PplWare Mobile

Boot-Repair – Recupere o GRUB após instalar o Windows


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Visitante says:

    o inverso era melhor, ando com o problema à muito tempo, depois de instalar o Ubuntu não consigo recuperar o Menu de Arranque do Windows.
    Alguém me pode ajudar?
    Mas uma solução que seja mesmo fiável, porque já tentei muita coisa e nada resulta.
    cumps.

    • Pedro Pinto says:

      Ora aqui vai:

      1) Insert Win 7 installation DVD and boot from DVD drive.

      2) Choose your default “Language”, “Time”, and “keyboard Input” on the first window and click next.

      3) Click on “Repair Your Computer” to gain access to the System Recovery window. Now choose “Command Prompt” in order to run the desired utility which is called “bootsect.exe”. Bootsect is located inside the boot folder so change your directory to boot. Now run “bootsect /nt60 C:\” if you had Win 7 initially installed in the C partition. Alternatively, you can run “bootsect /nt60 SYS” or “bootsect /nt60 ALL” to repair the system partition or all partitions. Eject the DVD, and restart computer. Your computer should now boot Win 7 again.

      Ve se resolve.

    • Luis says:

      Usa o programa “easy bcd”, não precisas de fazer nada, é só carregar num botao e ele repõe o boot do windows.

  2. André Almeida says:

    Muito bom…às vezes tenho de recuperar pelo terminal e tenho de recorrer a tutoriais para saber o comando…assim é mais prático 😀

    cumps

  3. Pedro Monteiro says:

    Acabei agora de instalar o Windows e era mesmo disto que precisava para recuperar o Ubuntu! Timing perfeito 😀

  4. Nuno Oliveira says:

    Isto parece-me óptimo, mas ando com um problema no grub que ainda não consegui resolver (nada de muito grave), mas fico intrigado de ainda não o conseguir resolver.
    Bem, sempre usei trial-boot: Windows 7, fedora e ubunto. O que se passou é que ao instalar o BackTrack também (que sempre o usei numa segunda pen), a bios começou-me a arrancar o grub do Backtrack. No arranque já coloquei aquilo bonitinho para aparecer os 4 sistemas operativos, mas gostaria de saber como alterar o grub do BT para o grub do Ubunto (que até traz uma versão mais recente).

    • darktux says:

      1. boot no ubuntu
      2. abre a linha de comandos
      3. type ‘sudo grub-install /dev/sda’
      4. type ‘sudo update-grub’
      não esquecer de colocar a pen com o backtrack na porta usb

      lógica:
      1)o grub-install vai instalar o grub (do ubuntu)na MBR do disco
      2)o update-grub actualiza as entradas no menu de boot de acordo com os SO instalados

      Disclaimer of Warranty:THERE IS NO WARRANTY 🙂

  5. anonymous says:

    Linux ou Ubuntu??

    em openSUSE, colocar um live cd e escolher “boot from existing system” ou algo assim, depois basta ir ao yast -> [boot loader], e ou escolher no botao [Other] (por cima do OK) ou simplesmente carregar no OK, que o grub caso não esteja instalado é reinstalado.

  6. Visitante says:

    O problema é que não encontro o Easy BCD para ubuntu.
    Uso esse programa à algum tempo e sei que faz mesmo aquilo que quero.
    Se poderem dar um link de download ficaria agradecido.
    E desde já obrigado pelas dicas, mas já tentei dessa maneira e nada.
    Cumps.

  7. Leonel says:

    veio umas 3 semanas tarde :\
    tive de voltar a instalar o windows e o ubuntu, porque não sei como durante uma actualização do windows deu bluescreen /fp

    ainda meti o Easy BCD na história mas só veio lixar o resto

  8. alex says:

    Para recuperar o boot do windows basta adicionar ao grub.conf a linha a apontar para a partiçao onde o windows está instalado por ex: hd0,0 = Windows XP
    easy cakes

  9. Guilherme de Sousa says:

    Penso que o método 1 não servirá de muito caso não se utilize chroot, dado que se se tem problemas no grub, também não se consegue arrancar o SO, logo não da para recorrer à dita aplicação de forma a fazer o repair.

    Dito isto a solução passa por arrancar com um qualquer live cd, montar a partição onde se encontra o SO, fazer chroot para esta, e ai então arrancar a aplicação. Isto partindo do pressuposto que é preciso ter a aplicação instalada na partição correspondente ao sistema operativo; caso tal não seja necessário poder-se-à apenas instalar no live cd, e efectuar o repair.

    cumps!

  10. Opteron says:

    Muito obrigado, pela dica!!!

  11. Visitante says:

    o que me aconteceu foi:
    instalei o ubuntu depois do windows
    depois queria iniciar o win7 mesmo pelo grub e não me iniciava o Win7 , em 2 segundos voltava ao grub e sempre assim.
    vou tentar novamente.
    obrigado pelas dicas.
    cumps.

  12. Bzaina says:

    Era de louvar uma solução simples e eficaz para raid…

    Havia uma versão alternate do mint ou do ubuntu, já não me lembro, que instalava tudo fófi… A última versão do mint, que é a que pretendo instalar, já não dá. Já andei a ver fakeraids e afins mas não tenho paciência para complicações, arrrre…

    É impressionante como ainda não embutiram no sistema a instalação em arrays de origem :/

    Cumprimentos

  13. Ricardo Branco says:

    o titulo diz “Boot-Repair – Recupere o GRUB após instalar o Windows”

    e o tutorial faz exatamente o contrario.
    se ao instalar o windows perco o acesso ao ubuntu nao seria suposto apresentar uma aplicação para windows que recupere o acesso ao ubuntu?

  14. GOSTARIA DE APRENDER A USAR O HIRENS BOOT CD ,GOSTEI DELE PELO QUE LÍ E GOSTARIA DE TER UM MANUAL DE INSTRUÇÕES DO HIRENS BOOT CD ,PRINCIPALMENTE DE COMO RECUPERAR O WINDOWS ,O BOOT DO WINDOWS ,QUE É UM PROBLEMA HOJE EM DIA E ESSE PROGRAMA PARECE SER A SAÍDA OU COMO DIZ O SALVAS VIDAS DO PC ,POR FAVOR ME MANDEM ALGO PARA EU APRENDER USAR ESTA FERRAMENTA OK MUITO GRATO PELA VOSSA ATENÇÃO DESDE JÁ E UM GRANDE ABRAÇO A TODOS DA EQUIPE E UM BOM TRABALHO.

  15. Yann says:

    OBRIGADO por este artigo.

    Atualização, por favor: o pacote é agora “boot-repair” em vez de “boot-repair-ubuntu”.
    Mais informações em: https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair

    Keep up the good job !

  16. OSMAR says:

    VALEU CARA funcionou direitinho

  17. Vagner Fellipe says:

    Galera, valeu muito, eu ja tava ficando sem opções. O software é 100%

  18. Rafael Araujo Lima says:

    Excelente dica.Resolveu meu problema.Já estava me preparando para reinstalar o Ubuntu.Tentei resolver pelo terminal seguindo dicas de outros sites e não consegui.As imagens presentes no passo a passo foram de grande utilidade.Muito obrigado,viva a comuidade Linux, sempre pronta a ajudar novos usuários.

  19. Valmir Duarte says:

    Obrigado pela dica. Instalei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.