PplWare Mobile

Automatix2 no Ubuntu 6.10


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

37 Respostas

  1. Fr@nKy says:

    eu bem keria usar Ubuntu mas so a 6.06.1 é k funciona a 6.10 fico sempre com o monitor td marado e n se consegue ver nd de nd! =S

  2. balari says:

    De momento não utilizem o guia pois ele tem uma pequena “gralha” de publicação.

    Onde se lê:

    Na consola faça copiar colar o seguinte código: wget

    gpg –import key.gpg.asc
    gpg –export –armor 521A9C7C | sudo apt-key add –

    deveria ler-se:

    Na consola faça copiar colar o seguinte código:

    wget http://www.getautomatix.com/apt/key.gpg.asc
    gpg –import key.gpg.asc
    gpg –export –armor 521A9C7C | sudo apt-key add –

    Espero que este comentario não seja distorcido pela publicação de comentários. Se for eu aviso, pois o Vitor irá corrigir o erro

  3. balari says:

    Ao que parece o worpress não comoca exactamente o que lhe pedimos para meter, ao que vou colocar aqui o guia em formato doc, sem as fotos, mas é o que se arranja até ser corrigido o post.

    http://adordepensar.wordpress.com/files/2006/11/como-instalar-o-automatix2.doc

    Se surgir alguma duvida podem colocar aqui que tentarei responder num prazo razoável, seja essa duvida referente ao automatix, ou a outra coisa no Ubuntu.

    Um abraço

  4. CHAGAS says:

    Muito bom!
    Tenho mesmo de instalar o Unbutu no meu PC!
    E acho que de amanha não escapa! 😀

    Um abraço e obrigado pelo tuturial! 😀
    CHAGAS.

  5. Paulo C. says:

    É muito fixe o ubuntu.
    Alguém me podia dar o mail do Vítor para lhe enviar uma duvida?
    Abraços

  6. Paulo C. says:

    Pessoal já agora para quem é fã do Vista informo que o torrent da versão Final já se encontra disponível no Btuga, agora se tem crack já n sei.

    Have Fun

  7. ozie says:

    olá a todos

    estou a pensar neste ultimo comentario, como é que é possivel uma coisa que está disponivel só em rtm e ter já um crack,

    porque é que fazem crack se podem ter linux, muito melhor que o windows vista, espetem o xgl até ficam pasmados, o vista é um consumidor de recursos, grafico, agora seguro… vou esperar para ver

    abraços

    ozie
    Portugal

  8. Márcio Soares says:

    Pois é até que esta dica não é má, principalmente para quem não pesca nada disto como eu, que só estou agora a dar os primeiros passos neste sistema operativo.

    Por isso vou deixar aqui a minha duvida:

    Como é que eu instalo a minha placa WiFi neste SO?

    Uma ajuda era bem vinda….

    AB

    Márcio Soares

  9. balari says:

    A forma mais simples é dizeres em primeiro lugar qual é a tua placa wireless, depois é consultar os foruns oficiais do Ubuntu: http://www.ubuntuforums.org

    Os foruns são muito simples, mas se dizeres qual a tua placa posso tentar dar-te uma ajuda

  10. sLUGo says:

    Parabéns ao Vitor por esta notícia… É de facto uma ferramente apreciável e muito útil para os iniciantes! 🙂

    Não se esqueçam: http://ubuntupt.org

    E caso tenham dúvidas mais precisas podem ser ir ao (velhinho) IRC e entrar no canal #Ubuntu da rede PTNet

    Estarei lá à vossa espera para tirar dúvidas!

    Cumpz

  11. Metro says:

    Parabéns pelo tutorial.
    Mais simples é impossível:)

    Não encontrei o link do tutorial gráfico de instalação do Ubuntu.
    Era um excelente complemento a este guia.

  12. Carlos says:

    @Paulo
    Um Fã do Vista compra não Craka, Para isso mais vale instalar o Ubuntu
    Bem Haja
    Carlos

  13. Navyseal says:

    Para quem ainda se está a iniciar neste sistema operativo existe um guia não oficial que ajuda a instalar o básico no sistema.

    http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Main_Page

    Ta ai disponível para a versão 5.10, 6.06 e 6.10.

  14. nuno says:

    @ Márcio

    em principio a placa deveria ter sido detectada na instalação. Se não foi o caso podes ter de instalar alguns drivers (tens de dizer o modelo!) ou se não existirem drivers específicos para linux, usas um programa chamado ndiswrapper. O ndiswrapper pega no driver para windows e «embrulha-o» de modo a poder ser usado em linux! É o que eu uso com a minha placa wifi pcmcia e funciona muito bem.

  15. Felipe'Corvo says:

    Legal isso!

    Obrigado pela dica… To com um pouco de receio de por o Ubuntu aqui pois tenho medo de causar algum erro e perder meus dados…

  16. nuno says:

    @Felipe
    Se só usares como LiveCD, e não andares a mexer nas coisas como root (ou seja, com direitos de administrador) não estragas nada nem que queiras! Quando te sentires mais à vontade instalas a sério, com cuidado para não apagar as partições erradas (isto acontece comigo com alguma frequência, porque sou muito distraído mesmo. solução: fazer backups :))!

  17. RedTuxer says:

    Realmente há cada um!! Este artigo não é propriamente sobre um SO, é apenas sobre como instalar um programa num SO. Por sinal, (K,X,ED)Ubuntu é uma boa distro dum excelente SO, que além de ser seguro, é estável, altamente personalizável, fácil de usar, com um enorme apoio de imensas comunidades por essa net fora, e vem para aqui meter comentários dum outro SO que pelos vistos pouca gente o deseja, é caríssimo, inseguro como se vai provar logo nos primeiros dias em que sair, instável como todos sabemos, e um sugador de recursos monstruoso!
    Quem ainda pensa que windows é tudo, façam um favor a voces proprios, ABRAM OS OLHOS E PENSEM UM POUCO!

  18. Pedro Simões says:

    Os meus parabens.
    Finalmente se começa a desmistificar o “linux” e os utilizadores começam a, pelo menos, querer experimentar.

    Esta ferramenta, ou pelo menos a sua ideia, já têm alguns anos.
    O Yum dos fedoras e os Ports do BSD fazem o mesmo.

    Percam o medo de experimentar e vão ver que gostam.

    Já agora deixo uma pergunta à vasta audiência….

    Se mudaram, ou se mudassem, para um flavor linux era porquê?
    E se não mudaram porque foi? Más experiências? Medo de testar?

    Sr. Victor, que tal uma discussão mais abrangente sobre este tema?

    Vamos saber porque toda esta gente arrisca ou não arrisca e vamos pôr-nos a ajudar uns aos outros e a partilhar experiências.

    Fica aqui a ideia, espero que tenha pernas para andar. Tenho a certeza que da parte do Sr. Victor a ideia vai ser usada, de resto temos de ser nós dar-lhe andamento.

    Um abraço.

  19. Paulo C. says:

    Eu instalei o meu linux como LiveCD para experimentar e não estou desiludido, antes pelo contrário gostei mesmo deste SO porque para além de ser bastante fácil de usar também trás o openoffice incluído. Recomendo…

    Cumps

  20. Carlos says:

    @Red Tuxer
    Pensa tu um pouco porque aqui já toda a gente pensou nas vantagens e devantagens não critico os que gostam de qualquer sistema eu sei qual o melhor para o uso que eu preciso .Agora tu falas com uma arrogancia digna daqueles que como os cavalos só podem ver para a frente nunca para os lados não serás irmão do Alvaro Cunhal ? Ou será que finalmente encontrei o “detentor do facho da verdade” ?
    Carlos

  21. sLUGo says:

    @Carlos

    Diz onde o Red Tuxer alterou a verdade, que eu apoio o que tu dissest…

    Até aí, vou concordar com o que ele disse…

    Dá-me a sensação que tu tens pouco poder de encaixe de comentários e uma grande aptidão para o confronto…

    Ele apresentou o ponto de vista dele, se não concordas limita-te apenas a apontar o que discordas e apresentar um comentário (a teu ver) válido e construtivo… 🙂

    Cumpz

  22. balari says:

    Gostava de sugerir a todos os que gostam de usar GNU/Linux, que tentem fazer guias, ou enviar ao Vítor noticias sobre o mundo linux, para que possa ter um espaço, por pequeno que seja, neste blog informático.

    O objectivo, pelo menos o meu, não é de convencer as pessoas à força a mudar do Windows para o linux (longe disso pois eu também sou utilizador do Windows), o nosso objectivo deve passar sobretudo por desmistificar o linux, para que realmente possa ser ponderada a sua utilização, sem ser com um conhecimento do: “ouvi dizer que era muito difícil e que só crominhos de informática é que mexem naquilo”.

    Se todos fizermos um esforço podemos criar aqui um ponto de informação e ajuda, para possíveis utilizadores, para caloiros e para experientes.
    É preciso é haver vontade 😛

    um abraço

  23. Carlos says:

    @sLUGO
    Se tivesses de trabalhar como eu todos os dias com Office e abrires ficheiros que vêm de outras empresas e precisaçes de usar Software especializado profissional e só o melhor, então davas graças a Deus por poderes pagar a licença do Windows. Até o Vitor já disse que para fazer este Blog como tu o vês todos os dias recorre a programas que só correm em Windows. Isto para já não falar na parte ludica pois não me sobra muito tempo para um bom jogo, Hoje em dia as principais firmas de software só reconhecem Windows e Mac mesmo as de freeware e podes vêr isso na maioria de aplicações e programas na maioria de sites de informática incluindo este. Agora para quem tudo o que eu falei é secundário ou mesmo inutil e têm lá o pcêzito para brincar aos sistemas então força Ubuntu, mas não vou passar certificados de estupidez nem mandar essas pessoas acordarem pois neste Pais felizmente vivemos em Democracia e todas as opiniões são validas e têm seguidores.
    Quanto a poder de encaixe tenho e muito senão não me dava ao trabalho de te responder a tretas de psicologia de algibeira e que tenho aptidão para o conforto podes crêr que se conforto significa tudo o que escrevi acima, sim gosto de têr conforto em tudo até a trabalhar.
    Um Abraço e um Bem Haja
    Carlos

  24. Pedro Simões says:

    @balari,
    Passei parte da tarde de sexta feira a discutir (de forma saudável) com o Sr Victor e com outro amigo (grande Pinto) precisamente o tema linux e como se poderia tentar aumentar a participação no pplware e desmistificar o mostro junto dos leitores (todos nós).
    Parece-me que a forma de começar é precisamente, tal como referiste, desmistificar o linux e tudo o que com ele se pode fazer.
    Temos ainda de “convencer” os puristas do linux, que tal como li aqui, que quem não tenta na maior parte das vezes é por medo de instalarem um SO que depois não sabem ou conseguem trabalhar. Pede-se a esses sr’s que estão habituados a mexer em linux todos os dias que iniciem uma leva de how-to’s e de FAQ’s com vista a iniciarmos um movimento que vai ajudar a quem tem medo ou quem quer iniciar-se no linux.
    Eu sou o primeiro a pedir uma “zona” linux para o “nosso” pplware.com, mas temos também de admitir que o windows tem algumas vantagens óbvias para utilizadores inexperientes.

  25. nuno says:

    @pedro simões

    “mas temos também de admitir que o windows tem algumas vantagens óbvias para utilizadores inexperientes. ”

    Discordo. No windows um utilizador inexperiente liga o computador directamente à internet e apanha vírus. Instala software e instala spyware sem saber. Que ninguém venha dizer que isto é mentira, falamos de utilizadores inexperientes. Também acontece aos outros mas menos. No windows um utilizador inexperiente precisa de software e não sabe onde procurar o que precisa — não tem um repositório de software onde procurar o que precisa. Instala o que ouviu falar ou que lhe arranjaram com “o crack”. Não tenho dúvidas nenhumas que, feitas instalações “de fresco” dos dois sistemas (ubuntu com gnome e windows), o utilizador inexperiente terá mais facilidade em usar ubuntu. Não só porque não corre o risco de estragar alguma coisa, como já tem um sistema inteiramente operacional — com software para fazer quase tudo, ao contrário do windows, em que fica com o sistema operativo, o wordpad e o paint …
    Em relação ao espaço de linux, não sei até que ponto seja um bom sitio para o fazer. Há muitos espaços na internet dedicados a isso, foros com centenas de utilizadores, irc, sites de howto’s, etc… Não me parece que haja aqui gente suficiente para fazer algo de novo.

    ps. A IBM e a SUN são grandes empresas de software e hardware e investem MUITO no linux. Só não vê quem não quer.

  26. balari says:

    @Pedro Simões

    Por todo o lado, mais concretamente neste blog, tenho visto dois tipos de posições extremadas:
    – o de radicais a favor do linux, que são anti microsoft, e acusam os utilizadores de windows de serem comodistas e “pouco inteligentes” por usarem só o windows.
    -o de radicais a favor do windows, que negam o linux como um sistema operativo sério, louvam a microsoft, e dizem que o linux não corre programas de topo.

    Depois ainda arranjamos uma posição mais moderada, a qual eu adopto, que defende que um pc pode correr muito bem os 2 sistemas operativos, pois ambos têm boas soluções de software, ambos têm programas que só existem para a sua plataforma, como também ambos têm defeitos incuraveis, e que a coexistencia dos 2 OS será o mais saudavel para qualquer consumidor.

    Há muita gente que gosta de levar isto como um fanatismo, como se os OSs fossem clubes de futebol, ou seja, mau ou bom, com defeito ou com virtude, é aquele que eu defendo e defendo até à morte.

    O Windows tem inumeras vantagens: é um standard, tem uma industria a apoia-lo a 100% fornecendo as mais variadas soluções de software, e de drivers para todo o tipo de hardware e é mais simples de mexer para utilizadores menos experientes. Mas também tem desvantagens: é pago e em muitos dos windows

  27. Carlos says:

    Só não vê quem náo quer a perda de cota constante de mercado da IBM, aquela que foi a maior empresa do mundo pré Microsoft a cho que não é bom exemplo a seguir e a Sun não é tão grande assim, enfim o Windows afinal é para experientes ou inesperientes ou medricas isso não sáo argumentos válidos pois só mostram desespero, assim como criar mais foruns de discussão Linux como se já houvesse poucos . A estratégia da IBM é tentar adquirir Linux para poder contar com um sistema que talvez tenha futuro, por enquanto o presente é Microsoft ou Apple no futuro logo se verá.
    Bem Haja
    Carlos

  28. balari says:

    @Pedro Simões

    Por todo o lado, mais concretamente neste blog, tenho visto dois tipos de posições extremadas:
    – o de radicais a favor do linux, que são anti microsoft, e acusam os utilizadores de windows de serem comodistas e “pouco inteligentes” por usarem só o windows.
    -o de radicais a favor do windows, que negam o linux como um sistema operativo sério, louvam a microsoft, e dizem que o linux não corre programas de topo.

    Depois ainda arranjamos uma posição mais moderada, a qual eu adopto, que defende que um pc pode correr muito bem os 2 sistemas operativos, pois ambos têm boas soluções de software, ambos têm programas que só existem para a sua plataforma, como também ambos têm defeitos incuráveis, e que a coexistencia dos 2 OS será o mais saudável para qualquer consumidor.

    Há muita gente que gosta de levar isto como um fanatismo, como se os OSs fossem clubes de futebol, ou seja, mau ou bom, com defeito ou com virtude, é aquele que eu defendo e defendo até à morte.

    O Windows tem inúmeras vantagens: é um standard, tem uma industria a apoia-lo a 100% fornecendo as mais variadas soluções de software, e de drivers para todo o tipo de hardware e é mais simples de mexer para utilizadores menos experientes. Mas também tem desvantagens: é pago e em muitos dos windows que foram lançados o preço não reflectiu a qualidade devida (exemplo windows millenium), é de difícil configuração e conhecimento por ser de codigo fechado, as falhas de segurança têm se multiplicado nos ultimos anos e por fim, o domínio que detém é tudo menos bom para a concorrencia.

    O Linux também tem vantagens: não é pago, é de código aberto, existe liberdade de criação, manipulação e sugestão para o seu conteúdo, existe programas que também só rodam em linux, principalmente programas empresariais em que a redhat e a novell dão assistência, possibilita também a alfabetização informática de paizes mais pobres, pois a informática já não é um luxo, é uma necessidade.
    Também tem defeitos: não é um standard, peca por existirem muitas distribuições de grande calibre (Ubuntu, Suse, Fedora/redhat) e não haver um standard dentro do próprio linux, existem muitos programas e drivers que não são criados para o linux, dificultando a adesão a este OS.

    Estes argumentos para ambos os lados, não são exaustivos, havendo outros, por sinal tanto ou mais importantes do que os que eu referi, mas queria que ficasse a ideia de que não há OS perfeito, não vale a pena essa radicalização de posições, há espaço para ambos, o Linux pode e deve crescer para o bem da concorrência informática, mas a microsoft continua a dinamizar o sector prometendo um OS que “todo o mundo tem e que com ele sabe mexer”.

    Pedro já agora deixo aqui o meu agradecimento por mostrares uma posição razoável e por concordares com a ideia da pequena(grande) comunidade linux neste blog 😀

  29. Nelson says:

    Caros amigos e defensores do Linux.
    Eu até instalava esse SO, mas… vocês dizem que vem com o OO instalado. muito bem. Já tive este pacote instalao, e o corrector de português deixa muito a desejar. Depois uma grande dúvida, que já aqui perguntei mas a resposta não foi concreta. Tenho muito trabalho incluindo alguns livros (com centenas de páginas) escritos em Office. O OO abre estes ficheiros. e o Linux?
    e as dezenas de programas que tenho?

  30. balari says:

    @nuno

    O objectivo não será criar algo novo na Internet, mas sim algo novo neste canto da Internet 🙂
    Este blog tem já bastantes leitores, e de certeza que entre esses leitores existem muitos que têm curiosidade acerca do linux, outros que querem mesmo experimentar, outros que já usam mas têm duvidas e/ou gostavam de aprender sempre mais qualquer coisa.

    Este blog terá sempre como alvo principal utilizadores de Windows, é inevitável, mas se conseguir-se de vez enquanto fazer uns posts sobre o linux seria bastante bom, nem que fosse 1 em cada 40, o que interessa é não deixar morrer o assunto.

    Se o Vitor achar bem, irá os publicar de vez enquanto, deixando sempre sublinhado que o linux devido ao seu pequeno mercado, terá de ter um peso pequeno nos posts, o que é mais do que justificado.

    Espero que tenha sido claro na posição que adopto.
    Um abraço

  31. Navyseal says:

    @Nelson

    O OOo abre todos os documentos que tenhas do office, quanto a aplicações a rodar em linux, tens de dizer o que usas no windows, para que a gente te possa dizer se há ou não equivalente em linux.

  32. Metro says:

    O problema é no formato do Pplware como conseguir isto.
    Eu por exemplo andei a procurar e não encontrei ainda o tutorial que fiz de instalação do Ubuntu.

    Colocar posts soltos é complicado. mais ainda é ajudar a resolver os problemas que alguns users vão ter. Por último o pessoal que tem o modem adsl ligado via USB ao PC em 99% dos casos não vai ter net.

    É complicado.

  33. balari says:

    @Nelson

    Em relação ao dicionário do openoffice, puz agora um texto online que utilizo para colocar o dicionário no dito programa, só não me recordo a sua fonte, pelo qual peço desculpas ao autor:
    http://adordepensar.wordpress.com/files/2006/11/dicionario-openoffice.txt

    Em relação às outras duas perguntas:
    – esses livros que tens escritos em ms office, não serão, em principio, 100% compativeis com o openoffice, mas a maioria vai abrir quase na perfeição (problemas nas cores ou formatação dos textos são os problemas mais comuns)

    Quanto às dezenas de programas que tens, tens duas hipoteses:

    -ou mudas exclusivamente para linux e tens de arranjar programas iguais para aquela plataforma, ou programas equivalentes que façam o mesmo serviço

    -ou então, optas pelas posição mais soft de transição, e passas a ter dois sistemas operativos, sendo que essas dezenas de programas continuas a usar no windows, mas consegues ir experimentando as alternativas no linux, e até nalguns casos se gostares muito das para linux podes deixar de utilizar os teus programas para windows (o meu exemplo de programa que adoro usar em linux é o do k3b em detrimento do nero)

    espero ter ajudado
    um abraço

  34. nuno says:

    @metro
    será mesmo assim? já tive um modem ligado por usb e não tive problemas. não assustes o pessoal!

  35. seraos says:

    Alô Balari

    Azar! O AUTOMATIX apenas funciona com a versão 6.10 do UBUNTU…só que atenção ao que o Fr@nky diz… A 6.06 LTS funciona lindamente num computador com bicos de papagaio… um abraço

  36. Felipe'Corvo says:

    @sim
    eu utilizo o LiveCD por enquanto… Mas quero trabalhar a sério… Talvez tenha que fazer um backup mesmo para me assegurar…

  37. fakoza says:

    Olá, Instalei o Automatix2 aqui no 6,06 e ta funcionando perfeitamente!
    Tem a opção de instalação de codecs e varios utilitários também.
    Muito bom e prático esse programa. Recomendo.

    Abraços.

    Fakoza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.