Chegou o novo Ubuntu 22.04 LTS! Concorrente do Windows 11?
Abril é o mês do Ubuntu e desta vez chegou a versão 22.04 LTS Jammy Jellyfish. Depois de alguns anos a tentar conquistar alguma quota do Windows, o Linux tem atualmente pouco mais de 2% dos utilizadores mundiais de sistemas operativos.
Recentemente a Canonical lançou o Ubuntu 22.04 LTS! Será este o verdadeiro concorrente do Windows 11.
Ubuntu 22.04 LTS chega com o kernel 5.15
O Ubuntu é das distribuições Linux mais populares do mundo. Esta distribuição tem várias versões, sendo que a mais popular é para Desktop mas também há uma versão direcionada para servidores.
O novo Ubuntu 22.04 vem com um conjunto vasto de melhorias, incluindo um novo alternador horizontal do espaço de trabalho e iniciador de apps, novas cores de destaque da interface do utilizador, suporte RDP e kernel Linux 5.15. Além disso sendo esta uma versão LTS (long-term support), tem suporte para 5 anos.
Veja todas as novidades desta versão...
Esta nova versão do Ubuntu oferece também uma nova experiência, com uma renovada ferramenta para screenshots.
Visualmente, esta nova versão tem uma aparência menos pesada, com um novo conjunto de cores que tornam a navegação mais intuitiva. Estão também disponíveis um novo conjunto de wallpapers e um novo logótipo. A interface do utilizador do GNOME Shell também está mais simplificada nesta versão.
A conectividade foi expandida com suporte para RDP, enquanto o Linux 5.15 e o Mesa 22 estão incluídos para otimizar o desempenho do sistema. O Wayland é o servidor gráfico padrão para aqueles que atualizam a partir de 20.04 LTS.
Até ao momento os elogios ao Windows 11 são muitos. Serão que este novo Ubuntu 22.04 LTS conquistará alguns utilizadores do sistema da Microsoft?
Este artigo tem mais de um ano
elogios ao w11? que sucata.
ubuntu é muito superior em estabilidade, fiabilidade, magreza.
quem não puder ter mac nem precisar das ferramentas da microsoft, é ubuntu sem pensar!
Lol! Ubuntu so para trabalhar.
ain ai….sabes lá o que dizes…..
Pronto… Lá vão os menos de 1% que usam dizer que é a melhor coisa do mundo.
Não é e nunca será uma opção para substituir o Windows.
Não ouviste dizer que este é o ano do Linux???
Este e os outros todos para trás…
Enfim, sempre a mesma conversa de sempre.
Nunca digas nunca…
No meu caso é uma opção e está tudo bem. Não estou a dizer que se aplica a toda a gente.
2% amigo…. 2%…. ‘são mais q as mães’
Prefiro o Mint mas pronto, cada maluco no seu galho…
Utilizo Linux/ Ubuntu/CentoS/Debian etc para trabalho e lazer. 50%/50%
Em termos de Lazer e na maior parte das empresas comuns (não propriamente tecnológicas) o ubuntu não consegue concorrer com o Windows pois o ecossistema PC padronizado é Windows, ponto final, nem que o Windows 11 seja pior que o Ubuntu XYZ. Voce compra um PC novo 99.9% dos casos vem com windows, o Povão nem tem idéia o que é Ubunto ou Linux.
Pena que não noticiaram o lançamento do Slackware15, que é só a distribuição mais antiga ainda em desenvolvimento. Disseram que faziam notícia, mas… Nada!
Eu ia mencionar isso. Quando o Slackware 15 foi lancado nem uma palavra. Nao vende jornais ? :p
Existem cerca de 500 distribuições de Linux. É um pouco complicado manter-se em dia.
Eu fartei-me de mencionar isso… a release do Slackware.
E não se trata de ser uma entre as “500 distribuições de Linux”, trata-se sim uma das primeiras e, entre delas, a que mantem um desenvolvimento actual. mas a malta do pplware e derivados só vêm windows e macOS à frente…
Ubuntu é como o windows, já não tem nada a oferecer… Eu uso fedora, na minha opinião está mais avançado que o ubuntu. Para aqueles que dizem que nada bate o windows, sim, é verdade, mas para quem não aprendeu desde o zero a utilizar linux, mas a partir do momento que se sentem confortáveis, é quase igual a utilizar windows, tudo requere aprendizagem, inclusive o windows.
So vos digo uma coisa: esta versão do Ubuntu está brutal!
Sinceramente nunca me adaptei bem ao desktop da Gnome e prefiro o KDE que é muito mais customizável . Kubuntu é a versão KDE do Ubunto que é a que uso agora embora esteja a pensar dar o salto para Fedora um pouco também para fugir aos snaps que o Ubuntu anda a impingir
Eu tenho o Ubuntu numa máquina se usar snaps. Podes remove-los.
Ubuntu Linux com Gnome Shell extra lite
fica muito bom e levezinho sem snaps e com flatpaks
melhor versão que já testei. *****
E porque não um título..
Substituto do macos? Já que é unix? Não?
Porque so se fala em substituir o Windows neste site?
Mas alguém no seu perfeito juízo substitui o Windows? 80% de mercado? É sinal que alguém quer substituir? 80%?
Sinal para substituir e só ter 12% de cota de mercado como macos… Isso sim..
Linux é bom para servidores e para brincar no terminal… Assim como o macos…
Aliás Linux ainda é melhor que macos, melhor, não mais bonito..
Depende da distro. Há algumas que têm inspiração no macOS. Ora pesquisa 😉
Estou agradavelmente surpreendido com o Windows 11, mas dizer que poderá ir buscar utilizadores ao Windows 11 é esticar a corda
Só quem uso a ubuntu para realmente saber a enorme superioridade do linux em relação ao windows no que se refere a gerenciamento de arquivos. O Ubuntu está muito mais próximo do MacOs que do Windows, sem dúvida. Inclusive é um verdadeiro milagre que um SO tão maravilhoso não seja comercial no nível do outros disponíveis no mercado. O mundo não seria o mundo que é hoje sem o linux, fato.
Ainda bem que não está comercial. Se estivesse iria seguir o caminho do Windows…
Talvez da qui a 50 anos, o Linux consiga disputar com o Windows nos Desktops e Notebooks.
Eu uso Manjaro e Arch (este último para trabalho), mas vou testar este Ubuntu por curiosidade (foi o meu primeiro Linux hà 1 década atrás).
Também tenho o Windows 11 numa partição e posso dizer que gosto (também gostava do 7), mas prefiro o Linux por várias razões sendo a principal uma questão de hábito e de ser mais produtivo nele.
Nada contra o Windows que funciona muitíssimo bem também.