ao windows. Tem a sua forma de funcionar. Entretanto se quizeres te actualizar mais no mundo linux o que nao faltam sao sites para esse efeito.

      • A fortuna says:

        Eu quando comprei um Mac vindo de sempre do windows, nunca tinha utilizado um Mac nem o SO e sabia do que é capaz; eu sempre que instalei uma distro Linux era pobre, muito pobre. Linhas de comandos para muita coisa, instalar apps, etc.

        • Profeta says:

          Instalaste uma distro linux e chegaste a essa conclusao ? A tua dedicacao a essa distro e que foi muito pobre. Ja no caso de alguns softwares nao existirem para linux, nao culpes o mesmo mas sim as empresas responsaveis. Mas acho que com a tua retorica de conversa e melhor mesmo continuares no windows. Linux e para quem ama e se dedica ao mesmo. Entao nao e para ti. Alem disso no caso ser necessario usar linha de comandos, nao morde e nao doi. Fica a dica.

          • A fortuna says:

            Linux é para quem ama?! Usar linha de comandos não dói?!

            Começo a pensar que o Linux não evolui mas é por causa da malta à volta dele que o sobreprotege e mantém o Linux muito pouco competitivo.

            Ora em 2023 ainda acham que a via é recorrer a linhas de comando? Lolol Daqui a pouco há mais utilizadores a usar o DeX (modo desktop em Android da Samsung) que a usar todas as distros juntas de Linux…

          • Profeta says:

            Se nao vais usar o linux do que e que te estas a queixar mesmo ? Pareces um bebe chorao. Nao alimentem os trolls.

          • Dddd says:

            eu uso linux (fedora) há uns 2 ou 3 anos, dá para fazer praticamente tudo em modo gráfico, apenas é melhor em linha de comandos! alem de que para acesso remoto (ssh) é necessário usar linha de comandos, se pensares, certamente haverá algum motivo para que praticamente todos os servidores no planeta usem linux (com raras exceções), ao usares linha de comandos para comunicares com uma máquina remota, usas menos recursos (servidor, local e menos trafego)
            o problema de compatibiloidade é só e exclusivamente dos programadores dos ditos softwares, mas tens alternativas para praticamente tudo! estou a tirar engenharia informática e até hoje, todos os softwares do curso estão disponíveis em linux (excepto o office, que uso o onlyoffice e até hoje, fiz tudo o que os meus colegas fizeram no curso, não vi nenhuma desvantagem para o office da MS)
            jogos: não é o steamOS que tem que evoluir, esta está completamente funcional, tal como o linux em si (meu caso fedora ou pop_os!) que os jogos que os desenvolvedores desenvolveram compatibilidade com linux, funciona igual e em alguns casos, melhor que em linux (mais fps)

          • John says:

            Eu fiz o meu curso todo usando linux, a única vez que usei m*rdas da microsoft só numa cadeira de Base Dados que fomos obrigado a usar o SQL Server e mesmo aí tive que instalar uma maquina virtual para o efeito. Assim que fiz a disciplina, apaguei logo a VM.

            A única coisa de jeito da microcoise é o office, as alternativas que há, para o uso básico servem, mas para algo que requeira mais “trabalho” está o caldo entornado.

            Esta malta critica o Linux/Unix, mas depois usa Android e Mac ahahah

        • Vilna says:

          O windows tem powershell e só usa quem quer. O Linux tem UI e só usa quem quer :0)

        • jack says:

          Faltou uma só coisinha. O Linux não é para todos, aí tens razão, é um sistema para cérebros acima do mediano, para mais inteligentes.

    • Diogo Pinto says:

      1. Não necessariamente, depende muito do que queiras fazer, a GUI não é mais que execução de comandos por baixo dos panos, às vezes acho mais produtivo usar comandos que fazer pela GUI, como criar vários ficheiros ao mesmo tempo “touch file1 file2 file3”, o mesmo podes fazê-lo pela GUI , mas só os cliques que fazes para o mesmo efeito :).
      Muitos sites mostram comandos para instalar certas coisas, porque é uma maneira mais fácil e rápida que fazer o mesmo tutorial para várias GUIs diferentes. Conforme vais ganhando experiência vais ver que não são realmente precisos em certos casos.

      2. Se for jogos pela Steam, basta ativar o Proton na Steam, e transferir o jogo, não precisas de comandos para isso, simples assim, mas dependendo do jogo, pode ser necessário uns parâmetros.
      Temos mais jogos no Linux que o próprio MacOS!

      3. Eu cheguei ao ponto que os aplicativos que uso não têm no Windows, é apenas questão de hábito, se usares o sistema todo o dia vais encontrar diversos aplicativos produtivos para ele para qulquer coisa, como para estudar, trabalhar, lazer e afins.
      Lembrando que são sistemas diferentes e nem todos os aplicativos do Windows estão disponíveis no Linux e vice-versa, mas por exemplo estes aqui estão disponíveis à distância de 1 clique pela loja de apps, Spotify, Chrome, Microsoft Edge, Steam, Bottles (para executar apps Windows facilmente), Heroic (alternativa à Epic Games), e mais de 2mil aplicativos estão disponíveis via flathub.org. Podes consultar se tem o aplicativo desejado, infelizmente o Ubuntu não vem com o flatpak instalado e ativo, terás de fazê-lo tu basta seguir as instruções em flatpak.org, ao contrário de todas as outras distribuições Linux, o Ubuntu gosta de usar a sua própria solução chamada de Snaps, que muitos utilizadores Linux não gostam muito dele, por pior desempenho, código fechado do servidor, e outras coisas, assim o Flatpak foi melhor adotado para todas as outras distribuições e é usado por elas.

      Algumas distribuições que já vêm com o Flatpak são o Linux Linux Mint, Pop!_OS, Fedora, a maioria praticamente…

      Recomendo assistires o canal do YouTube Diolinux para facilitar o teu aprendizado, ele tem muitos vídeos bastante úteis, e também vídeos sobre AppShow case onde ele mostra diversos aplicativos produtivos para usares, super recomendo!

      Obs: Eu apenas não recomendo a troca de sistema operativo para o Linux, caso a pessoa precise trabalhar com aplicações muito específicas, que uma alternativa não chegue, mas isso está a mudar!

      Eu uso Linux à 4 anos não vejo necessidade alguma para voltar usar sistemas que proprietários, onde sou obrigado a adaptar-me a eles, e não poder aptá-lo às minhas necessidades, são restritos, são mais trabalhosos em certas coisas, tenho tudo que preciso no Linux e sem restrições!

      Olhem o caso da loja da Microsoft, com 20 Gimps pagos diferentes, e todos falsos, no Linux está tudo na loja em 1 clique à muitos anos e não correm o risto de transferir aplicativos falsos.

      Hoje temos o Flatpak que é um formato compatível com todas as distribuições, estão a ser investidos 200 mil dólares nesse formato de empacotamento universal, para vir também sistemas de pagamentos para doar, ou até mesmo comprar por certos aplicativos pagos que já por natureza, e sistemas de verificações saber se aquele aplicativo é verificado pelo respetivo desenvolvedor.

      • Estou so a ver says:

        A pergunta que nao quer calar, estas a usar português de Portugal ou português da América?

        • Diogo Pinto says:

          Olá, pt-pt, eu sei que certos termos escapam, estou muito habituado a consumir conteúdo pt-br, e tenho a noção que acabo por misturar as 2 línguas.
          Peço desculpa por qualquer erro, e se possível envia a devida correção para que possa melhorar, obrigado.

          • John says:

            A lingua é a mesma, o Português, o que varia são algumas palavras e expressões (como por exeplo o inglês americano e o britânico, são a mesma língua, mas com pequenas derivações)

    • Paulo says:

      Olha usa o Windows. Não tens entendimento do que se fala aqui. Eu usei Windows durante anos…depois comecei a usar os dois em dual-boot mas sou daqueles que fica confuso ter 2 amores. Ainda há semanas usava tb o W11. De momento só quero um sistema e esse é o Ubuntu. Já existe forma de jogar a maior partes dos jogos de plataforma Windows. Mas eu não preciso, não gosto de jogos. Agora em termos de segurança, fiabilidade, estabilidade, personalização funcional e de interface, põe o Windows num chinelo. Aliás até podes ter muita gente a usar Windows mas a maioria dos servidores a nível global são Linux. As redes sociais, plataformas de comércio electrónico, comboios, aviões, semáforos, Defesa militar na maior parte dos países, incluindo USA e aero espacial, multinacionais, organismos públicos dos Estados, tudo funciona assente em Linux. Até o Smartphone que usas…..
      E falas no problema de ter que instalar trinta por uma linha….não tens que instalar nada no Windows? Nem configurar?

  2. Paulo says:

    Já testei e notei algumas novidades. Mas prefiro distros estáveis e com suporte mais prolongado, as LTS que são actualizadas de 5 em 5 anos….

  3. Luskerkoo says:

    Boa tarde, maltinha.
    Instalei o Xubuntu 23.04 mas o raio do bluetooth não é reconhecido.
    Já executei milhares de dicas que garimpei da Internet, mas o peste não arreda o pé.
    O problema é este: Bluetooth connection failed: br-connection-profile-unavailable
    Será que algum santo desta paróquia já arranjou reza para espantar essa assombração?
    Cptos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.