Chegou o novo Ubuntu 16.10 Yakkety Yak
Tal como estava previsto no calendário oficial da Canonical, a versão final do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak foi hoje disponibilizada.
Apesar de não existirem muitas mudanças comparativamente ao Ubuntu 16.04 LTS, que foi lançado em Abril, há algumas novidades que deve experimentar.
Depois de ter lançado o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak Beta 2 a 28 de Setembro, a Canonical disponibilizou hoje a versão final do Ubuntu 16.10.
Quais as novidades desta versão?
Tal como referido, o novo Ubuntu 16.10 Yakkety Yak não traz mudanças significativas comparativamente ao que é oferecido no Ubuntu 16.04 , que até é uma versão LTS. Esta nova versão só tem suporte durante 9 meses.
Principais novidades
- Pequenas melhorias ao nível do Unity
- Melhor suporte e suporte em máquinas virtuais
- Unity 7.5
- Nautilus 3.20
- Unity 8 Preview Session
- A Canonical incluiu uma versão experimental da interface Unity 8. A opção para usar esta nova interface está disponível via login manager.
- 14 novos Wallpapers
- LibreOffice 5.2.2
- Mozilla Firefox 49
- Thunderbird 45
- Ubuntu Software 3.20
- Rhythmbox 3.4.1
- GNOME Terminal 3.20
- Shotwell 0.22
- Linux Kernel 4.8
- Com suporte melhorado para hardware
- Melhorias ao nível do HiDPI
Nos próximo dias iremos ensinar a instalar o novo Ubuntu 16.10 Yakkety Yak e conhecer em detalhe algumas das novidades. Esta nova versão do Ubuntu chega-nos com “pouca força”, tendo em conta as novidades e não é certamente um must-have.
Está com ideias de actualizar o seu Ubuntu para esta nova versão?
Este artigo tem mais de um ano
Eu cá prefiro manter-me na versão 16.04, apenas atualizo em Abril de 2018.
“Nos próximo dias iremos ensinar a instalar o novo Ubuntu 16.10 Yakkety Yak e conhecer em detalhe algumas das novidades.”
Será nativamente ou numa maquina virtual ?
Pois se for numa maquina virtual a experiencia não sera a mesma como uma instalação nativa , no meu caso vou continuar com o ubuntu 14.04 Lts ate deixar de ter suporte , isso de andar instalar novas versões do ubuntu, cria o risco de perdas de dados , se querem estabilidade então as versões Lts são as melhores .
Desde lado vou manter o 16.04, por isso será numa VM. Sinceramente (opinião pessoal) penso que não vale a pena a actualização, ainda mais quando apenas tem 9 meses de suporte.
Eu instalei a versao Beta e n verifiquei nada q justificasse deixar o 16.04… umas muito pequenas mariquices… nada mais
Pelo menos terei suporte de 72.7% dos pacotes instalados no meu sistema até Maio 2019 .
Quem quiser mais informação sobre o limites de suporte do ubuntu 14.04 Lts , utilize o seguinte comando .
” ubuntu-support-status “
Obrigado parceiro, não conhecia esse comando. Muito bacana e muito útil também.
A vantagem para mim seria o novo kernel, mas podemos fazer a actualização do mesmo nas versões 14.04 e 16.04.
pois
Para quem deseja usar uma versão estável é melhor instalar o 16.04.1
1 mês com a versão beta 2 do ubuntu mate. mais estável q o 16.04 quando lançado. até agora, nada de bugs estranhos. apenas voltou o at-spi-systemd.desktop.sh a fazer das suas.
já agora, a solução. na linha de comandos escrever:
sudo mv /usr/lib/at-spi2-core/at-spi2-registryd /usr/lib/at-spi2-core/at-spi2-registryd.old
e
sudo mv /usr/lib/at-spi2-core/at-spi2-bus-launcher /usr/lib/at-spi2-core/at-spi2-bus-launcher.old
e já não chateia no shutdown.
vale para o ubuntu mate e qualquer versão sem unity em que o erro apareça.
No meu mate, o ficheiro “at-spi2-bus-launcher” não existe mas sim o “at-spi-bus-launcher”.
Logo: sudo mv /usr/lib/at-spi2-core/at-spi-bus-launcher /usr/lib/at-spi2-core/at-spi-bus-launcher.old
Continua a mesmo incongruência gráfica entre a scrollbar do Firefox e do resto do sistema. Horrível.
Dificilmente irão corrigir isso, pois o Firefox é q cria esse componente usando o gecko. Alguns sites no css definem o tamanho fixo do scrollbar, existem alguns métodos para deixar a barra do Firefox como a do unity, porém pode gerar incompatibilidade nos sites, devido ao tamanho da scrollbar. Vc pode usar isso, porém já aviso q alguns sites terão problemas, pois os programadores deixam fixo o tamanho da scrollbar: https://www.gnome-look.org/content/show.php/?content=146463
design que parece do tempo do windows 95…windows ou mac sao anos longe mais avancados que essa treta do linux…é feio pouco pratico e sem software de jeito…so mesmo para nerds e dos de cave mesmo
Quem não sabe o que diz… erra bastante. Ao contrário do Windows ou OSX em Linux tens uma variedade imensa de ambientes gráficos, logo duvido que não haja pelo menos 1 que seja do teu agrado. Para além disso os minimamente complexos oferecem grandes capacidades de personalização, coisa que no Windows por exemplo se limita a mexer mosaicos de um lado para o outro.
atira-te da ponte amigo… quem dera ao Windows ou ao Mac ter a capacidade que o Linux tem de adaptabilidade. Quer a nivel de funcionalidade quer a nivel de temas 😉
ah ah comment batido!!…
Não te atires da ponte …. basta abrires os olhos . Outra coisa : Estamos no século XXI (vinte e um)
Já estava a usar as daily builds. Até agora sem problemas, muito estável. Prefiro o 16.10 ao 16.04.
Especialmente pelas bibliotecas mais recentes, gnome 3.20 e kernel 4.8.
E tutoriais para ensinar a instalar o Ubuntu Phone?
+1!
+1
Isso é que era! 🙂
Façam com o BQ E5 🙂
Aguardo tal proeza num Nexus 5. Sei que dá, mas não sei fazer no meu.
convém ter noção que nem todos os telefones tem drivers para o ubuntu touch, mas existem alguns tutorials em inglês nas interwebs :]
Comecei a odiar a maioria das distribuições linux porque todas elas trazem demasiado bloatware. Até mesmo distros que se baseiam em arch muitas das vezes é só chouriço lá para dentro. ArchBang ou uma instalação nativa do arch foi a melhor coisa que fiz e conseguiu acalmar o meu OCD.
Experimentei o elementaryOS e estou em estado de choque, nunca mais quero ouvir falar em Ubuntu, Lubunto, Ubunto Gnome ou qualquer uma dessas versões oficiais. Simplicidade e estetica imbativeis.
Ninguém me tira o Arch do sistema, new Windowzes nem Ubuntuzes, nada!
No meu sistema também é o Arch (e não as suas “variantes”).
Bicho,eu instalei essa iso aqui,com o Xubuntu,até agora roda perfeito,os unicos”bugs”são raros crashes no Xorg,mas é porque eu sou teimoso com resolução gráfica,não largo o Noveau,pra usar meu driver Nvidia legacy,que me dá só uma resolução baixa,o resto,afinal,é ou não é pra usar esse sistema operacional como diário,pra usar os softwares que lhe são oferecidos,mesmo que o suporte acabe?do que ficar pulando de iso em iso?o que quer a Canonical fazendo essas versões?