PplWare Mobile

Adeus BIOS – Tecnologia UEFI, boot do PC em 5 segundos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Manuel Andrade says:

    Excelente Noticia!

  2. FG says:

    É uma tecnologia que já vem atrasada… finalmente alguém pegou nisso.

  3. ApacheDraco says:

    Estava a ver que não…

  4. Sergio says:

    e eu a pensar que o grosso do tempo era por causa do sistema operativo…

  5. pph says:

    Isto so reduz o tempo de boot ate ao chamado post screen, que é a ultima fase antes de carregar o SO. Mesmo esse não sei se vai continuar a existir, estou curioso de ver as novas boards com este novo sistema.

    Nos macs já todos sabemos como funciona, vamos ver como Asus e etc vao implementar as efi´s.

    Já estou a ver ecrãs de arranque todos catitas e cheios de opções, como por exemplo na serie ROG.

  6. Pedro says:

    Até que enfim ….. já não era sem tempo ….. e espero bem que permita actualizações via net, tem ter que carregar primeiro o sistema operativo !!! e já agora, que esta UEFI tenha um bom sistema de segurança à prova de flash errados … eclaro estes 5 segundos sõa muito bem vindos !!!

  7. Nuno José says:

    Tinha esperanças que o openbios fosse adoptado em vez de.

  8. rss says:

    “Ao contrário da BIOS, a UEFI permite um interface com o rato,…”

    Como diria Álvaro Cunhal, “olhe que não, olhe que não”.

    As Bios não têm “interface com o rato”, meramente por opção, e não por nenhuma imposição técnica.

  9. rss says:

    errata:
    e não por imposição técnica.

  10. NT says:

    Exelente… mas…

    Escrito em C, mais flexível… “Quem” serão os vírus que irão entrar por aí adentro?
    “Damm Kids They are all alike”

    • p. jorge says:

      Eheh, depois lança-se uns pathes de segurança, e vendem-se novos e potentissimos antivirus capazes de nos proteger contra os amigos do alheio.

    • RaCcOn says:

      Mas tipo…isso já pode acontecer hoje em dia…
      Podes perfeitamente flashar a bios estando dentro do sistema operativo…
      basta flashar de forma incorrecta, e a máquina não arranca mais…

      A uns anos atrás, a principal intenção de um virus era destruir o sistema…hoje em dia é o contrário…é manter-se no sistema o máximo de tempo possível sem que o utilizador o note…
      Dessa forma, podem ser roubados contactos assim como se pode ir espalhando aos poucos e poucos 🙂
      Para além disso, ainda envia essa informação toda para uma base de dados que depois na generalidade dos casos é vendida para fins de publicidade e SPAM.

    • Pedro Pinto says:

      @NT, apesar de Assembly ser mais potente para baixo nível, o C é bem mais flexível. Não sei se me fiz entender

      • NT says:

        Pois entendi, enquanto que quando escreves em assembly o hardware suportado (BIOS) é muito limitado, em C existe uma maior compatibilidade, logo maior possibilidade de existir software “estranho” a correr logo no boot.
        No entanto, sempre também podem abrir caminho a um s.o. na BIOS que tenha as coisas básicas. Acho que esse tipo de bios seria excelente para netbooks, tendo a possibilidade de ter um disco (tipo pen) limitado só para guardar dados do utilizador.

  11. Kadu says:

    Há um ano atrás eu escrevi um artigo sobre esta tecnologia, explicando como funciona. Está mesmo demorando demais pra esta tecnologia chegar aos pcs, pois a Apple utiliza ela já faz bastante tempo.

    http://orgulhogeek.net/2009/09/29/uefi-o-que-para-que-serve-e-como-funciona/

  12. R. Campachi says:

    Muito boa notícia. Eu já tinha lido sobro a EFI (no website Intel) a muito tempo atrás e achei fantástico. Melhor ainda que foi criado um Fórum (desde 2005) e teve o apoio de partes importantes da indústria. Melhor, ainda por cima, que planeja ser lançada já em 2011.

    Achei que faltou o link oficial:
    http://www.uefi.org/

    Esse é o link da Intel:
    http://www.intel.com/technology/efi/

    OBS. A parte da segurança é que me preocupa. Já pensou num EFI-ROOT-KIT? Já existe o BOOT-KIT…

  13. bug says:

    Aleluia!!! já não era sem tempo, agora sim estamos no século 21

  14. MySeLf says:

    Mais funcionalidades -> maior complexidade -> mais bugs / mais por onde falhar.

    Humm…. Pelo menos durante os primeiros tempos não vou adquirir nada que venha com isto. Já com as bios de hoje em dia é como é, imagino com interface bonito e em C.

    De qualquer das formas é a evolução, só não recomendo ninguém a adquirir no inicio.

  15. Paulo Costa says:

    Uma BIOS com detecção de dispositivos SATA, AHCI, USB e RAID pode demorar, em média, 8 a 10 segundos do POST até à boot do SO, mas embora podendo ser encurtado, não me parece que seja o que demora mais, não é o que mais variáveis de software e configuração tem que possa afectar consideravelmente o arranque.

    Certo que máquinas com Core i5 ou i9 e discos SATA ou mesmo SSD são extremamente rápidos ao ver o logo do windows a arrancar… no entanto só considero que o sistema operativo realmente “arrancou” quando está pronto a ser usado no desktop com ícones e não quando se vê apenas o rato a aparecer e à espera de um login, porque após o login existe ainda mais tempo de processamento para se usar definitivamente a máquina e aí também esperamos mais uns segundos.

    Um Windows 7 a arrancar até ficar pronto no desktop do utilizador, pode bem demorar mais de 30 segundos…

  16. Zé Costa says:

    No boneco do centro da imagem tem à mesma a bios.
    Penso que de qualquer forma é necessário configurar inicialmente os dispositivos básicos de input e output do sistema assim que se liga a máquina. Cheira-me mais a mariquices.

  17. canelas says:

    Evolução sim… Mas que seja para melhor.

  18. Goliver says:

    Era um bom sinal que assim fosse, mas… já há alguns anos que ouço que a BIOS está obsoleta e que é limitativa nisto e naquilo, e o que é certo é que ela anda por aí a durar. E não é por não ter aparecido nenhuma alternativa. É um pouco como a já há longo tempo anunciada morte do Compact Disc ou mesmo do DVD com o aparecimento do Blu-Ray, mas o que é certo é que eles ainda estão vivos.
    Não estou com isto a dizer que a UEFI não será o substituto da BIOS, simplesmente tenho duvidas que aconteça num futuro tão próximo como daqui a 1 ano ou 2.

  19. vis says:

    isto parece bem… mas o boot deve ficar pelos 30 seg. O que tambem não é mau…
    Acho que isto so se tornara efeciente mesmo efeciente quando sair o windows 8… Ou seja em 2012, ja devera ter bom suporte e parece que windows 8 sera unix…. o que se calhar nos vai permetir boot em pc novos com 15 seg. 🙂

  20. bruno martins says:

    porra eu no meu portátil do momento em que carrego no botão de power até ao momento em que começa a carregar o windows são 8 segundos… sim a bios como está tem muitas limitações, mas não é assim tão lenta..
    a motherboard tem de ser bem rasca.. e não tou a ver motherboards rascas a usarem já em 2011 a UEFI..

  21. arkan says:

    Estranho, lembrei me dos intel 486 que permitia usar o mouse na tela de setup 🙂

  22. Filipe Moreira says:

    E pronto, já cá está, vamos a isto 😀

    PS-A introdução do rato é desnecessária xD

  23. Estamos todos a ser manipulados essa novas tecnologias e cenas do género na verdade já estão no mercado a algumas décadas! E só saem quando já estão na trigésima geração… a verdade é essa!

  24. BrunoG. says:

    Se, como está escrito, é necessário para correr drives de mais de 2TB deve estar para bem breve

  25. Eu instalei um programa nao deu certo e uma porcaria nao presta: hs 20:20

  26. Paulo Brinca says:

    Mais uns anos e o PC vai conter apenas a UEFI e um Browser (à nossa escolha) nela inserido e a partir daí, todos os serviços na Cloud…

  27. Daniel says:

    A verdade é que mais complexidade vai resultar em mais erros e tal como no windows, vamos chegar ao ponto de “formatar” o local onde os dados da bios estão armazenados. Depois não digam que não avisei…

  28. DEVAXTATOR says:

    os blades da ibm hs22 ja tem isso ha anos isso dos 5 segundos é mentira o servidor demora uns 30 segundos a arrancar a bios… e algumas boards ja tem isso a asus e as intel ja vêm com esse sistema (as novas deste mes)

  29. kor says:

    Já estamos em 2012 e os PC continuam com BIOS…

  30. Milton Reis says:

    Minha única preocupação é se isso vier atrelado a um sistema operacional pois quando compro uma máquina eu pago e ela é minha, eu escolho o sistema operacional que instalo não quero ficar refém de um Bill Gates da vida sempre instalo Ubuntu e não abro mão de meu sistema Linux e o que me consta esta tecnologia foi desenvolvida com MS para diminuir o avanço das distros livres, dificultando a instalação do sistema livre, isso é corporativismo e em nada soma no avanço da tecnologia, é preciso se abrir o olho para não levar gato por lebre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.