BQ Aquaris M10: Um tablet com Ubuntu que funciona como PC
De acordo com um relatório recente da IDC, o mercado dos tablets está em queda e nesse sentido é preciso inovar! Algumas marcas têm vindo a trabalhar no conceito de convergência, cuja ideia consiste em “transformar”, por exemplo, um tablet num Desktop, oferecendo assim a melhor experiência de utilização ao utilizador .
A BQ em parceria com o a Canonical vão brevemente colocar no mercado o Aquaris M10 Ubuntu Edition… um tablet que se transforma num PC.
O conceito de convergência nos sistemas operativo é algo que tem vindo a ser trabalhado pela Canonical, Apple e pela Microsoft. A Canonical foi uma das primeiras a apresentar este conceito e já em Março, em parceria com a espanhola BQ, chegará ao mercado o primeiro tablet com Ubuntu que se pode transformar num PC. O anuncia da Canonical foi feito aqui.
Tal como os smartphones Ubuntu, o sistema operativo do Aquaris M10 terá também “scopes” para uma mais fácil interacção do utilizador. Ligando o tablet a um monito e um rato e um teclado via Bluetooth, o Ubuntu mudará automaticamente para o modo desktop.
Características do BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition
- Ecrã: 10.1” com resolução 1920 x 1200
- SoC: MediaTek MT8163A ARM Cortex-A53 quad-core
- RAM: 2GB
- Memória de Armazenamento: 16GB de + interface microSD
- Câmara de 8MPX com auto-focus
- micro HDMI output
- Bateria: 7.280 mAh
- Dimensões: 246 x 171 x 8.2 mm
Apesar deste equipamento vir com um SoC ARM, a Canonical salientou que o seu sistema tem também suporte para SoCs Intel. O Aquaris M10 Ubuntu Edition deverá ser apresentado pela BQ no Mobile World Congress que acontece entre os dias 22 e 25 de Fevereiro em Barcelona.O Pplware vai lá estar e trazer todas as novidades.
Este artigo tem mais de um ano
Meu caro Ubuntu! Há quanto tempo! Pelo que li não é necessário ligar a um monitor. Basta o teclado e o rato através de bluetooth.
Correcto.
Será que vale a pena para quem nunca utilizou Ubuntu??
Se não se começar com a mania de criticar sem usar, sim, vale a pena. Isto de um oligopólio de dois sistemas de positivo não tem nada.
Depende da tua capacidade de aprender a usar Linux, e adaptar-te as aplicações que existem. Estuda a situação e vê se é para ti.
isto corre as aplicações normais do ubuntu x86? e a consola fica mais limitada ou é em tudo igual?
igual
Correcção, tem de ser compiladas para ARM…
Eu uso Windows no pouco e telemóvel e tablet uso BlackBerry ( se bem que o tablet nunca chegou a ser atualizado) . Gosto de sistemas alternativos, tipo sailfish. A ideia de ter um tablet que funciona como um pouco agrada-me. Gostava era de saber se vai realmente substituir o pc.
O Ubuntu é um Linux muito bom para iniciantes. Vais ter um grande repositório de aplicações Linux de qualidade desktop. Podem é por vezes não estar tão bem optimizadas para utilização táctil, e teres de recorrer ao teclado e rato para trabalho mais sério.
ter em atenção…. arm… nem todas as apps foram compiladas para arm.
Não experimentes, pois, podes gostar…
Queroooooooo
+1
Tenho um tablet android com estas características. Será possível formata-lo e colocar este SO ?
http://www.jide.com/en/remix
Podiam ter usado um processador intel para correr apps x86.
Não, processadores Intel não são comuns em tablets por uma razão:
São horríveis em no rácio performance/poupança de energia. (e aquecem muito).
Por isso que uma minoria em tables/telemóveis.
A Intel anda a tentar apanhar cota no mercado móvel… mas sem muito sucesso. Os processadores ARM vieram para ficar.
Despedi-medos tablets ha umas semanas porque me distraiam demasiado. Sim, acontece comigo quando estou a trabalhar. Tenho a dizer que apesar de tudo tive duas pecas dessas com processadores intel. Sim nao sao o top dos tops mas fazem o trabalho muito bem. Quanto a aquecer, desculpem mas acordem de vez. Qualquer aparelho electronico quando puxado para tarefas mais a serio normalmente aquece. Vejam qualquer laptop ou mesmo desktop. Nao estavamos habituados a ter nas maos parelhos demasiado potentes e a jogar ou a fazer algo grafico que puxe pelos recusos da maquina.
“Qualquer aparelho electrónico quando puxado para tarefas mais a serio normalmente aquece. ”
Não ao ponto de ter uma ventoinha… e fazer barulho.
Tablets com ventoinhas são uma abominação.
Eu prefiro potente e silencioso, num dispositivo móvel.
Com Atom X5 e M3 não tens ventoinhas. Com i5 ou i7 as ventoinhas disparam se puxas pelas tarefas. De ver que se compras um Tablet i5 é porque queres uma performance muito acima do que um cpu ARM proporciona.
Mylittlelife: Ou tens o OS errado no tablet.
No mundo Linux isso é largamente um “não problema”, pois não é usual os developers distribuírem as suas aplicações em formato binário. Logo é só uma questão da distribuição simplesmente recompilar a aplicação para essa arquitectura.
Exacto, acho que tudo o que tens no Ubuntu compilado para x86 também existirá em versão ARM sem dramas. Isso é problema dos tablets Windows, e do facto do Windows RT ter sido um desastre, este será um tablet “Linux Inside”, não precisa do “Intel Inside”.
Pois, infelizmente isso é na teoria… porque na prática se não tiver no repositório oficial e/ou num PPA é mais complicado do que parece.
Parece que o ‘snappy’ vem de certa forma resolver isso, a ver vamos.
como é que o ecrã pode ser de 10.1 se dimensão máxima é de 9.7? espetáaaaculo!
Estava em polegadas. Já passei para mm. (246 x 171 x 8.2 mm )
há muito tempo que a Canonical tinha este projeto, será que é agora que vai ver a luz do dia?
O tablet passou- me um pouco ao lado mas esperava-se o Smartphone de( 128bits ) .
Nada de confusão não é ( 32bits nem 64bits )
E o systema operativo portatil com acesso por ligação USB . Obrigado pela infprmação
A BQ é a única marca de tablets e telemóveis que compro por eles apoiarem este tipo de projectos e serem virados também para o ensino além claro da sua politica de pos venda e a qualidade preço dos seus produtos.
Estava à espera deste tablet para voltar a ter um.
Já agora o telemóvel.
https://store.bq.com/pt/ubuntu-e5-funda-y-protector
preço minimamente decente e parece que tem belas specs (sei que não tem o gaziliões de aplicações como no android/iOS, mas também não tem o ‘lixo’, tipo milhões de aplicações de lanterna…)
Pena não se ver nas lojas(pelo menos aqui no meio do oceano), gostava de experimentar um.
+1
Brutal genial seria poder upgradar para o Ubuntu Studio http://ubuntustudio.org/
Há nova versão beta 🙂