Chegou o Fedora 18 “Spherical Cow”…. atrasadíssimo!
O Fedora vem com uma versão estável do Gnome 3.6 e um instalador mais moderno
O Fedora 18 “Spherical Cow” foi certamente uma das distribuições com mais atrasos na sua disponibilização. Foram nada mais nada menos que 70 dias, após a data inicialmente prevista para o lançamento da versão mas hoje, tal como previsto recentemente pela equipa de desenvolvimento do Fedora, foi finalmente lançada a versão final do Fedora 18 “Spherical Cow”. Vamos conhecer as novidades (que são muitas e interessantes).
O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Este é uma das minhas distribuições Linux preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.
Como tem vindo a ser noticia, os vários bugs ao nível de desenvolvimento fizeram com que o o Fedora 18 “Spherical Cow” chegasse com vários dias de atraso. De acordo com Robyn Bergeron, lider do projecto Fedora, os atrasos deveram-se essencialmente à re-escrita do instalador Anaconda.
Novo instalador (Anaconda)
O Fedora 18 introduz o suporte para UEFI Secure Boot podendo agora ser instalado em máquinas que foram compradas com windows 8 instalado. O UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system). Este padrão foi criado por mais de 140 empresas tecnológicas como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft.
Foi concebido para melhorar a interoperabilidade do software e abordar as limitações do BIOS…mas muitas guerras tem levantado entre a Microsoft e o mundo Linux. Como já referido, esta versão do Fedora inclui um Anaconda remodelado, que oferece agora uma interface limpa e mais atual. No entanto a equipa fez saber que o Anaconda ainda não 100% livre de bugs ver aqui
GNOME 3.6 com ambiente de trabalho gráfico
Incluindo o Gnome Shell como interface por omissão. Nautilus, Gnome Contacts, GNOME Boxes estão também disponíveis.
Ambientes de trabalho Cinnamon e MATE estão disponíveis nos repositórios
Para os utilizadores que não gostam do GNOME Shell, o Fedora dá a possibilidade de instalarem facilmente o Cinnamon ou o MATE.
Samba 4
O Samba permite implementar mecanismos de partilha de ficheiros e impressoras, sendo assim possível o acesso a recursos do Windows a partir do Linux. O Fedora 18 traz suporte para o Samba 4.0 que :
- Permite controlar um Active Directory
- Traz Suporte para Group Policy
- Nova infraestrutura RPC
- Roaming Profiles
- Disponibilização de ferramentas administrativas do Windows e
- Integração com o Exchange
- Servidor de directório LDAP
- Servidor seguro de Dynamic DNS
- Servidor de autenticação Heimdal Kerberos
- Suporte para Windows XP,7, 8
- Suporte para SMB3 e SMB2.1
Suporte para a tecnologia Cloud
Esta nova versão do Fedora inclui suporte para o Eucalyptus um IaaS (Infrastructure-as-a-Service) e para a OpenStack.
Offline system update
Esta ferramenta não é exactamente o que o nome indica. Basicamente, com esta ferramenta podemos actualizar componente críticas, em modo offline.
Outras novidades:
- Linux Kernel 3.6 (3.6.10)
- X Server 1.13
- Nautilus 3.6.3
- GNOME Control Center 3.6.3
- Evolution 3.6.3
- GNOME Documents 3.6.2
- GNOME Boxes 3.6.2
- Deja Dup backup tool 24.0
- Rhythmbox 2.98
- Empathy 3.6.2
- Firefox 18
- Cheese 3.6.2
- Shotwell 0.13.1
- Transmission 2.72
- GDM 3.6.2
- LibreOffice 3.6.3.2
- Melhorias no SSM (System Storage Manager)
- /tmp é usado em tmps por omissão, o que permite melhor e aumentar o tempo de vida dos discos SSD.
Download: Fedora 18 “Spherical Cow” Homepage: Fedora Project
Este artigo tem mais de um ano
Será tão flexível como o ubuntu? Tenho o ubuntu instalado desde a versão 11.04… acho eu (já nem sei bem) , funcionando sempre impecável.
é muito provável que seja mais rapido que o ubuntu que tens instalado
Boa, mais um grande Post Pedro Pinto 🙂
Só tenho pena de não ter conseguido instalar numa VM. Perdi mais de 1h e nada… :s
“Vaca esférica” Belo nome! LOL
o gnome 3 mata
Quem não gosta, tem alternativas. Até o KDE spin agora está a ser mais destacado na página inicial do Fedora.
Para quem não sabe aqui vai a informação.
http://en.wikipedia.org/wiki/Spherical_cow
Vaca esférica é uma metáfora para modelos científicos muito simplificadas de fenômenos complexos da vida real.
Tenho algum receio de enveredar por distribuições com ficheiros *.rpm. O Ubuntu e mesmo o Mint estão a crescer muito e receio que cada vez mais haja menos interesse em disponibilizar ficheiro rpm em detrimento dos DEB. Só experimentei uma vez Fedora com KDE e em virtual machine. Confesso que não vi grandes diferenças para o OpenSuse, até gostei mais deste último. Tenho de tentar esta nova versão.
Para essa preocupação tens sempre o alien … e nem só para DEB, também para outros packages!
http://www.thegeekstuff.com/2010/11/alien-command-examples/
Boas!
comprei no final do ano passado um portatil que ja trazia o win 8. Mas como não consigo atinar com o win 8 queria voltar para o linux. A minha grande duvida é mesmo em relaçao ao UEFI. Pelo que li no post, com esta distribuição é possivel instalar o fedora e fica logo com o dual boot a dar, como era com o antigos windows? ou continua a ser preciso adicionar a entrada do linux no menu de boot do win8?
Obrigado
cumps
Eu neste momento estou a usar um dual boot com ubuntu e win8, basta teres as partiçoes e as instalações feitas que funciona.
Ate é recomendável instalares windows primeiro e depois linux
Boas Tiago,
Ou seja o que tu fizeste foi apenas criar as partiçoes e instalar os SO’s nas partiçoes respectivas e ficou logo o dual boot a funcionar? é que eu andei a ler pela net que por causa do UEFI era preciso fazer mais umas coisas que nao percebi muito bem para ficar o dual boot a funcionar
Neste momento, as versões mais recentes do Ubuntu e do Fedora já estão preparadas para o SecureBoot do Windows 8, pelo que podes instalar em dual-boot sem qualquer problema. Pelo que sei a implementação do Fedora até vai mais longe em termos de segurança, visto que até o próprio núcleo Linux é assinado digitalmente com uma chave do SecureBoot, o que não acontece no Ubuntu.
As distros Linux estão a dar cartas, neste início de 2013… vamos ver o que nos espera agora com a chegada de Ubuntu ao mundo dos smartphones… será que outras versões de Linux também poderão avançar para o mundo mobile?
Vamos ver…
sim senhor… a ver vamos.
Alguém com MacBook e com Linux instalado?
Se me pudessem indicar o modo como fizeram a instalação ( ou indicar o tutorial usado), dava-me um jeitaço.
Não encontrei tutoriais online que me dêem confiança, e se ter alguém que já o tenha feito…
Tks
É só baixar a imagem “+mac.iso”
– Instalei-o mantendo a partição /home do SO anterior(Mint14) e está funcionando bem.Mantendo minhas preferências.
– Estou pesquisando para fazer os devidos ajustes,atualizações,etc.
– O Gerenciador de boot reconheceu e habilitou o W8 que está em outro HD,este era reconhecido mas não abria na instalação anterior.
– Sugestão ao Pplware para fazer um tutorial de pós instalação do Fedora18 .
– Cumps
Já tentei varias vezes utiliza-ló, mas não damos certos juntos! não acho ele tão amigável, ele vem muito enxuto por default. O gerenciador de aplicativos, acho ruim para localizar os pacotes e além de ser demorado (aproposito, existe outra alternativa para ele?)
o openSUSE é muito mais amigável e agradável, é super rápidos para localizar os aplicativos no Yast.
O gestor de pacotes PackageKit realmente é um dos problemas do Fedora, e é o que me faz usar mais o yum na consola. Como alternativa podes experimentar o Yumex, mas não faz milagres.
O milagre virá, penso eu da parte do GNOME, com o GNOME Software Centre, talvez já na versão 3.10: http://worldofgnome.org/uploads/2013/01/gsc-web.png
Eu da ultima vez que tentei o SUSE também achei o YaST lento, mas já foi há muito tempo.
Concordo com o WILL1AN, o openSUSE parece-me bem mais interessante, utilizei em virtual machine e não me pareceu lento.
Não estou conseguindo habilitar o clique simples no touchpad do netebook, e isso é ruim, pois toda hora vc tem que clicar no botão esquerdo do mouse até para fechar a janelas. alguém sabe como configurar o no fedora 18, para resolver isso…
Testei ele no VB e gostei bastante…
Rapido e instavel..
RECOMENDADO
“Rapido e instavel..
RECOMENDADO”
Rápido e instável?!?
com relação a outros eu achei rapido e sem erros…