PplWare Mobile

Chegou o HAIKU R1 Beta 1: O SO que não é Windows, Linux nem MacOS


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Xiba says:

    Verdade, não há muitas alternativas, porém o Haiku está há muitos anos sem atualização. Mas dependendo do caso, pode ser útil usar.

    Alguns SO’s para uso em desktop:
    Windows – É o mais popular e praticamento todo mundo usa
    macOS – O segundo mais usado depois do Windows.
    Linux – 3% usam no desktop. É um kernel, mas dá nome a várias distribuições que usam. Praticamente cada distro é como se fosse um SO que usa o kernel linux como base.
    BSD – É utilizado no destop ainda menos que o Linux, mais comum em servidores. No desktop o uso é mais ou menos 0.1%
    Solaris – Há o OpenIndiana que é baseado no antigo Solaris. Deve ser ainda menos utilizado que o BSD a nível de desktop, não achei sequer uma média.
    ReactOS – Uma versão opensource do Windows, ou pelo menos uma tentativa de “copiar” o jeito do Windows. Está em eterno alpha.
    Haiku – Há anos sem atualização, agora recebeu um novo beta. Mas não sei se é usável! Não deve ter quase nada de apps pra ele. No BSD e Solaris, ao menos muita coisa do Linux funciona. Já no Haiku eu não sei!
    KolibriOS – Um fork do MenuetOS, escrito em FASM (linguagem Assembly). Também deve ser um dos mais limitados a nível de desktop.

    Não conheço outros que possam ser usados a nível de desktop que não sejam versões baseadas em puro terminal. Eu sei que também há distribuições Android para desktop como o Phoenix OS.

  2. Targus says:

    Meu zenfone 2 rodaria numa boa, ja que windows ainda dá alguns lags

  3. Alessandro says:

    Dá pra testar em alguma VM? Virtual Box por exemplo…

  4. cascavel says:

    Lembra o Windows NT, 98, 95 esse layout.

  5. Marco says:

    o libreoffice tem uma versão para o haiku.

  6. jurupiga urtiga says:

    nem e carne nem peixe entao o que e?

  7. Samuel says:

    Nem chega aos calcanhares do Linux.

    • cb88 says:

      Parece que voces nem tentou usar Haiku.

      Tem o melhor system de Pesquisa de arquivos de qualquer OS. E mais interativo durante o uso, E tambem completamente trasduzido em portugese, que nao da pra ver nesse artigo.

      Com certeza nao e perfeito mas tambem e muito melhor do que Linux para uso no Desktop, so faulta aceleracao graphico, e mais trabalo no browser.

  8. Ney Vigas says:

    Utilizei-o por algumas semanas anos atrás, muito bom, principalmente no hardware q experimentei. Nada justifica a potencia exigida nos hardwares pra rodar com desenvoltura. Trabalho com manutenção de informática desde 97(época q 16mb era suficiente pra rodar tudo). O haiku, consegue dar boot em 8 segundos – sem hibernação, boot pelo pendrive; é possível abrir infindáveis arquivos de vídeo e áudio simultaneamente, sem travar e instantaneamente. O sistema é feito pra atender aos pedidos do utilizador, pra mim, o linux nem com realtime consegue chegar aos calcanhares deste sistema. Vou contribuir, pois quero q este se desenvolva e fico imaginando ele renderizando um video! Experimentem pra depois terem o q dizer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.