As máquinas mais potentes do mundo não usam Windows


Destaques PPLWARE

64 Respostas

  1. João Corvo says:

    “As restantes têm como sistema operativo o Unix, não existindo assim qualquer máquina com Windows.” E porque não referenciar também o MacOS?
    Mas será que existe algum SO específico para os supercomputadores? Não são esses mesmos SO feitos à medida de cada supercomputador? E sendo assim, a base mais fácil de programar a adaptar a cada um não será o Linux?

  2. vitor says:

    Tens razão pedro. Compram um Mac e deixam de ser burros…. Muito bom…….

    • aj says:

      ou comprem um e deixar de ter dor de cotovelo .

      • Freitas says:

        Pelo preço de um Mac compro um portátil melhor, também posso meter Hackintosh, assim tenho um não mac com El Capitan 😀

        • Jorge Rodrigues says:

          Não sejas ignorante, Certo que a Apple pratica preços que te parecem muito caros, mas se tu comparas assim as coisas….
          Hackintosh foi, é e será uma máquina pouco eficiente, Mac é Mac e o resto é o resto.
          Dentro desse resto tens marcas que vendem produtos acima do seu valor, e que depois comparados com um mac podem até ser “melhores” mas no fim do dia, não aguentam o abuso que um mac aguenta.
          Não sei se alguma vez usas te um mac por mais de uns minutos… mas eu falo pela experiência de 9 anos a usar Apple, Dell e HP, e acredita não é a mesma coisa.

          • Flávio Ferreira says:

            Eu não sou de clubes, mas eu gosto de windows “nasci com o windows”, a utilidade que faço a um pc não é porque ele custa centenas ou milhares de euros, mas para a necessidade que eu preciso, e para mim jogar e navegar na internet é o mais importante, e faço-o muito bem com um pc Windows e não nos outros.
            Agora vir falar que um é melhor que o outro porque não tens dinheiro ou porque é dor de cotovelo, então é melhor internarem-se todos que isso na vossa cabeça está mesmo muito mau

          • Bruno says:

            “Hackintosh foi, é e será uma máquina pouco eficiente, Mac é Mac e o resto é o resto.”
            Não sei se ei de rir ou chorar….
            Devem de utilizar componentes completamente diferentes dos PCs… Ou então quando os fabricam devem por lá algum pó mágico para ficarem mais rápidos…

          • logic404 says:

            és mesmo triste ao pensar que mac tem hardware diferente de outros pcs, mac não tem hardware feito a medida para eles, apenas tem hardware mais fraco que computadores de metade do preço.

          • sómaisum says:

            tenho um hackintosh com i7-6900k, a fazer frente ao “segundo” range de mac pro pós 2013. e custou 5x menos.
            Quando digo fazer frente é correr testes e ver a performance, bem como correr aplicações para verificar a veracidade dos testes (neste caso é só render video).
            Tem mais performance, por menos preço, e é um hackintosh.

            Se TU, Jorge Rodrigues, em particular não sabes, não tomes o todo por ignorante 🙂

          • Freitas says:

            Acho que já nem te preciso responder, esses teus 9 anos foram pelo ralo abaixo, mas obrigado pela tua opinião.

          • Freitas says:

            PS: eu tive um Mac e vendi porque pouco uso dei, foi o dinheiro mais mal gasto, tem mais desgaste o meu Toshiba e o Clevo que neste caso da um um baile ao Mac

      • dumitru says:

        Sim por isso que muitos comprar mac com specs ultrapassar as para depois irem la meter windows como maquina virtual, tanto dor de cotovelo uiii

  3. tavares says:

    Falta só a informação que dos três que o Brasil possui…dois estão “parados” por falta de verba para pagamento da conta de eletricidade! E que ao terceiro acontecerá o mesmo a partir de Janeiro caso não sejam desbloqueados fundos para o mesmo efeito. Mas,pelo menos,aparece na “lista”…

  4. diogo says:

    aj 19 de Novembro de 2016 às 10:15
    ou comprem um e deixar de ter dor de cotovelo .
    aj os produtos da apple são como o teu português. manhosos e não são de confiança. lol.
    Meninos o assunto aqui é as super máquinas não é mais uma falha ou um problema encontrado nos dispositivos apple.
    Como podem ver as super máquinas utilizam linux esse sim seguro e de confiança

  5. censo says:

    O windows não está preparado para máquinas tão especificas como estas. Onde está a novidade ? Realmente quando se quer dizer mal do windows tudo se diz, só ainda não percebi o alcance. Estes sistemas são de tal forma pormenorizados que apenas um sistema operativo construído à medida é que o pode por a trabalhar, e aí entra o Linux e o Unix. É tão simples quanto isto. Não há cá guerrinhas parvas nem comentários pouco inteligentes. Cada macaco no seu galho. Windows nunca será para aqui chamado. Não pertence a este mundo dos supercomputadores. Se pedirem à MS para construir um sistema para esta máquinas…pode ser que venha de lá um windows para estes superpc´s…mas imaginem mais esse preço a juntar ao consumo energético e manutenção destes meninos…

  6. jo says:

    O meu computador não é nenhum supercomputador, e estou muito bem servido, sempre com o Windows, foi o 95, o Xp, o 98, o vista, o 7, e agora o 10. NÃO PRECISO DE MAIS.

  7. JJ says:

    O titulo deste artigo devia ser “O supercomputador mais potente esta na China”.
    Porque é totalmente lógico que um supercomputador não use Windows! Nem Windows, nem outro qualquer SO comercial. O Windows é desenvolvido para computadores, e não para supercomputadores.

    O Linux é um sistema construído a medida das necessidades de utilização, e neste caso os supercomputadores precisam de um SO especial e especifico para aquilo que vão fazer, e para corresponder as características e capacidades que tem.

  8. JMC says:

    Não entendo a postura das pessoas que aqui deixam comentários. Parecem miúdos mimados a exprimirem as suas posições como que cada um é ou tem melhor que o outro. Toda a gente sabe que os SO deste tipo de equipamentos são desenvolvidos tendo em conta determinado perfil e desempenho desejado. Como tal, o critério de escolha não é baseado numa lógica de identificação pessoal mas sim por múltiplos critérios. Não há espaço para clubites ou identificação com determinada tecnologia mas sim a principal razão que é o custo-desempenho. Relativamente aos SO’s de que a peça indica como não estando contemplados nesta lista, bem como alguns iluminados que deixaram aqui o seu cunho pessoal, devem pensar que esses tem na sua essência um perfil e objetivos diferentes, chegarem as massas e não propriamente este tipo de mercado. Não são desenvolvidos de raiz para este efeito propositadamente. Quando se discute qual o melhor, desculpem me a franqueza, é ridículo. Tal como muitos produtos tecnológicos, estes são desenvolvidos para satisfazerem clientes com determinado perfil. Então existe uma lógica de identificação com o produto/marca ao qual o mundo tas TIC não é alheio. Então porque raio ainda se discute qual o melhor ou pior? Não faz qualquer sentido.

    • JJ says:

      Quem lançou essa questão foi o escritor do artigo…
      Comparou algo que não é comparável.

    • Jose says:

      Bem dito!!! Há coisas que não se comparam. O linux é um SO open source, logo totalmente configurável fazendo sentido ser usado nesses supercomputadores. O Windows foi desenvolvido para correr em diferentes tipos de hardware, logo mais acessível às massas (ha distribuições de Linux, como Ubuntu com o mesmo objectivo, mas à que dizer que o windows continua a ser mais user friendly…). O macOs foi desenvolvido para um hardware específico, procurando só disponibilizar apps de qualidade atingindo só um nicho de mercado. O mesmo se aplica às “guerras” entre os SO dos smartphones… Não dá para comparar…

  9. logic404 says:

    Não usa Windows nem Mac OS.

  10. Edisson says:

    Estou surpreso do Brasil aparecer com 3 supercomputadores, mas acho que apenas um é do governo, os outros devem ser do setor privado, acho que um é da Embraer. O supercomputador do governo (acho que era usado pelo CPETC/IMPE), foi desativado por falta de verba para pagamento da conta de energia: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=supercomputador-brasileiro-sem-dinheiro-pagar-conta-luz&id=010175160624#.WDByvlSVsbw.

  11. Flip80 says:

    Modelização?!! Esse termo não se usa pelo menos em Portugal… Modelação climática é como se diz por cá.

  12. none says:

    Não sei se sabem mas a universidade de Coimbra tem um super computador. Não é um dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo mas é um supercomputador

  13. ruca says:

    mais uma cagada de artigo.

  14. tulicreme says:

    não usam porque não têm guita pra pagar as licenças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.